28 de maio de 2022

Arquiteto ou engenheiro civil: qual contratar?

arquiteto ou engenheiro civil

A construção de um imóvel demanda planejamento e, é claro, bons profissionais. Se você não sabe se deve contratar um arquiteto ou engenheiro civil, continue a leitura e descubra a melhor opção para sua obra

Construir ou até mesmo reformar um imóvel não é uma tarefa simples e quem já construiu sabe dos desafios de colocar uma construção em pé. Se a obra for um prédio ou uma empresa, a responsabilidade é ainda maior e compartilhada com mais pessoas. Entretanto, um projeto adequado e coordenado por um arquiteto ou engenheiro civil traz resultados satisfatórios. 

E, por falar em projeto civil, é comum que, ao falar sobre o tema, as pessoas se lembrem, principalmente, de dois profissionais: arquiteto e engenheiro civil. Isso porque eles são preparados para planejar e conduzir uma construção. 

Contudo, você sabe qual deles deve contratar na hora de construir ou de reformar? E será que numa obra precisa dos dois profissionais para que saia conforme o esperado? Ou em quais tipos de obras cada um deles é importante?

Se você tem essa dúvida quando vai construir ou reformar sua casa ou apartamento – ou algum outro local, como uma empresa ou um estabelecimento comercial- não se preocupe: esse questionamento é mais comum do que você imagina. 

Muitas pessoas confundem, têm dificuldades ou até mesmo não sabem muito bem em quais situações contratar um arquiteto ou engenheiro civil. 

Por isso, nesse post vamos te contar as principais diferenças entre as duas profissões e atuações, além de apontar em quais momentos você deve contratar um arquiteto ou engenheiro civil. 

Continue aqui para descobrir qual é o papel de cada um desses profissionais e qual orientação seguir na hora de decidir por um ou por outro, pois, nesse artigo, você vai conferir:

Arquiteto ou engenheiro civil?

Começar uma construção sem um engenheiro civil é um dos maiores erros que você pode cometer, uma vez que o barato pode sair – e muito – caro! 

contratar arquiteto ou engenheiro civil
Se você vai iniciar uma obra ou uma reforma, pode ficar em dúvida sobre contratar um arquiteto ou engenheiro civil

Bons profissionais da área de engenharia podem gerar grandes economias com a otimização de recursos e com o uso de materiais adequados, evitando, por exemplo, a refação de tarefas mal-feitas ou custos desnecessários com itens que não terão serventia ou até mesmo com o desperdício de materiais já comprados. 

Da mesma forma, o arquiteto também tem um papel muito importante na condução de uma obra, pois todo o conforto, o design e a funcionalidade de uma casa – de acordo com o desejo dos moradores – é de responsabilidade desse profissional.

Em termos de legislação no Brasil, tanto um arquiteto quanto um engenheiro civil podem atuar legalmente na elaboração de projetos, bem como na finalização e na fiscalização de uma obra. Porém, as diferenças estão no foco de atuação de cada um desses profissionais, direcionados para áreas específicas. 

Por isso, é importante que você conheça a área de atuação e o papel do arquiteto e do engenheiro civil. Confira abaixo as principais informações sobre cada uma desses profissionais.

O que faz um arquiteto? 

Seja em um apartamento, em um estabelecimento comercial, em um prédio ou em uma casa, o arquiteto é o responsável direto por planejar os espaços, os cômodos e a funcionalidade do  imóvel em construção, pensando além da parte estética. 

Durante a elaboração do projeto arquitetônico, esse profissional pensa em dois aspectos que são complementares: o melhor aproveitamento de toda a área disponível do terreno e os gostos, desejos e necessidades dos moradores. 

Nesse processo, o arquiteto observa diversos aspectos, como, por exemplo, o design interno e externo, o paisagismo das áreas externas – como varanda, quintal, fachadas e áreas de lazer (se houver) -, a distribuição perfeita dos cômodos, além da questão de como aproveitar a iluminação e a ventilação natural da casa, entre outros fatores. 

o que um arquiteto faz
O arquiteto é o profissional responsável por planejar os espaços, os cômodos e a funcionalidade de todos os locais

Contudo, não é apenas da planta que o arquiteto cuida, já que ele é responsável, também, por todo o projeto arquitetônico.

O projeto compreende, entre outros fatores: a planta de layout – elemento que descreve e resume a parte elétrica da casa, com pontos de tomadas, hidráulica e, ainda, a implantação do mobiliário -; as plantas executivas, contendo todas as dimensões e acabamento, indicando o posicionamento de portas e janelas, especificações de piso, laje e outros e, ainda, a planta do telhado, com a descrição dos níveis ou caimento, beiral, calhas e outros tópicos.

São diversas atividades e funções, não é mesmo?! E, além disso tudo, assim como o engenheiro civil, o arquiteto também acompanha a execução da obra, complementando e fazendo correções necessárias para o andamento do projeto da maneira como foi planejado.

E qual é o papel do engenheiro civil?

O profissional da engenharia civil trabalha mais com a parte estrutural e com as técnicas de construção e de viabilização da obra. O engenheiro, inclusive, precisa trabalhar em parceria com o arquiteto, para que o projeto arquitetônico seja executado com toda a segurança necessária.

O engenheiro civil é responsável por todas as edificações da obra, garantindo que o imóvel e cada cômodo tenha a sustentação necessária. 

É o engenheiro civil, também, quem avalia a capacidade do solo do terreno, calcula as dimensões e colunas, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica a resistência dos materiais a serem usados na obra, visando à economia e segurança da construção. 

Além disso, esse profissional é quem dimensiona as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e dentro de todas as normas técnicas.

funções do engenheiro civil na obra
O engenheiro civil, por sua vez, é responsável por aspectos mais estruturais da obra

Sendo assim, o engenheiro civil é o responsável por algumas atividades que são essenciais em qualquer obra, como gerenciar e executar o projeto técnico. 

Além disso, o engenheiro também responde pela execução de reformas, além de viabilizar a obra e de acompanhá-la para evitar atrasos ou surpresas desagradáveis.

Ao engenheiro cabe, ainda, coordenar e planejar a execução e a construção de obras maiores, como pontes, viadutos, barragens e estradas, por exemplo. 

E agora: qual dos dois contratar?

Agora que você já descobriu como atua um arquiteto e também o engenheiro civil, sabe que os dois profissionais são importantes para iniciar uma construção ou para fazer uma reforma estrutural, mas ainda resta uma dúvida: qual dos dois contratar?

Vamos lá: contar com o auxílio de ambos os profissionais é o ideal, pois são trabalhos complementares e indispensáveis para o bom andamento das obras e para chegar a um resultado satisfatório. E o principal: a atuação conjunta garante a segurança da obra.

Enquanto o engenheiro opera diretamente na questão estrutural da obra, o arquiteto vai cuidar do aspecto mais visual do projeto, adequando a casa para os moradores, agregando, assim, muito mais valor à construção. 

E o resultado dessa atuação conjunta é notável: os espaços são melhor planejados, os ambientes ficam mais harmônicos, além da menor ocorrência de erros e o maior conforto para os moradores. 

Ou seja, de maneira geral, quando os dois profissionais trabalham juntos e em conjunto, o sucesso da obra está garantido.

Portanto, a melhor indicação para você que está construindo ou reformando a sua casa ou estabelecimento é contratar um engenheiro civil para desenvolver o projeto estrutural e um arquiteto para o projeto arquitetônico.

arquiteto ou engenheiro civil trabalho conjunto
Em um cenário ideal, é importante que arquiteto e engenheiro civil trabalhem em conjunto

Devo contratar arquiteto ou engenheiro em todo tipo de obras ou reformas?

Você não precisa, necessariamente, contratar ambos profissionais para todo tipo de obra. Em pequenas reformas, um dos dois profissionais pode ser suficiente, já que as obras não terão tanto impacto na estrutura do local. 

Portanto, pensar quais são as suas necessidades, qual é o tamanho da obra e como ela pode ser executada são fatores importantes para definir qual é a melhor opção para a sua obra ter sucesso, da forma como você imaginou e sem correr riscos com o resultado esperado. 

Se você deseja saber mais sobre o porquê contratar um arquiteto ou engenheiro civil (ou ambos), assista ao vídeo Por que contratar engenheiro ou arquiteto? 5 motivos para não ter mais dor de cabeça nas obras, publicado no canal Cabô Lavô, no YouTube:

Quer comprar um terreno para construir seu imóvel ou encontrar uma nova casa ou apartamento? Então visite o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em mais de 300 cidades do Brasil.

E, para continuar a acompanhar os conteúdos do Blog da Arbo, assine nossa newsletter. Você só precisa preencher o formulário abaixo para receber os melhores artigos da semana diretamente em seu e-mail.

Postagens relacionadas

apartamento-studio

Apartamento studio: saiba o que é e se vale a pena!

Uma das tendências que surgiram no mercado imobiliário nos últimos tempos, sem dúvidas, é a procura por apartamento studio. Saiba mais aqui! O apartamento studio é ideal para pessoas que querem morar em áreas privilegiadas, mas que não precisam de muito espaço como o que é oferecido por um apartamento padrão de 2 ou 3 […]

Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo

Quer renovar seu imóvel e pensa em um estilo antigo? A decoração rústica pode ser a ideal. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre a tendência? A decoração rústica não é mais uma realidade apenas de casas de campo. Com as recentes tendências de design de interiores, o estilo se instalou de vez […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *