20 de abril de 2024

Alugar imóvel: veja 5 dicas para acertar na escolha

alugar-imovel

Está em busca de um imóvel, mas não sabe por onde começar? Confira essas dicas. 

Alugar um imóvel é algo que quase todas as pessoas vão fazer pelo menos uma vez na vida. E, nesta hora, é muito comum surgirem algumas dúvidas relacionadas à escolha do imóvel ideal. 

Confira no texto a seguir no Blog da Arbo algumas dicas que vão te ajudar a esclarecer algumas questões relacionadas a esse assunto. 

Casa ou apartamento: qual o ideal para alugar?

Antes de tudo, é importante você saber que todas as etapas devem ser feitas com calma e, principalmente, planejamento. O primeiro passo para você não cometer um erro no momento de alugar um imóvel é planejar qual tipo de residência é melhor para o seu estilo de vida: casa ou apartamento. 

É essencial lembrar que, nessa questão, não há uma verdade absoluta. A escolha ideal vai depender de seus hábitos durante a rotina e de seus planos para a nova habitação. 

Para os dois tipos de habitação, existem vantagens e desvantagens. Confira abaixo algumas delas que podem te ajudar: 

Vantagens e desvantagens de morar em uma casa 

Para viver uma vida tranquila, com uma vizinhança que não faz barulhos e estar em um terreno amplo e confortável para chamar de seu, a casa é o ideal. 

O motivo é que esses imóveis oferecem mais privacidade e a produção de poucos ruídos aos seus moradores. A autonomia é outro aspecto relevante de morar em uma casa. Você consegue, por exemplo, realizar mudanças, receber animais de estimação e a escolha de definir os seus horários sem limitação.

Além disso, há outra vantagem: um menor custo mensal, visto que não abrange taxas de condomínio e custos com assistências. E se observar de outra perspectiva, como as desvantagens,  a preocupação é alta com a segurança e os custos com manutenção podem ser maiores também.

Vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

alugar-imovel

Já para os apartamentos, as vantagens são um pouco diferentes. Para começar, podemos citar a segurança. Em geral, os condomínios apresentam um ótimo cuidado com  seus moradores. Já os empreendimentos que não tomam as devidas cautelas, irão, sem dúvidas, atingir negativamente a qualidade de vida dos que residem no local. 

Existe também outra grande vantagem de morar em um apartamento: o espaço de um condomínio. Já que essas áreas são destinadas ao relacionamento entre os vizinhos e podem ser usadas para conhecer novas pessoas e formar vínculos. Então, se você se considera com uma personalidade sociável, vai adorar morar em um apartamento, visto que é um local que pode aumentar suas relações com outros moradores.

Em relação às desvantagens, para a maioria dos moradores, uma das principais é ter cuidado com as normas do condomínio. Mesmo que o residente não concorde com as regras, é obrigatório acatá-las para não pagar multas e para prezar a boa convivência com as outras pessoas. 

Também podemos citar como desvantagem o fato de o morador ter que pagar do seu bolso as taxas de condomínio. 

Na prática, essa questão só poderá ser respondida por quem já vivenciou morar em uma casa ou em um apartamento. Aproveite para conferir esse artigo com mais dicas para não errar nesse momento importante.

Quais são suas prioridades?

Outro fator importante é saber quais são as suas prioridades. Se engana quem imagina que somente a questão financeira irá fazer a mudança no resultado da sua decisão. 

Para pensar no financeiro, é preciso ter um bom planejamento, já que sem ele não é viável pautar quais serão as suas escolhas e quais formam boas opções para o seu atual momento. Por exemplo, é ponderoso definir quais são os seus planos para os anos seguintes da sua vida.

É interessante você planejar o tamanho ideal do imóvel para morar com bem-estar, a quantidade de quartos e, também, analisar a área de lazer ofertada e a localização da moradia. 

Alugar imóvel: veja 5 dicas para acertar na escolha

Alugar um imóvel novo ou usado?

Para essa pergunta, também a resposta vai depender de algumas razões específicas. Descubra a seguir as características das moradias novas e usadas. 

– Imóvel usado

Uma das vantagens do imóvel usado é a sua relação com o valor. É viável alugar imóveis com uma extensão ampla e localizados em regiões com o custo de vida mais econômico.

Por outro lado, é bom lembrar que casas e apartamentos com mais de 10 anos podem gerar muitos gastos para você com manutenção e com limpeza. Para isso, já fique ciente de que, provavelmente, você terá que desembolsar verba para realizar algumas mini-reformas com a intenção de deixar a moradia da forma ideal para viver com comodidade e com bem-estar.

– Imóvel novo

Quando o assunto é sobre imóvel novo, saiba que você irá gastar um pouco mais no aluguel em relação ao imóvel usado. Esse tipo de moradia tende a ser muito mais valorizada daqui uns anos, visto que a sua estrutura é mais atual e pelo simples motivo de ainda não ter sido utilizado por outros moradores.

alugar-imovel

Aluguel de imóveis: um corretor pode ser o profissional ideal para te ajudar. 

Esse profissional está qualificado para te ajudar em transações imobiliárias, já que entende do mercado de imóveis e pode te amparar durante as suas escolhas de moradias. 

O corretor de imóveis, com certeza, vai facilitar o processo de locação com alguns macetes que só quem está trabalhando no ramo entende, o que serve até para os sistemas burocráticos mais complicados.

A vantagem de se ter um corretor de imóveis ao seu lado é que o profissional poderá tirar suas dúvidas sobre o processo de locação quando precisar. Além disso, você terá acesso a conselhos quando for tomar boas ou más decisões. 

Além disso, um bom corretor de imóveis pode te alertar de possíveis problemas e, sem dúvidas, o profissional irá te precaver de gastar as suas finanças em situações que se torne um transtorno no futuro.

Aliás, que tal conhecer o maior portal de imóveis do Brasil? O Portal da Arbo Imóveis possui milhares de propriedades em diversas cidades do país. Confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para morar, tudo isso sem burocracias e com filtros de busca avançados. 

Já pensou em fazer um planejamento financeiro?

Quem faz um bom planejamento financeiro antes de fechar um negócio de uma locação, sabe exatamente como os aluguéis e demais despesas serão pagas, mas não custa lembrar. 

Faça as contas com calma, veja quanto de rendimento você tem por mês e confira se as despesas serão pagas todos os meses. Alguns especialistas relatam que é importante que gastos com moradia não ultrapassem 30% do valor total dos rendimentos da família. Isso para que, caso algo aconteça, você consiga se recuperar sem maiores preocupações com o seu aluguel. 

Após ler as dicas apresentadas anteriormente, esperamos que você se sinta mais confiante para alugar uma casa ou um apartamento. Para descobrir outros excelentes conselhos sobre esse assunto, clique aqui para ter acesso ao artigo completo e cheio de informações importantes para você.

Como calcular o valor de um aluguel? 

Para entender se o cálculo do valor do aluguel está justo em seu orçamento, é preciso que você esteja alerta sobre o custo e outros fatores como:

  • A taxa de condomínio;
  • O valor do IPTU;
  • As contas mensais fixas, como a de água, a de luz, a de gás e a da internet;
  • Os valores investidos no deslocamento.

É preciso entender que o valor de um aluguel irá variar por diversos fatores, entre eles estão a localização em que está estabelecido, a infraestrutura disponível na região, a situação de conservação do apartamento ou da casa e a ligação entre a oferta e a procura do imóvel.

Lembre-se de que os imprevistos ocorrem a qualquer momento durante a nossa vida e a moradia não é uma circunstância negociável. Pelo contrário, a residência é primordial para o bem-estar e comodidade da família. Por isso, nunca deixe de voltar à nossa última dica e faça um bom planejamento financeiro antes de qualquer decisão. 

alugar-imovel

O que você achou das dicas sobre aluguel de imóveis?

Após ler as nossas dicas , você se sente mais confiante para alugar seu imóvel? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo e não se esqueça de, em caso de dúvidas, fazer sua pergunta. Aproveite também para sugerir pautas ou temas para o nosso Blog. 

Leia, também, outros conteúdos do Blog da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões relacionadas à compra do seu imóvel. Aqui você pode aprender, por exemplo, como organizar sua casa depois da mudança e, também, como decorar a sala de jantar.

Conheça a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversos problemas do cotidiano, como a emissão da segunda via de contas, a troca de titularidade de serviços essenciais e dúvidas relacionadas ao carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E, para encontrar o primeiro imóvel ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo, que reúne as melhores casas e os melhores apartamentos nas principais cidades de todo o Brasil.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

alugar-casa

Como alugar casa: confira o passo a passo

Está em busca de uma casa para alugar? Então, confira nossas dicas neste artigo.  Pelo menos uma vez na vida, quase todas as pessoas vão precisar alugar uma casa. Essa é uma etapa muito importante e que gera muitas dúvidas nos envolvidos. Mas, na verdade, apenas uma palavra pode te ajudar a passar por todos […]

manutenção-de-computador-1

Manutenção do computador: veja 5 dicas

É fundamental ter alguns cuidados básicos na manutenção do computador para que ele dure muito tempo. Aprenda a manter sua máquina sempre em perfeitas condições. Os computadores facilitam vários aspectos da nossa vida, em casa e no trabalho. Como são equipamentos bem caros, é indispensável saber cuidar bem deles para que durem muito tempo. A […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *