29 de março de 2024

Bairros nobres de Brasília: quais são?

bairros-nobres-brasilia

Se você está querendo se mudar para a capital brasileira mas não sabe qual bairro escolher, esse conteúdo é pra te ajudar!

Um bairro é considerado nobre quanto tem excelente infraestrutura urbana, diversas opções de comércios e serviços, amplas áreas verdes e muita segurança.

Por isso, conhecer esses locais antes de mudar para alguma localidade é muito importante. Neste post vamos te apresentar os bairros nobres de Brasília, pra te ajudar na missão de escolher um ótimo lugar para viver!

Neste conteúdo você vai ver:

Como é morar em Brasília? 

Brasília tem uma população estimada em 2.974.703 habitantes, é uma cidade completamente planejada e moderna, possui o aeroporto mais tecnológico do Brasil, e é a sede de governo do Distrito Federal.

Em seu território se encontram mais de 30 regiões administrativas, e entre elas estão alguns dos bairros nobres de Brasília que você vai conhecer ao longo deste post. Agora, vamos para algumas particularidades que só tem nessa capital! 

Vista aérea da cidade

Ao olhar Brasília “de cima”, a vista é do formato de um avião. Mas, essa não foi a ideia principal e original para a cidade. De acordo com uma entrevista dada por Lúcio Costa, a proposta era que o visual da cidade fosse todo em forma de borboleta. 

Veja mais sobre a cidade no canal Breno Fortes no Youtube.

Sem esquinas

Por estar situada no Planalto Central, a cidade não possui esquinas. Dá para acreditar? Diferentemente das demais regiões do país, esta é dividida em setores e quadras. Logo, as suas principais avenidas e ruas apresentam um formato de “tesoura”.

Patrimônio cultural

Em 1987, a cidade ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Ao todo, a região tem 112,25 km² de área total, fazendo com que ela seja a maior localidade tombada do planeta. Incrível, né?

O Plano Piloto

Por conta de suas características, os bairros que compõem a região central da metrópole, também conhecida como Plano Piloto, estão entre os locais com mais qualidade de vida do país. E é pensando nisso que a Arbo separou alguns entre os bairros nobres de Brasília, em regiões que só a capital do Brasil é capaz de oferecer! Vamos conhecer?

Quais são os bairros nobres de Brasília?

Na capital, existem muitos locais onde é possível morar com conforto e ter uma rotina diferenciada em apartamentos de alto padrão, coberturas ou condomínios que contam com uma ótima estrutura de lazer e muitas comodidades. Veja agora quais são esses locais!

1- Asa Norte

Com forma de uma asa de avião, o bairro Asa Norte tem uma atmosfera boêmia. Localizada no Plano Piloto, a localidade é considerada um dos bairros nobres de Brasília , é muito arborizada, com boa localização e tranquilidade. Lá estão disponíveis os imóveis com o m² mais caro da região, e é um bairro que ainda tem espaço para a especulação imobiliária, sempre com novos empreendimentos em vista.

Para quem pensa em se mudar para Brasília para estudar esse é o bairro ideal, pois é composto por muitas faculdades, como a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), o Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO), a Faculdade Alvorada de Informática e Processamento de Dados (FAIPD), a Faculdade de Tecnologia (CENACAP), a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Gosta de diversão e arte? Esse também é um ótimo lugar, então! Além de museus, teatros e arenas de shows, a Asa Norte abriga espaços de arte como o Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano,o Museu de Arte Moderna e o Museu do Cerrado.

O local que está entre os melhores bairros de Brasília e conta com ótima infraestrutura de transporte, lazer e moradia. Tem três grandes hipermercados (Carrefour, Extra e Walmart) e unidades dos supermercados Big Box, Carrefour Bairro e Pão de Açúcar espalhadas em toda sua extensão. Além disso, é na Asa Norte que ficam dois dos principais hospitais públicos de Brasília: o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

2- Asa Sul

A Asa Sul é muito elegante, também tem o formato de uma asa de avião, e conta com uma diversidade de bares, restaurantes, academias, mercados, entre outros serviços básicos, como postos de saúde e metrô.

Esta é uma localidade que também faz parte do chamado Plano Piloto da cidade e é conhecida como o pulmão do Distrito Federal. Este que é um dos bairros nobres de Brasília  reúne prédios e casas incríveis, parques, e conta com a melhor infraestrutura da região.

Além das inúmeras opções de lojas de rua, há ainda os centros comerciais como o ParkShopping e o Pátio Brasil. Uma curiosidade da região é a presença de ruas específicas de comércio, como a Rua das Farmácias, encontradas na 102 Sul e 302 Sul, a Rua dos Restaurantes, nas 209 e 210 Sul, e a Rua das Luminárias, nas 109 e 110 Sul. Interessante, né?

3- Setor Noroeste

Apesar de ser o mais jovem, o Noroeste faz parte do projeto original do Plano Piloto, e é a última zona habitacional construída na cidade e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade (Unesco), por isso, não podia estar de fora da lista dos bairros nobres de Brasília.

O Noroeste fica próximo do Eixo Monumental e ao lado da Asa Norte. O bairro é fruto de um planejamento no qual a modernidade arquitetônica harmoniza com o verde, e com a qualidade de vida única que o local oferece, atraindo cada vez mais a população de alta renda, bem como algumas das mais importantes construtoras da cidade.

Com excelente e rápido acesso às principais vias da cidade, assim como comércios, escolas, shoppings, universidades, e centros clínicos de excelência, outro grande benefício do bairro é a proximidade com o Parque Burle Marx e o Parque Ecológico Água Mineral,  opções incríveis de lazer e de turismo ambiental.

Além disso, esse que é um dos bairros nobres de Brasília  ainda é o primeiro 100% ecológico do Brasil, com medidas que reduzem o impacto e contribuem para a preservação do meio ambiente, como: aquecimento solar de água; reaproveitamento da água das chuvas; iluminação pública com lâmpadas de LED; lixeiras subterrâneas, que evitam proliferação de pragas e liberação de odores; e ciclovias e pistas de cooper, que incentivam o hábito de caminhadas e uso de bicicletas. Muito bacana, não é mesmo?

4- Lago Sul e Lago Norte

As regiões do Lago Sul e Norte ficam à beira do Lago Paranoá, que abriga as casas mais luxuosas da cidade. Por conta da localização privilegiada e ao fato de estar a poucos quilômetros da Esplanada dos Ministérios, esses locais são alternativas interessantes para quem procura por comodidade e segurança, e também estão entre os bairros nobres de Brasília.

Ambos locais atraem cada vez mais famílias que buscam morar em casas dentro de condomínios fechados, com toda a infraestrutura das áreas coletivas, como o Setor de Mansões do Lago Norte e Sul. Quem vive na região também está a poucos minutos de distância de parques que garantem lazer na região.  

Entre as opções está o Ecoparque Villa Giardinim, que foi criado em 2014, e possui uma integração entre cidade, natureza, cultura e sustentabilidade. Já o Parque Vivencial II fica na QL 2 e possui um grande espaço verde e tranquilo para aquele momento perfeito com as crianças. O espaço fica em frente ao lago, conta com piers para pesca e acesso para barcos, além de um playground e trilhas. 

Além disso, a Prainha do Lago Norte é uma boa opção para quem busca nadar ou fazer esportes aquáticos no Lago Paranoá. 

Gostou de conhecer um pouco sobre alguns dos bairros nobres de Brasília? Deixe a sua opinião aqui nos comentários e envie este post para os seus amigos! A Arbo ainda tem um universo de informações todas em um mesmo lugar. Navegue em nosso blog e veja mais!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Tudo o que você precisa para morar em Campinas

Tudo o que você precisa para morar em Campinas

Vai morar em Campinas? Saiba como fazer o pedido ligação de água, como solicitar a 2ª via da conta de energia e também o jeito mais prático para a instalação da sua internet Toda mudança de cidade requer um bom planejamento, por isso, neste post vamos te ajudar a programar sua chegada para morar em […]

como-e-morar-em-londrina

Como é morar em Londrina? Descubra tudo!

Saiba as vantagens de morar em Londrina, a cidade mais amigável do sul do Brasil  A maior cidade do interior do Paraná, é essa a estatística do IBGE para quem vai morar em Londrina, que tem só 85 anos, mas muita história para contar. Sua população é estimada em aproximadamente 575.377 mil habitantes (IBGE 2020), […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *