16 de maio de 2022

Quais as vantagens de adquirir uma casa decorada?

Vai comprar um imóvel e tem dúvidas sobre a mobília? Então chegou o momento de descobrir se negociar uma casa decorada é vantajoso

Comprar ou alugar um imóvel é um grande passo na vida dos brasileiros. Esse momento é aguardado por muitos e é visto como um verdadeiro sonho. Nesse caso, o indivíduo precisa tomar muitas decisões, como: é melhor comprar ou alugar? Preciso de uma casa ou de um apartamento? Imóvel mobiliado ou não? Nesse último ponto, é necessário que o morador saiba que existe a possibilidade de comprar ou de alugar uma casa decorada.

Como as pessoas possuem perfis e necessidades diferentes, não é possível indicar uma resposta única e correta para cada uma das perguntas apontadas acima. Desse modo, uma casa decorada pode ser uma excelente opção para alguns moradores, enquanto não se mostra benéfica para outros.

Nesse texto, você vai aprender como escolher entre compra ou locação, bem como se deve investir em uma casa ou em um apartamento. Caso prefira a primeira opção, poderá conferir as vantagens e as desvantagens de negociar uma casa decorada.

Comprar ou alugar?

O momento de comprar ou de alugar um imóvel é recheado de dúvidas. Isso porque algumas pessoas podem ser beneficiadas pela compra, enquanto outras contam com mais vantagens com a locação e essa decisão não é algo simples.

Antes de fazer a escolha entre comprar ou alugar um imóvel, como uma casa decorada, o morador precisa considerar inúmeros fatores, como: a condição financeira, os planos futuros, o número de pessoas que irão morar no imóvel, entre outros.

casa-decorada

O aluguel, ao contrário do que muitos pensam, não é visto como uma ação de “jogar dinheiro fora”. Isso porque locar um imóvel pode ser a decisão correta para alguns moradores em específico, como:

  • Pessoas que não possuem recursos financeiros para dar entrada em um imóvel;
  • Pessoas que não desejam se comprometer com o pagamento de um financiamento imobiliário;
  • Pessoas que possuem planos incertos sobre a família (como o número de filhos que terá, por exemplo);
  • Pessoas que vão morar temporariamente no imóvel;
  • Pessoas que têm planos de mudar de cidade, de estado e até mesmo de país.

Essa opção é benéfica, também, porque o morador não precisa arcar com a manutenção do imóvel, uma vez que todas as reformas são de responsabilidade do proprietário.

Quem pretende comprar um imóvel precisa entender que a ação é um verdadeiro compromisso, especialmente quando se assume a responsabilidade do pagamento de um financiamento imobiliário junto a instituições financeiras, como bancos e fintechs.

Comprar um apartamento ou uma casa decorada se mostra vantajoso em muitos aspectos, mas, antes de tomar a decisão, o indivíduo precisa analisar suas finanças e verificar se pode se comprometer com a dívida. Além disso, é necessário ter uma espécie de fundo de reserva, caso enfrente algum incidente ou problema.

Caso a situação financeira esteja favorável à compra, verifique quais são as vantagens da negociação:

  • Um imóvel próprio é seu patrimônio;
  • Há liberdade para realizar reformas e manutenções;
  • O imóvel comprado pode ser usado como um meio de renda para o proprietário, seja por meio da revenda, da locação ou de outras formas.

Por fim, pode-se dizer que alugar um imóvel é uma boa alternativa para pessoas que não possuem recursos financeiros suficientes para a compra, bem como para indivíduos que pretendem se mudar em breve. Já a compra é indicada para moradores que possuem uma vida financeira e profissional estável e que, de preferência, possuam uma fonte de renda estável.

Casa ou apartamento?

Assim como no tópico anterior, a escolha de comprar ou de alugar uma casa ou apartamento vai depender do perfil e das necessidades de cada morador. Ambas as moradias apresentam vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelo comprador ou pelo locatário.

Para que você tome a decisão correta, precisa conhecer as especificidades de uma casa e de um apartamento. De maneira geral, as casas são indicadas para pessoas que desejam ter mais liberdade. Isso porque os apartamentos oferecem muitas restrições nesse sentido, especialmente devido à proximidade com os vizinhos e à existência das regras do condomínio.

Além disso, ter uma casa pode ser interessante para moradores que não abrem mão de um intenso contato com a natureza. Com a existência de um quintal, por exemplo, o indivíduo pode criar tanto plantas quanto animais.

Já os apartamentos estão direcionados às pessoas que querem uma vida prática. Isso porque, em condomínios, as áreas de lazer e de convivência permitem que o morador tenha inúmeros espaços e até mesmo serviços à sua disposição.

casa-decorada

Ademais, são ótimas opções para moradores que não abrem mão da segurança. Esse ponto é, inclusive, um dos principais diferenciais entre uma casa e um apartamento. Se o indivíduo não se importa com espaços externos próprios, como um quintal, e prefere criar plantas e animais de pequeno porte, o apartamento também se mostra uma boa opção.

Não se esqueça de avaliar todos os aspectos da moradia escolhida, seja ela casa ou apartamento. Verifique a localização, a distância entre a casa ou o apartamento e seu local de trabalho, a infraestrutura do bairro, entre outros.

Se você ainda tem dúvidas sobre essa questão, assista ao vídeo Casa ou apartamento? | Vantagens e desvantagens, publicado no canal Letícia Fernanda no YouTube. No material, a youtuber conta sua experiência de se mudar de uma casa para um apartamento de 48 metros quadrados. Veja:

Vantagens de investir em uma casa decorada

Agora que você já sabe escolher entre compra ou locação e entre uma casa ou um apartamento, precisa conhecer as vantagens e as desvantagens de negociar um imóvel mobiliado. Nesse caso, você irá conhecer os principais aspectos relacionados à uma casa decorada.

Mais praticidade

Comprar ou alugar uma casa decorada é, sem dúvidas, uma opção extremamente prática. Isso porque você não precisa se preocupar com a aquisição de móveis e de objetos de decoração, uma vez que o espaço já foi previamente preparado para te receber.

Nesse ponto, você deve considerar que mobiliar e decorar uma casa não demanda apenas recursos financeiros, mas também disponibilidade de tempo, uma vez que é necessário escolher e avaliar os itens antes de comprá-los.

Essa praticidade é refletida, também, em mais facilidade no transporte da mudança. Como o imóvel já está mobiliado, você não precisa transferir seus móveis para o apartamento ou para a casa decorada. Nesse caso, será necessário levar apenas seus pertences pessoais, como roupas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

Mais economia

Ao contrário do que muitos pensam, comprar ou alugar uma casa decorada pode ser uma opção bastante econômica. Isso ocorre porque, além de não ser necessário investir em móveis e em objetos de decoração novos, o morador irá, com certeza, economizar com o processo de mudança.

Além disso, a maioria dos imóveis mobiliados passou por um processo de decoração projetado por um profissional, como um arquiteto ou um designer de interiores. Com isso, o morador pode contar com um espaço funcional, confortável e, é claro, com uma estética agradável.

A casa decorada está pronta para morar

Por fim, uma casa decorada se mostra benéfica porque já está pronta para morar. Isso significa que, ao finalizar a negociação do imóvel, o morador já pode se mudar. 

No caso de imóveis sem mobília, esse processo pode demorar, já que, muitas vezes, o indivíduo não possui todos os móveis necessários para garantir sua qualidade de vida.

Desvantagens de investir em uma casa decorada

Contudo, antes de optar por comprar ou por alugar uma casa decorada, você precisa conhecer e considerar as desvantagens dessa opção.

Valor do imóvel

Apesar de a casa decorada ser uma boa alternativa para a economia no momento da mudança, um imóvel mobiliado possui um custo maior. 

Contudo, para avaliar essa questão, o morador precisa considerar a relação de custo-benefício entre o valor e a qualidade dos móveis e dos objetos que compõem a decoração. 

Impossibilidade de personalização

Ao comprar uma casa decorada, você não pode imprimir seu estilo e sua personalidade na decoração. Isso porque os imóveis e os objetos decorativos já estão posicionados e as possibilidades de mudança são restritas.

Na maioria dos imóveis mobiliados, os proprietários optam por decorações consideradas mais genéricas, para que o estilo se adeque a uma quantidade maior de pessoas. 

Nesse caso, entretanto, você pode conferir sua personalidade ao espaço com pequenas alterações, como a inserção de plantas, de vasos decorativos e de outros itens.

Mobília e objetos já usados

A compra ou a locação de uma casa mobiliada é mais vantajosa quando o morador é o primeiro a ocupar o imóvel. No entanto, caso outras pessoas já tenham morado no local, é possível que a mobília e os objetos apresentem defeitos e deteriorações devido ao uso e ao tempo.

Para que problemas futuros não ocorram, a dica é realizar uma boa vistoria em todos os itens antes de fechar a negociação da casa decorada.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe as vantagens e as desvantagens de comprar ou de alugar uma casa mobiliada, o Blog da Arbo quer saber: você acha que a opção é benéfica para sua situação? Não se esqueça de comentar na caixa abaixo, também, sua opinião sobre o conteúdo e possíveis sugestões, críticas, dúvidas e elogios.

Para conferir mais artigos como esse, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre mudança, como dicas para escolher as embalagens corretas; sobre o mercado imobiliário, como as vantagens de investir em imóveis e, é claro, sobre decoração. Clique aqui para saber tudo sobre esse tópico.

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E, para encontrar o imóvel ideal, acesse o Portal da Arbo. Lá você encontra milhares de opções de casas e de apartamentos em centenas de cidades do Brasil.

Postagens relacionadas

Estatuetas decorativas: veja como usá-las

Objetos de decoração são ótimas alternativas para renovar o imóvel. Nesse artigo você confere dicas e inspirações de como inserir as estatuetas decorativas nos cômodos A decoração de um imóvel é um aspecto extremamente importante. Isso porque, além de conferir uma boa estética aos ambientes, é capaz de proporcionar funcionalidade aos moradores da casa ou […]

Como a automação residencial pode mudar sua casa

A tecnologia é uma realidade em grandes empresas, mas também dentro de casa. A automação residencial já faz parte do cotidiano e pode facilitar sua rotina A praticidade é uma das características mais buscadas pelos indivíduos em um imóvel atualmente. Móveis funcionais, cômodos com áreas modestas e objetos decorativos fáceis de posicionar são apenas alguns […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *