27 de junho de 2022

Descubra como anunciar imóvel na internet

como-anunciar-imovel

Você que está pensando em anunciar imóvel, deve saber que a melhor forma de fazer isso é na internet. Nós trouxemos dicas que podem te ajudar a anunciar com mais eficiência e qualidade. 

Com a digitalização do mercado imobiliário, muita coisa mudou bruscamente nos últimos anos. A internet passou a ser o principal meio para anunciar imóvel e de conseguir vendas. A comunicação entre os corretores, donos de imóveis e clientes se reestruturou e exigiu novas habilidades. Até mesmo a pandemia de Covid-19 intensificou esse processo. 

Graças a isso, você precisa aprender a melhor forma de anunciar sua casa ou apartamento na internet, desde quantificar o valor do seu imóvel, até fazer a sua descrição e fotos. Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo para você que quer  anunciar seu imóvel na internet. 

É realmente uma boa hora para vender um imóvel?

como-anunciar-imovel

Objetivamente a resposta para essa pergunta com certeza é: Sim! Pode não parecer, mas o mercado imobiliário teve uma alta histórica desde o início da pandemia. Isso porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, e por isso, investiram mais em conforto e em ambientes adequados. 

De acordo com o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2020, realizado pelo Senai Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), com o auxílio da Brain Inteligência Estratégica, foram quase 129 mil novos apartamentos vendidos no Brasil até o fim de setembro de 2020.

Esse número representou um aumento de 8,4% em relação aos dados registrados no mesmo período de 2019. Esses resultados positivos alcançados pelo mercado imobiliário durante a pandemia se devem a alguns fatores específicos, como as condições de pagamento e as mudanças de comportamento e de rotina dos consumidores.

Por exemplo, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa, pela modalidade remota. Esse fator, somado à questão da campanha Fique em casa, fez com que as pessoas procurassem por novos ambientes, mais espaçosos e confortáveis. 

Ainda, a queda histórica da taxa básica de juros, mais conhecida como Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia), foi um fator decisivo. O ano de 2020 terminou com a taxa em 2% ao ano, o que influenciou no aumento de empréstimos em bancos. 

Agora que você entendeu porque o momento para anunciar imóvel é propício para você, podemos começar a falar sobre como fazer isso de uma forma eficiente. 

Anunciar imóvel na internet: por onde começar?

Segundo dados do Google, 60% do tempo em que uma pessoa gasta para comprar um imóvel se passa na internet, desde a pesquisa até o fechamento do negócio. É por isso que é tão importante expor seu imóvel na rede por meio de anúncios. Muitas dúvidas podem surgir e, para organizar o processo, nós vamos pontuar alguns passos que você pode tomar. 

Estabeleça um preço

Antes de tudo você deve atribuir um valor ao seu imóvel. Pense na localização, infraestrutura e valor do IPTU. Se for apartamento ou estiver em um condomínio, você também deve se atentar à taxa condominial. Todos esses fatores podem influenciar no valor que você deseja para negociar seu imóvel. 

Ainda, tenha em mente que na hora de uma negociação, os possíveis compradores ou locatários podem sugerir um preço mais baixo. Por isso, pense sempre nessa possibilidade e defina o máximo de dinheiro que você está disposto a baixar no valor do imóvel. 

Pesquise Plataformas

Uma das alternativas para anunciar imóvel é fazer isso de forma individual. Existem várias plataformas que oferecem este tipo de serviço, tanto pagas como gratuitas. Você só deve prestar muita atenção se o site é confiável e seguro. 

Sempre verifique se os imóveis anunciados na plataforma escolhida estão com a documentação regularizada e se não existem publicações duplicadas para dar a falsa ideia de grande volume no espaço. Também é importante ficar atento às regras de cada plataforma, pois elas ajudam o comprador a ter mais confiança e aumentam a credibilidade do serviço.  

Um exemplo de plataforma com autoridade e segurança é o site da Arbo. Acesse e veja como é fácil anunciar seu imóvel. Entre as características da plataforma estão: Processo digital facilitado, anúncio em todas as mídias, fechamento em até 48h e cadastro gratuito.

Como anunciar imóvel com qualidade

anunciar-imovel

Agora que você já sabe por onde começar, vamos falar sobre o que você deve e o que não deve fazer na hora de anunciar um imóvel na internet. São vários os fatores que influenciam a qualidade de um anúncio, fique com a gente pois passaremos por todos eles. 

Fotos do imóvel

Vamos começar pelas fotografias, elemento central de um anúncio de imóvel. Você sempre deve mostrar fotos em seu anúncio para que um possível comprador ou locatário tenha uma noção mínima de como é a estrutura e de como está o estado dele. Um anúncio sem fotografias faz com que as pessoas não tenham ideia de como é o imóvel e afasta a possibilidade de negócios. 

Ainda, é muito comum você encontrar fotos de imóveis em baixa qualidade, tremidas, em um ângulo inadequado ou até mesmo embaçadas. Para valorizar seu imóvel você deve saber tirar fotografias dos cômodos, sempre com a melhor qualidade possível, para que chamem a atenção de interessados. 

Pensando nisso, nós trouxemos um vídeo sobre equipamentos, enquadramentos, e outros aspectos importantes para obter boas imagens. Confira 10 dicas de fotografias de imóveis, do canal BLK Midia, disponível no YouTube. 

Descrição do imóvel no anúncio

Assim como boas fotografias, um anúncio que chame a atenção de possíveis compradores ou locatários deve ter uma boa descrição. Você pode pensar que uma boa descrição seria apenas descrever minuciosamente cada cômodo, entretanto, estamos considerando aqui a criatividade. 

É claro que você deve fornecer dados completos sobre seu imóvel, como a metragem, quantidade de quartos, banheiros e as principais características do imóvel. Entretanto, você também pode utilizar uma descrição criativa para gerar algum tipo de conexão com quem está lendo. 

Você deve pensar em gerar empatia durante a escrita de uma descrição de anúncio. Conte uma história sobre como foi morar naquela casa, os momentos que passou em cada cômodo e como aquele ambiente tem um valor sentimental para você. 

Ainda, na descrição você pode falar sobre a localização do seu imóvel. Quais são as principais opções de lazer, saúde ou comércio? Fale da vizinhança e sobre o que o bairro do imóvel, e os bairros mais próximos, tem a oferecer. 

Lembre-se de reforçar a situação de seu imóvel, sempre apresentando registro e escritura. Deixe explícitos os valores de IPTU e condomínio, todos atualizados corretamente. Caso você não saiba quanto cobrar pelo aluguel, leia este conteúdo com tudo o que você precisa saber para calcular o aluguel

Atendimento ao cliente

Se você estiver anunciando um imóvel de forma independente na internet, é muito bom que você preze por um bom atendimento. Sempre haja com educação e responda todos os questionamentos da pessoa interessada. 

Sempre programe bons horários para agendar visitas e nunca agende com mais de um interessado no mesmo horário. Sempre esteja com a casa arrumada durante a visitação, isso pode fazer com que possíveis compradores ou locatários se interessem pelo imóvel. 

anuncio-imovel

Para anunciar imóvel eu preciso de um corretor?

O auxílio de um corretor de imóveis é uma dica importante para quem deseja anunciar uma casa ou um apartamento. 

Esse profissional está qualificado para te ajudar em transações imobiliárias, já que entende o mercado imobiliário.O corretor de imóveis também pode facilitar o processo de locação com alguns macetes que só quem está trabalhando no ramo entende, o que serve até para os sistemas burocráticos mais complicados.

A vantagem de se ter um corretor de imóveis trabalhando com você, é que o profissional pode tirar qualquer tipo de dúvida sobre os processos de venda e locação quando você precisar. Ainda, você vai poder ter conselhos quando for tomar decisões importantes. 

Por isso, esse profissional pode ajudar a alavancar o anúncio de seu imóvel, já que conhece as características do mercado e sabe o que as pessoas procuram. Não é obrigatório, mas pense em ter um corretor de imóveis te auxiliando se você não tiver experiência nessa área. 

O que achou dessas dicas para aumentar a qualidade dos seus anúncios de imóvel?  

Agora que você já sabe qual é a melhor forma de anunciar seu imóvel na internet, nos conte na caixa de comentários abaixo se essas dicas foram valiosas para você. No Blog da Arbo, você fica por dentro de diversos conteúdos sobre o mercado imobiliário. Talvez você queira dicas de leitura para quem deseja se aprofundar no mercado imobiliário ou até mesmo como funciona a declaração do aluguel no imposto de renda.

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo. Nela, você encontra diversos conteúdos sobre dúvidas do cotidiano como por exemplo: A locação tem que ser administrada pela imobiliária ou Como gravar vídeos para o anúncio do imóvel?

Por fim, se você estiver procurando o imóvel ideal, visite o Portal da Arbo. Através de filtros e mapas, você encontra milhares de opções em centenas de cidades do Brasil. Após a escolha, basta decidir se a melhor alternativa é vender ou disponibilizar o imóvel para alugar.

Postagens relacionadas

Inovação tecnológica para casas: saiba tudo!

Os imóveis inteligentes já são uma realidade. Desse modo, incluir a inovação tecnológica para casas em seu dia a dia não é mais uma tarefa complexa Se você nasceu antes de 1990, com certeza assistiu a vários filmes futuristas que mostravam o novo século repleto de facilidades proporcionadas pela tecnologia. Atualmente, esse cenário já é […]

Ilha Gourmet

Descubra o que é ilha gourmet e como inseri-la

A ilha gourmet é um dos elementos mais úteis que você pode ter em sua cozinha. Saiba como escolher o melhor modelo para cada necessidade. A ilha gourmet está entre as principais tendências de decoração da atualidade. Bonitas e versáteis, elas deixam sua cozinha muito mais elegante e agrega uma série de benefícios em termos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *