28 de maio de 2022

Morar com amigos vale a pena?

morar-com-amigos

Confira as vantagens e desvantagens de sair de casa para morar com amigos. 

Quase todas as pessoas já pensaram como seria sair da casa dos pais para morar com amigos, não é? E a primeira palavra que costuma vir na cabeça das pessoas quando pensam nisso é diversão. Mas, como tudo na vida, morar com os amigos nem sempre é alegria. 

Se você conversar com qualquer pessoa que já viveu essa experiência vai saber que dividir o lar com um grupo de amigos pode sim ter as suas desvantagens também.

Neste texto do Blog da Arbo, vamos te mostrar algumas vantagens e desvantagens de morar com amigos. Para que, dessa forma, você possa escolher se essa modalidade é ou não uma boa para o seu estilo de vida. Vamos lá? 

Vantagens de morar com amigos

morar com amigos

Para começar, vamos falar um pouco sobre as principais vantagens de morar com amigos. Confira abaixo. 

Companhia a todo o momento 

Morar com amigos é, sem dúvida, uma grande alegria neste quesito. Você quase sempre terá alguém por perto para compartilhar bons momentos, risadas e dificuldades.

Caso tenha algum problema durante o período, poderá contar com a proximidade de pessoas queridas para te ajudar a superá-lo. O mesmo em relação a casa. Caso apresente algum problema maior, você não estará sozinho. Os seus amigos e companheiros de casa estarão ao seu lado para superar esse desafio. 

Divisão de despesas 

Outra grande vantagem de morar com amigos é em relação às despesas. Quase sempre, tudo é dividido pelo número de pessoas que estão na casa. Então, supondo que você esteja dividindo o apartamento com três amigos, o valor do aluguel, condomínio, luz, internet e água será dividido por três. O que pode ser uma grande facilidade para o seu orçamento mensal. 

Mais dinheiro no fim do mês 

Ainda em relação à questão monetária, morar com amigos vai te possibilitar ter mais dinheiro no fim do mês. Uma vez que as despesas são divididas, você pode usar esse dinheiro que sobra para o seu lazer, prática de esportes, segurança ou educação. É uma excelente maneira de sair da casa dos pais e, mesmo assim, economizar o seu dinheiro. 

Grandes aprendizados

Pode parecer um tópico subjetivo, mas não é. Essa pode ser uma fase única de aprendizado em sua vida. Uma vez que, muito provavelmente, essa é a primeira vez que irá sair da casa dos seus pais. 

Passar por esse processo de amadurecimento da vida ao lado de amigo, terá um gosto especial que você nunca irá esquecer. É um momento de aprender a economizar, organizar, cuidar dos seus bens, se divertir e trabalhar. 

Desvantagens de morar com amigos

Agora, vamos para o outro lado da moeda. Quais serão as desvantagens de morar com amigos? Continue lendo esse artigo e descubra.

Pouca privacidade

Uma vez que você vai morar com mais pessoas, não terá plena privacidade. Esse cenário fica ainda mais prejudicado caso você precise dividir o dormitório com algum amigo. 

Nesse caso, é importante que você saiba estabelecer limites – além de respeitar os limites impostos pelos demais moradores. É necessário que a privacidade seja um dos assuntos entre vocês, para que todos estejam cientes da relevância do tema.

Apesar de ser importante, essa questão demanda bom senso dos moradores. Como todo o espaço é compartilhado, não adianta querer privacidade total, pois será impossível. Dessa forma, é necessário que você esteja preparado para aprender a compartilhar alguns momentos de sua vida.

Desorganização e desordem

Morar com outras pessoas pode trazer alguns problemas quanto o assunto é organização. Isso porque cada pessoa foi criada de uma maneira e é possível que alguns não se importem muito com a limpeza e a ordem da casa ou do apartamento.

Nesse caso, é essencial que você se reúna com todos os moradores e explique que a boa convivência depende da organização do espaço. Por isso, é importante dividir as tarefas de limpeza da casa e verificar se todos estão contribuindo.

Visitas indesejadas

Por fim, você deve considerar que, por morar com outras pessoas, vai precisar lidar, em algum momento, com visitas indesejadas. 

É possível que você, por exemplo, não goste da namorada de seu colega de apartamento e, mesmo assim, precise lidar com sua presença, uma vez que o outro estudante também contribui com as despesas do imóvel.

Quer saber o relato de alguém que divide apartamento com um amigo? Confira esse vídeo do canal da Lela Brandão. Nele, ela comenta, junto com uma amiga do apartamento dela, como foi a experiência das duas no mesmo apartamento. 

Passo a passo: como se organizar para mudar de cidade? 

morar com amigos

Já citamos nesse texto que a organização e o planejamento são as chaves para o sucesso quando o assunto é mudar de cidade. E essa dica depende do objetivo da sua mudança. No entanto, claro que, para quem vai mudar por conta da universidade, existem algumas dicas mais específicas para ficar de olho.

Vamos às dicas: 

Antes de tudo, pesquise muito

Sua mudança começa muito antes do que você imagina. Por exemplo, na hora da inscrição do vestibular, já pense bem em quais instituições você quer tentar uma vaga. De preferência, faça, já neste momento, pesquisas em relação à localidade dessas universidades. Saiba como é o campus, onde você vai estudar e como é a vida naquela cidade. 

Muitas pessoas pulam essa fase e costumam se inscrever apenas nas universidades que são mais prestigiadas, mas o Brasil é muito grande e tem muitas oportunidades para você realizar os seus estudos. 

Então, se você tem uma cidade dos sonhos, confira se o município tem uma universidade de qualidade e tente sua vaga. Vale a pena conferir tudo com calma para não se arrepender da escolha. Afinal, será nessa cidade que você vai morar, no mínimo, pelos próximos quatro anos. 

Após a aprovação, faça uma visita a cidade

Depois da aprovação, a primeira providência que você deve ter é de comprar uma passagem e ir visitar sua nova cidade. Esse é o momento de verificar cada detalhe a respeito da vida no novo município.

Claro que é muito provável que você já tenha ido visitar a cidade algumas vezes. Entretanto, dessa vez, seu olhar e suas prioridades devem ser outros. 

Lembre-se: em uma mudança desse tamanho, não ter certeza é um tanto arriscado. Já que, se as suas expectativas no seu novo lar não forem atingidas, a frustração pode ser muito grande. Por isso, nunca pule essa etapa. 

Um bom planejamento financeiro vai te salvar 

Já durante a visita a sua nova cidade, é importante você dar uma atenção especial à sua condição financeira. Claro que, como todo o processo de mudança, mudar de cidade para fazer universidade envolve muitos gastos, desde a matrícula até o aluguel da casa. 

Por isso, é fundamental que você olhe para a sua situação financeira ou de quem for te ajudar nesta e planeje tudo com calma. Veja quanto é o custo de vida na cidade, quais são os bairros que têm melhores custo-benefícios e quanto vai ser sua renda mensal. 

Quer saber como fazer um bom planejamento financeiro mesmo não tendo uma renda muito alta? Então confira esse vídeo do canal Me poupe!. Nele, você aprende como planejar a sua vida financeira com pouco dinheiro. É o método N.A., desenvolvido pela própria apresentadora do canal. 

Escolha o imóvel ideal para mudar de cidade

morar com amigos

Um estudante tem algumas necessidades específicas. E, por isso, é essencial que você, na hora de buscar um imóvel, tenha em mente exatamente quais serão as suas nesta etapa da sua vida. 

Acertar na escolha do imóvel é fundamental para você manter a qualidade de vida na cidade nova. Afinal, se sentir no lar é um requisito básico para o nosso bem-estar. E uma mudança de município muitas vezes envolve ficar longe da família, dos amigos e da vida que você está acostumado. Assim, seu lar deve ser seu refúgio maior. 

Planeje a mudança com antecedência 

Você já deve ter ouvido falar que a pressa é inimiga da perfeição. E, quando o assunto é mudança de cidade, a pressa pode ser um fator extremamente prejudicial. Assim, o indicado é que o morador planeje tudo com o máximo de antecedência possível.

Mais uma vez é necessário anotar todos os detalhes do processo, como: a data e o horário da mudança, os objetos que serão levados e os objetos que serão doados, por exemplo, entre outros fatores.

Postagens relacionadas

Banheiro social: veja dicas para decorar o lavabo

O banheiro social é um cômodo importante tanto para os moradores quanto para os visitantes. Por isso, deve estar organizado e, é claro, bem decorado Se antes a decoração do banheiro social era algo pouco pensado pelos indivíduos, atualmente a situação é diferente. O cômodo é importante para o bem-estar dos moradores e dos convidados […]

segurança-do-quarto-do-bebe

O que saber para manter a segurança no quarto do bebê

Um dos melhores e mais esperados momentos durante a gravidez é, sem dúvidas, a montagem do quarto do bebê. Essa é uma das fases mais gostosas que os futuros papais irão vivenciar antes da chegada do pequeno. Ela engloba a escolha dos móveis, do enxoval, da decoração, da temática do ambiente e de inúmeros detalhes […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *