Um dos elementos-chave de qualquer projeto de decoração é o aproveitamento da luz natural, uma vez que um ambiente bem iluminado transmite mais aconchego, conforto e vários outros benefícios.
Ao deixar a luz natural entrar em sua casa ou no seu apartamento você valoriza o décor, melhora a visibilidade do espaço, economiza energia e ainda melhora sua também sua saúde e seu bem-estar. E neste post você vai ver dicas e descobrir estratégias para deixar o astro-rei iluminar e alegrar os seus dias. Confira!
Vantagens da luz natural
Além de ser muito gostoso poder acordar com o brilho do sol entrando pela janela, este é um fator positivo também para a sua saúde, sabia? O sol é o principal responsável pela produção de vitamina D, que é capaz de auxiliar na produção de endorfina, que aumenta a sensação de bem-estar, e melhora a qualidade do sono, diminuindo os riscos de depressão.
E tem mais um benefício além do design que fará você querer mais claridade dentro da sua casa: economia de energia e sustentabilidade. Isso mesmo! O fato de poder aproveitar a luz solar para clarear os ambientes está ligado com a redução do impacto ambiental, já que diminui o uso da iluminação artificial.
Para usar bem a luz natural nos ambientes do imóvel é preciso analisar a localização do terreno, se atentar à posição do sol ao nascer e ao se pôr, aproveitando essa iluminação nos cômodos que pedem mais luz. Veja agora algumas dicas infalíveis de como é possível aplicar essa técnica de forma eficiente e prática.
Aposte em espelhos
Muito além de refletir imagens e, os espelhos têm sido ótimas ferramentas de decoração. É claro que o efeito é bem diferente da abertura na alvenaria, mas ele reflete pontos de luz indireta, brincando com a perspectiva e a profundidade, o que favorece também o layout do cômodo.
Os acessórios podem conferir amplitude ao ambiente, ainda mais usando iluminação natural. Os espelhos ajudam a iluminar ambientes escuros, pois aumentam a reflexão da luz natural e artificial deixando o ambiente mais iluminado.
Se você estiver disposto (a) a aproveitar ainda mais dessa estratégia, prefira móveis espelhados, como mesas e balcões, que podem ser uma forma não usual de colocá-los nos ambientes e chegar ao resultado de promover mais luz natural ao cômodo.
Limpe e abra as janelas
Caso você já tenha o hábito de abrir todas as janelas da casa assim que acorda, essa dica vai se tornar bem fácil, mas caso contrário, saiba que essa prática ajuda a propagar a luz natural e deixar o espaço mais aconchegante visualmente.
Outra boa dica para ambientes bem iluminados é lembrar de limpar as janelas periodicamente. Vidros sem brilho e com impurezas podem ser os responsáveis por bloquear o fluxo de luz do espaço. O ideal é fazer a higienização todo mês, com a ajuda de água, produtos específicos para vidros, uma esponja macia e folhas de jornal para terminar. Pode parecer algo bem simples, mas, é um detalhe que faz toda a diferença!
Traga luz natural por meio das cores
Os toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar muitos ambientes. Além disso, flores e plantas podem auxiliar nessa tarefa e contribuir para deixar o local mais claro e harmônico.
As cores claras têm mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tons escuros. Por isso, aposte em nuances suaves e dê prioridade para paredes brancas. E não pense que toda tinta branca é igual! Antes de colocar a mão na massa, veja qual tom de branco combina mais com a sua casa ou qual é o seu preferido. Além do branco, as cores frias em tons de verde e azul podem ajudar.
Observe o tom dos móveis e da decoração
Tome muito cuidado com móveis com tons escuros e pesados. Se você tem uma mesa de centro muito volumosa, por exemplo, e com muitas pernas, ela pode estar pesando visualmente na sua sala de estar. Tons escuros podem ser ótimos no guarda-roupa e também em alguns ambientes, mas para os locais com baixa luminosidade, eles são péssimos.
A solução é apostar em mobílias de cores claras (não necessariamente o branco) que ajudem a levantar a atmosfera, iluminem por reflexão da luz e que sejam mais leves. Mesas e poltronas que deixam o chão visível, por exemplo, vão fazer seu ambiente parecer mais iluminado.
Sinta-se livre para incorporar elementos brilhantes na sua decoração. Não estamos falando de móveis com glitter (mas se você gostar deles, vá em frente!), mas sim daquelas peças com a superfície envernizada, chamada gloss. Eles são muito elegantes e versáteis, servindo perfeitamente para salas, cozinhas e quartos.
O mesmo vale para objetos decorativos, têxteis, acessórios e estofados. Em tons claros e brilhantes, eles fazem com que o ambiente pareça maior e, consequentemente, também mais iluminado. Observe tons distintos e teste-os em conjunto, mesmo que as combinações pareçam improváveis. Na hora da escolha, coloque o objeto em diferentes incidências de luz e lâmpadas para ver como a cor absorve a iluminação.
Faça uma coluna de luz natural ou um jardim de inverno
Uma solução perfeita para conseguir mais iluminação, seja em projetos de construção ou numa remodelação profunda, é fazer um jardim de inverno. Estes jardins são caixas de luz, com paredes de vidro que deixam entrar luz a partir de uma janela no teto.
Esta solução é uma ótima ideia para casas onde a proximidade de vizinhos impede a construção de janelas. Uma outra possível proposta, com uma pegada um pouco diferente, é a criação de uma parede de empena aberta no topo e na parte da fachada onde é possível instalar janelas. Mas ela só e possivelmente com planejamento antes da construção. ,
Esta opção é uma ideia para conseguir usar determinada parte da fachada para a construir janelas, deixando entrar luz natural e mantendo a privacidade. Fale com o seu arquiteto e estude as melhores soluções para o seu ambiente.
Gostou das ideias para decorar a sua casa com luz natural ? Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra as melhores dicas de decoração para a sua casa!