26 de abril de 2024

Os 5 melhores parques em São José dos Campos

parques-em-São-José-dos-Campos

Conheça incríveis parques em São José dos Campos para descansar e relaxar com a família

Antes de pesquisar casas ou apartamentos para alugar, você precisa conhecer os parques em São José dos Campos. A cidade possui quase 730 mil habitantes e é, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020, o quinto município mais populoso do estado de São Paulo.

O local apresenta uma crescente economia e é sede de empresas conhecidas, como Panasonic, Johnson & Johnson, Petrobras e Embraer. A cidade também desfruta das melhores escolas e faculdades, além de investir na área da saúde com ótimos hospitais

Ainda assim, existem algumas curiosidades que nem mesmo os moradores e as famílias tradicionais da região conhecem. Por isso, selecionamos três informações que você provavelmente não sabe sobre São José dos Campos. 

1. Tecnologia 

A cidade é dona de duas importantes invenções que facilitam a vida dos brasileiros. A urna eletrônica, uma das criações feitas em São José dos Campos, é uma solução inovadora e moderna muito fácil do eleitor utilizar. 

Outra invenção notável da cidade é o carro a álcool. O motor foi produzido no Centro Técnico Aeroespacial e rodou, primeiramente, em três veículos: Dodge Polara 1800, Fusca 1300 e Gurgel Xavante. O teste teve, ao total, mais de oito mil km rodados.

2. Shopping

O primeiro centro comercial da cidade foi o Shopping Centro. Entretanto, diferente de outros municípios, em que as pessoas vão até o comércio em busca de melhores roupas, moradores e turistas de São José dos Campos descobriram outra atração.

O diferencial do primeiro shopping – que chamou a atenção de seus moradores – é a escada rolante. E por falar nisso, o que acha de conhecer os melhores shoppings da cidade?

3. Sanatório

Um dos locais mais admirados em São José dos Campos é o Parque Santos Dumont. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o espaço verde era, no passado, um estabelecimento destinado ao internamento de pessoas doentes.

O Sanatório Ezra pertencia à Sociedade Israelita de Beneficência Ezra e atendia pessoas com tuberculose. O local possuía mais de 100 leitos e foi desativado na década de 1950.

Falando em espaço verde, que tal conhecer os melhores parques do município?

Quais são os cinco melhores parques da cidade?

Os 5 melhores parques em São José dos Campos

Os parques em São José dos Campos são ideias para passear com a família, se divertir com os amigos ou visitar novos lugares com a sua própria companhia. Além disso, todos os espaços estão localizados nas proximidades de ótimos empreendimentos da região. 

Vale a pena conhecer as melhores áreas verdes da cidade. Então, fique atento e anote as principais opções de parques do município.

Parque Santos Dumont

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, está situado próximo ao Centro de São José dos Campos. O nome do local foi escolhido em homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont. O parque possui, em extensão, cerca de 46.500 m².

O espaço verde apresenta uma grande área de lazer, composta por pista de caminhada, quiosques, pista de skate, aparelhos de ginástica e parquinho para crianças. Além disso, o lugar desfruta de um jardim japonês e de um lago, que contém diversas espécies de peixes e atrai aves. 

O Parque Santos Dumont está localizado na rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, número 1.000, no bairro Vila Adyana.

Parque Vicentina Aranha

O Parque Vicentina Aranha é um patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O lugar está situação a duas quadras do Parque Santos Dumont e ocupa, em extensão, cerca de 84.500 m². A maior parte do território do Parque Vicentina Aranha é composta por áreas arborizadas e trilhas de caminhada. Além disso, o espaço é representado pela conservação ambiental e pela história da cidade.

Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o Parque Vicentina Aranha recebe 70 mil visitantes por mês, que são atraídos pelas atividades culturais, ambientais e físicas. O local está situado na rua Prudente Meireles de Moraes, número 302, no bairro Vila Adyana.

Parque da Cidade

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, também conhecido como Parque da Cidade, abrange em extensão cerca de um milhão de metros quadrados. Isso porque o lugar era, no passado, a antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba. Atualmente, o parque é o mais amplo de São José dos Campos.

O espaço verde chama a atenção devido à diversidade de espécies de vegetais e à paisagem belíssima, formada por lagos, ilhas artificiais, jardim floridos, bosques, palmeiras imperiais e alamedas. Com tanta harmonia e encanto, o parque é ideal para passeios com a família e com os amigos.

O complexo também disponibiliza aparelhos de exercícios físicos, atividades culturais e educação ambiental. Além disso, o espaço é tombado pelo Comphac e pelo Condephaat.

O Parque da Cidade está localizado na avenida Olivo Gomes, número 100, no bairro Santana.

Parque Ribeirão Vermelho

O Parque Ribeirão Vermelho está situado na zona oeste de São José dos Campos e abrange, em extensão, cerca de 250 mil m². O objetivo principal do local é a preservação ambiental dos recursos naturais encontrados no ambiente.

O espaço oferece aos moradores quadras poliesportivas e de tênis, além de pista de skate, parquinho para as crianças e academias ao ar livre. Para quem gosta de água, o lugar dispõe de duas piscinas verticais, compostas por diversos jatos que saem do chão e que proporcionam um banho divertido e agradável aos visitantes.

Portanto, para quem busca passear com a família e entreter as crianças, o Parque Ribeirão Vermelho é o ambiente ideal. A área verde está localizada na avenida Maria de Lourdes Friggi, sem número, bairro Urbanova.

Parque Alberto Simões

O Parque Alberto Simões, apelidado de Parque Boa Vista, é conhecido por disponibilizar atrações voltadas aos esportes radicais. A extensão do local engloba cerca de 125 mil m² da área e é um dos pontos turísticos de São José dos Campos. 

O espaço conta com diversas opções para você se aventurar entre a paisagem cercada por pinheiros, como academia ao ar livre, arborismo, pista de caminhada, tirolesa e uma parede de escalada com nove metros de altura. Além disso, o parque possui pistas de skate, BMX e patins. 

O local é atração turística para moradores e visitantes que gostam de passeios diferentes. O Parque Boa Vista está localizado na avenida Pico das Agulhas Negras, número 112, no bairro Altos de Santana.

O que achou dos parques em São José dos Campos?

A cidade de São José dos Campos possui excelentes parques, cada um com o seu diferencial. Se você ficou indeciso, visite todos os lugares e depois conte o que achou nos comentários. 

Uma curiosidade a respeito da seleção dos parques é que a maioria dos ambientes estão próximos aos melhores bares e restaurantes do município. Dessa forma, antes de pesquisar casas para alugar em São José dos Campos, saiba tudo neste post. Vale a pena conhecer os benefícios de morar na região. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

balneário-camboriú

Bairros em Balneário Camboriú para investir

Saiba mais sobre bairros para investir em Balneário Camboriú e descubra se este tipo de investimento é rentável. A cidade que já recebeu o título de Miami brasileira é o sonho de muitas pessoas que querem sair da rotina. Balneário Camboriú é famosa nacionalmente como um excelente destino turístico, mas a cidade também é ótima […]

pontos-turisticos-em-curitiba

Os melhores pontos turísticos em Curitiba

Está de mudança para a capital paranaense? Então você precisa conhecer os melhores pontos turísticos de Curitiba! Curitiba é uma cidade cheia de encantos que atrai, todos os anos, milhares de turistas. É comum ouvir que quem visita a cidade uma vez fica apaixonado por ela e quer voltar. Afinal, são inúmeras opções de pontos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *