29 de novembro de 2021

5 dicas de como organizar livros em casa

como-organizar-livros

Veja como você pode organizar livros em sua casa de modo que não fique algo visualmente desagradável ou com falta de espaço. Acompanhe no post!

A compra de novos títulos costuma ser um hábito um tanto quanto prazeroso para os amantes de literatura, mas o acúmulo faz com que você precise pensar em como organizar livros em casa, não é?

Mesmo que o espaço para guardar os livros seja pequeno, organizá-los de forma especial e padronizada pode melhorar o visual ou fazer com que fique mais fácil de encontrar os títulos entre as prateleiras, concorda?

Há quem invista na compra de estantes, que são o local ideal para acomodar as coleções. Até mesmo um quarto planejado pode receber um espaço especial para os livros, que além de acomodar os preferidos vai ajudar na montagem de um cenário perfeito. 

Se você sempre gostou de livros impressos, em vez dos e-books e versões digitais dos seus autores mais admirados, com certeza já acumulou uma variedade enorme no seu cantinho, não é mesmo?

Existem várias formas de como organizar livros aí na sua casa, sendo que cada uma delas atende os leitores de uma forma particular. Confira abaixo esse post recheado de dicas e com 5 formas de organizá-los de modo bem prático!

1 – Como organizar livros  por ordem alfabética, cor, tamanho ou gênero?

Na hora de arrumar os livros na estante, uma dica é organizá-los por tema ou ordem alfabética de autores e títulos, cores, tamanho ou até mesmo gênero.

como-organizar-livros

Veja como fazer essa organização de modo mais fácil escolhendo algumas das opções abaixo!

Seguindo uma ordem alfabética 

Seguir a ordem alfabética é a forma mais simples de como organizar livros. O método é prático e você não terá dificuldades para arrumar cada livro no seu devido lugar. O recomendado é seguir pelo nome da obra ou do autor. Se você precisa ler livros com frequência, não vai perder tempo na hora de procurar um acervo 

Separando por cores 

Caso prefira fazer uma organização mais decorativa, pode fazer isso selecionando os livros por cores, que tal? Você pode agrupar os livros pelas cores da capa, obtendo até um efeito arco-íris! Para isso, separe todos os livros de capa azul, depois os de capa verde, vermelho e assim por diante. Você também pode organizar os livros de uma mesma cor, mas de tonalidades diferentes. Gostou?

Organizando por tamanho 

Você tem pouco espaço em casa para guardar seus livros? Então, se esse é o seu caso,  a organização mais indicada é por tamanho. Você pode encaixar os livros, de forma a deixar os mais altos para trás e os menores na frente. Visualmente fica uma decoração perfeita.

Mas, tem um detalhe, viu?! Se essa dica mais aleatória for a escolhida de como organizar livros, você pode ter dificuldades para encontrar um livro específico, ok? O ideal é juntar a organização por tamanho e por gênero para ficar mais fácil de localizar quando precisar.

Selecionando por gênero ou assunto 

A organização por gênero ou assunto é a forma mais comum encontrada nas livrarias e bibliotecas. O ideal é separar os livros por sessão e ainda incluir subdivisões como título ou autor. Por isso, separe os livros que abordam os mesmos assuntos ou gêneros como história grega, biografias, literatura, finanças, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil identificar os seus livros. Anotou essa aí? Espero que sim!

2- Como organizar livros por preferência? 

Sabe aqueles livros que você é um verdadeiro fã e quer sempre ter acesso a eles seja para relembrar uma passagem ou para reler um capítulo inteiro? Saiba que existe como organizar livros  seguindo essa categoria, e que pode ajudar bastante a solucionar o problema da bagunça aí na sua biblioteca particular. 

Para fazer isso, deixe os livros que você mais gosta, ou que precisa pegar com mais frequência, nas áreas onde você tem fácil acesso à eles, deixando a estante funcional e prática no dia a dia. 

Lidos x Não lidos

Agora, se você é aquela pessoa viciada em leitura, uma ótima sugestão de organização de livros é acomodá-los na prateleira com uma divisão em duas partes práticas: livros lidos de um lado, e não lidos de outro.

Além de facilitar no momento de pegar o próximo volume, você ainda consegue visualizar se as suas metas de leitura estão sendo cumpridas. Que tal?

3- Como organizar livros aplicando a lei do desapego?

Uma outra dica bem válida para os amantes dos livros é: desapegar é preciso. Existem livros que estão para sempre nas nossas vidas, pode ser algum conteúdo técnico que serve de guru em momentos de dúvida profissional, ou até mesmo aqueles clássicos que vamos ler e reler em vários momentos da vida.

Mas, por outro lado, você pode confessar que existem livros que a gente compra por impulso, não é? Ou que a gente ganha e não gosta, ou até mesmo aqueles que a gente sabe que são dispensáveis, que já foi lido diversas vezes, e que às vezes pode até ser útil para outra pessoa, concorda?

como-organizar-livros

Comece a organização separando os volumes seguindo essa linha de raciocínio, e tenha certeza que será um alívio no final, pois desapegar de algo que já não está fazendo mais parte da sua rotina de leitura é maravilhoso!

4- Como organizar livros unindo o útil ao agradável?

A disposição dos livros  pode se transformar também em formas criativas de decorar o seu lar, sabia? Pegue os volumes que você já não quer mais, e que você ainda não decidiu se vai desapegar ou não, e monte um criado mudo diferente empilhando todos eles ao lado da sua cama. 

Livros de capa dura, grandes e pesados podem se transformar em ótimas bases para mesa de centro, basta colocar um tampo de vidro ou de madeira sobre eles.

Há também como organizar livros reutilizando malas antigas, gavetas e caixotes de madeira e guardando as obras dentro delas. Esse detalhe vai dar um ar moderno à decoração do ambiente, e as pessoas que visitarem a sua casa vão amar a ideia!

Para deixá-los na posição vertical, invista em aparadores. Esses acessórios são práticos e você pode encontrar em diversas cores, formatos e materiais, promovendo muita personalidade à decoração da sua estante ou prateleira. 

5 – Como organizar livros nas estantes e mantê-los conservados?

Cada perfil de leitor e de decoração pede por um tipo específico de organização. Para ambientes maiores, é interessante optar por estantes mais largas e com várias repartições, pois elas dão um ar de sofisticação ao local! 

como-organizar-livros

Se o ambiente for menor, escolha estantes com rodinhas mais altas do que largas. Desse jeito você ganha mais espaço e pode ajustar  de acordo com os outros móveis. Se o local for mais descontraído, use estantes coloridas. 

E como manter os livros em bom estado?

Além de saber como organizar livros em casa é importante também  mantê-los sempre conservados. Independente do ambiente, quanto mais ventilado ele for, melhor será armazenado o livro..  

A higienização do ambiente deve ser frequente, pois a falta de circulação de ar nele gera mofo, traças, cupins e acúmulo excessivo de poeira que prejudica tanto os livros como as pessoas alérgicas.

Apostar em aparadores é a melhor forma de como organizar livros e mantê-los na posição vertical. Práticos, estes acessórios disponíveis em cores, formatos e materiais variados também conferem identidade à decoração de qualquer estante ou prateleira.

Ah! E é importante que você assegure que os livros estejam protegidos da luz solar para que eles não entortem ou desbotem, ok?

Aposto que com todas essas dicas de como organizar livros você não terá mais problemas com esse tipo de arrumação aí na sua casa! Envie esse post do Blog da Arbo para seus amigos leitores, temos certeza que eles também vão adorar! Encontre o imóvel dos seus sonhos no site da Arbo!

Postagens relacionadas

manutenção de piscina

Manutenção de piscina: 7 dicas pra fazer corretamente

Quer ter uma piscina em casa? Saiba como fazer manutenção de piscina do jeito certo e garanta a segurança dos usuários! Morar em uma casa com uma bela piscina sempre à disposição é o sonho de muita gente. Uma área de lazer bem cuidada garante a segurança dos moradores e visitantes e ainda valoriza bastante […]

morar na praia

Quais são as vantagens e as dificuldades de morar na praia?

E aí, está procurando por imóveis no litoral? Veja no Blog da Arbo os pontos positivos e negativos para quem vai morar na praia! Morar na praia é o sonho de muita gente que quer se livrar da poluição e do ritmo frenético das grandes cidades para curtir um ambiente caloroso e agradável. Não por […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *