26 de abril de 2024

Chá de casa nova: veja dicas de como fazer!

cha-de-casa-nova

Uma das primeiras coisas que as pessoas pensam em fazer em seu apartamento após a entrega das chaves é o chá de casa nova. Também chamado de open house, é apenas um motivo para reunir amigos e família e mostrar o mais novo lar!

Afinal de contas, uma casa nova, no fundo, é muito mais que apenas um novo espaço físico para viver, representa um novo ciclo, o começo de uma fase na vida de quem vai morar naquele teto. É um momento que precisa sim ser comemorado, e há diversas formas de fazer esse evento, mesmo que seja de modo mais simples e intimista.

Seja qual for o seu tipo de comemoração, temos dicas imperdíveis para te passar nesse post! Se você vai casar, morar sozinho ou conquistar a casa própria, precisa conferir as dicas da Arbo de como organizar o seu chá de casa nova e quais são os principais itens que não podem ficar de fora da sua lista de presentes! Vamos lá?!

O que é um chá de casa nova?

Essa comemoração é parecida com o antigo chá de cozinha, só que mais moderno que ele. Não se restringe só aos recém-casados, e se estende a qualquer pessoa que esteja se mudando para uma nova casa ou apartamento. 

Pode ser um grupo de amigas morando em uma república, irmãos dividindo um apartamento, um casal que resolve morar junto, ou uma jovem profissional que acaba de comprar seu apê! 

Enfim, qualquer situação em que exista uma pessoa e uma nova moradia é ideal para fazer o chamado chá de casa nova . E, ao contrário do tradicional chá de cozinha, é uma festa mista, onde mulheres e homens participam. Legal, né?

Mas como organizar esse evento tão moderno? Calma! Se liga nessas super dicas que você vai planejar a sua festa rapidinho, sem dor de cabeça! 

Quando fazer um chá de casa nova?

Em primeiro lugar, ele deve ser realizado preferencialmente depois que a casa está preparada para receber os convidados. Ela não precisa estar 100% pronta, afinal, decorar uma casa exige tempo e pode ser um processo em constante evolução.

O ideal é que não haja nenhum tipo de reforma que possa atrapalhar a festa e que o local esteja mobiliado para o conforto dos convidados. Quanto mais cedo você conseguir fazer isso, mais rápido vai matar a curiosidade de todos e também a sua ansiedade, concorda?!

Faça uma modesta lista de convidados

Ao planejar seu chá de casa nova, decidir o formato do evento é crucial para todas as outras tomadas de decisão, pois cada pessoa têm suas especificidades que podem mudar todo o seu planejamento.

Então, para não correr o risco de aglomerar muita gente em um mesmo local, e afastar pessoas da sua festa, liste os convidados com quem você, ou o casal, tenha mais afinidade.

Estabeleça um número de pessoas que caiba com conforto dentro de sua casa, e se for preciso, divida o evento em dias: faça um chá para os amigos e outro para a família. Que tal?

Ah.. e vale dizer também que, atualmente, algumas pessoas fazem o chá de casa nova fora da residência, sabia? Mas o ideal é que a comemoração seja feita no recém-inaugurado lar, afinal, é uma festa para celebrar essa transição, certo?

Convide as pessoas com antecedência

Com o dia a dia corrido, às vezes fica difícil encaixar um compromisso de última hora. Por isso, mande os convites do chá de casa nova  com antecedência de, pelo menos, 15 dias, para que os convidados se organizem.

O save the date está na moda e também é muito útil nesses casos. Ele é como um pré-convite que só avisa para as pessoas que o evento vai acontecer e em tal dia, sem aquele monte de informação, e por ser prático é possível enviá-lo pelas redes sociais no período de um ou dois meses antes. Legal, não é mesmo?

Decida o que vai servir no evento

Mais do que receber as pessoas na sua casa e se divertir tentando adivinhar o que ganhou de presente, você precisa definir o que vai ser servido no seu chá de casa nova. Se for um almoço, um churrasco ou pratos tradicionais para o horário,  ótimo! Para o café da manhã e lanche da tarde aposte em comidas mais leves, como sanduíches e inclua iogurtes e frutas.

Para um coquetel, invista em bebidas e petiscos. E se a ideia for um jantar, aposte na pizza para algo mais simples ou em uma refeição mais temática com algo mais completo, se for da sua vontade, ou do desejo do casal. 

Um bolo, ou doces, também podem fazer parte do cardápio, e fica a sua escolha. Pode ser sobremesas também,  e parte do evento nos cafés da manhã, coquetéis ou lanches da tarde. Se for algo mais colaborativo, por exemplo, vale pedir um prato salgado, ou doce, para cada convidado.

Como montar a lista de chá de casa nova?

Esse também é um momento importante: a hora de montar a lista de presentes!

Comece anotando tudo que você ainda precisa para sua casa. Entre os produtos que podem ser adicionados à lista de chá de casa nova estão: potes, abridor de latas, jogo americano, chaleira, espremedor, saca-rolhas, porta-condimentos, e pano de prato. O ideal é que os itens não ultrapassem o preço de R$80.

Evite pedir coisas muito caras e procure deixar a lista bem equilibrada, de forma que todos os convidados consigam te dar algo de presente. Se possível, deixe sugestão de lojas ou sites em que as pessoas podem encontrar o que está sendo pedido, ok?

Você pode anotar também a quantidade de itens que precisa. Para potes, por exemplo, você pode colocar uma quantidade maior, quatro a seis, enquanto que o abridor de latas, um é suficiente. Bom, mas vale ressaltar ainda que a lista para o chá de casa nova é opcional. Caso não se sinta confortável, não faça. 

Isso vai muito de encontro também com a sua necessidade, ou com a realidade do casal.. em um cenário onde você esteja precisando de alguns itens na casa, vale pedir um help sim aos convidados, sem medo! 

Precisa entregar lembrancinhas para os convidados?

Igual a lista de presentes, esse item também é algo que deve ser decidido diante da realidade de cada um. Mas, digamos que você incluiu uma lista de presentes no convite, é sempre legal agradecer aos convidados que tiraram um tempinho para comparecer ao chá de casa nova .

Aqui, assim como qualquer lembrancinha, a ideia é que o mimo tenha uma conexão com o evento e os anfitriões. Ele sempre deve ser útil também, para que as pessoas não joguem fora depois. 

Quando o assunto é: eventos para comemorar um novo lar, as lembrancinhas que estão em alta são: plantinhas suculentas, cerveja artesanal, mini garrafa de vinho com bottle bag personalizada e mini kit de temperos frescos. Que tal? Vale também pesquisar na internet ideias diversas, e dar uma olhada nos valores, para fazer um comparativo. Combinado?!

Decoração para chá de casa nova

A decoração do chá de casa nova, bem como a lista de presentes e as lembrancinhas é opcional. Tenha em mente que o objetivo deste dia é abrir as portas da sua casa para comemorar uma nova fase, e não há necessidade de uma grande decoração. Mas se você pensa em ter um lugarzinho especial para fazer algumas fotos para registrar esse momento, vale a pena investir em algo simples e bonito!

O que achou das nossas dicas de como fazer um chá de casa nova? Já vai começar a organizar o seu hoje mesmo, né? Não esqueça de dizer para os convidados que viu as dicas aqui no Blog da Arbo, tá bem? E ótima festa!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Como utilizar esculturas decorativas em sua casa

Como utilizar esculturas decorativas em sua casa

Quer decorar seu imóvel e não sabe por onde começar? As esculturas decorativas podem ser um bom ponto de partida. Se você deseja decorar ou redecorar seu imóvel, deve investir em diversos objetos. As esculturas decorativas são algumas das opções e podem ser utilizadas em todos os cômodos da casa ou do apartamento.  Para que […]

estilo-de-decoraçao

Como escolher um estilo de decoração?

Escolher o estilo de decoração é sempre um desafio para quem deseja renovar os ambientes do lar. Mas, seguindo algumas dicas, essa tarefa se tornará mais simples.  Mudar a decoração dos cômodos da casa faz bem por diversos motivos. A principal, claro, é renovar as energias dos ambientes e tornar o seu lar mais agradável […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *