3 de setembro de 2021

Salas decoradas: veja 5 ideias para se inspirar

salas-decoradas

Salas decoradas com o estilo certo refletem a personalidade dos moradores. Saiba como se planejar para deixar esse ambiente com a sua cara.

A sala é, certamente, o ambiente de maior circulação da casa. É o primeiro espaço que vemos ao chegar, aquele que precisa ser confortável para passarmos boas horas com a família e com as visitas. Por isso, é um ambiente que merece tratamento especial. Salas decoradas com capricho causam um grande impacto.

Por isso, preparamos este post com algumas ideias nas quais você pode se inspirar. Mas antes de chegar lá, vamos apresentar várias dicas para que você planeje toda a decoração do espaço desde o começo e tenha muitas referências para pensar nos móveis, na iluminação e no melhor jeito de aproveitar os espaços. Esperamos que goste!

Planeje a decoração

Para ter uma noção mais apurada do que é possível fazer ao decorar sua sala, o primeiro passo é elaborar um bom planejamento. E há dois elementos imprescindíveis que vão ser os pilares de todo o processo.

Medir o espaço

Procure entender o espaço em que vai trabalhar, medindo as paredes, janelas, portas e outros elementos que compõem o espaço. É com base nessas informações que você pensará no tamanho dos móveis adequados para compor o estilo que está procurando. Ter as medidas na ponta do lápis também será útil para orçar os trabalhos com pintura e revestimento.

Escolher as cores base

As cores essenciais do ambiente guiam a escolha dos demais itens no planejamento de salas decoradas. Dependendo do tipo de ambientação que você pretende construir, é possível utilizar cores combinadas ou aproveitar os contrastes entre as paredes, móveis e outros elementos do espaço.  

O vídeo 10 erros na decoração na sala de estar – para não errar, do canal Lays Layane Arquitetura, disponível no YouTube, pode te ajudar a não cometer erros na hora da decoração de sua sala. Assista!

Dicas para decorar a sala

Depois de elaborar o planejamento, você já terá em mente uma ideia geral sobre como será a decoração da sua sala. Neste tópico, avançamos um pouco mais e listamos algumas dicas que você pode considerar ao selecionar cada item do ambiente. 

salas-decoradas

Use espelhos

Os espelhos são elementos importantes para quem quer passar a impressão de amplitude. Quando bem posicionados, fazem o espaço parecer maior e ainda contribuem com a iluminação, refletindo as luzes direcionadas a ele. 

Dependendo do seu estilo decorativo preferido, o espelho pode ter tamanhos, formatos e molduras diferentes. Você terá um efeito muito bonito revestindo uma parede inteira com um grande espelho, mas também pode apostar em um tamanho menor com molduras mais discretas. 

Cuidado com a iluminação

O posicionamento das luzes é fundamental para criar o clima desejado em salas decoradas. Combine fontes de luz diversificadas, com abajures, lustres e luminárias. Luzes amareladas deixam o lugar com uma pegada mais intimista. Com cores mais frias, o ambiente fica mais claro.

Capriche nos móveis

O visual dos móveis também deve estar de acordo com o propósito do seu planejamento. Os móveis essenciais de uma sala decorada são o sofá e o rack. Dependendo do tamanho do cômodo, você pode pensar em estantes e mesas de centro, por exemplo. 

É claro que, para quem tem bastante espaço, a escolha fica bem mais fácil. Uma decoração para sala pequena exige um pouco mais de cuidado. É recomendável pensar em móveis multifuncionais. Nichos e prateleiras nas paredes também ajudam a posicionar itens decorativos sem bloquear os espaços. 

Os hábitos dos moradores também têm uma influência decisiva. Se você gosta de receber muitas visitas, talvez seja bom pensar em poltronas para complementar. Para quem gosta de passar longas horas na frente da TV, investir um pouco mais em conforto faz muito sentido. 

Aperfeiçoe o espaço

Você deve ter notado que todas as dicas anteriores apontam para a mesma finalidade: deixar a sala mais espaçosa. Um bom projeto de decoração é aquele que sabe aproveitar cada metro do ambiente. Seja com objetos decorativos alocados em pontos específicos ou com uma distribuição que priorize a circulação dos moradores, a regra é não tumultuar.

Alguns macetes básicos precisam ser lembrados. Evite colocar a TV de frente para a janela, pois a luz do sol vai gerar um reflexo desagradável para quem assiste. Além disso, o sofá deve ficar de frente para a tela para que não seja necessário ficar se contorcendo na hora de assistir.

Fora isso, pense em diferentes maneiras de posicionar os móveis, teste opções criativas. Dependendo do tipo de decoração escolhido, você pode até ter a flexibilidade de trocar tudo de posição de tempos em tempos. Essa é uma forma bem simples de quebrar a rotina e ter sempre a sensação de novidade.

Exemplos de salas decoradas 

O Blog da Arbo já conta com vários posts sobre os mais diversos estilos de decoração. Aqui, vamos lembrar os princípios de alguns deles e como eles se aplicam na hora de compor salas decoradas.

Sala com decoração rústica

sala-com-decoração-rústica

A decoração rústica, intimamente relacionada com a natureza, aposta em elementos com aspecto áspero e desgastado. Os acabamentos são intencionalmente imperfeitos, refletindo a ideia de simplicidade. Trata-se de uma ideia típica de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Os móveis e objetos remetem tanto ao antigo quanto ao moderno. Por isso, o estilo rústico pode sair do campo e estar presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos.

A madeira é a principal matéria-prima de uma decoração rústica, seja com tons claros ou escuros. Por ser muito versátil, pode ser combinada com elementos de vidro e metal que trazem um leve toque de modernidade. E como o contato com a natureza é essencial, plantas são muito bem vindas.

Sala com decoração minimalista

sala-minimalista

Como uma proposta filosófica focada só no que é essencial, o minimalismo sempre carrega o conceito de um visual sóbrio. Por isso, o estilo minimalista sempre vai resultar em salas decoradas com poucos móveis. E todos os elementos precisam ter um design limpo, muito focado em linhas retas. 

Os móveis precisam ser multifuncionais e com cores neutras. Dependendo da cor das paredes, dá pra apostar em contrastes para elementos pontuais. Para que não fique tudo monocromático, almofadas, poltronas e estatuetas decorativas podem trazer um toque de cor ao ambiente.

Quanto à iluminação, a ideia é aproveitar ao máximo a luz natural. Por isso, ambientes planejados para receber uma decoração minimalista têm janelas amplas. Assim, a luz do ambiente é complementada por luzes discretas e luminárias posicionadas em pontos estratégicos.

Sala com decoração escandinava

sala-escandinava

A decoração escandinava puxa alguns elementos do estilo minimalista. Aqui você também verá paredes com cores claras, como branco e bege. A diferença é que esse estilo procura estabelecer mais contato com a natureza, trazendo móveis de madeira com design simples, além de tapetes e mantas com cores como verde e marrom.

A combinação de elementos clássicos e modernos é complementada pelo uso de plantas decorativas, que ajudam na questão estética e ainda melhoram a qualidade do ar. Espécies como suculentas e cactos são vistas com frequência em ambientes com o estilo escandinavo. 

Sala com decoração industrial

sala-decoração-industrial

Criada para aproveitar antigas instalações de fábricas, a decoração industrial acabou virando uma tendência. Puxando inspirações do rústico, esse estilo trabalha muito elementos de madeira, que são combinados com paredes sem finalização que deixam tijolos e tubos à mostra.

Móveis no estilo rústico, feitos com material de demolição, se encaixam muito bem com essa proposta. Itens como paletes de madeira, ferro e chapas metálicas são muito utilizados. É o visual para quem quer um toque de personalidade singular.

Sala com decoração vintage

salas-decoradas-vintage

A estética vintage está em alta, trazendo visuais com muito charme e personalidade. A ideia é utilizar elementos antigos, comprados em lojas de antiguidades. Esse é o detalhe que diferencia esse estilo do retrô, que usa móveis novos inspirados nos antigos. A vantagem do estilo vintage é o ar de exclusividade que ele agrega aos ambientes.

Encontrar sofás e poltronas vintage por aí não é das tarefas mais difíceis. Você pode adicionar elementos decorativos que apostam na nostalgia, como uma vitrola, um abajur ou um telefone antigo. E se você incluir um relógio cuco na parede, o clima de viagem no tempo estará completo.

E aí, gostou do nosso conteúdo? 

Agora você tem várias referências de salas decoradas para ativar sua criatividade. Se você quer aprender ainda mais sobre o assunto, continue no Blog da Arbo. Aproveite para conferir o material especial que preparamos para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Na Central de Ajuda da Arbo, você vai encontrar todo tipo de informação para resolver aquelas pendências que aparecem de vez em quando sem perder tempo. Você pode aprender, por exemplo, a forma correta de fazer um contrato de compra e venda de imóveis.

E se você está em busca de imóveis para alugar ou comprar, visite o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca deixa tudo mais fácil e mostra para você as melhores opções em centenas de cidades.

Postagens relacionadas

quadros-para-sala-de-jantar

Saiba como escolher quadros para sala de jantar

Para renovar o visual da sua sala de jantar, os quadros podem ser uma ótima alternativa. Confira neste texto como escolher os certos para o seu estilo de decoração.  A sala de jantar é considerada um ambiente essencial para as casas e apartamentos. Isso porque, é neste local que costumam acontecer reuniões, festas e outros […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *