26 de abril de 2024

Decoração coastal: saiba tudo sobre esse estilo

decoração coastal

Essa é para quem quer deixar o lar com aquele clima de casa de praia. Veja o que é e como aplicar a decoração coastal em seu lar.

Quem gosta de viajar para a praia e sentir a leveza daquele cenário adoraria levar essa sensação para todos os lugares. A decoração coastal tenta colocar um pouquinho desse frescor dentro da sua casa e é uma excelente opção para quem quer deixar o lar mais arejado e confortável.

Neste post do Blog da Arbo, vamos falar sobre o que você precisa para aplicar esse estilo decorativo. Você verá os conceitos básicos por trás da decoração coastal e uma série de dicas para se planejar antes de transformar o visual dos ambientes. Confira!

O que é decoração coastal

A decoração coastal, também conhecida como decoração praiana, puxa sua inspiração de elementos que remetem às regiões litorâneas. Contudo, é importante não confundi-la com a decoração tropical, que usa muito mais as cores, ou com a decoração mediterrânea, que usa e abusa de tons terrosos.

O estilo coastal trabalha muito com a iluminação e a ventilação do ambiente. Por isso, as decorações coastais utilizam muito as cores mais claras e buscam a sensação de amplitude nos espaços. 

Os demais elementos da decoração, ao contrário do que se possa imaginar, não precisam remeter ao mar. Basta que eles passem a impressão de leveza e simplicidade. Por isso, você não precisa estar em uma casa de praia para levar essa vibe para o seu lar.

Princípios da decoração coastal

Agora, vamos nos aprofundar nos conceitos básicos que sustentam a decoração coastal. Veja as ideias básicas que você deve ter em mente ao planejar a composição visual desse estilo:

Muita luz

Decoração coastal: saiba tudo sobre esse estilo

Geralmente, uma casa com decoração coastal tem janelas bem amplas, portas de vidro e alguns pontos com telhado translúcido ou transparente. Caso não tenha essas opções, o negócio é caprichar na luz artificial, distribuindo algumas luminárias em pontos estratégicos. Embora o estilo coastal não seja marcado pela presença de espelhos, eles também ajudam a refletir a luz que vem de fora e clarear os cômodos.

Tecidos leves

Para dar a sensação de leveza, utilize cortinas feitas de tecidos bem leves, que deixam a luz entrar e se movimentam com o vento. No caso dos tapetes, prefira materiais como algodão, linho e fibras. 

Estampas com temas náuticos também são bem-vindas, desde que não deixem o visual muito carregado e sejam aplicados apenas pontualmente, em almofadas e outros itens menores. 

Cores pasteis

O branco é a cor predominante no estilo coastal, afinal, ela contribui para a claridade e a sensação de amplitude, além de transmitir a percepção de pureza e simplicidade. Outras cores são aplicadas como complementos, mas é recomendável sempre optar pelos tons pastéis.

Cores como bege e creme lembram a areia das praias e um azul bem claro remete ao céu e ao mar. Outros tons claros que se dão bem na decoração coastal são verde e rosa. 

Materiais orgânicos

Palha, juta e outras matérias orgânicas funcionam muito bem para um visual coastal. Isso vale tanto para tapetes quanto para alguns móveis, como as cadeiras. A decoração com cordas também complementa esse estilo, adicionando mais toques naturais ao ambiente. 

Quanto aos objetos de madeira, eles são bem vindos em cores claras e visual desgastado ou desbotado. As madeiras escuras podem até ocupar algum espaço, mas apenas em acessórios pequenos e bem específicos.  

Ambientes amplos

O visual coastal requer cômodos bem abertos e livres para a passagem do ar. Isso favorece ambientes integrados, onde não há paredes dividindo a sala e a cozinha, por exemplo. Para quem vai aplicar esse estilo em residências pequenas, a opção é dar preferência a móveis menores e não abusar nos objetos decorativos.

Móveis casuais

Decoração coastal: saiba tudo sobre esse estilo

Por falar em móveis, como a proposta da decoração coastal é dar uma sensação próxima do que seria estar ao ar livre, escolha elementos que cairiam muito bem em uma varanda, por exemplo. As mesas de madeira atendem muito bem a esse propósito.

Itens decorativos

Se você gosta bastante de viajar e, principalmente, de ir com frequência à praia, pode trazer um pouquinho do clima gostoso do litoral adicionando acessórios decorativos que remetem a esses locais. Quadros com temas marítimos, conchas, redes de pesca, estrelas do mar e outros elementos desse tipo vão compor um cenário muito agradável. 

Como planejar a decoração da sua casa

Para caprichar na decoração da sua casa, é necessário se atentar a diversos aspectos que vão desde o planejamento do espaço até a escolha de cada item. Os detalhes fazem toda a diferença, por isso, este tópico traz um passo a passo para criar um visual único para seu lar.

Tire as medidas do cômodo

Antes de escolher os modelos dos móveis, as cores das paredes ou qualquer outro item de decoração coastal, você precisa ter a perfeita noção do espaço em que vai trabalhar. Por isso, pegue uma trena e faça a medição de todo o ambiente que pretende decorar. Anote a altura do pé-direito e o comprimento das paredes.

A mobília precisa ser proporcional ao tamanho do cômodo, por isso, é importante considerar também o tamanho e a posição das portas e das janelas. Enquanto estiver fazendo a medição, você já conseguirá imaginar algumas alternativas interessantes.

Escolha um estilo decorativo

A escolha dos móveis e de todos os demais elementos também será guiada pelo estilo decorativo que você mais gosta. Para resumir, o ideal é que o visual do seu lar seja a representação da sua identidade. 

Isso pode ser refletido por vários aspectos, como a paleta de cores, o posicionamento e o estilo dos móveis, os recursos de iluminação e a maneira como os cômodos são divididos.

Busque referências

O passo seguinte é buscar referências visuais para se inspirar. Hoje é muito fácil encontrar conteúdos com dicas de decoração e muitas imagens. Depois de identificar o estilo decorativo que mais agrada, é só procurar por informações sobre ele para entender como implementá-lo.

Vamos supor que você tenha se interessado pela decoração minimalista, que é ideal para quem quer praticidade e funcionalidade. É interessante saber que um de seus componentes essenciais é o uso de cores neutras, como o branco, o preto e o bege. Além disso, os móveis priorizam as linhas retas e a economia de espaço, valorizando ambientes pequenos. 

Faça esboços

Pensando na melhor maneira de posicionar a mobília, ter uma representação visual de como o cômodo ficará depois de pronto vai ajudar bastante. Felizmente, não é necessário ser um expert dos desenhos para fazer isso, já que hoje temos muitos apps que ajudam a fazer isso.

O MagicPlan, por exemplo, permite escanear plantas de casas que já existem com o seu celular, incluir virtualmente diversos elementos e até estimar custos de eventuais obras. Já o Houzz é um app que possibilita criar a planta e procurar móveis e objetos decorativos.

Estabeleça um orçamento

A próxima etapa é estabelecer um orçamento, ou seja, procurar lojas especializadas e pesquisar o custo dos elementos que você gostaria de utilizar na sua decoração de interiores. Obviamente, você vai encontrar uma infinidade de possibilidades com preços e padrões de qualidade distintos. 

Portanto, sua tarefa é definir prioridades: quais itens demandam um investimento maior? Será que algum elemento pode ser deixado de lado para viabilizar outro? É o momento de filtrar o que vale mais a pena e, claro, o que cabe no seu bolso.

Reaproveite o que tem em casa

Reutilizar móveis e itens de decoração que você já tem é uma excelente maneira de reduzir custos. Pode ser que vários elementos se encaixem perfeitamente no estilo coastal e só precisem de um ou outro ajuste. Além disso, por que não dar um toque personalizado com algo feito por conta própria?

Seguindo essas dicas, você conseguirá excelentes resultados ao implementar a decoração coastal na sua casa. Para conferir mais conteúdos desse tipo, basta se inscrever na nossa newsletter gratuita. Você vai receber a cada semana uma série de conteúdos exclusivos do Blog da Arbo sobre seus temas favoritos. É só preencher o formulário abaixo. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

calcular aluguel

Tudo o que você precisa saber para calcular aluguel

Você está precisando de ajuda para calcular aluguel? Então confira aqui as principais dicas para não errar nesse momento Se você aluga ou já alugou uma casa ou apartamento, conhece muito bem o momento de vencimento do contrato e o reajuste do valor do aluguel. Ainda assim, se você estiver do lado do locatário ou […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *