13 de maio de 2022

Como a automação residencial pode mudar sua casa

A tecnologia é uma realidade em grandes empresas, mas também dentro de casa. A automação residencial já faz parte do cotidiano e pode facilitar sua rotina

A praticidade é uma das características mais buscadas pelos indivíduos em um imóvel atualmente. Móveis funcionais, cômodos com áreas modestas e objetos decorativos fáceis de posicionar são apenas alguns exemplos. Nesse contexto, muitos precisam conhecer a automação residencial.

O conceito designa um novo padrão de moradia, no qual atividades antes desempenhadas exclusivamente pelos moradores passam a ser realizadas por dispositivos altamente tecnológicos.

Para que você saiba mais sobre o tema, o Blog da Arbo vai te explicar o que é automação residencial, as principais vantagens do conceito para o seu cotidiano e, também, dicas para que você o insira em seu imóvel de forma barata. 

O que é automação residencial?

A automação residencial é a tecnologia empregada no que os arquitetos chamam de casas inteligentes. O termo designa um novo conceito de moradia, no qual os indivíduos têm controle sobre diversos itens da casa por meio de seus dispositivos eletrônicos.

Esse cenário é possível graças à integração de aparelhos de comando automático com smartphones e notebooks. O acesso aos dispositivos móveis, por exemplo, por meio do sinal de Wi-Fi, já é o suficiente para que o morador de um imóvel com automação residencial execute inúmeras tarefas em sua casa mesmo a distância.

O principal objetivo das casas inteligentes é, além de tornar o controle do imóvel mais simples e prático, garantir a segurança do local. Desse modo, moradores que desejam ter comodidade e proteção precisam saber mais sobre a automação residencial.

Antes de começar a elaborar o projeto de uma casa inteligente, no entanto, o morador precisa verificar quais são suas necessidades. Se seu objetivo está ligado à segurança do imóvel, por exemplo, é possível investir em um sistema de abertura e de fechamento de portas a distância. Assim, você consegue controlar a entrada e a saída de pessoas de seu imóvel enquanto não está presente.

Por fim, a automatização residencial é indicada, também, para indivíduos que desejam economizar no final do mês. Isso porque o uso dos equipamentos de controle auxilia no melhor aproveitamento de energia elétrica e de água.

A automatização é algo recente?

Apesar de muitos pensarem que a automatização é uma inovação recente, a verdade é que o conceito surgiu há mais de 40 anos, na década de 1970. Na época, os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados, mas com foco em grandes empresas.

Apesar de estar restrita ao ambiente corporativo e industrial em um primeiro momento, a automatização não parou de evoluir e, nos últimos anos, chegou às residências de muitos países do mundo. Com isso, novas tecnologias são constantemente lançadas, com foco nos perfis e nas necessidades dos consumidores.

Diante desse cenário, é importante que você conheça quais controles podem ser automatizados, o que irá garantir mais comodidade à sua rotina e mais segurança ao seu imóvel. 

Quais controles podem ser automatizados em uma casa inteligente?

De maneira geral, todos os comandos que podem ser acionados de forma eletrônica podem ser automatizados em uma casa inteligente. Entretanto, os controles mais comuns, especialmente nas residências do Brasil, são:

  • Câmeras de segurança;
  • Persianas;
  • Ar condicionado;
  • Sistemas de som;
  • Sistemas de luzes;
  • Aquecedores;
  • Abertura e fechamento de portas;
  • Abertura e fechamento de portões;
  • Sistemas de irrigação.

Vantagens de ter uma casa inteligente

Agora que você já sabe quais comandos podem ser automatizados em sua residência, que tal conhecer as principais vantagens de ter uma casa inteligente?! Veja alguns benefícios abaixo:

Segurança

A segurança é uma das maiores vantagens quando o assunto é automação residencial. Isso porque, mesmo a distância, você consegue, por meio dos controles, acompanhar tudo que está acontecendo no interior e nos arredores de seu imóvel.

As câmeras de segurança, por exemplo, por estarem integradas ao seu smartphone ou ao seu computador, mostram as imagens em tempo real de sua casa ou apartamento. Com isso, você consegue saber tudo que aconteceu no local.

automação-residencial

Além disso, é possível automatizar, também, a abertura e o fechamento de portas e de portões. Esse comando permite que você controle, a distância, quais pessoas podem acessar seu imóvel durante sua ausência. 

A opção é ideal, por exemplo, para residências que recebem diaristas, jardineiros e outros profissionais enquanto o morador não está presente. Com o controle a distância, você pode permitir ou não a entrada das pessoas. 

Comodidade 

É claro que a comodidade não poderia ficar de fora da lista de vantagens oferecidas aos moradores de imóveis com automação residencial. Se você deseja chegar em casa e encontrar um ambiente fresco, por exemplo, pode acionar o ar condicionado enquanto ainda está no trabalho.

Além disso, é possível acender luzes para garantir que seu animal de estimação não irá ficar no escuro no dia em que você precisar sair mais tarde do escritório. 

Caso tenha esquecido de regar as plantas de manhã, pode ligar o irrigador enquanto está caminhando no parque, por exemplo.

Todas essas praticidades fazem com que você ganhe não somente bem-estar, mas também tempo. Com isso, pode se dedicar a outras atividades durante seu dia a dia, o que contribui para o aumento da qualidade de vida.

Internet das Coisas

Você já conhece o termo ‘Internet das Coisas’?! O conceito se refere à interconexão digital de itens do cotidiano com a internet e, é claro, pode conferir muito mais comodidade à rotina e ao cotidiano dos moradores de imóveis com automação residencial.

Com a Internet das Coisas, você pode, por exemplo, configurar seu celular para que, ao estar próximo de casa, o ar condicionado seja ligado automaticamente. Além disso, é possível comandar a abertura automática do portão da garagem para que seu automóvel entre mais rapidamente.

Economia do consumo de energia elétrica e de água

Conforme mencionado acima, a automação residencial traz vantagens que vão além da segurança e da comodidade. Nesse caso, é preciso considerar os benefícios obtidos com a economia do consumo de energia elétrica e de água.

Com o uso dos dispositivos, é possível fazer o download de aplicativos especializados na economia de recursos elétricos e hídricos. Desse modo, o equipamento identifica quais são os aparelhos que mais consomem energia e água e, assim, você sabe onde agir para evitar o desperdício.

Sustentabilidade

Por fim, mas não menos importante, a sustentabilidade se mostra uma excelente vantagem. Como a automação residencial reduz o consumo e o desperdício de energia elétrica e de água, o meio ambiente também é favorecido.

Como aplicar a automação residencial em seu imóvel

Se você considera que a automação residencial pode contribuir com o seu cotidiano, é importante saber como transformar seu imóvel em uma casa inteligente. Para isso, é necessário seguir um passo a passo.

Contrate um especialista

O primeiro passo para aplicar a automação residencial em seu imóvel é contratar um especialista. Se você não possui o conhecimento necessário e especializado para automatizar os comandos em sua casa ou apartamento, pode comprometer todo o funcionamento de todo o imóvel. 

Por isso, procure por profissionais que são referência em automação residencial e contrate seus serviços.

Converse com o profissional sobre o que você deseja automatizar em sua casa e verifique a viabilidade do projeto. Não se esqueça de pensar em suas necessidades antes de apontar quais controles considera indispensáveis.

automação-residencial

Visite um show room

Após acordar com o profissional quais funções de seu imóvel serão automatizadas, é o momento de visitar um show room. Nessa etapa você irá conhecer as soluções existentes e pode se deparar com alguma opção que não havia pensado antes.

Decida quais cômodos quer automatizar

Depois de visitar o show room, você deve decidir, em conjunto com o profissional especializado, quais cômodos da casa serão automatizados. Nesse ponto, é possível, inclusive, optar pela automação residencial de todo o imóvel.

Acompanhe a instalação de perto

Após decidir quais soluções e quais cômodos serão automatizados, é chegado o momento de acompanhar a instalação de perto. Enquanto a empresa e os profissionais responsáveis trabalham em sua casa ou apartamento, verifique se o projeto está sendo seguido.

Programe os dispositivos

Após a instalação, você deve programar os dispositivos para controlar as funções escolhidas. Esse passo é comumente realizado pela empresa que implementou o projeto, o que garante um serviço profissional e assertivo.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo Meu apartamento smart! Os gadgets que mais uso em casa, publicado no canal Marina Monteiro, no YouTube. Veja:

Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo?

Agora que você já sabe o que é automação residencial, suas principais vantagens e como aplicar o conceito em sua casa ou apartamento, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. O que você achou das casas inteligentes? Você considera que a automatização pode facilitar o seu dia a dia? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Se você deseja conferir outros conteúdos sobre o tema, continue a ler os artigos do Blog da Arbo. Aqui, além de dicas para não errar na compra de seu primeiro imóvel, você confere cinco tecnologias das casas do futuro. Acesse!

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que está repleta de conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

Acesse o Portal da Arbo para encontrar a casa ou o apartamento ideal. Use nossos filtros de busca para selecionar o melhor imóvel para você e para sua família.

Postagens relacionadas

10 dicas para realizar mudanças residenciais

Você tem alguma dúvida quando o assunto são as mudanças residenciais? Não sabe por onde começar na hora de fazer a sua? Então confira as dez dicas que separamos para você e realize uma mudança tranquila e segura Em sua grande maioria, as mudanças residenciais representam a conquista de um sonho, que pode ser a […]

decoracao-de-quarto-de-solteiro

Veja 5 dicas para a decoração de quarto de solteiro

A decoração de quarto de solteiro pode assumir muitos estilos e projetos diferentes. Confira alguns deles neste texto.  A decoração do quarto de solteiro é, muitas vezes, vista como desnecessária. Mas, assim como em todas as outras ocasiões, uma pessoa que está morando sozinha tem muitas vantagens ao pensar e planejar uma decoração para o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *