25 de setembro de 2021

Despesas que podem ser descontadas sobre o contrato do imóvel

contrato-do-imóvel

Em caso de desfazimento do negócio por interesse ou culpa do adquirente, além dos descontos se o contrato de compra e venda de imóvel na planta for desfeito depois da entrega da obra, o adquirente também responderá por outras quatro despesas em função do período em que a unidade imobiliária esteve disponível.

Mas atenção, essas despesas são devidas apenas após a conclusão da obra. Se o contrato for desfeito antes disso, os únicos descontos cabíveis são a comissão de corretagem e a multa contratual.

  1. Impostos (ex.: IPTU);
  2. Condomínio e contribuição de associação de moradores;
  3. Uso do imóvel (fruição indevida): 0,5% ao mês sobre o valor do contrato;
  4. Outros encargos e despesas previstas no contrato (ex.: pequena reforma para revender o imóvel).

Esses débitos podem ser pagos mediante compensação do valor a ser restituído. Os descontos e retenções após o desfazimento do contrato são limitados aos valores pagos pelo adquirente, com exceção dos valores de fruição do imóvel.

Endine Meigan


O que achou sobre esse conteúdo?

Deixe nos comentários o que mais te chamou a atenção nesse artigo. Além disso, veja outros assuntos abordados pelos nossos colunistas e veja outros assuntos abordados pelos nossos colunistas. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

corretora-de-imóveis

Ser corretora ou estar corretora?

Quando criança ou durante a adolescência, sempre ocorre aquela pergunta que todos fazem: “O que você vai ser quando crescer?”. Certamente, você respondeu as profissões que são mais valorizadas ou as que proporcionam mais dinheiro. Tenho certeza que a profissão corretora de imóveis não foi a sua escolha, não é mesmo?! A minha escolha não […]

leilões-de-imóveis

Tipos de leilões de imóveis

Quer conhecer os tipos de leilões de imóveis? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir Extrajudicial: popularmente chamado de “leilão dos bancos”. Isto porque, geralmente acontece devido ao atraso do pagamento de parcelas de um financiamento imobiliário, realizado por meio de um contrato de alienação fiduciária (utilizado por bancos). A garantia desse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *