24 de abril de 2024

Melhores faculdades de BH

Melhores faculdades de BH

Você sabe quais são as melhores faculdades de BH? Essas instituições  têm diversos cursos em todas as áreas de estudo, e contam com boas avaliações do MEC e também dos alunos

Escolher um curso superior é sempre um momento importante na vida de todo mundo, não é mesmo? E depois dessa escolha, vem a dúvida sobre qual faculdade se matricular. Se está cheio de dúvidas, não se preocupe mais! 

Hoje a Arbo preparou uma lista com cinco das melhores faculdades de BH que vão te ajudar a escolher com tranquilidade aquela que melhor atende às suas necessidades. Confira!

Como saber se a faculdade é boa?

Quando você está procurando uma faculdade, o primeiro passo é conhecer qual a sua pontuação nos índices IGC e CI. Ficou confuso? A gente te explica! 

IGC

O IGC é o Índice Geral de Cursos, e é definido pela nota dada pelos professores e alunos da própria instituição de ensino e pela nota dos alunos no ENADE (uma avaliação feita pelos formandos no final da graduação). Com base nessas avaliações, a faculdade recebe do MEC (Ministério da Educação) uma nota de 0 a 5. Quanto mais alta a nota, melhor é a avaliação do IGC para a instituição.

CI

Já o CI é o Conceito Institucional, outra avaliação feita pelo MEC. Neste índice, o MEC faz uma visita à faculdade, chamada de avaliação in loco. São analisadas as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento Institucional (avalia a gestão dos cursos), a Gestão Institucional (analisa como é a gestão da faculdade, se existe verba para projetos de pesquisa, etc.) e o corpo docente (verifica qual a formação e a experiência dos professores), entre outros critérios. A nota também vai de 0 a 5. Nos dois índices, notas a partir de 3 já são consideradas boas.

Agora que você já sabe como avaliar a instituição, vamos conhecer algumas das melhores faculdades de BH ? Vem com a gente!

UFMG

Melhores faculdades de BH

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das mais procuradas no país. Isso porque a qualidade de ensino e a variedade de áreas atraem estudantes de todas as regiões do país.

Ela tem nota máxima no IGC e no CI, e conta com  mais de 70 graduações disponíveis nas áreas de ciências humanas, exatas, sociais e biológicas. Entre os 10 cursos mais concorridos estão os de Medicina, Engenharia Aeroespacial, Jornalismo e Direito.

Mas atenção, o vestibular é bem concorrido, então vale a pena investir em um bom preparatório pré-vestibular para garantir uma boa pontuação e conseguir a tão sonhada vaga. O estudante da UFMG pode aproveitar as bibliotecas bem equipadas nos diversos centros, participar de projetos de extensão para aumentar o conhecimento e ter experiências práticas da área escolhida, e ainda descansar entre as aulas nos belos gramados disponíveis, já que a universidade tem impressionantes 8.775.579 m² de área!

Saiba como é o custo de vida em Belo Horizonte

UniBH

A UniBH é bem tradicional na cidade, e já atua há mais de 50 anos no ensino superior. Com mais de 40 opções de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, com opções bem modernas, como Gestão e Negócios e TI & Computação. A faculdade também tem cursos de pós-graduação em várias áreas. 

Esta faculdade tem nota 4 nos dois índices avaliados pelo MEC, e foi considerada por dois anos seguidos o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte.

O campus tem uma extensa área verde para relaxar e descansar, e a estrutura da faculdade conta com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes, salas de estudo e 117 laboratórios de cursos variados. E para quem for de carro, o estacionamento tem 1.1135 vagas. 

Fique atento também à sua nota do Enem, pois a UniBH oferece bolsas para os alunos que tiverem as melhores notas na prova. 

FUMEC

A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) atua em Belo Horizonte desde 1965,e é uma das mais tradicionais no ensino superior na cidade. Desde 2004 ela conquistou o título de universidade, e além dos cursos de graduação, oferece também mestrado e doutorado. 

Mais de 10 mil alunos estudam na FUMEC, divididos nas três linhas de estudo disponíveis nas Faculdade de Ciências Empresariais – FACE, Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEA, e Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde – FCH.

Um destaque nesta instituição são os laboratórios de simulação de voo, usados pelo curso de Ciências Aeronáuticas, e o laboratório da Apple, o único de Minas Gerais construído em parceria com a empresa norte-americana, usado pelos alunos de Ciências da Computação. 

A universidade tem vários programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis, e também aceita a nota do Enem para descontos na mensalidade.

Veja os melhores bairros de Belo Horizonte

CEFET

Melhores faculdades de BH

Para quem tem o sonho de cursar uma faculdade na área tecnológica, vale a pena conhecer o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). Essa universidade pública está entre as melhores faculdades de BH, e tem nota 4 nos índices IGC e CI. 

Além de 16 cursos de graduação, o CEFET também oferece Educação técnica de ensino médio e de pós-graduação. Um dos mais procurados é o de Engenharia Mecatrônica, que prepara o aluno para atuar em diversas áreas industriais, até mesmo desenvolvendo robôs. 

O vestibular também é super concorrido, então vale a pena se preparar bem para garantir sua vaga.

Saiba quais são os bairros mais seguros de Belo Horizonte

PUC Minas

A PUC Minas é uma das instituições de ensino superior mais respeitadas em Belo Horizonte. Além de ter média 4 nos índices IGC e CI, essa faculdade está entre as melhores do mundo: ela foi citada na lista da Times Higher Education, um dos rankings de avaliação de ensino mais respeitados do mundo. 

Com 51 cursos disponíveis , a Puc Minas oferece várias oportunidades para o estudante ampliar seus conhecimentos. Além de um programa de intercâmbio com países como França, Itália, Bélgica e Rússia entre outros, a faculdade ainda tem  programas de aproximação profissional do aluno com o mercado de trabalho.

O programa PUC Carreiras disponibiliza um serviço de divulgação de vagas de trabalho e estágio, e ajuda o estudante a conseguir vagas de acordo com suas habilidades e necessidades. Já o PUCTEC é um programa de empreendedorismo, que incentiva os alunos na criação de startups. A faculdade já investiu R$3 milhões na aceleração das startups criadas pelos alunos.

Ficou interessado? Pois fique sabendo que a PUC Minas também tem diversas bolsas de estudo e possibilidade de desconto na mensalidade de acordo com o perfil de cada estudante. Vale a pena entrar no site e saber mais!
Gostou de conhecer algumas das melhores faculdades de BH ? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

melhores bairros de porto alegre

Veja os melhores bairros de Porto Alegre

Tranquilidade, ótima estrutura urbana e muitas opções de lazer. Saiba que os melhores bairros de Porto Alegre oferecem isso e muito mais! Antes de falar mais a fundo dos bairros, vamos te contar um pouco sobre a capital do Rio do Grande Sul. Se você está prestes a fazer as malas para se tornar um […]

itaim bibi são paulo

O que você precisa saber para morar no Itaim Bibi

Morar no Itaim Bibi significa aproveitar todos os benefícios de um dos melhores bairros de São Paulo. Saiba tudo sobre ele no Blog da Arbo. O Itaim Bibi é um dos bairros nobres mais conhecidos de São Paulo. Localizado na Zona Oeste da capital paulista, ele faz parte da região administrada pela subprefeitura de Pinheiros. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *