24 de abril de 2024

Multa de condomínio: tudo que você precisa saber

multa de condomínio

A multa de condomínio é um dos dispositivos aplicáveis na resolução de conflitos entre os moradores. Conheça suas bases legais e normas de cobrança.

A convivência em um condomínio nem sempre é um mar de rosas. Algumas pessoas podem passar de certos limites razoáveis e incomodar os vizinhos ou simplesmente desrespeitar normas básicas, como pagar a taxa condominial. A multa de condomínio é um dos instrumentos utilizados para coibir comportamentos inadequados.

Neste artigo, o Blog da Arbo explica para você os elementos básicos em torno das multas condominiais. Você verá a legislação que sustenta esse tipo de punição, em que situações ela é aplicável e os cuidados na cobrança das multas. Além disso, abordamos dois documentos indispensáveis: a convenção e o regimento interno do condomínio. Confira! 

Leis sobre multa de condomínio

As informações detalhadas sobre a aplicação de multa de condomínio devem estar na convenção do condomínio e em seu regimento interno. Contudo, esses dois documentos precisam obedecer às diretrizes da Lei nº 10.406, que faz parte do Código Civil de 2002 e estabelece os direitos e os deveres dos condôminos.

O Art. 1.335 trata dos direitos do condômino, que incluem a liberdade para uso do imóvel e das áreas comuns do local, desde que isso não atrapalhe os demais. Além disso, o morador tem o direito de participar e votar nas assembleias condominiais. 

Quanto aos deveres, o condômino deve observar os seguintes itens, dispostos no Art. 1.336:

  • contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, ou seja, pagar a taxa do condomínio;
  • não realizar obras que comprometam a segurança da edificação;
  • não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas;
  • dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

Em seguida, há dois parágrafos tratando especificamente das punições para moradores que não cumprem os deveres citados acima. O primeiro deles diz que, caso uma pessoa não pague a taxa de condomínio em dia, ficará sujeita à aplicação de juros de ao menos 1% ao mês e multa equivalente a 2% do valor da dívida.

Quanto aos outros três deveres mencionados, a punição é descrita no segundo parágrafo: uma multa que pode chegar a, no máximo, cinco vezes o valor pago mensalmente ao condomínio. 

Já o Art 1.337 determina que o condômino também pode ser punido com multa de até cinco vezes o valor da taxa de condomínio caso deixe de cumprir seus deveres de forma reiterada. Para isso, é necessário o voto de três quartos dos demais condôminos. 

Da mesma forma, a repetição de um comportamento anti-social que inviabilize a convivência no condomínio pode ser punido com multa de até dez vezes o valor da taxa condominial.

Quem pode cobrar a multa?

Segundo o Código Civil, a representação ativa e passiva do condomínio cabe ao síndico, ou seja, é ele quem defende os interesses comuns dos moradores em processos judiciais e extrajudiciais. 

Uma das obrigações do síndico é justamente cobrar o pagamento das taxas de condomínio e da multa de condomínio. Em certos casos, pode ser necessário ingressar com ações na justiça para receber o valor da dívida.

O síndico também deve implementar ações para reduzir a inadimplência, algo que até contribui para que a necessidade de aplicar multas diminua. É fundamental que todos os moradores saibam desde o início quais são as regras de convivência no local. Portanto, todos precisam receber cópias atualizadas do regimento interno. 

Hoje, com as facilidades proporcionadas pela internet, é possível distribuir o documento em formato digital. Também pode ser elaborado um guia de orientação para apresentar as normas de forma mais simples e fácil de ler. 

Em ambos os casos, é recomendável ter um método para comprovar que os moradores realmente receberam esse material. Dessa forma, evita-se argumentos sobre o desconhecimento das normas.

Aplicação das multas de condomínio

multas de conondomínio

A aplicação da multa de condomínio requer alguns cuidados por parte da administração para evitar conflitos desnecessários. Como já mencionamos, a exposição clara das regras aos moradores é uma excelente contribuição nesse sentido. Contudo, caso haja alguma infração, é necessário ter os seguintes cuidados:

Provas

Antes de aplicar a multa de condomínio, o síndico deve ter certeza do que aconteceu. Para isso, é necessário que a situação seja analisada em detalhes para verificar se ela se enquadra no que consta nos regulamentos. Também é indispensável ter provas materiais do ocorrido.

As provas podem ser fotos, vídeos das câmeras de segurança, áudios ou relatos no livro de registro do condomínio. Isso é importante porque apenas a reclamação verbal de um condômino sobre o excesso de barulho de um vizinho, por exemplo, pode não ser suficiente.

Advertências

O regulamento interno do condomínio pode prever a aplicação de advertências antes da multa em si. É claro que as advertências não valem para qualquer situação. Se um morador acabou causando danos à estrutura do prédio, a multa deve ser aplicada diretamente. O mesmo vale para quem efetua uma mudança na data errada, por exemplo. 

Por outro lado, incidentes como barulho excessivo, uso inadequado das áreas comuns e passeios com animais de estimação em espaços restritos são passíveis de advertência. Nesses casos, a multa só vem em caso de reincidência.

Direitos do condômino em caso de multa

O morador que considere uma multa de condomínio injusta ou abusiva pode recorrer da decisão. Para isso, o primeiro passo é consultar o regimento interno do local para verificar se o fato que gerou a punição está mesmo descrito no documento. 

Embora nem todos os regimentos internos reconheçam explicitamente o direito de defesa, os condomínios costumam abrir espaço para argumentação. Depois de ser notificado sobre a multa, o condômino pode falar diretamente com o síndico ou encaminhar uma carta para recorrer. 

O direito de defesa será exercido na próxima reunião da assembleia, quando os demais condôminos estiverem presentes. Se isso não ocorrer, o condômino pode entrar com ação na Justiça para questionar a aplicação da penalidade. 

Algumas disposições do regimento interno podem ser consideradas abusivas. Se o valor da multa é elevado demais para a gravidade do incidente, por exemplo, o Poder Judiciário pode invalidar a cobrança. 

A convenção do condomínio

A convenção do condomínio é um documento obrigatório que precisa ser elaborado logo que o condomínio é criado. Ela é composta por determinações burocráticas, como a determinação das áreas de cada imóvel e dos espaços comuns. Ela também estabelece o formato de rateio das despesas, as normas de gestão e as regras das assembleias.

A convenção pode se tornar um problema caso seja apenas uma cópia de um documento elaborado para outro condomínio. Como cada região tem padrões diferentes em diversos aspectos legais e comportamentais, algumas regras de um condomínio podem ser totalmente inadequadas para outros.

É possível implementar alterações na convenção do condomínio, desde que elas contem com a aprovação de, pelo menos, dois terços dos condôminos votantes em uma assembleia. Há uma exceção: se a intenção é mudar a destinação do edifício (de residencial para comercial, por exemplo), a aprovação tem que ser unânime.

O regimento interno do condomínio

Como você viu ao longo dos tópicos anteriores, o regimento interno de um condomínio é essencial para gerenciar a convivência entre os moradores. É a partir dele que se avalia as situações  e comportamentos que podem ou não ser punidos com multa.

O desenvolvimento das normas internas precisa ser realizado em conjunto. Em seguida, o documento deve ser aprovado em votação realizada na primeira assembleia de moradores, assim como a convenção de condomínio. Os documentos precisam de maioria simples para aprovação, ou seja, 50% e mais um voto.

A formatação é um ponto importante na elaboração do regimento, já que ele precisa ser bem organizado e prezar pela concisão das informações. As regras devem ser divididas em capítulos e artigos, tal qual uma lei. Além disso, a versão final do documento deve informar a data da assembleia em que foi aprovada.

Esse documento precisa ser registrado em cartório para ter validade legal e, sempre que for necessário implementar alguma alteração nele, é obrigatório realizar uma assembleia específica para esse fim. Uma nova votação deve ser feita, com a participação de ao menos dois terços dos condôminos.

Com as informações deste artigo, você já consegue compreender melhor as regras em torno da multa de condomínio. É fundamental reforçar a importância de ter normas estabelecidas de forma responsável e consistente para que a convivência entre os moradores seja harmoniosa e saudável.

Quer mais conteúdo com todo tipo de informação sobre imóveis? Cadastre-se de forma gratuita para receber nossa newsletter semanal com conteúdos exclusivos da Arbo Imóveis diretamente no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

direitos do inquilino

Quais são os direitos do inquilino na locação?

Os direitos do inquilino durante o aluguel de um imóvel são protegidos por lei. Saiba em detalhes como deve ser a relação com o proprietário. Quem procura por um imóvel para alugar ou pretende disponibilizar uma propriedade para locação precisa estar ligado nos direitos do inquilino. Todos os parâmetros da relação entre locador e locatário […]

valor do seu imóvel

Quer saber o valor do seu imóvel? Veja como avaliar!

O valor do seu imóvel pode variar em função de uma série de fatores. Saiba tudo sobre o assunto neste artigo do Blog da Arbo! Saber o valor do seu imóvel é fundamental para resguardar seus interesses na hora de vender o bem. Além disso, ter um laudo técnico com essa informação é decisivo em […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *