27 de abril de 2024

Casa conceito aberto: o que é e por que você deve investir em uma?

conceito-aberto

Um estilo de vida onde os moradores dão prioridade às relações familiares, trazendo mais dinamismo, amplitude e ambientes mais confortáveis. Esse é o modelo de casa conceito aberto!

Muito comum fora do país, esse formato de moradia ainda está em ascensão no Brasil. Isso se deve, principalmente, à valorização do metro quadrado nos grandes centros urbanos, que acaba diminuindo o tamanho das casas. Assim, a solução acaba se tornando apenas uma: derrubar paredes.

Ficou curioso(a) para entender mais sobre o estilo de casa conceito aberto e quer aplicar aí no seu lar?  Então, confira as dicas e inspirações a seguir, que vão te ajudar e muito a deixar a sua casa mais integrada e espaçosa!

Um pouco da origem da casa conceito aberto 

A ideia de casa conceito aberto surgiu na década de 90 em Nova Iorque, quando a especulação imobiliária da cidade fez com que muitas pessoas  transformassem galpões industriais em casas.

Depois, o conceito começou a se espalhar pelos Estados Unidos como uma tendência de arquitetura moderna, sendo preferida por habitantes de bairros com uma forte cena cultural e artística.

Quem nunca se encantou quando viu um apartamento com um conceito aberto, estilo os de filmes e séries nova-iorquinos (lembra do estilo do apartamento da série Friends por exemplo)? 

Mas afinal, o que é essa tendência?

Nessas construções, o número de paredes entre os espaços de uso comum – sala, cozinha e sala de jantar é o menor possível. As divisões ficam apenas para os cômodos privativos, como o escritório, os quartos e os banheiros.

O espaço sem paredes, sem divisórias e com pé direito alto precisava de um pouco de criatividade para se tornar um lar. Assim, muitas ideias surgiram, entre elas, a dos móveis delimitando os espaços entre ambientes, ou outras alternativas como cortinas e vidraças.

Além de ampliar e arejar toda a casa, o conceito aberto gera economia e a união entre os espaços internos, proporcionando uma decoração integrada entre todos os ambientes. Não é à toa que a casa conceito aberto vem sendo a escolha de muitas famílias pelas muitas vantagens.

Além disso, a utilização de drywall ou gesso acartonado, como também é chamado, é outra característica marcante desse modelo. Ele substitui a madeira ou a alvenaria e é mais barato, leve, e de fácil instalação.

casa-conceito-aberto

Vantagens de ter uma casa conceito aberto

Você sabia que paredes podem fazer um ambiente parecer menor e dificultar o uso do espaço? Ao unir ambientes diferentes, a sensação de amplitude do espaço é bem comum, por isso esse é o primeiro benefício desse conceito.

A área de circulação aumenta, e se torna mais confortável para moradores e visitantes, que passam a usufruir de ambientes mais arejados e maiores. Quando a tendência é adotada em ambientes pequenos, a sensação é de que a sala parece bem maior.

1- Oferece melhor comunicação

Essa característica conquistou as pessoas: uma comunicação maior entre os moradores, que torna mais simples a convivência na casa ou apartamento. Enquanto se está na cozinha é possível observar as crianças brincando na sala, por exemplo.

Especialmente em tempos de pandemia, onde passamos mais tempo em casa e convivendo com os familiares, a rotina precisa ser algo mais leve, com mais diálogo, e é nesse sentido que a casa conceito aberto contribui.

2- Garante uma iluminação mais natural

Com a ausência das paredes, o projeto de espaços integrados garante melhor iluminação tanto natural quanto artificial. Na verdade, a luz da sala percorre a cozinha, unindo também esse detalhe importante. Isso sem falar que o modelo certamente garante uma economia de energia elétrica no final do mês, e cá entre nós, todos nós estamos buscando economizar na conta de energia elétrica, não é?

3- Cria espaços elegantes

O conceito aberto garante projetos muito charmosos. Além disso, é possível tornar o espaço fluído para ir e vir de forma tranquila e sem barreiras. O mobiliário utilizado geralmente é o clássico, no entanto, com um bom projeto e muita criatividade, é possível mesclar com outros estilos, tornando a decoração mais moderna e atual!

Dicas de como decorar uma casa conceito aberto 

Revestimento 

Para fazer o ambiente parecer mais amplo, o ideal é que seja usado apenas um revestimento no piso por toda a extensão dos cômodos integrados. O mais comum é que seja utilizada a madeira, mas também pode ser laminado ou porcelanato.

casa-conceito-aberto

Iluminação

Outra ideia interessante para dividir os ambientes é colocar luminárias específicas para cada área do espaço, ou seja, uma para a mesa de jantar, outra para a sala de estar, e assim por diante.

A dica chave também é integrar os ambientes através da iluminação: se optar pelo estilo industrial de iluminação, você pode aplicar spots com trilho. Ou se quiser  um modelo mais intimista, existem diversos padrões de iluminação indireta que podem ser aplicados.

Você pode dar um foco de luz individual para cada ambiente também, assim cria mais consistência: na cozinha, instale pequenos pontos de luz sobre a pia e a mobília; já sobre a bancada, invista em pendentes que iluminem bem, especialmente com luzes em tons amarelados.

A sala de jantar e a de estar merecem uma iluminação centralizadora, como lustres, plafons ou sancas.

Móveis: Sofá de canto

Como os móveis e instalações vão definir a transição entre os ambientes, sofás de canto estão entre os itens mais populares na hora de montar sua sala de conceito aberto – ele vai delimitar o ambiente de sala, e você pode usar um tapete no centro, também, para marcar ainda mais o espaço.

Bancada

A peça-chave na hora de determinar a cozinha certamente é a bancada no estilo americano, afinal, ela cria um ambiente bem ativo e que dá para aproveitar  refeições e reuniões breves. Alguns elementos como uma ilha no centro da cozinha ou a própria bancada com banquetas facilitam a disposição dos móveis entre os cômodos, criando uma divisória entre os ambientes. 

O mais comum em uma casa em conceito aberto é a integração entre a cozinha e a sala, e quando há possibilidade, também da sala de jantar. Porém em alguns apartamentos novos, o conceito de loft tem sido muito usado, integrando todos os cômodos da casa conceito aberto, inclusive o quarto.

Canto alemão

Uma alternativa criativa e elegante para compor seu espaço em conceito aberto é usar um canto alemão na sala de jantar. O móvel pode ser interligado a uma ilha ou balcão e cria um espaço agradável para o momento das refeições ou reuniões entre familiares e amigos.

Tapetes também podem delimitar espaço

Além dos móveis que ajudam a criar divisão entre os ambientes de casa com conceito aberto, outra opção são os tapetes. Eles podem ser peças estratégicas para delimitar os espaços de maneira discreta.

Mas uma dica importante aqui é sempre investir em modelos de tapetes que sejam harmoniosos entre si, mas que não precisam ser necessariamente iguais, apenas em cores semelhantes ou estampas parecidas já basta. 

E outra informação importante, é investir em modelos de tapetes em cores claras, se for uma casa pequena, pois isso ajuda a passar a sensação de espaços maiores, ok?

Gostou de conhecer a casa conceito aberto? Além das vantagens que você viu aqui no post, a tendência é moderna, arrojada e aconchegante. Veja mais dicas incríveis como essa aqui em nosso Blog da Arbo e compartilhe com os amigos!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

vender um apartamento financiado

Como vender um apartamento financiado? Descubra tudo!

Se você está precisando vender um apartamento financiado, confira no nosso blog todos os detalhes sobre este tipo de transação imobiliária.  Em momentos de crise econômica, muita gente acaba sendo pega de surpresa e precisa vender um apartamento financiado. Também há quem faça esse tipo de transação para aproveitar outras oportunidades mais interessantes no mercado. […]

tabela-sac

Tabela SAC X Tabela Price: saiba as diferenças

Antes de financiar um imóvel, é fundamental entender as modalidades de amortização. Entenda as principais diferenças entre Tabela SAC e Tabela Price Ao decidir financiar um imóvel, muitos são os pontos de atenção. Um deles é a metodologia de amortização do empréstimo, sendo que as mais utilizadas pelos bancos e pelas construtoras são a Tabela […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *