19 de abril de 2024

Como fazer vasos de cimento e utilizá-los na decoração

como-fazer-vasos-de-cimento

Saiba como você pode fazer vasos de cimento que irão contribuir muito para a decoração de sua casa ou de seu jardim. Continue a leitura!

Os vasos de cimento são uma ótima opção para quem gosta de plantas e também pra quem quer economizar na jardinagem, pois você mesmo pode fazer os utensílios da sua própria casa com vasos de cimento, usando eles para decorar a casa de forma sutil e elegante. E quem sabe você até não pega gosto pra uma nova atividade artesanal e gera uma renda extra?

Pesado, simples, rude, cru. Ícone do minimalismo e da arquitetura modernista, é indiscutível que o concreto está em alta na decoração de interiores. Não só nas paredes de cimento queimado, já clássicas, mas também nos objetos. A onda nasceu com a criação de potinhos de suculentas, em referência às plantas que nascem e vivem em condições adversas

E vamos combinar que é uma delícia ter um pouco de natureza em casa, concorda? Seja um jardim na parte de fora ou uma flor no canto da sala. E os vasos de cimento são sem sombra de dúvida uma excelente opção para colocar suas plantas prediletas.

Modernos, eles entregam um aspecto atual ao ambiente, combinando com as mais variadas folhagens e flores. E ainda promovem um local onde é possível relaxar, ouvir música e ler livros, por exemplo, com a tranquilidade que apenas a natureza é capaz de nos proporcionar. 

Ficou curioso (a) para saber como fazer vasos de cimento e deixar a sua casa ainda mais bonita? Então, esse post foi feito para você! Temos a solução certa para quem está procurando inspiração para montar seu jardim ou cantinho de repouso usando esses itens! 

Afinal, como fazer vasos de cimento?

Em formatos geométricos, com detalhes metalizados, desenhos delicados e tamanhos pequenos, os vasos de cimento se tornaram tendência na decoração, principalmente em espaços pequenos para suculentas e cactos. 

Esta peça rudimentar foi por muito tempo usada apenas em ambientes externos, pois garante a estabilidade da planta, protegendo contra efeitos da chuva e do vento. Mas existem diversos tipos de fazer esse vaso, e nós vamos te mostrar eles agora mesmo! 

Vasos de cimento com balde 

Essa é uma ideia de vaso muito versátil que pode ter um resultado bem descolado e bonito. Primeiro, você vai precisar de água, argamassa, óleo de cozinha e pincel. Também de pá de pedreiro, dois baldes de tamanhos diferentes e bacia para fazer a mistura.

Depois você vai misturar a argamassa com água até formar uma consistência homogênea e não muito grossa, Em seguida, nos dois potes que você vai utilizar para fazer vaso, passe óleo na parte interna do balde maior e na parte externa do balde menor. No final, encha o balde grande com a argamassa até a metade.

Em seguida, centralize o balde pequeno e com o auxílio de algum peso (tijolo ou areia) preencha o balde. O peso dentro do pequeno balde impedirá que o utensílio suba até a secagem da argamassa. Deixe secar por 36 horas. Depois, desenforme os baldes. Para facilitar o escoamento da água, faça um furo no fundo do vaso.

Vaso de cimento com furo

Para fazer esse tipo de peça, escolha um cimento de sua preferência, coloque em um recipiente e adicione água até a mistura virar uma pasta. Selecione embalagens diversas para os moldes, lembrando de escolher algumas pequenas para fazer a parte interna do vaso.

Unte as embalagens com algum tipo de óleo de cozinha e coloque a pasta de cimento no molde maior. Depois, coloque o molde menor por cima e insira objetos pesados em cima para que ele não saia do lugar, ok? Deixe secar por pelo menos dois dias e desenforme.

Por fim, faça o acabamento necessário e também os furos no fundo do vaso usando uma furadeira. Além de ser uma alternativa supereconômica, fazer os vasos de cimentos com suas próprias mãos permite que você solte a criatividade. 

Vaso de cimento e isopor

Para fazer esse outro tipo de vaso separe um recipiente, adicione duas medidas de isopor e uma de cimento, e depois, coloque água aos poucos e mexa bem.  Escolha um molde de sua preferência, unte bem a parte interna com óleo e coloque a mistura do cimento, apertando bem para que ela não se solte.

Mas atenção, lembre-se de fazer os furos necessários para o vaso enquanto a mistura está úmida, tudo bem? Em seguida, deixe secando por um dia e desenforme. Para o acabamento, faça uma nata com cimento e água e passe no vaso com um pincel. Depois de pronto, pinte com a tinta de sua preferência. Ao escolher o isopor como matéria-prima para o seu vaso, você economiza e ainda evita desperdícios, ótimo, né?

Vasos de cimento já prontos 

Se você tem um dia a dia muito corrido e prefere comprar esse vaso já prontinho para inserir no décor da sua casa, saiba que há muitos estilos de vasos de cimento no mercado. Eles podem ser grandes, médios ou pequenos, terem formatos redondos, ovais ou quadrados e ainda serem altos ou baixos. 

Geralmente, um vaso de cimento liso mostra melhor o trabalho feito com o material e confere um ar rústico ao local onde é instalado. Mas também é possível encontrar esse tipo de vaso com um visual mais rebuscado. Neles, o cimento é trabalhado de forma a mostrar um desenho ou padronagem no resultado final.

Também há modelos de vasos de cimento combinados com outros materiais, como madeira ou azulejo, que proporcionam um visual arrojado e diferente. Versátil, o cimento ainda pode ganhar tons ou mesmo uma pintura que lhe dá mais charme e valor.

A escolha vai depender do estilo que você procura e o que quer transmitir no ambiente que está decorando, e também do tanto que pretende investir nessa decoração. E será que é caro? Vamos falar sobre isso no próximo tópico!

Quanto custam em média os vasos de cimento?

Para quem gostou dessa ideia de adicionar um toque do estilo industrial na decoração através de um vaso de cimento/ concreto, o investimento pode começar bem baixinho, já que é possível encontrar os modelos de vasinhos pequenos a partir de R$20  em lojas de e-commerce.

Para quem está disposto a gastar um pouco mais com um modelo de vaso grande, o investimento pode passar de R$187, como é o caso de modelos vendidos em várias lojas de jardinagem. 

Onde colocar vasos de cimento?

Os vasos grandes são muito procurados para comportar plantas altas e serem colocados em locais externos ou dentro de casa como, por exemplo, em uma sala ou corredor. E ficam lindos! Quem tem bastante espaço em casa pode combinar vários vasos de cimento, como uma coleção, formando um cantinho especial.

Os menores também ganham força quando combinados entre si, criando um efeito especial em um centro de mesa ou sobre uma prateleira. Escadas também costumam ganhar a companhia destes modelos para ficarem mais elegantes. Ainda há pequenos vasos de cimento que podem ser pendurados na parede dando ao local um ar bastante rústico e bonito.

Como inspiração para unir o moderno ao vasinho pequeno, há também alguns modelos de vaso com formato geométrico, que se destacam até mesmo nas decorações mais simples, trazendo um toque contemporâneo ao ambiente.

Outro modelo entre os vasos de cimento pequenos e funcionais para a decoração são os  redondos e com ganhos, que permitem que os vasinhos de concreto possam ser pendurados. Nesse caso, a composição de vasos suspensos é bem interessante para aproveitar o espaço vertical, e ainda é uma opção para cultivar plantas pendentes, legal né?

Vai usar todas as nossas dicas para enfeitar a sua casa com vasos de cimento a partir de agora, né? Esperamos que sim! Veja muitas outras tendências de decoração aqui no Blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Decoração barata

Decoração barata: como renovar o imóvel gastando pouco

Quem disse que é necessário gastar muito para deixar sua casa mais bonita? Saiba como fazer uma decoração barata e estilosa. Melhorar o visual de casa é uma boa maneira de renovar as energias e aumentar a sensação de bem-estar. E fica ainda melhor quando não precisamos fazer grandes investimentos para isso. Pensando nisso, fizemos […]

móveis funcionais

Móveis funcionais: conheça 5 ótimas opções

Beleza e praticidade se unem para deixar sua casa bem organizada. Veja como os móveis funcionais contribuem para uma boa decoração. A sensação de ver nossas casas bem organizadas não tem preço, não é? Os móveis funcionais são cada vez mais procurados porque são perfeitos para aproveitar cada centímetro de um imóvel de forma inteligente. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *