16 de maio de 2022

Aluguel ou financiamento: qual é a melhor opção?

Se você planeja se mudar de imóvel, pode ficar em dúvida entre aluguel ou financiamento. Ambos oferecem vantagens e desvantagens e, para fazer uma boa escolha, você precisa considerar alguns aspectos importantes

A mudança para um novo imóvel é um grande passo na vida de muitas pessoas. Seja por meio da compra ou da locação, a ida para a casa ou para o apartamento representa uma grande conquista. Desse modo, é comum que muitos tenham dúvidas entre aluguel ou financiamento.

A verdade é que ambas as modalidades oferecem vantagens e desvantagens e, por isso, você deve avaliar suas questões antes de fazer uma escolha. A decisão é, portanto, subjetiva, já que depende das necessidades e das condições de cada pessoa.

Para fazer a escolha correta, é importante ter o máximo de informações sobre aluguel e sobre financiamento. Você precisa, portanto, conhecer as particularidades e as indicações de cada uma das modalidades.

O Blog da Arbo vai te ajudar nessa busca por informações e, por isso, nesse texto você vai conferir:

Aluguel: quando essa é uma boa escolha?

Ao contrário do que muitos pensam, alugar um imóvel não é “jogar dinheiro fora”. Mesmo que os recursos sejam investidos em uma casa ou em um apartamento que não é seu, é necessário considerar que, em muitos casos, a compra de um imóvel não é a solução ideal e, por isso, o aluguel se mostra como uma boa alternativa.

Para verificar se a locação de um imóvel é a solução mais apropriada, você deve levar em conta não somente aspectos financeiros, mas também questões pessoais e profissionais.

Suponha que você começou a trabalhar em uma grande empresa que possui filiais em todo o Brasil – ou até mesmo fora do país. É possível que, com o passar dos meses, você seja promovido e tenha que se mudar.

Nesse caso, o aluguel de um imóvel é extremamente benéfico, já que permite que o inquilino se mude com facilidade, uma vez que o contrato de locação é simples de ser rescindido.

Além de questões profissionais, você deve pensar em aspectos pessoais de sua vida. Você planeja se casar e ter filhos no futuro? É possível que, mesmo com esses objetivos, atualmente você não tenha condições de comprar uma casa ou um apartamento grande, com mais de um ou dois dormitórios.

Dessa forma, é importante saber que o aluguel pode ser a solução: para não comprometer seu orçamento com a compra de um imóvel que você não pode pagar, invista seu dinheiro no aluguel de uma casa ou de um apartamento menor.

Você precisa considerar todas essas questões antes de optar por aluguel ou financiamento. Para facilitar sua escolha, que tal conhecer as vantagens e as desvantagens de alugar um imóvel?

Vantagens e desvantagens de alugar um imóvel

O aluguel, assim como o financiamento, traz vantagens e desvantagens e, por isso, você deve avaliar cada aspecto para descobrir o que está de acordo com sua realidade.

Vantagens de alugar um imóvel

Como você pôde perceber, alugar um imóvel é uma boa indicação para pessoas que têm incertezas sobre seu futuro pessoal e profissional. Nesse sentido, é importante destacar que a flexibilidade de contrato é uma das vantagens da negociação, uma vez que é simples rescindir ou renovar o documento.

Outro benefício do aluguel é a desnecessidade de arcar com o custo de manutenções e de reformas. No caso da locação, essas ações são de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Por fim, é válido ressaltar que o investimento inicial menor também é uma vantagem. Isso permite que pessoas que não têm condições de comprar um imóvel tenham a oportunidade de se mudar.

Desvantagens de alugar um imóvel

Apesar de contar com muitos benefícios, morar de aluguel também apresenta desvantagens. A flexibilidade de contrato é, além de uma vantagem, um ponto negativo da locação.

Isso porque a facilidade de rescisão do documento pode fazer com que você precise se mudar do imóvel por vontade do proprietário, que pode requerer a casa ou o apartamento para uso próprio ou de algum familiar.

Além disso, é necessário considerar que, uma vez que o imóvel não é sua propriedade, você não pode fazer reformas e mudanças estruturais, o que pode afetar sua qualidade de vida. Entretanto, nesses casos, é possível entrar em contato com o locador para tentar um acordo.

O que é financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é muito conhecido entre os brasileiros que desejam comprar um imóvel. Nessa modalidade de crédito o comprador não entrega o pagamento diretamente para o proprietário, mas sim para uma instituição financeira, como bancos e fintechs.

Isso acontece porque o banco já quitou sua dívida com o proprietário do imóvel e, a partir desse momento, você assume a responsabilidade de pagar o valor à instituição por meio de parcelas mensais.

O financiamento de imóveis exige que os contratantes cumpram várias condições e obrigações. Uma das determinações legais, por exemplo, estabelece que o indivíduo, mesmo sendo proprietário do imóvel, não pode negociar a casa ou o apartamento até que o valor esteja totalmente quitado.

aluguel ou financiamento

Assim como o aluguel, o financiamento imobiliário possui indicações específicas. A modalidade de crédito é indicada, principalmente, para pessoas que já possuem estruturas familiar e profissional bem definidas.

É importante, também, considerar que o contratante de um financiamento imobiliário deve apresentar uma boa renda e, por isso, o banco exige a comprovação dos valores. Nesse aspecto, é importante que você possua bons rendimentos financeiros todos os meses.

Vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário

É claro que, assim como o aluguel, o financiamento de imóveis possui vantagens e desvantagens. Veja as informações abaixo:

Vantagens do financiamento imobiliário

Uma das principais vantagens do financiamento imobiliário é a possibilidade de ocupação imediata do imóvel. Isso significa que, assim que o processo for finalizado, você já poderá se mudar para sua nova casa ou para seu novo apartamento.

Outro aspecto importante é que o financiamento imobiliário não apresenta modelos pré-definidos, ou seja, pode ser formulado de acordo com as condições e com as necessidades do contratante.

Na maioria dos casos, o ideal é procurar o gerente de uma instituição financeira confiável e apresentar todas as informações necessárias. Após verificar suas condições e suas exigências, o profissional irá apresentar um modelo de financiamento que se adequa às suas necessidades.

Por fim, é preciso ressaltar que uma das principais vantagens do financiamento de imóveis é a possibilidade de realização do sonho da casa própria, que é o objetivo de vida de muitos brasileiros.

Desvantagens do financiamento imobiliário

Apesar de apresentar inúmeros benefícios ao contratante, o financiamento imobiliário possui desvantagens, que devem ser ponderadas pelo contratante. Como a negociação é mais rápida do que o consórcio imobiliário, por exemplo, você deve saber que o financiamento possui taxas maiores.

Por isso, a principal dica é: antes de assinar o contrato, verifique todas as taxas que serão cobradas. Veja como o valor vai ser pago e, assim, analise se você poderá arcar com os custos.

Outro ponto negativo do financiamento imobiliário está relacionado à imensa responsabilidade que o comprador do imóvel assume. Por se tratar de uma dívida de longo prazo, na qual as parcelas podem durar décadas, o contratante deve estar ciente de que precisa realizar o pagamento das mensalidades de forma pontual.

Caso o comprador do imóvel não pague as parcelas da forma acordada no contrato, a instituição financeira tem o direito de tomar o imóvel. Não se esqueça de que o imóvel só se torna sua propriedade efetiva após o pagamento integral dos valores.

aluguel ou financiamento

Afinal, o que é melhor: aluguel ou financiamento?

Após conferir as informações desse texto, você deve saber qual opção escolher: aluguel ou financiamento. A verdade é que não existe uma resposta correta para a pergunta, uma vez que a decisão depende de cada indivíduo e de suas necessidades e condições.

Antes de optar por aluguel ou financiamento, volte a esse texto e confira todas as informações. Se você tem dúvidas, pode acessar o Portal da Arbo e entrar em contato com um de nossos especialistas.

Quer saber mais sobre o assunto? O vídeo Alugar ou financiar um imóvel, o que vale mais a pena, publicado no canal EconoMirna, no YouTube, pode te ajudar:

E aí? Aluguel ou financiamento?

Como você pôde perceber, a escolha entre aluguel ou financiamento depende das condições e das particularidades de cada um. Para tomar uma boa decisão, você vai precisar considerar e analisar inúmeros fatores, como seus objetivos para o imóvel e suas condições financeiras.

Com base nessa avaliação, você será capaz de verificar quais são suas prioridades e, assim, escolher a melhor opção.

Caso esteja pensando em optar pelo aluguel, precisa saber que existem meios de locar um imóvel sem fiador. Na Arbo Imóveis essa já é uma realidade. Quer saber mais? Clique aqui e leia o artigo sobre como a Arbo pode te ajudar a alugar uma casa ou um apartamento sem um fiador.

Está procurando um novo lar? O Portal da Arbo está repleto de imóveis disponíveis para compra e para locação. Lá você, com certeza, irá encontrar a casa ou o apartamento ideal e na localização ideal para sua família. Acesse!

Postagens relacionadas

espaço-para-meditação

Veja como montar um espaço para meditação em casa

Em tempos de pandemia, onde passamos muito mais tempo dentro dos nossos lares, é necessário promover um momento de respiro, conexão e tranquilidade, para que a nossa saúde física e principalmente mental não seja tão afetada. E  você já pensou em montar um espaço para meditação em casa?  Saiba que para ter um cantinho zen […]

Como transformar sua casa em ambiente de trabalho

O home office já é uma realidade e, para se adaptar a esse cenário, você precisa adequar seu imóvel para receber o ambiente de trabalho. Nesse texto você confere dicas e orientações para deixar seu home office mais confortável e produtivo Com a chegada da pandemia e a crescente necessidade do isolamento social, o trajeto […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *