22 de janeiro de 2022

Despesas que podem ser descontadas sobre o contrato do imóvel

contrato-do-imóvel

Em caso de desfazimento do negócio por interesse ou culpa do adquirente, além dos descontos se o contrato de compra e venda de imóvel na planta for desfeito depois da entrega da obra, o adquirente também responderá por outras quatro despesas em função do período em que a unidade imobiliária esteve disponível.

Mas atenção, essas despesas são devidas apenas após a conclusão da obra. Se o contrato for desfeito antes disso, os únicos descontos cabíveis são a comissão de corretagem e a multa contratual.

  1. Impostos (ex.: IPTU);
  2. Condomínio e contribuição de associação de moradores;
  3. Uso do imóvel (fruição indevida): 0,5% ao mês sobre o valor do contrato;
  4. Outros encargos e despesas previstas no contrato (ex.: pequena reforma para revender o imóvel).

Esses débitos podem ser pagos mediante compensação do valor a ser restituído. Os descontos e retenções após o desfazimento do contrato são limitados aos valores pagos pelo adquirente, com exceção dos valores de fruição do imóvel.

Endine Meigan


O que achou sobre esse conteúdo?

Deixe nos comentários o que mais te chamou a atenção nesse artigo. Além disso, veja outros assuntos abordados pelos nossos colunistas e veja outros assuntos abordados pelos nossos colunistas. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

Home-Staging

Home Staging: Expectativas x Realidade

Se você já conhece a ferramenta de marketing imobiliário Home Staging, deve saber que esta ferramenta é considerada a mais efetiva do mercado imobiliário devido a inúmeras vantagens, sendo uma das mais relevantes na potencialização e valorização de imóveis.  Quando estou apresentando este serviço aos meus clientes, um certo grau de expectativa é criado naturalmente […]

3 verificações necessárias antes de arrematar imóvel

Quer conhecer as três verificações necessárias antes de arrematar imóvel? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir: Valor de Mercado do Imóvel: não é só porque o leiloeiro diz que tem 50% de desconto que já dá para arrematar. Uma pesquisa prévia do preço do imóvel, ou semelhantes na mesma região é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *