25 de junho de 2022

Tudo o que você precisa saber antes de alugar uma casa

alugar casa

Alugar uma casa é uma das etapas mais importantes da vida de uma pessoa. Leia neste texto dicas para não errar na escolha. 

A decisão de alugar casa é uma das mais importantes da vida de uma pessoa. Isso porque, para escolher o lar ideal, é preciso ter cuidado com algumas etapas anteriores. Afinal, uma casa é o local que você irá passar, no mínimo, os próximos meses da sua vida. 

Portanto, além das características comuns a todos como segurança, beleza e bem-estar, a casa deve ter também características que sejam específicas para o seu estilo de vida e preferências. 

E, com certeza, essa é a parte mais difícil. Mas, não é impossível. É justamente como realizar essa tarefa com perfeição que vamos te mostrar nesse texto do Blog da Arbo. Conheça aqui tudo o que você precisa saber antes de alugar casa. 

Vantagens e desvantagens de morar em uma casa 

alugar casa

A primeira questão que você deve levar em consideração é quais são as vantagens de você escolher uma casa para alugar. E, assim como nos apartamentos, morar em casa tem as suas vantagens e desvantagens. 

Em geral, podemos definir as casas como habitações que são ideais para quem deseja viver uma vida tranquila, longe de barulhos de vizinhos e em um terreno amplo e confortável para chamar de seu. 

O motivo é que esses imóveis oferecem mais privacidade e a produção de poucos ruídos aos seus moradores. A autonomia é outro aspecto relevante de morar em uma casa. Você consegue, por exemplo, realizar mudanças, receber animais de estimação e a escolha de definir os seus horários sem limitação.

Além disso, há outra vantagem: um menor custo mensal, visto que não abrange taxas de condomínio e custos com assistências. 

Agora, caso a gente pense nas desvantagens, temos a preocupação com a segurança e os custos com manutenção como fatores que podem encarecer o orçamento no final do mês. 

Caso morar ou não em uma casa seja um problema para você, vale a pena parar aqui e pensar mais um pouco. Para te ajudar, recomendamos esse vídeo postado no canal “Apto 405”, que fala melhor sobre o assunto. 

Alugar casa: como não errar? 

Agora, vamos abordar alguns aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher uma casa para alugar. São passos importantes para você, pelo menos, pensar sobre durante o processo. Vamos lá! 

Quais são suas prioridades?

Se engana muito quem imagina que somente a questão financeira irá fazer a mudança no resultado da sua decisão. Para cada fase da vida, existe um tipo de habitação ideal. Isso vale para localização, tamanho, estilo, estrutura e muito mais, 

Para pensar no financeiro, é preciso ter um bom planejamento, já que sem ele não é viável pautar quais serão as suas escolhas e quais formam boas opções para o seu atual momento. 

Como já explicamos, é importante que você planeje o tamanho ideal do imóvel para morar com bem-estar, a quantidade de quartos e, também, analisar a área de lazer oferecida e a localização da moradia. 

Alugar casa nova ou usada?

Para responder a essa pergunta, também a resposta é: depende em qual fase da vida você está. Descubra a seguir as características das moradias novas e usadas. 

Uma das vantagens da casa usada é a sua relação com o valor. É viável alugar imóveis com uma extensão ampla e localizados em regiões com o custo de vida mais econômico.

Por outro lado, é bom lembrar que casas com mais de 10 anos podem gerar muitos gastos para você com manutenção e com limpeza. Para isso, já fique ciente de que, provavelmente, você terá que desembolsar verba para realizar algumas mini-reformas com a intenção de deixar a moradia da forma ideal para viver com comodidade e com bem-estar.

Quando o assunto é sobre casa nova, saiba que você irá gastar um pouco mais no aluguel em relação ao imóvel usado. Esse tipo de moradia tende a ser muito mais valorizada daqui uns anos, visto que a sua estrutura é mais atual e pelo simples motivo de ainda não ter sido utilizado por outros moradores.

Faça um estudo e visite o local 

Antes de bater o martelo e confirmar a locação, não esqueça de fazer visitas alternadas para o local de escolha. Visite em diferentes horas do dia, pesquise sobre vias de acesso, segurança, comércio, etc. Foque nas características que são mais importantes para você. 

Por exemplo, se você for mudar com filhos em idade escolar, é importante pensar em escolas, parques públicos, áreas de lazer. Tudo isso irá garantir qualidade de vida para você e (caso a mudança seja feita em conjunto) sua família também. 

Um planejamento financeiro faz a diferença 

Quem faz um bom planejamento financeiro antes de fechar um negócio de uma locação, sabe exatamente como os aluguéis e demais despesas serão pagas, mas não custa lembrar. 

Faça as contas com calma, veja quanto de rendimento você tem por mês e confira se as despesas serão pagas todos os meses. Alguns especialistas relatam que é importante que gastos com moradia não ultrapassem 30% do valor total dos rendimentos da família. Isso para que, caso algo aconteça, você consiga se recuperar sem maiores preocupações com o seu aluguel.

Um profissional pode te ajudar na escolha 

O corretor de imóveis, com certeza, vai facilitar o processo de locação com alguns macetes que só quem está trabalhando no ramo entende, o que serve até para os sistemas burocráticos mais complicados.

A vantagem de se ter um corretor de imóveis ao seu lado é que o profissional poderá tirar suas dúvidas sobre o processo de locação quando precisar. Além disso, você terá acesso a conselhos quando for tomar boas ou más decisões. 

Além disso, um bom corretor de imóveis pode te alertar de possíveis problemas e, sem dúvidas, o profissional irá te precaver de gastar as suas finanças em situações que se torne um transtorno no futuro. 

alugar casa

Alugar casa: como calcular o valor de um aluguel? 

Para entender se o cálculo do valor do aluguel está justo em seu orçamento, é preciso que você esteja alerta sobre o custo e outros fatores como:

  • A taxa de condomínio;
  • O valor do IPTU;
  • As contas mensais fixas, como a de água, a de luz, a de gás e a da internet;
  • Os valores investidos no deslocamento.

É preciso entender que o valor de um aluguel irá variar por diversos fatores, entre eles estão a localização em que está estabelecido, a infraestrutura disponível na região, a situação de conservação do apartamento ou da casa e a ligação entre a oferta e a procura do imóvel.

Lembre-se de que os imprevistos ocorrem a qualquer momento durante a nossa vida e a moradia não é uma circunstância negociável. 

Pelo contrário, a residência é primordial para o bem-estar e comodidade da família. Por isso, nunca deixe de voltar à nossa última dica e faça um bom planejamento financeiro antes de qualquer decisão. 

Planeje sobre a garantia locatícia

A garantia locatícia está prevista na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) e tem como objetivo garantir que o locador irá receber os valores referentes ao aluguel e aos demais encargos caso o inquilino fique inadimplente.

De acordo com a Legislação brasileira, a garantia locatícia não está restrita à figura do fiador, uma vez que o texto prevê outras possibilidades, como:

  • Caução;
  • Cessão fiduciária;
  • Seguro fiança;
  • Cartão de crédito.

Sem burocracia: alugue casa com a Arbo

alugar casa

Alugar imóvel sem fiador já é uma realidade e, com a Arbo, o processo é ainda mais simples. A Arbo se destaca por oferecer um processo de locação rápido e digital, além do seguro fiança com a taxa de 4%, a mais atrativa no mercado.

Para alugar um imóvel com a Arbo você sequer precisa sair de casa. Isso porque, por meio de nossas ferramentas, você pode assinar o contrato de forma totalmente online. 

Também é importante que você conheça outras possibilidades de garantia locatícia, que surgiram da parceria entre a Arbo e a Avalyst.

A plataforma da Avalyst oferece uma garantia digital de aluguel, na qual o inquilino pode usar o limite de seu cartão de crédito para assegurar o pagamento das mensalidades. Com a Arbo e a Avalyst você pode, ainda, escolher um corresponsável para ter uma aprovação mais assertiva. 

E se você quer saber mais sobre o aluguel de imóveis na Arbo, clique aqui e confira nosso artigo completo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

ambientes-integrados

Ambientes integrados: saiba como delimitar os espaços

Se você quer criar ambientes integrados em sua casa, deve saber como delimitar os espaços da forma correta. Fique com a gente para conferir as melhores dicas! Um conceito aberto com ambientes integrados pode ser muito requisitado nas casas pela sensação de amplitude de espaço que pode causar. Entretanto, pode ser difícil delimitar os ambientes […]

Casa-e-decoração

Casa e decoração: 7 dicas para mudar os cômodos

Quando o assunto é casa e decoração, é preciso ter um pouco de criatividade para mudar os ambientes. Como nem sempre essa é uma tarefa fácil, separamos 7 dicas simples para você neste texto  Mudar os cômodos da sua casa, nem sempre precisa ser algo caro e nem complicado. É possível aliar simplicidade e elegância […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *