24 de maio de 2022

Melhores faculdades de BH

Você sabe quais são as melhores faculdades de BH? Essas instituições  têm diversos cursos em todas as áreas de estudo, e contam com boas avaliações do MEC e também dos alunos

Escolher um curso superior é sempre um momento importante na vida de todo mundo, não é mesmo? E depois dessa escolha, vem a dúvida sobre qual faculdade se matricular. Se está cheio de dúvidas, não se preocupe mais! 

Hoje a Arbo preparou uma lista com cinco das melhores faculdades de BH que vão te ajudar a escolher com tranquilidade aquela que melhor atende às suas necessidades. Confira!

Como saber se a faculdade é boa?

Quando você está procurando uma faculdade, o primeiro passo é conhecer qual a sua pontuação nos índices IGC e CI. Ficou confuso? A gente te explica! 

IGC

O IGC é o Índice Geral de Cursos, e é definido pela nota dada pelos professores e alunos da própria instituição de ensino e pela nota dos alunos no ENADE (uma avaliação feita pelos formandos no final da graduação). Com base nessas avaliações, a faculdade recebe do MEC (Ministério da Educação) uma nota de 0 a 5. Quanto mais alta a nota, melhor é a avaliação do IGC para a instituição.

CI

Já o CI é o Conceito Institucional, outra avaliação feita pelo MEC. Neste índice, o MEC faz uma visita à faculdade, chamada de avaliação in loco. São analisadas as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento Institucional (avalia a gestão dos cursos), a Gestão Institucional (analisa como é a gestão da faculdade, se existe verba para projetos de pesquisa, etc.) e o corpo docente (verifica qual a formação e a experiência dos professores), entre outros critérios. A nota também vai de 0 a 5. Nos dois índices, notas a partir de 3 já são consideradas boas.

Agora que você já sabe como avaliar a instituição, vamos conhecer algumas das melhores faculdades de BH ? Vem com a gente!

UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das mais procuradas no país. Isso porque a qualidade de ensino e a variedade de áreas atraem estudantes de todas as regiões do país.

Ela tem nota máxima no IGC e no CI, e conta com  mais de 70 graduações disponíveis nas áreas de ciências humanas, exatas, sociais e biológicas. Entre os 10 cursos mais concorridos estão os de Medicina, Engenharia Aeroespacial, Jornalismo e Direito.

Mas atenção, o vestibular é bem concorrido, então vale a pena investir em um bom preparatório pré-vestibular para garantir uma boa pontuação e conseguir a tão sonhada vaga. O estudante da UFMG pode aproveitar as bibliotecas bem equipadas nos diversos centros, participar de projetos de extensão para aumentar o conhecimento e ter experiências práticas da área escolhida, e ainda descansar entre as aulas nos belos gramados disponíveis, já que a universidade tem impressionantes 8.775.579 m² de área!

Saiba como é o custo de vida em Belo Horizonte

UniBH

A UniBH é bem tradicional na cidade, e já atua há mais de 50 anos no ensino superior. Com mais de 40 opções de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, com opções bem modernas, como Gestão e Negócios e TI & Computação. A faculdade também tem cursos de pós-graduação em várias áreas. 

Esta faculdade tem nota 4 nos dois índices avaliados pelo MEC, e foi considerada por dois anos seguidos o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte.

O campus tem uma extensa área verde para relaxar e descansar, e a estrutura da faculdade conta com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes, salas de estudo e 117 laboratórios de cursos variados. E para quem for de carro, o estacionamento tem 1.1135 vagas. 

Fique atento também à sua nota do Enem, pois a UniBH oferece bolsas para os alunos que tiverem as melhores notas na prova. 

FUMEC

A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) atua em Belo Horizonte desde 1965,e é uma das mais tradicionais no ensino superior na cidade. Desde 2004 ela conquistou o título de universidade, e além dos cursos de graduação, oferece também mestrado e doutorado. 

Mais de 10 mil alunos estudam na FUMEC, divididos nas três linhas de estudo disponíveis nas Faculdade de Ciências Empresariais – FACE, Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEA, e Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde – FCH.

Um destaque nesta instituição são os laboratórios de simulação de voo, usados pelo curso de Ciências Aeronáuticas, e o laboratório da Apple, o único de Minas Gerais construído em parceria com a empresa norte-americana, usado pelos alunos de Ciências da Computação. 

A universidade tem vários programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis, e também aceita a nota do Enem para descontos na mensalidade.

Veja os melhores bairros de Belo Horizonte

CEFET

Para quem tem o sonho de cursar uma faculdade na área tecnológica, vale a pena conhecer o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). Essa universidade pública está entre as melhores faculdades de BH, e tem nota 4 nos índices IGC e CI. 

Além de 16 cursos de graduação, o CEFET também oferece Educação técnica de ensino médio e de pós-graduação. Um dos mais procurados é o de Engenharia Mecatrônica, que prepara o aluno para atuar em diversas áreas industriais, até mesmo desenvolvendo robôs. 

O vestibular também é super concorrido, então vale a pena se preparar bem para garantir sua vaga.

Saiba quais são os bairros mais seguros de Belo Horizonte

PUC Minas

A PUC Minas é uma das instituições de ensino superior mais respeitadas em Belo Horizonte. Além de ter média 4 nos índices IGC e CI, essa faculdade está entre as melhores do mundo: ela foi citada na lista da Times Higher Education, um dos rankings de avaliação de ensino mais respeitados do mundo. 

Com 51 cursos disponíveis , a Puc Minas oferece várias oportunidades para o estudante ampliar seus conhecimentos. Além de um programa de intercâmbio com países como França, Itália, Bélgica e Rússia entre outros, a faculdade ainda tem  programas de aproximação profissional do aluno com o mercado de trabalho.

O programa PUC Carreiras disponibiliza um serviço de divulgação de vagas de trabalho e estágio, e ajuda o estudante a conseguir vagas de acordo com suas habilidades e necessidades. Já o PUCTEC é um programa de empreendedorismo, que incentiva os alunos na criação de startups. A faculdade já investiu R$3 milhões na aceleração das startups criadas pelos alunos.

Ficou interessado? Pois fique sabendo que a PUC Minas também tem diversas bolsas de estudo e possibilidade de desconto na mensalidade de acordo com o perfil de cada estudante. Vale a pena entrar no site e saber mais!
Gostou de conhecer algumas das melhores faculdades de BH ? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

morar no butantã

O que você precisa saber para morar no Butantã

Quer morar no Butantã? Confira aqui tudo que esse belo bairro oferece para garantir uma ótima condição de vida para você e sua família! Se você chegou a este artigo, já deve saber que morar no Butantã significa desfrutar de um dos melhores bairros de São Paulo. O local conta com uma ótima infraestrutura e, […]

Veja os principais restaurantes em Jundiaí

A cidade é bem conhecida pelos eventos culturais e de ecoturismo. Além dessas opções, você pode conhecer os restaurantes em Jundiaí. Você já conhece Jundiaí?  Essa bela cidade tem 374 mil habitantes, e foi fundada há mais de 350 anos. Ela fica a 50 km da capital paulista, e é ponto de encontro para quem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *