28 de abril de 2024

Por que você deve separar o lixo orgânico do reciclável na sua casa 

separacao lixo organico e reciclavel

Uma ação que pode parecer muito simples e pequena essa de separar o lixo orgânico do reciclável, mas que causa um grande efeito no meio ambiente se feita de modo certo e sustentável. 

Uma pesquisa feita pela Abrelpe (Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em 2021 mostra que a quantidade de lixo destinado a aterros controlados e lixões no Brasil cresceu 16% entre 2010 e 2019, passando de 25 milhões de toneladas por ano para pouco mais 29 milhões.

Além disso, um levantamento realizado pelo V.Trends, hub de pesquisa e insights da Vivo, aponta que três em cada cinco brasileiros têm lixo eletrônico guardado em casa. Segundo o estudo,  a principal barreira para o descarte é a falta de pontos de coleta especializados por perto (61%). Outro motivo é a ausência de informação de como descartar esses resíduos da maneira correta (44%).

Com um cenário que vem se intensificando cada vez mais de forma negativa, é preciso uma conscientização urgente e boas práticas para a natureza. 

Neste post vamos trazer para você o porquê essa separação deve ser feita, e como ela pode ser realizada de maneira bem prática e rápida, para colocar em prática já a partir de agora! Vamos lá?!

Veja no vídeo do canal Separe a importância de fazer a separação, disponível no Youtube.

Qual a importância de separar o lixo orgânico do reciclável? 

Poucos minutos de atenção para fazer essa separação dos resíduos orgânicos e reciclados podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente, além de economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões.

Os primeiros problemas de não separar o lixo corretamente começam já horas  depois de juntar o orgânico do reciclável. Isso porque o orgânico gera um odor muito forte, que pode ser percebido pouco tempo depois de ser exposto ao ambiente. Ao entrar em contato com papel, papelão, plástico e outros materiais, esse cheiro começa a se espalhar. Você já deve ter reparado, por exemplo, em latas de cerveja, que quando amassadas ainda com líquido dentro, parecem ter um odor bem mais forte que o normal.

Problemas a médio e longo prazo

Ao misturar o orgânico com o reciclado, muitos itens que poderiam ser reaproveitados e devolvidos para uso, não poluindo o meio ambiente, acabam sendo jogados fora. Além disso, a médio prazo a produção de produtos com embalagens recicláveis acabam se tornando mais caras, o que naturalmente aumenta também o preço final, o que não é nada bom, concorda?

A longo prazo, o transtorno é ainda maior:  com a incapacidade de gerenciar todo esse lixo, os recursos naturais resultam em um aumento ainda maior de preços já mencionado e à escassez de recursos.  

Outro problema é com relação à água. O  volume de uso na produção de objetos recicláveis é grande, o que implica no acesso à água potável e ao desperdício, o que pode resultar em hidrelétricas com queda de produção e gerar até possíveis secas, em grandes cidades com períodos onde não chove tanto e há chances de secas.  

Ainda tem a  decomposição

Além de tudo disso, o tempo de decomposição do lixo no meio ambiente pode mudar de acordo com cada  produto. Alguns materiais, como o vidro, demoram centenas de anos para sumir completamente da natureza, enquanto outros, como o papel, levam poucos meses.  

Apesar disso, independentemente do tempo de decomposição, muitos desses materiais causam danos irreparáveis ao ambiente e aos seres vivos, e não devem ser descartados de maneira incorreta. Por isso  é tão importante a consciência ecológica e repensar  também sobre hábitos de consumo.

Para fazer isso da maneira certa é preciso ficar atento aos tipos de materiais que serão descartados. Continue a leitura para entender melhor e aplicar todas as dicas aí na sua casa, ok?

Afinal, como separar o lixo da forma certa?

Agora que você já sabe a importância de separar o lixo corretamente, é necessário saber como fazer essa separação  de forma adequada, mesmo não contando com lixeiras identificadas em casa. Entender qual é a categoria de cada lixo  também é fundamental para poder manter uma rotina correta de separação. Por isso, a gente deixou tudo explicado para você, confira!

O que é lixo orgânico e o que é resíduo reciclável? 

LIXO RECICLAVEL

Na hora de separar o lixo, é comum não saber o que fazer com os restos de alimentos, quais os tipos de resíduos que podem ser misturados e como descartar  tudo corretamente. 

O lixo orgânico é qualquer resto que tenha origem vegetal ou animal. Ele é produzido todos os dias nas casas, indústrias, hospitais, ou seja, em qualquer lugar. São basicamente compostos por sobras de alimentos, como carne, cascas de frutas, borra de café e arroz.

Já os recicláveis são aqueles resíduos descartados que podem retornar para o uso doméstico para virar o mesmo produto ou itens diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão, metais e alumínio. 

Como separar cada um deles?

A separação do lixo reciclável é simples e fácil., e poucos minutos do dia é o suficiente para você realizar esse processo. 

Reciclável  

O lixo reciclável é composto principalmente por papel, papelão, vidro, plástico (alguns tipos) e alumínio. Mas se você não tiver tempo e espaço para fazer essa seleção mais atenta, tudo bem. Você pode colocar vidro com alumínio, desde que o destino ou posto de coleta de recicláveis aceite receber esses dois tipos de materiais.

É importante que na hora de separar o lixo você também faça a higienização dos resíduos,  para evitar que o espaço atraia insetos que se proliferam e causam doenças, além de desconforto com odores em casa e ao profissional que vai recolher.  

Perigosos 

Alguns materiais são  perigosos, e merecem uma atenção especial no momento do descarte. São eles as  lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio altamente poluente; os cartuchos e toners; pilhas e baterias; eletrônicos; eletrônicos como CPUs, monitores, cabos, teclados, celulares; e estabilizadores e eletrodomésticos. 

Todos estes podem conter chumbo, bromo, mercúrio e cádmio, além de outros metais perigosos. O ideal é separar o lixo e levar estes para centros de coleta específicos.

Orgânicos 

Sabia que se eliminado de forma correta, o lixo orgânico também pode ser reciclado, e pode virar combustível e adubo? Pois é! Os orgânicos podem ser reciclados em casa por meio da compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis e encaminhados para aterros. 

A composteira é um reservatório e seu uso reduz cerca de 50% do lixo gerado pelas residências. Ela pode ser encontrada em diversas formas, como: barril, tonel, recipientes criados a partir de tijolos, madeira, tela de arame, entre outros. 

Gostou deste conteúdo? Se ele foi útil para você assim como será para o meio ambiente, envie também para outras pessoas e fique sempre muito bem informado com todas as novidades aqui no Blog da Arbo.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Como-organizar-brinquedos

Como organizar brinquedos: confira 5 dicas

As crianças têm feito muita bagunça em casa? Confira neste artigo algumas dicas de como organizar brinquedos e manter o espaço dos pequenos bem arrumado. Ter criança em casa é um alerta vermelho para a bagunça. Principalmente agora, com as atividades escolares acontecendo de forma virtual e a impossibilidade de frequentar parques por conta da […]

arrumar-o-quarto

Veja 5 dicas para arrumar o quarto eficientemente

Procurando o melhor jeito de deixar sua casa mais bonita e funcional? Confira alguns pontos essenciais que fazem a diferença na hora de arrumar o quarto!  Além do óbvio benefício estético, já que colocar tudo em ordem já deixa o ambiente mais bonito, arrumar o quarto abre espaço para a criatividade. Ao dedicar um tempo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *