28 de março de 2024

6 aplicativos de decoração que podem te ajudar

aplicativos de decoração celular

Os aplicativos de decoração são ferramentas úteis para quem deseja transformar os cômodos de um imóvel de forma simples e prática

Decorar uma casa nova ou redecorar um ambiente que você já possui, seja ele o seu quarto ou o seu escritório, é uma tarefa que, atualmente, já conta com uma ajuda especial: os aplicativos de decoração. 

Com essas ferramentas, que podem ser instaladas no seu tablet, smartphone ou iPhone, é possível ter uma previsão de como ficaria sua parede pintada com uma determinada cor, por exemplo, ou, ainda, qual tonalidade é a melhor escolha de acordo com as cores que já compõem aquele cômodo. 

Há, ainda, programas que oferecem uma decoração virtual para “prever” o resultado final e até aplicativos que servem para medir a nivelação de um quadro preso em sua parede.

Quer redecorar a casa, mas está sem inspiração? Não precisa mais se preocupar, pois, a partir de agora, a tecnologia vai te auxiliar nessa missão. 

Ah! E os aplicativos de decoração vão muito além de testar tonalidades novas nas paredes, uma vez que há simuladores que calculam até mesmo os custos de reforma.

Quer conhecer quais são alguns desses aplicativos? Então, esse artigo é para você! Continue a leitura, pois você vai conferir as seguintes indicações:

Homestyler Interior Design

Decorar uma casa exige não somente criatividade, mas também inspiração. Então, nada melhor do que abrir a nossa lista com o Homestyler Interior Design, disponível para Android e iOS. Com esse aplicativo de decoração , você tira uma foto do ambiente a ser decorado e pode adicionar modelos tridimensionais ali dentro, decorando sua casa virtualmente.

Assim você tem uma ideia assertiva de quais móveis combinar, que tipo de tapete colocar e muito mais. Para incrementar a experiência, o aplicativo oferece um bom fluxo de imagens, além de artigos e tutoriais bem interessantes para inspirar você. 

aplicativos de decoração para casa
Os aplicativos de decoração são úteis tanto para verificar a posição dos móveis e dos objetos quanto para testar novas cores nos ambientes

 Aplicativo de decoração Suvinil Cores

Com mais de 1,5 mil opções de cores, o aplicativo da Suvinil reproduz o catálogo de tintas da empresa. Você não precisa mais ir até à loja para conferir as opções disponíveis no mostruário: basta fazer o download e navegar pelas combinações disponíveis.

O app gratuito permite que você tire uma foto de uma cor que gosta em um ambiente e identifique o tom correspondente na cartela de tintas da marca e ainda calcula a quantidade de material exata para a cobertura da superfície a ser pintada. Com certeza essa é uma ferramenta que pode te ajudar.

É possível criar pastas com cores favoritas para acesso rápido. Ainda melhor é o recurso que permite que você aplique a cor desejada sobre uma área específica em fotos. Fotografe o ambiente, selecione a área de aplicação da cor e pronto. Fácil, rápido e gratuito.

MagicPlan

E que tal se você conseguisse tirar as medidas de seus cômodos e montar uma planta virtual da sua casa apenas tirando fotos? Isso é possível e é exatamente o que o aplicativo MagicPlan oferece.

Não é necessário desenhar nada, nem usar uma trena convencional para descobrir a distância entre uma parede e outra. Também não precisa arrastar os móveis do lugar: basta mirar a câmera e tirar fotos. 

Esse aplicativo de decoração permite que você adicione itens à sua planta digital, criada a partir das informações coletadas pelas imagens. 

Alguns recursos são limitados na versão gratuita, mas, ainda assim, é possível realizar inúmeras tarefas para uso doméstico, ou seja, não profissional.

teste de cores nos aplicativos de decoração
O teste de cores nas paredes é uma das funções encontradas nos aplicativos de decoração

Coral Visualizer

A Coral lançou, recentemente, o Coral Visualizer, um aplicativo que usa realidade aumentada para mostrar como ficará a pintura de ambientes em tempo real. 

O aplicativo de decoração tem um detector de ambientes que define bordas, superfícies e alterações no contorno, permitindo que você selecione a área de uma imagem que será pintada. 

A ferramenta consegue detectar a diferença entre parede, móveis e demais objetos para colorir apenas a área da parede. Depois de escolher o local, ele seleciona automaticamente a parede e a preenche conforme o aparelho é movimentado, mostrando diferentes partes do ambiente.

O Coral Visualizer também traz funcionalidades como descobrir a cor da tinta de um ambiente, objeto ou lugar apenas fotografando a área colorida; além de buscar produtos; organizar uma lista de compras; receber sugestões de outras nuances que combinam com a eleita; definir a quantidade de tinta que será usada e saber onde encontrá-la em um local próximo à sua casa.

Gostou desse aplicativo? O melhor é que para usar basta baixá-lo gratuitamente em qualquer smartphone ou tablet, seja ele iOS ou Android.

aplicativos de decoração para reformas
Existem aplicativos de decoração que permitem que você saiba o custo aproximado de suas reformas

Arquitecasa: um dos melhores aplicativos de decoração

Entre as inúmeras opções que temos de aplicativos de decoração, esse é o aplicativo que estima o custo de sua reforma

Para isso, é preciso selecionar o ambiente a ser reformado, escolher o tipo de serviço que deseja executar e informar as metragens. Em seguida, o programa gera um resumo do projeto com listas de materiais e de mão de obra e o custo por ambiente. 

Em cada simulação você fica sabendo o preço dos materiais e da mão de obra que serão necessários para executar com as características que imaginou. 

Como esse é um serviço gratuito, você pode simular várias vezes. Assim, você consegue ver o impacto no valor da obra a partir das mudanças nos detalhes da casa.

Ah, mas há algo que talvez você não saiba: nesse aplicativo, é possível também pedir um orçamento direto aos fornecedores locais dos serviços tanto de projeto quanto de obra.

É possível solicitar um orçamento a partir da lista quantitativa de serviços de reforma ou construção que é vinculado ao “Simulador de Custo de Obra”. Para isso, basta clicar no botão “Pedir Orçamento”, na lista de serviços gerada nas páginas dos profissionais buscados, acessíveis a partir do menu “Encontre Profissionais”. 

Se você vai construir ou reformar sua casa ou apartamento, escolha um projeto e preencha o formulário rápido para ajudar a plataforma a entender seu objetivo.

E, ainda, há uma curiosidade interessante sobre o Arquitecasa: esse é um simulador que está nesta lista de aplicativos de decoração não só pela funcionalidade, mas também porque já ajudou mais de 160 mil famílias.

Isso porque o aplicativo de custo de obra tem ajudado muita gente que deseja construir ou reformar a casa ou apartamento. Além disso, gera lista quantitativa de serviços de obra necessários para a reforma ou construção.

Você vai conversar com os fornecedores locais com muito mais informação para negociar melhor. Vale fazer um download e testar.

escolha de móveis
Os aplicativos de decoração permitem, entre outras ações, que você veja como os móveis escolhidos irão ficar dispostos no cômodo

Aplicativos de decoração: Tok&Stok Decora 

Vamos combinar que muita gente adora “bater perna” na Tok&Stok, certo? Entretanto, em tempos de pandemia, esse passeio pode ficar para depois, já que o aplicativo oficial da loja permite que você veja como os produtos ficam na sua casa sem precisar sair dela, usando apenas a câmera do seu celular. 

Com esse aplicativo de decoração você escolhe o móvel e insere o modelo 3D em tamanho real, posicionando como bem preferir. É possível compartilhar as imagens com seus amigos, salvar listas de favoritos e fazer suas compras direto no aplicativo.

banner e-book casa

Além de ter acesso ao portfólio das lojas, o cliente poderá acompanhar todos os momentos do pedido, desde a aprovação de pagamento até os prazos de entrega. 

É possível, por exemplo, entrar num chat online, fazer reagendamento de entregas, cancelamentos e reembolsos e muito mais.

Quer conferir outras ferramentas? O vídeo Aplicativos para decoração, publicado no canal Andréa Alcântara Almoço de Sexta, no YouTube, pode te ajudar:

Conhece outras ferramentas que não estão nessa lista de aplicativos de decoração? Então compartilhe sua dica nos comentários abaixo. 

Confira outros conteúdos sobre decoração no Blog da Arbo. E, se preferir, cadastre-se em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

cortinas

Surgimento das cortinas: conheça a história

Conheça a história e o surgimento das cortinas e a importância desse item para a sociedade. Nos dias de hoje, as cortinas estão entre os itens de decoração mais comuns dos lares. Seja qual for sua preferência de estilo decorativo, as cortinas estão presentes de alguma forma. Afinal, elas são elegantes, deixam qualquer ambiente mais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *