18 de outubro de 2021

Saiba como montar a decoração de hall de entrada

decoração de hall de entrada passo a passo

A decoração de hall de entrada é essencial para garantir o conforto e o aconchego dos moradores e dos visitantes de um imóvel. Neste texto você vai conferir dicas para estruturar um ambiente bonito e funcional

A entrada de uma moradia, sem dúvidas, é o principal cartão de visitas de uma residência, pois é o ambiente onde os visitantes têm o primeiro contato com o local. Por isso, é importante ter cuidado e uma atenção especial na hora de montar a decoração de hall de entrada.

Você concorda que não há nada melhor do que você chegar em casa e dar de cara com um cantinho convidativo, aconchegante e bonito? E que tudo isso causa uma ótima impressão e ainda promove uma sensação de bem-estar?

No entanto, por incrível que pareça, o hall de entrada é um ambiente da casa que, geralmente, fica por último quando o assunto é reforma. Primeiro vem o living, depois o quarto, a cozinha e até o banheiro, e esse local costuma ficar para depois. 

Pensando nisso, o Blog da Arbo separou ideias de diferentes estilos para você criar a decoração de hall de entrada de forma criativa e charmosa. Continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:

Contudo, afinal, o que é hall de entrada?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é hall de entrada. Esse espaço nada mais é do que o primeiro que as pessoas encontram ao entrar em uma residência. 

Agora, sabendo disso, é muito importante que o morador faça a decoração de hall de entrada com muita personalidade. É importante que esta combine com o restante da residência, para que, assim, haja harmonia no ambiente e para que os convidados se sintam bem nesse primeiro espaço.

Dicas para decorar o hall

Bom, agora que você já sabe o que é hall de entrada, confira as dicas para deixar esse espaço surpreende para sua família e para as visitas:

Funcional e com estilo

O hall é o lugar perfeito para guardar itens usados no seu dia a dia – pendurar casacos, chaves, guardar sapatos, bolsas e guarda-chuvas. No entanto, não se esqueça: elementos práticos também podem ter estilo. Os cestos de vime, por exemplo, são uma ótima escolha aqui.

decoração de hall de entrada aconchegante
A decoração de hall de entrada deve ser funcional e aconchegante

Use cores de alto astral na decoração de hall de entrada  

Um bom jeito de dar um up no seu hall de entrada é escolher uma cor vibrante para pintar as paredes. Se não quiser pintar tudo, pinte só meia parede. Aliás, essa técnica é uma tendência de decoração. 

Para dar altura, largura e estilo, crie contraste com as cores. Seja com paredes escuras e um teto pintado de branco, um vaso de dois tons ou, ainda, uma mesa de console, um contraste sutil que traz profundidade e dimensão.

Dê preferência a cores neutras e intensas, pois elas vão bem com tudo, são atemporais, elegantes e agradam a todos os gostos. Os tons terrosos, que são quentes, ou madeira – um elemento natural, por exemplo, dão maior sensação de conforto.

Aposte em molduras de metal

Imagine algumas molduras de metal pretas que apoiam prateleiras de madeira? Moderno não é mesmo?! 

Esse é um tipo de decoração de hall de entrada que permite brincar com formatos variados, onde as peças criam um delicado arranjo geométrico. O espaço pode ser aproveitado para apoiar livros, vasos e objetos queridos do proprietário ou das pessoas que moram na casa. 

Pintura na parede

Imagine receber suas visitas com uma explosão de cores? Uma pintura colorida na parede dialoga com o resto da decoração dos ambientes. E, para completar o espaço, um móvel de madeira que serve para dar apoio para calçados. O que acha?

Móvel para os calçados

Há quem prefira tirar os sapatos antes de entrar em casa e, também, quem costuma pedir aos convidados que façam o mesmo. Para isso, é preciso ter um cantinho montado especialmente logo no hall de entrada. Um móvel é capaz de deixar os sapatos bem organizados. 

Não se esqueça de colocar um banquinho para que os convidados possam se apoiar na hora de calçar e descalçar. 

decoração de hall de entrada cores claras
A decoração de hall de entrada pode ser valorizada por meio da escolha de cores claras e da iluminação natural

Acrescente luz na decoração de hall de entrada

Um pequeno lustre ou uma luz pendente ilumina uma entrada escura sem ocupar nenhum espaço. Enquanto isso, um pequeno abajur ou arandela conseguem fornecer luz ambiente suave para destacar ainda mais a passagem.

Espelho redondo + prateleira

Outro combo que costuma funcionar muito bem na decoração de hall de entrada é o espelho com prateleira embaixo. Isso porque é sempre bom dar uma olhadinha no visual antes de ir para a rua. E a prateleira é o lugar ideal para você deixar as chaves e a carteira e não se esquecer delas na hora de sair de casa.

Use papel de parede

Um papel de parede com um fundo claro e uma impressão divertida para causar mais impacto. Só porque o espaço é pequeno, isso não significa que você tenha que deixá-lo sem graça. 

Móveis de pallets

Se você é adepto do “faça você mesmo”, que tal criar um móvel de pallets para a decoração de hall de entrada? 

A dica é colocar as peças em posições variadas, pintar algumas com tinta branca ou de outro tom que harmonize com várias cores. 

O espaço pode servir de apoio para calçados e você ainda pode apostar em ganchos redondos para colocar na parede e usá-los para apoiar casacos e bolsas.

Coloque plantas

O visual urban jungle permite dar novos ares ao seu hall de entrada. Brinque com plantas de diversos tamanhos e de diferentes cores, que deixam o clima mais aconchegante. Um tapete e uma cadeira colorida também podem ajudar. 

decoração de hall de entrada vasos plantas
As plantas são itens que não podem ficar de fora da decoração de hall de entrada

Truques para apostar em halls pequenos…

Para dar amplitude aos pequenos halls, o ideal é usar espelhos de cristal, de bronze ou fumê, que estão em alta na decoração. 

Você pode tanto escolher por um hall de entrada com espelho grande, ocupando uma das paredes quanto investir em um hall de entrada com espelho menor sobre um aparador ou buffet.

Outro ponto importante na decoração de hall de entrada pequeno são as cores escolhidas para o ambiente. O mais legal é investir em uma cartela de cores claras e neutras como tons de bege, branco, cinza e pastéis, combinados com uma boa iluminação.

E lembre-se: se você for usar móveis para um hall de entrada pequeno, procure escolher um aparador ou mesmo um banco de madeira que seja mais estreito. Isso evita que o móvel atrapalhe a circulação pelo local.

… e em grandes

Se você tem a sorte de ter um hall de entrada grande em casa, aproveite ao máximo esse espaço para criar um cartão de visitas super personalizado. 

Halls grandes podem parecer frios e pouco convidativos, por isso, arrisque um lugar para acomodar bolsas e guarda-chuvas ou ainda uma ou duas poltronas, que ocupem o espaço em um estilo mais familiar.

O que não usar em uma decoração de hall de entrada 

Por ser um ambiente de passagem, cortinas, plantas enormes e tapetes volumosos podem atrapalhar a circulação de pessoas e ainda ‘pesar’ o ambiente. 

Objetos grandes ou com muita textura também podem prejudicar a passagem. O espaço deve ficar livre e com móveis úteis. A ideia é que cada cantinho da casa seja utilizado.

A decoração de hall de entrada em estilo vintage pode valorizar seu espaço

Aplique o estilo vintage

No passado, os objetos mais usados em halls eram assentos com telefone fixo ou penteadeiras. Contudo, hoje em dia, as peças-chave são aparadores, espelhos e cadeiras.  Isso não quer dizer, entretanto, que as peças mais ‘antiguinhas’ não possam ser usadas.

O vintage pode ser um coringa na hora de fazer decoração de hall de entrada. Para compor esse cantinho e um móvel com essa pegada, pense em adicionar uma penteadeira, pois o móvel, geralmente, tem altura padrão de mesa, e vem com espelho. 

Deixar um ponto de telefone nesse espaço também pode ser útil, já que a ideia é que o hall seja um local de apoio do lar.

Quer saber como decorar o hall de entrada de sua casa ou de seu apartamento? O vídeo 15 dicas para seu hall de entrada, publicado no canal Sinta-se Em Casa, no YouTube, pode te ajudar:

Gostou das dicas de decoração de hall de entrada ? Veja outras dicas como essas sobre décor, organização e muito mais aqui no Blog da Arbo!

Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos todas as semanas diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como-anunciar-imovel

Descubra como anunciar imóvel na internet

Você que está pensando em anunciar imóvel, deve saber que a melhor forma de fazer isso é na internet. Nós trouxemos dicas que podem te ajudar a anunciar com mais eficiência e qualidade.  Com a digitalização do mercado imobiliário, muita coisa mudou bruscamente nos últimos anos. A internet passou a ser o principal meio para […]

Como organizar as finanças antes de se mudar

Organizar as finanças é um dos passos mais importantes antes de realizar a mudança para uma casa ou para um apartamento novo. Por isso, saiba como se preparar financeiramente A mudança para um novo imóvel é um passo muito importante. Desse modo, é importante que, antes de tomar uma decisão, o morador se planeje e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *