DICAS MESTRE

#DicaMestre8: Rotina do corretor

Corretor de imóvel tem rotina? Descubra nessa matéria qual a rotina de um corretor e a importância dela para um melhor desempenho das negociações.

Nosso post dica de hoje te conta a importância de criar uma rotina no seu dia a dia de trabalho. Convidamos o gestor e corretor Marlon Brito da imobiliária Guepardo Imóveis para contar como é a rotina dele como corretor, e dar algumas dicas de organização da semana.

O ofício do corretor permite rotina?

Sim. Inclusive, ter uma rotina é imprescindível para a qualidade dos atendimentos e negociações. Estabelecer horários e dias específicos da semana para fazer determinadas coisas, ajuda a melhorar e potencializar os atendimentos.

Existe um mito de que corretor de imóveis tem um trabalho mais livre, que permite a falta de rotina. Isso é verdade, mas é a falta de uma rotina fixa, e não a falta de rotina. Porque essa, na verdade, é determinante para o bom trabalho de um corretor. Esses profissionais precisam fazer diversas coisas ao longo da semana, e sem organização e rotina, acabam tendo negociações prejudicadas.

A rotina ideal

Atendimento a cliente, visitas, prospecção de imóveis, atualização da base de contatos, entre tantas outras atividades que integram o dia a dia de um corretor de imóvel precisam uma rotina para acontecer e não deixar nenhuma demanda passar.

Muitas vezes os corretores não cumprem um horário fixo e trabalham de forma flexível. Essa abertura permite uma autonomia maior do vendedor, mas, ao mesmo tempo, precisa de uma disciplina deste muito firme.

Organização é a base de uma boa rotina. Tenha em mente todas as coisas que precisam ser feitas no seu trabalho, e organize-as conforme a necessidade.

Uma dica, é terceirizar trabalhos muito administrativos, para uma plataforma de gestão como a Arbo Platform, por exemplo.

A rotina de um corretor

Marlon Brito é corretor e gestor da imobiliária Guepardo Imóveis. Ele dividiu com a gente seu esquema de organização da semana. Confira:

Tiro o domingo ou a segunda feira para revisar meus leads da próxima semana e o que ficou da semana anterior. Separo quais estão com maior possibilidade de fechar, quais estão em stand by e quais precisam de uma nova abordagem.

Nesse momento de análise, eu já organizo na minha agenda para quem eu tenho que ligar para marcar visita, para quem eu tenho que enviar mensagem, e-mail e de quem eu estou aguardando algum retorno.

A partir dessa visão geral, eu organizo minha ação da semana. Ainda na segunda-feira ligo, mando e-mail e envio as mensagens para quem precisa.

Procuro reservar o período das manhãs para ligações e atualizações do status dos meus clientes na Plataforma Arbo.

É muito bom ter o apoio de alguma ferramenta porque você tem o sistema te lembrando algumas informações, te enviando automaticamente leads novos ou atualização na sua carteira de imóveis, então é um alívio para o meu trabalho e minha organização.

Marlon Brito

Já no período da tarde, geralmente faço visitas com clientes ou vou conhecer empreendimentos para angariação.

Aqui no meu time, temos uma reunião geral de vendas que é essencial também para minha organização. Reunimos todo o time de vendas para compartilhar as negociações em andamento, as necessidades dos clientes, os imóveis em carteira. Fazemos isso na primeira hora da segunda e na primeira hora da sexta.

Nesse momento acontece uma troca e ajuda mútua nas negociações. Fazemos uma rodada de imoveis para ver o que cada um tem na carteira de imóveis novos, o que cada um está precisando e nos ajudamos. Essas reuniões com toda equipe é muito importante para alinhar o que a empresa tem na mão, tanto de oportunidade quanto de produto e para alinhar qual deve ser o foco da semana para as próximas angariações.

Na quarta-feira eu separo para cadastrar minhas angariações. Como é no meio da semana, consigo corres atrás das informaçlões que preciso e ainda tenho 2 dias úteis para qualquer ajuste que for necessário.

Uma coisa importante de ressaltar é que dependemos dos horários das visitas e de outras pessoas, portanto, a rotina que você for escolher e montar, precisa prever alguns imprevistos e alguma flexibilidade em relação às horas de trabalho. Lembre-se de não trabalhar demais, sem tirar tempos para seu descanso, nem de menos, sem conseguir atingir uma produtividade que você espera para a semana.

Modelo de rotina

Segunda-feira: Organização geral da semana + ligações e marcar visitas.

Terça-feira: Atualizar leads pela manhã e a tarde fazer visitas.

Quarta-feira: Cadastrar angariações pela manhã, fazer contato com clientes que estão sem dar retorno e fazer visitas a tarde.

Quinta-feira: Estudo de notícias do mercado ou artigos salvos pela manhã e visitas no período da tarde.

Sexta-feira: Alinhamento e balanço da semana na parte da manhã e preencher qualquer pendência da semana no sistema.

Esses pontos são indicativos de uma semana de trabalho, pode e deve ser adaptado à sua rotina e aos seus hábitos.

Para saber mais sobre nossa plataforma de gestão que oferece suporte administrativo para corretores, entre em contato conosco pelo www.arboplatform.tech.

Tags:

Deixe uma resposta