29 de março de 2024

Saiba como escolher cortinas para sala de jantar

cortinas-para-sala-de-jantar

Está procurando por cortinas para sala de jantar? Nesse texto você confere os modelos mais usados. 

As cortinas para sala de jantar podem fazer verdadeiros milagres quando o assunto é decoração. Além de acrescentar muito ao visual do ambiente, esse item cumpre papéis essenciais, como controlar a luminosidade e proteger a integridade de móveis ou plantas, por exemplo. Especificamente na sala de jantar, essa importância aumenta ainda mais, já que o ambiente necessita ainda mais de conforto e comodidade para as horas de refeição e reuniões em família. 

Atualmente, existem diversos tipos de cortinas para quem deseja contar com esse item em sua casa. São diferentes modelos, cores, texturas e tamanhos para você escolher o que melhor se adapta ao seu ambiente. Se você está em busca de cortinas para sala de jantar, mas ainda tem algumas dúvidas, confira nesse texto tudo sobre o assunto. 

Cortinas para sala de jantar: como escolher a ideal? 

cortinas-para-sala-de-jantar

Justamente por todos os motivos que já citamos acima, as cortinas para sala de jantar devem ser escolhidas com cautela e com algum tipo de planejamento. Isso porque, é claro, o modelo escolhido deve estar de acordo com o estilo de decoração do ambiente. 

Confira abaixo alguns itens e características para você ficar de olho antes de fazer sua escolha. 

Preste atenção ao tamanho da cortina

O primeiro passo para escolher a cortina para sala de jantar (e, na verdade, para qualquer tipo de ambiente) é definir qual a medida ideal. Para escolher com exatidão, será necessário ter em mãos as medidas dos ambientes. Então, caso ainda não tenha, comece medindo a altura e a largura do local que você pensou em instalar a cortina. 

Apesar de não ter exatamente uma regra para o tamanho da cortina, a indicação é optar por cortinas mais longas para esse tipo de ambiente, ou seja, aquelas que vão do chão até o teto. Essa característica dá um toque mais elegante ao ambiente, contribuindo para uma melhor manipulação de controle de luz. 

Contudo, claro, caso o local que você queira instalar as cortinas seja embaixo de um móvel, por exemplo, você pode optar por modelos mais curtos.  

Deixe as cortinas curtas somente se houver algum móvel abaixo da janela que impeça o uso de um modelo longo.

Já quanto à largura, o mais correto é deixar uma espaço de, no mínimo, 20 centímetros para cada lado da janela. Essa medida também é feita para que você tenha um maior controle da luminosidade do ambiente. 

Escolha o modelo a partir da função da cortina 

Essa é uma dica que pode até parecer óbvia, mas muitas pessoas cometem erros nessa hora. Após ter as medidas em mãos, é hora de você escolher qual o modelo ideal de cortina para sua sala de jantar.  Nesse momento, a principal questão que você deve ter em mente é: qual a principal funcionalidade da cortina nesse ambiente?

Esse questionamento é válido, já que, como explicamos acima, a cortina pode ter diversas funções. Por exemplo, se for apenas uma questão de decoração, suas prioridades devem estar voltadas para a cor, para os materiais e para os elementos do tecido. Entretanto, caso a função principal da sua cortina seja bloquear a luz, é necessário ficar atento à grossura do material, à largura e ao tamanho escolhido. 

Claro que o ideal é aliar os elementos para que tudo seja funcional em seu ambiente. Contudo, como nem sempre é possível deixar tudo 100%, às vezes você irá precisar priorizar algumas características em detrimento de outras. 

Escolha o tecido certo 

Existem diversos tipos de tecidos que uma cortina pode ser confeccionada. Por isso, você deve ter cuidado para não errar na escolha para sua sala de jantar. Essa dica é complementar à dica que demos acima. No entanto, nesse item, podemos falar com um pouco mais de especificidade. 

Em geral, usamos mais tecidos sintéticos para salas de jantar. Já que, na maioria das vezes, a higienização é feita em casa. Esse tipo de tecido proporciona uma limpeza facilitada, além de uma durabilidade maior. É importante ressaltar que tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas para não estragarem. 

Outra dica que pode ser importante para você pensar é em relação ao tom da sua cortina. Como, na maioria das vezes, as cortinas recebem luz direta do Sol, é preferível escolher tons mais claros, uma vez que a incidência direta da  luz solar tende a desbotar os tons mais escuros com o passar do tempo. 

Evite fazer a instalação sozinho 

A instalação de uma cortina pode ser simples para algumas pessoas. Contudo, esse é o tipo de tarefa que, caso dê errado, oferece alguns riscos para os moradores da casa, além da possibilidade de estragar algumas estrutura da parede da sua sala de jantar. 

Por isso, caso você não tenha conhecimento algum sobre o assunto, o ideal é que conte com a ajuda de um profissional para te ajudar a instalar a cortina em sua sala de jantar. Lembre-se: economizar nessa hora pode te fazer gastar mais dinheiro no futuro. 

cortinas-para-sala-de-jantar

Cortinas para sala de jantar: qual suporte escolher?

Além das características mencionadas acima, existem basicamente dois tipos de suporte de cortinas para sala de jantar para você escolher: trilha ou varão. 

Para os varões, o procedimento de instalação costuma ser mais simples, além de serem mais práticos para o dia a dia. Isso porque o suporte de varão torna a tarefa de retirar a cortina para fazer uma limpeza mais simples. 

Esse tipo de suporte também tem a vantagem de ser mais fácil para mudar de local, caso seja o seu desejo um dia. Os varões costumam ser feitos de madeira ou plástico.

Como explicamos acima, recomendamos sempre que faça a instalação com a ajuda de um profissional. 

Contudo, caso queira tentar, antes de colocar a mão na massa, assista a esse vídeo abaixo do canal Casa de Verdade. Nele, você aprende todos os passos para instalar um varão de cortina da maneira correta. 

Repare que, para executar o serviço corretamente, são necessários alguns materiais. Certifique-se de que você tenha todos eles antes de começar. 

Já o suporte de trilha oferece muitas alternativas de instalação. Eles podem ser únicos, duplos ou triplos. E funciona mais ou menos dessa forma: quanto mais trilhos tiver, mais a movimentação da cortina será suave. Esse modelo de suporte, porém, traz a dificuldade de remoção da cortina, uma vez que exige ferramentas para executar a tarefa. Por conta dessa característica, inclusive, o suporte de trilha costuma ser preterido em residências. 

Mais dicas para a sua sala de jantar

Se você está em busca de mais dicas para a sua sala de jantar, saiba que pode encontrar muitos textos sobre o assunto no Blog da Arbo. 

Entre eles, podemos citar: 

7 ideias de decoração de sala de jantar

Se você deseja ter um bom ambiente para se reunir com a família e com os amigos para um almoço ou para um jantar memorável, pode se dedicar à decoração da sala de jantar. Para isso, o Blog da Arbo vai te mostrar sete ideias que podem transformar o ambiente. 

Confira esse texto completo aqui.

Saiba como escolher quadros para sala de jantar

Esses itens decorativos são um verdadeiro sucesso nos lares do mundo inteiro. Isso porque são uma excelente opção para pessoas que desejam mudar a decoração de cômodos de forma rápida, prática e barata. Além disso, os quadros decorativos são “camaleões” quando o assunto é decoração, já que se adaptam com facilidade aos diferentes estilos e gostos.  

Confira esse texto completo aqui.

Saiba como escolher cadeiras para sala de jantar

Escolher as cadeiras para sala de jantar pode ser um processo complexo, já que os modelos são variados e você pode se sentir confuso no momento de decidir. No entanto, a escolha fica mais simples quando você segue algumas orientações.

Confira esse texto completo aqui.

Como escolher a mesa de jantar ideal para sala?

A função da mesa de jantar em uma casa foi ressignificada com o passar dos anos. Como já explicamos nesse texto, nos últimos tempos, houve uma espécie de resgate da mesa como sendo um lugar importante de encontro e de celebração dentro de um lar. 

Confira esse texto completo aqui.

Saiba como escolher luminárias para sala

Na hora de procurar uma luminária para sua casa, você pode encontrar opções dos mais variados tipos e tamanhos. Por isso, é bom já conhecer um pouco de cada para pensar qual pode ser a escolha mais adequada para a sua casa.

Confira esse texto completo aqui.

cortinas-para-sala-de-jantar

Gostou das nossas dicas para escolher cortinas para sala de jantar?

Como você chegou até aqui na leitura, já deve ter um bom embasamento para quando for escolher a cortina ideal para sala de jantar. Já pensou em algum modelo específico? Compartilhe suas preferências com a gente na caixa de comentários abaixo. Além disso, lembre-se de que você também pode usar o espaço para deixar suas críticas ou sugestões de conteúdo.

Veja, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar com diversas dúvidas do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de contas de energia elétrica, de água e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E não deixe de visitar também o Portal da Arbo, com diversas opções de casas e de apartamentos incríveis por todo o Brasil. Acesse agora mesmo e confira!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

fechadura-inteligente

Saiba por que investir em uma fechadura inteligente

Também chamada de fechadura digital, a fechadura inteligente funciona com uso de alta tecnologia, e traz mais segurança, estilo e facilita o dia de quem mora em casas e apartamentos. A fechadura inteligente também pode melhorar o funcionamento de portas dos mais diferentes tipos de ambientes, e evita transtornos com maçanetas quebradas ou emperradas. Além […]

banheiro de casal decoração

Banheiro de casal: saiba como decorá-lo

A decoração de um novo imóvel deve ser pensada para o conforto e para a comodidade dos moradores. Por isso, nesse texto você irá acompanhar dicas para deixar o banheiro de casal aconchegante e, claro, bem decorado Quando chega o tão sonhado período da vida a dois, o casal compartilha tudo, inclusive o banheiro. Principalmente […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *