25 de setembro de 2021

Lareira ecológica: saiba o que é e como usar

lareira-ecologica

Você sabe o que é lareira ecológica? Descubra como instalar uma para agregar conforto, beleza e elegância ao seu lar. Fique com a gente!

Principalmente nas estações mais frias do ano, é muito importante poder contar com utensílios que colaborem com o nosso bem-estar. É exatamente esse o objetivo da lareira ecológica, um a das peças domésticas que mais tem feito sucesso nos últimos tempos no mundo da decoração. 

Isso porque, além de cumprirem um papel fundamental de esquentar o ambiente, essas lareiras tem um funcionamento que facilita muito o seu uso e a sua adequação a diferentes tipos de ambientes. Além do fato de que a lareira ecológica pode ser uma ótima oportunidade para começar a pensar na decoração de sua a casa.

Neste texto do Blog da Arbo, vamos te mostrar com mais detalhes o que é lareira ecológica e como você pode usá-la para agregar  na decoração do seu lar. Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente!

lareira ecológica

Lareira ecológica: o que é? 

A lareira ecológica é um equipamento que usa o álcool etílico para produzir aquecer um determinado ambiente. Elas têm ganhado espaço no mundo da decoração, principalmente por dispensarem o uso de madeira como as lareiras tradicionais e serem muito mais práticas e sustentáveis. 

A peça em si, apesar de ter sim a presença de chamas, não produz fumaças, cheiros e nem fuligem no ambiente.  Portanto é perfeita para casas que não tenham chaminés, ou ainda, para aquelas famílias que se importam com questões ambientais.

Para quem escolhe ter uma lareira ecológica em casa, existem muitos modelos, com formatos, design e tamanhos diferentes. Para que o equipamento funcione com eficiência, é necessário a orientação de um especialista para definir qual o modelo ideal para o tipo de ambiente de cada lar. 

Por exemplo, para ambientes maiores, é preciso escolher lareiras ecológicas um pouco maiores. A lógica é parecida com a do ar-condicionado que, quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser para cumprir sua função. 

Também é possível encontrar as lareiras ecológicas nas versões portáteis. Esses modelos são ideais para ambientes menores ou para serem colocados em mesas ou aparadores de sala de estar. Se você possui um apartamento, também pode ser perfeita para você.

Uma vantagem da lareira ecológica é que, ao contrário da tradicional, sua manutenção também é muito simples. Já que, como já explicamos neste texto, seu funcionamento não produz fuligem. 

Lareira ecológica: como funciona?

No geral, as lareiras ecológicas funcionam como uma espécie de câmara de calor. Elas usam o álcool/etanol para gerar calor. Por conta disso, esse tipo de lareira não necessita de chaminé, não usa lenha ou energia elétrica. Apenas com o álcool você consegue acendê-la e criar uma atmosfera aconchegante em seu ambiente. 

Ou seja, as lareiras ecológicas são o modelo ideal para quem deseja agregar charme, design, praticidade e sustentabilidade para o seu lar. Além disso, esse equipamento também colabora para a economia de energia. Já que, ao contrário de alguns modelos disponíveis no mercado, não usa energia elétrica para o seu funcionamento. 

E se você estiver preocupado com a segurança de sua casa, fique tranquilo. A lareira ecológica é segura, já que muitos modelos são projetados com uma espécie de proteção lateral, muitas vezes transparente, o que impede qualquer tipo de acidentes. Por isso, se você tiver crianças em casa, não precisa se preocupar!

Lareira ecológica: combina com quais ambientes? 

Como já explicamos acima, existem diversos tipos diferentes de lareiras ecológicas disponíveis no mercado. Por conta disso, elas podem funcionar basicamente em qualquer estilo de decoração. Para isso, basta encontrar o modelo ideal. 

Mas, em relação aos cômodos, elas costumam ser alocadas nas salas de jantar ou estar dor lares. Já que combinam muito com ambientes sofisticados e concedem um toque exclusivo para a decoração. 

Separamos também um vídeo para você assistir e entender melhor como funciona esse equipamento tão inovador. 

Mais modelos de lareira para o seu lar 

Lareira à lenha 

Esse é o modelo de lareira mais tradicional do mercado. Combina muito com ambientes mais clássicos ou rústicos e que tenham um bom espaço de circulação. 

Elas podem ser feitas com diversos acabamentos. Mas, os principais são: pedras, madeiras ou inox. A construção desse tipo de lareira é mais complexa e, por conta disso, elas não são muito comuns no Brasil. Além disso, elas também produzem bastante fuligem, tornando a sua manutenção um pouco mais complicada do que outros modelos disponíveis. 

Lareira elétrica

Já as lareiras elétricas são mais comuns no Brasil. Elas não exigem nenhuma construção especial e são ligadas ao sistema elétrico das casas. Por outro lado, não possuem chamas de verdade e para acendê-las basta ligar o botão. 

Mas, no geral, elas cumprem com eficiência o papel de esquentar o ambiente e mantê-lo com temperatura agradável em dias mais frios. 

Lareira a gás

Esse é um modelo muito parecido com a lareira elétrica, mas o seu funcionamento também é ligado a um sistema a gás. 

No geral, esse modelo precisa somente de uma tubulação de cobre, um registro, do dispositivo de segurança e, claro, do ponto de gás. Seu funcionamento não gera fuligem e costuma ser bastante prático. 

Lareira virtual 

Apesar de também aquecerem o ambiente, esse tipo de lareira também é mais usada para decoração. Já que, basicamente, uma vez que a estrutura está montada, pode assumir a forma de diferentes tipos de imagens de chamas. 

É o modelo ideal para quem não deseja se preocupar com manutenção de nenhum tipo. 

lareira-virtual

Como você viu, existem diversos tipos de lareira que contribuem para quase todos os estilos de ambiente. Entretanto, se você quiser algo mais voltado para a tradicional lareira que vimos principalmente em filmes, fique com a gente porque a gora vamos falar das lareiras ecológicas voltadas ao estilo rústico.

Decoração rústica: o estilo ideal para sua lareira

Apesar de ser muito versátil, a maioria dos modelos de madeiras combinam especificamente com o estilo de decoração rústico. Você sabe os detalhes sobre esse estilo? 

lareira-ecologica

A decoração rústica vai além dessa designação. Nesse estilo, os móveis e os itens contam com um aspecto áspero e desgastado, além de acabamentos intencionalmente imperfeitos.

O estilo rústico está intimamente ligado ao contato com a natureza e, por isso, tem como principais características a simplicidade de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Entretanto, a decoração rústica não está presente apenas em casas do interior e de áreas rurais. Com móveis e objetos que podem ser inseridos em cômodos que remetem tanto ao antigo quanto ao moderno, o estilo rústico está presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos. 

O pressuposto da decoração rústica, conforme mencionado acima, é a proximidade com os elementos naturais. Assim, é possível afirmar que tanto os móveis quanto os objetos desse estilo seguem uma aparência menos comercializada, ou seja, que está mais próxima do que é encontrado na natureza.

Quando a decoração rústica é o foco do morador, não é possível se esquecer dos móveis de madeira. Isso porque o material é um dos principais desse estilo decorativo, já que remete ao campo e à simplicidade, ao mesmo tempo que é elegante e confortável.

Os objetos artesanais são uma marca registrada da decoração rústica, uma vez que estão inseridos nas casas de campo e, nesses casos, muitas vezes são produzidos pelos próprios moradores. 

Caso você não tenha habilidades artísticas, não precisa se preocupar. Isso porque esses objetos são facilmente encontrados atualmente. É possível comprá-los de artesãos autônomos ou até mesmo em lojas especializadas, principalmente localizadas em cidades históricas. Além de conferir mais personalidade e vida ao ambiente. 

lareira-ecologica

Quer saber mais sobre decoração rústica e como aplicá-la nos cômodos de sua casa? Leia o artigo completo no Blog da Arbo sobre o assunto. Com certeza você vai descobrir os segredos da decoração rústica e a melhor forma de utilizá-la. Acesse!

O que achou deste conteúdo?

E aí, esse conteúdo foi proveitoso para você? Se sim, deixe nos comentários quais estilo de lareira te interessou mais. Você também pode deixar sugestões de conteúdos para o nosso Blog!

Visite o Blog da Arbo para ter acesso a mais conteúdos como esse. Lá você encontra artigos como Decoração para casa: tudo o que você precisa saber para transformar seu imóvel!

Postagens relacionadas

Decoração de casa pequena: como renovar os cômodos

Se você deseja conferir uma nova atmosfera aos cômodos de seu imóvel e está preocupado com o espaço, vai aprender nesse texto dicas de decoração de casa pequena Está de mudança para um novo imóvel ou pensa em renovar a atmosfera dos cômodos? Ao contrário do que muitos pensam, essa não precisa ser uma tarefa […]

checklist de vistoria

Checklist de vistoria: saiba o que verificar!

O checklist de vistoria é um instrumento indispensável nas negociações de aluguel e venda de imóveis. Veja tudo que deve ser verificado na hora da entrega.  Quando um inquilino decide sair de um imóvel alugado, um de seus deveres legais é entregar o local nas mesmas condições em que o recebeu. Para garantir que isso […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *