29 de novembro de 2021

Casa ou apartamento: descubra qual opção é a ideal

casa ou apartamento

Está na dúvida entre viver em uma casa ou em um apartamento? Confira aqui os prós e contras de cada um para fazer a melhor escolha!

Quem está se preparando para investir em um imóvel sempre acaba caindo na mesma dúvida: será que vale mais a pena comprar casa ou apartamento? Para começar, é bom deixar claro que este post não pretende apresentar uma resposta definitiva para a questão. O objetivo, na verdade, é apresentar algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de moradia.

Afinal, é óbvio que nem todas as vantagens e desvantagens listadas aqui vão se aplicar a qualquer caso. Cada pessoa e cada lugar tem suas particularidades e são elas que determinam o que é relevante ou não. Mesmo assim, os pontos levantados aqui vão servir para fazer uma boa reflexão antes de tomar essa decisão. Confira!

Vantagens de morar em uma casa

Mais privacidade e menos barulho

Quem prefere morar em uma casa coloca a privacidade como um dos principais motivos. Afinal, na maioria dos casos, você não está o tempo todo cercado pelos vizinhos, como acontece em um prédio. Geralmente, você não corre o risco de ter alguém escutando tudo que é dito e não é obrigado a se preocupar em não fazer muito barulho.

E por falar em barulho, você também não vai sofrer com os vizinhos do apartamento de cima andando de um lado para o outro de madrugada, nem com conversas nos corredores. É claro que, na maior parte das vezes, nem nós e nem os vizinhos temos a intenção de incomodar, mas certas atividades do dia a dia acabam sendo barulhentas demais.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Flexibilidade

Viver em uma casa significa ter mais flexibilidade para fazer reformas. Você não precisará entrar em acordo com os demais vizinhos se quiser fazer alguma mudança nas estruturas do imóvel, por exemplo. Suas decisões não precisarão da aprovação de um síndico ou de qualquer outro morador.

Além disso, se você tiver um quintal à disposição, isso significa um nível de liberdade que os moradores de apartamentos não tem. Você pode utilizar esse espaço para fazer um belo jardim decorado, instalar uma piscina, receber os amigos para uma festa ou qualquer outra atividade de seu interesse.

A disponibilidade de uma garagem também faz muita diferença. No caso dos apartamentos, muitas vezes você terá direito a uma vaga só e a posição dela pode ser um pouco distante. Isso sem contar o risco de alguém acabar batendo no seu carro.

Sem custos e regras de condomínio

A menos que sua casa esteja dentro de um condomínio fechado, você não terá que lidar com taxas adicionais. O valor do condomínio pode ficar bem salgado a depender da estrutura que ele disponibiliza e você pode ter que desembolsar valores adicionais caso seja necessário fazer algum tipo de manutenção.

Além disso, não terá que aceitar e cumprir regras de convivência que, embora sejam úteis para quem mora em um prédio, são um tanto desconfortáveis. Certos condomínios não permitem a presença de animais de estimação, por exemplo. E a maior parte deles determina que se faça silêncio absoluto após as 22h.

Mais liberdade para o lazer

Embora muitos prédios já disponibilizem áreas de lazer bastante completas, é importante ter em mente que elas são compartilhadas. Se o local tem um salão para festas, por exemplo, será necessário agendar o uso com antecedência e ter a sorte de ninguém ter feito isso antes de você.

Em uma casa, toda a área está livre para o lazer. Você pode ter seus animais de estimação, receber visitas e fazer festas quando quiser e não precisará dar satisfações a ninguém. Se sua casa tiver uma piscina, você poderá aproveitar à vontade sem se incomodar com a presença de outras pessoas.

Desvantagens de morar em uma casa

reformar casa

Manutenção mais cara

Quando você vive em uma casa, toda a responsabilidade pela manutenção é sua. Se for necessário fazer alguma reforma na estrutura, você deve arcar com os custos sozinho. Em um apartamento, isso não acontece porque esse tipo de despesa é dividida entre os moradores do condomínio.

Menos segurança

A segurança é um fator essencial na escolha entre casa ou apartamento. Prédios tendem a ficar em áreas mais movimentadas que casas e tem portarias, câmeras e outros itens de segurança. Você pode até instalar sistemas de segurança em uma casa, mas ela certamente ainda será mais vulnerável que um apartamento.

O risco aumenta se você passa muito tempo fora de casa. Nessas situações, ela chama mais atenção de pessoas mal-intencionadas e se torna um alvo fácil para invasores.

Vantagens de morar em um apartamento

Praticidade e acessibilidade

Cuidar de um apartamento é bem mais fácil que cuidar de uma casa. Você só terá que limpar os cômodos internos, já que a área externa é preservada por funcionários do condomínio. Aliás, o simples fato de ficar longe da rua faz com que um apartamento fique mais limpo e menos sujeito ao acúmulo de poeira.

Outro ponto interessante é que os condomínios costumam ficar em áreas privilegiadas da cidade. Mesmo quando ficam mais distantes, eles acabam atraindo estabelecimentos de comércio e serviços ao longo do tempo, impulsionando o desenvolvimento do bairro e sendo cada vez mais valorizados. 

Sociabilidade

Dependendo do caso, morar em um apartamento pode ser uma boa para quem tem crianças, já que elas podem brincar com outras sem ter que sair do condomínio. Além disso, as áreas comuns, como piscinas, quadras e academias são bons lugares para promover a interação entre os moradores.

Infraestrutura completa

A qualidade de vida é um fator muito valorizado por quem mora em um apartamento, já que os condomínios oferecem todo tipo de estrutura de lazer aos moradores. Muitos deles tem amplas áreas verdes, quadras poliesportivas, salões de festas, churrasqueiras, piscinas, espaços para animais de estimação, playgrounds e outros benefícios.

Obviamente, é impossível ter tudo isso em uma casa, a menos que ela faça parte de um condomínio fechado. Se você quer morar em uma casa e faz questão de ter esse tipo de facilidade sempre por perto, vai ter que procurar um bairro muito desenvolvido.

Custos de manutenção divididos

Quando há necessidade de algum tipo de manutenção relacionada à infraestrutura do condomínio, todos os moradores contribuem para compor o valor necessário. Além disso, todo o trabalho de manutenção rotineira nas áreas comuns é feito por prestadores de serviços.

Quando há qualquer problema, o morador de um apartamento só precisa informar ao síndico. Quem mora em uma casa precisa resolver essas situações por conta própria.

Desvantagens de morar em um apartamento

vantagens de morar em apartamento

Regras e taxas de condomínio

Embora ela seja necessária para garantir os benefícios de morar em um apartamento, a taxa de condomínio é um peso a mais no orçamento. Caso você não pague esse valor em dia, terá que lidar com multas e pode até ser impedido de utilizar as áreas comuns.

Também é importante considerar que há um conjunto de regras a serem seguidas pelos moradores e que podem não ser do agrado de todos. Se você gosta de animais de estimação, por exemplo, precisa procurar um condomínio que aceite a presença deles e que, preferencialmente, disponibilizem espaços para circular com os bichinhos. 

Privacidade e autonomia reduzidas

Em um apartamento, os vizinhos estão sempre a uma parede de distância. Isso significa que você deve ser mais cuidadoso em sua rotina para não incomodar os outros, mesmo sem a garantia de que eles farão o mesmo por você. Em condomínios formados por vários prédios, o posicionamento das janelas pode gerar situações desconfortáveis.

Outro aspecto importante na escolha entre casa ou apartamento é a questão da mobilidade. Em uma casa, é bem mais fácil entrar e sair. Em um apartamento, dependendo do andar em que você estiver, vai precisar dos elevadores ou escadas. Prédios menores podem ser um problema em termos de acessibilidade, pois muitos deles não têm elevadores. 

E aí? Casa ou apartamento?

Como você pode perceber, decidir entre morar em casa ou apartamento vai exigir que você considere vários fatores. Todos eles têm um peso relativo, ou seja, aquilo que é prioridade para uma pessoa pode não ser relevante para outra. 

É necessário avaliar o seu momento pessoal, suas preferências atuais e as perspectivas para o futuro. Com base nisso, você será capaz de estabelecer suas prioridades e procurar um imóvel que se encaixe melhor para seu contexto.

Você já está procurando por um novo lar? Então aproveite para visitar o portal Arbo Imóveis!  Você terá as melhores opções de casa ou apartamento em centenas de cidades e vai fazer todo o processo de aluguel ou compra online, sem complicação.

Postagens relacionadas

home office

Home office: saiba como preparar sua casa

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo. A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e […]

decoração de sala pequena

Confira dicas para decoração de sala pequena

Está pensando em renovar a sala da sua casa, mas não tem muito espaço? Confira algumas dicas de decoração para sala pequena neste texto.  Os moradores que moram em casas ou apartamentos com ambientes pequenos têm um grande desafio quando pensam em renovar a decoração de seus lares. Isso porque, quando temos ambientes pequenos, a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *