28 de abril de 2024

Como iluminar a sua casa com luz natural

luz-natural

Um dos elementos-chave de qualquer projeto de decoração é o aproveitamento da luz natural,  uma vez que um ambiente bem iluminado transmite mais aconchego, conforto e vários outros benefícios. 

Ao deixar a luz natural entrar em sua casa ou no seu apartamento você valoriza o décor, melhora a visibilidade do espaço, economiza energia e ainda melhora sua também sua saúde e seu bem-estar. E neste post você vai ver dicas e descobrir estratégias para deixar o astro-rei iluminar e alegrar os seus dias. Confira!

Vantagens da luz natural 

Além de ser muito gostoso poder acordar com o brilho do sol entrando pela janela, este é um fator positivo também para a sua saúde, sabia? O sol é o principal responsável pela produção de vitamina D, que é capaz de auxiliar na produção de endorfina, que aumenta a sensação de bem-estar, e melhora a qualidade do sono, diminuindo os riscos de depressão.

E tem mais um benefício além do design que fará você querer mais claridade dentro da sua casa: economia de energia e sustentabilidade. Isso mesmo! O fato de poder aproveitar a luz solar para clarear os ambientes está ligado com a redução do impacto ambiental, já que diminui o uso da iluminação artificial. 

Para usar bem a luz natural nos ambientes do imóvel é preciso analisar a localização do terreno, se atentar à posição do sol ao nascer e ao se pôr, aproveitando essa iluminação nos cômodos que pedem  mais luz. Veja agora algumas dicas infalíveis de  como é possível aplicar essa técnica de forma eficiente e prática.

Aposte em espelhos

Como iluminar a sua casa com luz natural

Muito além de refletir imagens e, os espelhos têm sido ótimas ferramentas de decoração. É claro que o efeito é bem diferente da abertura na alvenaria, mas ele reflete pontos de luz indireta, brincando com a perspectiva e a profundidade, o que favorece também o layout do cômodo.

Os acessórios podem conferir amplitude ao ambiente, ainda mais usando iluminação natural. Os espelhos ajudam a iluminar ambientes escuros, pois aumentam a reflexão da luz natural e artificial deixando o ambiente mais iluminado. 

Se você estiver disposto (a) a aproveitar ainda mais dessa estratégia, prefira móveis espelhados, como mesas e balcões, que podem ser uma forma não usual de colocá-los nos  ambientes e chegar ao resultado  de promover mais luz natural ao cômodo.

Limpe e abra as janelas

Caso você já tenha o hábito de abrir todas as janelas da casa assim que acorda, essa dica vai se tornar bem fácil, mas caso contrário, saiba que essa prática ajuda a propagar a luz natural e deixar o espaço mais aconchegante visualmente.

Outra boa dica para ambientes bem iluminados é lembrar de limpar as janelas periodicamente. Vidros sem brilho e com impurezas podem ser os responsáveis por bloquear o fluxo de luz do espaço. O ideal é fazer a higienização todo mês, com a ajuda de água, produtos específicos para vidros, uma esponja macia e folhas de jornal para terminar. Pode parecer algo bem simples, mas, é um detalhe que faz toda a diferença!

Traga luz natural por meio das cores 

Os toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar muitos ambientes. Além disso, flores e plantas podem auxiliar nessa tarefa e contribuir para deixar o local mais claro e harmônico. 

As cores claras  têm mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tons escuros. Por isso, aposte em nuances suaves e dê prioridade para paredes brancas. E não pense que toda tinta branca é igual! Antes de colocar a mão na massa, veja qual tom de branco combina mais com a sua casa ou qual é o seu preferido. Além do branco, as cores frias em tons de verde e azul podem ajudar. 

Observe o tom dos móveis e da decoração 

Tome muito cuidado com móveis com tons escuros e pesados. Se você tem uma mesa de centro muito volumosa, por exemplo, e com muitas pernas, ela pode estar pesando visualmente na sua sala de estar. Tons escuros podem ser ótimos no guarda-roupa e também em alguns ambientes, mas para os locais com baixa luminosidade, eles são péssimos. 

A solução é apostar em mobílias de cores claras (não necessariamente o branco) que ajudem a levantar a atmosfera, iluminem por reflexão da luz e que sejam mais leves. Mesas e poltronas que deixam o chão visível, por exemplo, vão fazer seu ambiente parecer mais iluminado. 

Sinta-se livre para incorporar elementos brilhantes na sua decoração. Não estamos falando de móveis com glitter (mas se você gostar deles, vá em frente!),  mas sim daquelas peças com a superfície envernizada, chamada gloss. Eles são muito elegantes e versáteis, servindo perfeitamente para salas, cozinhas e quartos. 

O mesmo vale para objetos decorativos, têxteis, acessórios e estofados. Em tons claros e brilhantes, eles fazem com que o ambiente pareça maior e, consequentemente, também mais iluminado. Observe tons distintos e teste-os em conjunto, mesmo que as combinações pareçam improváveis. Na hora da escolha, coloque  o objeto em diferentes incidências de luz e lâmpadas para ver como a cor absorve a iluminação.

Faça uma coluna de luz natural ou um jardim de inverno

Como iluminar a sua casa com luz natural

Uma solução perfeita para conseguir mais iluminação, seja em projetos de construção ou numa remodelação profunda, é fazer um jardim de inverno. Estes jardins são caixas de luz, com paredes de vidro que deixam entrar luz a partir de uma janela no teto.

Esta solução é uma ótima ideia para casas onde a proximidade de vizinhos impede a construção de janelas. Uma outra possível proposta, com uma pegada um pouco diferente, é a criação de uma parede de empena aberta no topo e na parte da fachada onde é possível instalar janelas. Mas ela só e  possivelmente com planejamento antes da construção. ,

Esta opção é uma ideia para conseguir  usar  determinada parte da fachada para a construir janelas, deixando entrar  luz natural e mantendo a privacidade. Fale com o seu arquiteto e estude as melhores soluções para o seu ambiente. 

Gostou das ideias para decorar a sua casa com luz natural ? Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra as melhores dicas de decoração para a sua casa!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Descubra por que investir em móveis planejados

Descubra por que investir em móveis planejados

Os móveis planejados são excelentes alternativas para quem deseja ter um ambiente personalizado e funcional. Nesse texto você descobre as vantagens das peças O momento de mobiliar uma casa ou um apartamento é decisivo não somente para a estética do ambiente, mas também para o conforto e para a funcionalidade. Dessa forma, é possível optar […]

Ilha Gourmet

Descubra o que é ilha gourmet e como inseri-la

A ilha gourmet é um dos elementos mais úteis que você pode ter em sua cozinha. Saiba como escolher o melhor modelo para cada necessidade. A ilha gourmet está entre as principais tendências de decoração da atualidade. Bonitas e versáteis, elas deixam sua cozinha muito mais elegante e agrega uma série de benefícios em termos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *