9 de setembro de 2021

Jornada de compra do imóvel: otimize seus processos com a Arbo

jornada de compra do imóvel

Sua imobiliária pode vender mais e se destacar com atendimento personalizado. Domine a jornada de compra do imóvel com a Arbo!

Otimizar os processos relacionados à marketing e vendas depende de um bom entendimento de como funciona a jornada de compra do imóvel. Para atuar com eficiência em cada etapa dela, é fundamental contar com ferramentas robustas, capazes de automatizar determinadas partes do trabalho e fornecer dados precisos.

Neste post, você vai conhecer alguns serviços desenvolvidos pela Arbo para colocar sua imobiliária em destaque em todas as partes da etapa do cliente. Você verá que é possível se comunicar com o público certo, estar presente em múltiplos canais de captação de leads e desenvolver atendimentos de excelência. Confira!

Como funciona a jornada de compra do imóvel?

O conceito de jornada de compra se refere ao caminho que um potencial cliente percorre até chegar à decisão de compra. Ele foi desenvolvido a partir de estudos de mercado e análises comportamentais, os quais dividiram a jornada nas seguintes etapas:

  1. Descoberta: quando o cliente percebe que precisa de uma casa maior, mais próxima do trabalho, etc;
  2. Conhecimento: quando o cliente começa a pesquisar por imóveis, mas percebe que o processo de compra não é tão simples assim. É uma fase de muitas dúvidas e pesquisas;
  3. Consideração: quando o cliente já está melhor informado e passa a comparar diversas alternativas de forma criteriosa;
  4. Decisão: o cliente finalmente acredita estar preparado para fechar negócio.

Dentro dessa divisão em etapas, cada mercado tem suas particularidades. No caso do setor imobiliário, o entendimento da jornada de compra passa pelas seguintes questões:

  • Quanto tempo dura a jornada de compra?
  • Quantos corretores participam dela?
  • Quem influencia a tomada de decisão do cliente?
  • Que dificuldades os clientes encontram na jornada?
  • Quais são as mídias mais usadas pelos clientes?
  • Quais mídias têm maior influência sobre a tomada de decisão?
  • Qual é o papel do corretor durante a jornada de compra?

A resposta para a primeira pergunta dessa lista é crucial para guiar a estruturação dos processos de atendimento no setor imobiliário. Ao contrário de outros segmentos, nos quais as compras por impulso são comuns, a jornada de compra do imóvel é, na maior parte dos casos, muito longa. 

Ninguém compra uma casa ou um apartamento por impulso.Uma pessoa pode levar meses – ou até mais de 1 ano – desde a primeira vez em que pensa na compra de um imóvel até a concretização do negócio. 

Ao desconsiderar esse fator, muitos profissionais cometem um terrível erro estratégico em suas campanhas de marketing: todo o orçamento é direcionado para campanhas puramente comerciais, sem que haja um esforço para construção de marca. Consequentemente, o lead considerado “bom” é apenas aquele que já está na etapa de decisão. Todos os outros acabam esquecidos. São oportunidades desperdiçadas.

Para serem mais competitivos, imobiliárias e corretores autônomos precisam estabelecer sua presença nas demais etapas. Colocar-se ao lado do consumidor nos momentos de descoberta, conhecimento e consideração aumenta suas chances de ganhar a preferência na hora da decisão. E é por isso que a Arbo tem produtos para ajudar sua empresa em todas as etapas.

A Arbo fortalece sua imobiliária em todas as etapas

A Arbo é uma startup do mercado imobiliário que surgiu com o propósito de proporcionar transações imobiliárias felizes. Para isso, a empresa atua no modelo One Stop Shop – a ideia é fornecer todo tipo de solução baseada em tecnologia e metodologia para que os parceiros ofereçam uma experiência diferenciada a seus clientes.

Veja como os produtos e serviços desenvolvidos pela Arbo fortalecem seu negócio em cada etapa da jornada de compra do imóvel.

Arbo Hub

O Arbo Hub é um serviço que facilita o acesso de imobiliárias e corretores autônomos aos principais portais imobiliários. Afinal, estar presente em todos eles, apesar de extremamente importante, pode ter um custo muito elevado em negociações individuais. 

Ao contratar o Arbo Hub, empresas de todos os portes conseguem custos bem mais baixos para anunciar em portais como Zap, Viva Real, Imóvelweb, OLX e muitos outros, além do próprio Portal Arbo. Como o gerenciamento é feito diretamente pela plataforma Arbo, a gestão da sua estratégia para gerar leads em vários canais fica mais ágil.

Arbo Social Media

Já que é indispensável se fazer presente desde o início da jornada de compra do imóvel, você precisa gerar conteúdo relevante para quem ainda está nas etapas de descoberta, conhecimento e consideração. Contudo, nem todo negócio está plenamente preparado para ter uma área totalmente dedicada a isso.

É aí que entra o Arbo Social Media, um serviço criado para ampliar o alcance da sua marca nas redes sociais. Com ele, sua empresa terá conteúdo personalizado e feito por profissionais habituados com as características específicas do mercado imobiliário, diferente de agências que atuam em vários nichos.

Você terá o apoio de nossa equipe para traçar estratégias de marketing digital focadas na construção de um relacionamento com o cliente. É a melhor maneira de acelerar as vendas e fidelizar o cliente. 

Arbo CRM

Além de otimizar suas estratégias para aquisição de leads, é necessário garantir segurança e agilidade nos processos de atendimento. Os parceiros da Arbo contam com um CRM completo e adaptado às necessidades do fluxo de atendimento imobiliário.

Além disso, os corretores passam a ter um aplicativo que concentra todas as informações sobre os leads que chegam por diversos canais. Assim que o lead chega, o corretor recebe uma notificação para dar início ao atendimento e já pode visualizar todos os detalhes do imóvel desejado.

Todas as etapas do atendimento são acompanhadas e registradas pelo app, permitindo que os gestores saibam tudo que acontece durante a caminhada do lead pelo funil de vendas. Com informações detalhadas, é possível identificar pontos de melhoria para tornar o trabalho de marketing e vendas cada vez mais efetivo.

Com as informações sempre à mão e processos automatizados, o corretor passa a se concentrar no que realmente importa: atendimento ágil e de qualidade para seus clientes. E com facilidades como a assinatura de contrato digital, o consumidor tem garantia de segurança e praticidade.

Por que ser parceiro da Arbo?

Dentro da parceria com a Arbo, seu negócio terá tecnologia e metodologia para lidar com os desafios que o futuro do mercado imobiliário reserva. A demanda por transações rápidas e seguras com forte apoio de ferramentas online só tem crescido. Entre em contato com nossa equipe e traga sua imobiliária para o mundo digital.

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