23 de fevereiro de 2024

Home Staging: Expectativas x Realidade

Home-Staging

Se você já conhece a ferramenta de marketing imobiliário Home Staging, deve saber que esta ferramenta é considerada a mais efetiva do mercado imobiliário devido a inúmeras vantagens, sendo uma das mais relevantes na potencialização e valorização de imóveis. 

Quando estou apresentando este serviço aos meus clientes, um certo grau de expectativa é criado naturalmente devido ao que estão escutando a respeito de benefícios do home staging para comercializar imóveis. E, em meio dessa ansiedade, outros fatores que envolvem a comercialização são desconsiderados, como a precificação, divulgação, cooperação dos proprietários entre outros, apostando-se somente no trabalho do home staging. 

Em função disso, resolvi falar um pouco sobre expectativas e realidades colocadas em cima do serviço de home staging, visto que esta semana escutei novamente a pergunta que não cala: 

– Após o serviço e investimento você garante que o imovel será vendido em dois meses? 

Não fiquei surpresa com a pergunta. Não foi a primeira vez, nem será a última vez, todos criam uma grande expectativa ao redor desta ferramenta de marketing imobiliário chamada Home Staging, o que é absolutamente normal.

Então eu respondo: 

Eu garanto o sucesso da comercialização até onde diz respeito ao meu serviço de Home Staging. Garanto que o meu serviço causará grande impacto e irá atrair compradores e impulsionar a comercialização. Porém, para que este serviço complexo tenha efeito, todas as partes envolvidas precisam estar comprometidas 100% durante a comercialização do imóvel, pois existem vários fatores pós-staging que contribuem para o sucesso da venda. 

“Home Staging faz mágica em imóveis, mas não opera milagres.” Expectativas X Realidade 

Profissionais (corretores) 

Expectativa 

Vender o imóvel entre 2 – 3 meses somente com o serviço de home staging. 

Após o serviço não é necessário investir em fotografia/vídeo profissional. 

A remuneração do home stager só é efetuada após a comercialização. Caso haja necessidade de mobiliário e acessórios o stager providência sem custos para o proprietário. 

Realidade  

O prazo da comercialização é reduzido em até 70% desde que todos os fatores que envolvem a comercialização sejam empregados. É fundamental trabalhar o marketing digital do imóvel após o home staging (fotografia/vídeo profissionais) a fim de atrair a atenção do comprador. Isto permite que ele se conecte e consiga se visualizar morando no imóvel antes mesmo da primeira visita presencial. 

O home stager é remunerado ao iniciar o serviço ( a negociação. forma de pagamento, cabe a cada profissional decidir como será tratada com seus clientes ). 

Caso haja necessidade em adicionar mobiliário/acessórios, este serviço é adquirido/locado ou consignado pelo proprietário ou investidor. 

Proprietários 

Expectativa  

Vender o imóvel em 2 ou 3 meses após a conclusão do staging. O stager é responsável pela comercialização do imóvel. Após a conclusão do staging e fotografia, não é necessário manter o imóvel arrumado. 

Realidade  

A probabilidade de um imóvel ser comercializado em 2, 3 meses ou menos, dependerá do nível de comprometimento e colaboração dos proprietários e do trabalho dos corretores. 

O responsável pela comercialização do imovel é o corretor de imóveis. É primordial manter o imóvel arrumado após a conclusão do staging para não anular a expectativa do comprador. Obs. 30 segundos é o suficiente para cativar o interesse dos possíveis compradores após entrar em um imóvel. E isto é fato no mercado imobiliário. 

Resumindo: Home Staging é uma ferramenta de marketing poderosa que está disponível para favorecer o proprietário, o comprador e o corretor de imóveis. Pois o foco desta conceituada técnica é trazer os melhores atributos de uma residência, criando uma atmosfera agradável para que compradores sintam-se bem à vontade ao ponto de se imaginar morando no imóvel em que estão visitando. 

Home Staging além de oferecer uma vantagem comercial em relação a outros imóveis, alcança um valor de revenda mais elevado e reduz o número de dias que os imóveis permanecem no mercado. 

Então, vamos falar sobre home staging para fazer a mágica da venda acontecer no seu imóvel? 

Até a semana que vem!

Susana Damy


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Danilo Brandão

Home Staging: Expectativas x Realidade

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

arbo-360-edicao

O que esperar do mercado imobiliário em 2024?

Nesta edição, destacamos as principais tendências do mercado imobiliário para 2024 para que você fique por dentro do que pode acontecer no próximo ano e trace suas estratégias para 2024 com mais assertividade. Além disso, mostramos qual foi a metragem de apartamento mais vendida neste ano, as melhores cidades para fazer negócio e os resultados […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *