18 de outubro de 2021

Arquitetura sustentável: o que é e como aplicar

arquitetura sustentável

A atenção ao meio ambiente é uma realidade cada vez mais presente no mundo do design de interiores. Conheça as características da arquitetura sustentável neste artigo

Cada vez mais, as ações sustentáveis ganham espaço quando o assunto é arquitetura. Isso porque, por conta de todos os problemas ambientais que o mundo enfrenta, a proteção da fauna e da flora são preocupações constantes de muitos grupos da nossa sociedade. Por conta disso, nos últimos anos, muitas soluções que visam diminuir os impactos das construções ao meio ambiente estão sendo criadas. Uma arquitetura sustentável tem as suas próprias características e regras e pode se adequar a muitos estilos diferentes de decoração. 

Para te mostrar mais detalhes sobre o assunto, preparamos esse texto no Blog da Arbo. 

Arquitetura sustentável: o que é? 

arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável, assim como todas as demais ações que tenham esse objetivo, pode ser definida como forma de pensar a construção e disposição de imóveis a partir de atitudes ecologicamente corretas. Desde os materiais que vão ser usados na construção até o planejamento de espaços que tenham por característica a economia de algum bem natural (como a água ou energia, por exemplo). Esse estilo de arquitetura tem o objetivo de promover, além de bem-estar e comodidade dos moradores do imóvel, uma boa relação entre seres humanos e meio ambiente.

Para que um imóvel seja considerado sustentável, é necessário seguir alguns princípios básicos, que são determinados por órgãos nacionais e por órgãos internacionais. O selo de ouro do Green Building Council é uma das certificações que atestam que uma casa é, de fato, sustentável.

Mas, claro, que toda atitude neste sentido vale a pena e colabora para a preservação do meio ambiente. Portanto, por mais que não seja possível adequar o seu lar para ser 100% sustentável, talvez você descubra algumas mudanças que vão te ajudar neste sentido. 

Vantagens de planejar um lar seguindo a arquitetura sustentável

Ter uma casa sustentável traz muitas vantagens não somente para o meio ambiente, mas também para os moradores do imóvel. Abaixo você confere algumas das principais razões para investir em um imóvel ecologicamente correto:

  • Conforto térmico;
  • Economia de energia elétrica;
  • Economia de água;
  • Materiais duráveis e de qualidade;
  • Arquitetura e decoração singulares.

As principais características da sustentabilidade na arquitetura

A arquitetura sustentável não é bem um estilo que siga características rígidas. Isso porque, basicamente, toda ação que tenha por objetivo preservar, mesmo que indiretamente, o meio ambiente, pode ser considerada sustentável. 

Mas, de uma forma mais geral, conseguimos sim pensar em algumas características que são mais comuns na arquitetura sustentável.  Abaixo, separamos alguns deles para você saber quais são eles. 

Uso de materiais ecologicamente corretos

Para construir uma casa, apartamento ou até mesmo um ponto comercial sustentável, é preciso utilizar materiais ecologicamente corretos que evitam o desperdício de recursos, como água, terra, areia e outros. 

Nos dias de hoje, existem muitos materiais que estão disponíveis para quem deseja contribuir com o meio ambiente. O mais famoso deles é o tijolo ecológico. Produzido pela mistura de cimento, água e terra, o tijolo sustentável não é cozido no forno e, por isso, não emite gases que poluem a atmosfera. Além disso, o material reduz o consumo de concreto e de argamassa, o que diminui o acúmulo de lixo e de entulho.

Mas existem outros materiais que também podem te ajudar no projeto de arquitetura sustentável. Alguns deles são:

  • Bambu;
  • Argamassa de argila;
  • Madeira plástica;
  • Telha ecológica.

Sistemas elétricos e hidráulicos que otimizam o uso de recursos

Esse talvez seja um dos recursos mais famosos da arquitetura sustentável. Afinal, foi graças ao seu desenvolvimento que foram criadas diversas formas diferentes de sistemas elétricos e hidráulicos, por exemplo. 

E se você pensa que é necessário investir muito dinheiro em uma casa sustentável, está enganado. Essa é uma realidade que tem mudado a cada dia. As diversas ofertas de produtos que tem esse objetivo tem tornado os preços desses equipamentos cada vez mais em conta. Principalmente em relação ao quanto você pode economizar adotando eles em seu lar. 

Além disso, outra opção interessante são os telhados verdes, que auxiliam na manutenção da temperatura ideal do imóvel – o que também auxilia na otimização do uso de energia elétrica.

Quanto ao consumo correto de água, a principal indicação para uma casa sustentável é investir em uma cisterna, que capta e armazena a água da chuva. A água armazenada pode, posteriormente, ser utilizada para atividades que não demandam água potável, como rega de jardim, lavagem de calçadas, entre outras.

Além disso, pode ser interessante investir em materiais que auxiliam no consumo de água e de energia elétrica, tais como: Lâmpadas de LED; Eletrônicos com o selo Procel e Equipamentos elétricos com o selo Procel.

Localização é essencial 

É claro que a localização da sua construção seria um dos principais fatores da arquitetura sustentável.  

Como a preservação do meio ambiente é uma das principais preocupações de quem opta por um imóvel sustentável, é necessário construir a casa em um local longe de áreas de preservação ambiental. Essas áreas possuem uma enorme biodiversidade que as construções podem destruir. Por isso, fique sempre atento e confie em um profissional para te orientar em relação ao assunto. 

Revestimentos feitos de materiais sustentáveis

Por fim, é necessário considerar que a decoração também é parte importante do projeto de uma casa sustentável. Desse modo, é necessário estar atento aos revestimentos escolhidos.

A pintura das paredes, por exemplo, pode ser realizada com tintas ecológicas, como a mineral. Além disso, é possível investir em revestimentos feitos a partir de materiais sustentáveis, como as opções produzidas a partir da resina.

O ladrilho hidráulico é, também, uma excelente opção de revestimento, já que não é queimado em fornos e, assim, não emite gases poluentes. A alternativa é, além de sustentável, uma das principais tendências de decoração de 2021.

Para te provar como a arquitetura sustentável é uma tendência, vamos te mostrar um vídeo que retrata quais foram os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável de 2020. Pode ser uma ótima opção para você se inspirar. Confira. 

Urban jungle: o estilo de decoração mais sustentável 

arquitetura sustentável

A palavra “Urban Jungle” quer dizer ao pé da letra selva urbana e é exatamente isso que o estilo faz, transformando sua casa em uma floresta de plantas. A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares a sua casa e decorar seus cômodos, ela é carregada de propósito.

O Urban Jungle também está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Para incrementar ainda mais esse estilo de decoração com uma pegada mais natural, é recomendado que objetos e móveis também sejam de materiais naturais. Madeira, algodão, palha, entre outros são essenciais e podem contribuir muito para que esse estilo não dependa apenas das plantas e para a estética do imóvel.

Mais uma vez, não há regra para fazer com que a sua casa siga esse estilo de decoração que combina tão bem com lares sustentáveis. Desde que o ambiente seja propício para a qualidade de vida das espécies. Vamos falar sobre o que você deve considerar para escolher as plantas com sabedoria de acordo com cada ambiente de seu imóvel. 

Mas, no Blog da Arbo, você encontra um texto completo sobre esse assunto. Clique aqui e conheça mais. 

Postagens relacionadas

apartamento-novo

Apartamento novo ou usado: descubra qual o melhor

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o investimento em imóveis. A escolha entre um apartamento novo ou um usado é uma das principais e, por isso, você precisa saber quais fatores considerar para tomar uma boa decisão O constante crescimento do mercado imobiliário fez com que diversos brasileiros tivessem a oportunidade de comprar o primeiro imóvel. […]

Veja como usar quadros decorativos em sua casa ou apartamento

Quer renovar um ou mais cômodos do seu imóvel? Saiba como os quadros decorativos podem ser usados nessa tarefa Estar em um ambiente confortável e que combina com a sua personalidade faz toda a diferença no dia a dia. Por isso, muitas pessoas desejam transformar suas casas – ou seus apartamentos – por meio de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *