13 de maio de 2022

Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo

Quer renovar seu imóvel e pensa em um estilo antigo? A decoração rústica pode ser a ideal. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre a tendência?

A decoração rústica não é mais uma realidade apenas de casas de campo. Com as recentes tendências de design de interiores, o estilo se instalou de vez nas cidades, até mesmo nos grandes centros urbanos.

A elegância e o conforto são pressupostos básicos da decoração rústica e, para isso, utiliza móveis e objetos que remetem tanto à funcionalidade quanto à natureza, para que os moradores estabeleçam uma conexão com o estilo de vida simples e bucólico do campo.

Se você deseja decorar ou redecorar os cômodos de sua casa e pensa em adotar o estilo rústico, que tal conhecer um pouco melhor esse estilo de decoração? Nesse texto você irá saber quais são as principais características da tendência, bem como conferir dicas para inserir a decoração rústica no imóvel e, é claro, conhecer inspirações e referências que podem te ajudar nesse momento.

O que é decoração rústica?

De acordo com o dicionário, o termo “rústico” está relacionado ao campo e à vida rural. No entanto, a decoração rústica vai além dessa designação. Nesse estilo, os móveis e os itens contam com um aspecto áspero e desgastado, além de acabamentos intencionalmente imperfeitos.

O estilo rústico está intimamente ligado ao contato com a natureza e, por isso, tem como principais características a simplicidade de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Entretanto, a decoração rústica não está presente apenas em casas do interior e de áreas rurais. Com móveis e objetos que podem ser inseridos em cômodos que remetem tanto ao antigo quanto ao moderno, o estilo rústico está presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos. 

Quais são as características da decoração rústica?

O pressuposto da decoração rústica, conforme mencionado acima, é a proximidade com os elementos naturais. Assim, é possível afirmar que tanto os móveis quanto os objetos desse estilo seguem uma aparência menos comercializada, ou seja, que está mais próxima do que é encontrado na natureza.

Desse modo, a decoração rústica conta com algumas características específicas. Nesse tópico você conhece os móveis e os objetos decorativos que não podem faltar nesse estilo. Veja:

Móveis de madeira

Quando a decoração rústica é o foco do morador, não é possível se esquecer dos móveis de madeira. Isso porque o material é um dos principais desse estilo decorativo, já que remete ao campo e à simplicidade, ao mesmo tempo que é elegante e confortável.

Engana-se quem pensa que a madeira deve ser utilizada apenas de uma forma na tendência rústica. A verdade é que as possibilidades são infinitas e dependem dos demais mobiliários e objetos posicionados no cômodo. Por isso, a madeira pode assumir tons claros ou escuros, acabamentos mais ou menos finalizados, entre outros.

O material é considerado um clássico da decoração, ao mesmo tempo em que é versátil e permite a combinação com outros elementos, como o vidro. 

Atualmente, a madeira é encontrada, também, em modelos mais contemporâneos, como em forma de pallets e de caixotes de feira, que podem ser utilizados de formas variadas em todos os cômodos de uma casa ou um apartamento.

Se a sua intenção é aliar o estilo rústico a um toque moderno, fique tranquilo, pois o material permite diversas combinações. O metal, por exemplo, pode ser escolhido para objetos decorativos que ficam posicionados sobre os móveis de madeira. 

Objetos feitos de cobre

Assim como o metal, o cobre é um material indispensável na decoração rústica dos cômodos. Isso porque, além de estabelecer uma excelente combinação com os móveis de madeira, os objetos em cobre são uma tendência desde 2012 e, até hoje, estão no cenário decorativo.

Apesar de muitos não estabelecerem uma ligação entre o cobre e o estilo rústico, o metal está presente em diversos cenários do campo, como nos tachos utilizados para a produção de doces caseiros. 

Além disso, o material está presente em outros estilos decorativos que remetem ao passado, como o retrô e o vintage. Desse modo, é possível estabelecer uma relação entre o cobre e a decoração clássica das fazendas.

A ideia é que os objetos feitos de cobre remetam à durabilidade e apresentem um aspecto antigo, mesmo que sejam novos.

Plantas, sim!

É claro que o estilo rústico, por estar ligado ao campo, não pode deixar de lado um dos aspectos mais importantes das zonas rurais: a natureza. Por isso, inserir plantas na decoração rústica de sua casa é um ponto indispensável.

A madeira e o cobre, quando combinados, conferem um aspecto elegante aos ambientes. Contudo, as plantas são capazes de dar vida ao espaço, já que trazem mais cores para o cômodo. Nesse estilo, é possível inserir espécies formadas tanto por folhas quanto por flores, que podem assumir infinitos tons.

No entanto, antes de inserir plantas em sua decoração rústica, verifique se você terá tempo de cuidar das espécies. Isso porque, como seres vivos, elas precisam de atenção e de condições específicas para a sobrevivência. Algumas espécies, por exemplo, precisam de muita luz solar, enquanto outras preferem áreas com mais sombras.

Esses aspectos dependem de cada tipo de planta e, caso você perceba que não poderá cuidar das espécies de forma correta, a indicação é investir em plantas artificiais. Naturais ou não, elas podem ser ótimas para a criação de um ambiente inspirado no Urban Jungle.

As plantas podem ser colocadas em vasos, que podem estar posicionados na superfície de móveis, no chão e até mesmo suspensos nas paredes ou no teto. Nesse ponto, é importante avaliar se as espécies não irão comprometer o espaço de circulação de pessoas.

Objetos artesanais

Os objetos artesanais são uma marca registrada da decoração rústica, uma vez que estão inseridos nas casas de campo e, nesses casos, muitas vezes são produzidos pelos próprios moradores. 

Caso você não tenha habilidades artísticas, não precisa se preocupar. Isso porque esses objetos são facilmente encontrados atualmente. É possível comprá-los de artesãos autônomos ou até mesmo em lojas especializadas, principalmente localizadas em cidades históricas.

Além de conferir mais personalidade e vida ao ambiente, os itens artesanais auxiliam na promoção do conforto e da sofisticação.

Como inserir o estilo rústico no seu imóvel?

Agora que você já conhece as principais características da decoração rústica, chegou o momento de aprender como inserir o estilo nos cômodos de seu imóvel. Não se esqueça que a tendência pode ser combinada a outras decorações, como a industrial e até mesmo a moderna.

Além dos atributos citados acima, existem outros pontos que podem auxiliar na criação de uma atmosfera mais rústica no seu imóvel.

Selecione bem as cores

A decoração rústica é caracterizada por cores bem específicas. Os tons são, na maioria das vezes, neutros e terrosos. Nesse sentido, os ambientes contam com cores voltadas para o bege, para o branco e para o marrom.

O vermelho queimado é, também, uma ótima opção para quem deseja inovar e conferir mais personalidade e aconchego ao cômodo.

Atenção aos revestimentos

O estilo rústico permite a utilização de diversos revestimentos naturais, como pedras, tijolos e até mesmo o bambu. Esses materiais podem ser inseridos tanto nas paredes como no teto e são ótimos para conferir uma atmosfera leve ao cômodo.

Apesar de serem bastante indicados, os revestimentos devem ser inseridos após o morador avaliar os atributos do imóvel. Por isso, não se esqueça de verificar questões como: o nível de umidade do local, o espaço disponível, entre outros.

Fique atento à iluminação

Assim como em outros estilos decorativos, a iluminação é um ponto crucial para o ambiente rústico. A luz voltada para essa tendência deve, portanto, ser suave e prezar pelo aconchego dos moradores.

Assim, a indicação é posicionar as lâmpadas para que incidam indiretamente nos cômodos. As luminárias de mesa e de chão são excelentes alternativas para a criação desse aspecto elegante e, ao mesmo tempo, confortável.

Quer mais dicas para decorar sua casa ou apartamento de acordo com a tendência? O canal Eduardo Wizard, no YouTube, produziu o vídeo 25 ideias incríveis de decoração rústica, que pode te ajudar nessa tarefa. Confira:

Inspirações para sua casa ou apartamento

Pronto: você já conhece tudo sobre a decoração rústica. Por fim, chegou o momento de conferir algumas referências, que podem ser usadas como inspiração para a inserção do estilo em sua casa ou apartamento.

decoração-rústica

Na sala acima é possível perceber a perfeita combinação entre elementos rústicos e itens modernos. Os tons terrosos estão presentes em praticamente todo o cômodo e um dos destaques é a mesa no centro do local.

decoração-rústica

Nessa imagem pode-se notar que a decoração rústica pode sim ser inserida em espaços mais contemporâneos, como o escritório. O projeto acima mostra a combinação entre móveis e objetos de madeira e itens feitos de cobre, como o vaso posicionado ao lado da escrivaninha.

decoração-rústica

É claro que a decoração rústica não está restrita somente às salas e aos quartos. A cozinha, como mostrada na imagem acima, também pode ser decorada de acordo com a tendência. Nesse caso, o estilo está impresso, principalmente, no uso do revestimento de tijolos e na presença das plantas.

O que você achou do estilo rústico?

Nesse artigo você pôde conhecer todas as informações sobre a decoração rústica. Por isso, o Blog da Arbo quer saber: o que você achou desse conteúdo? Não se esqueça de deixar suas impressões na caixa de comentários abaixo.

E não se esqueça de conferir os demais artigos disponíveis no Blog da Arbo. Aqui você conhece outros estilos decorativos, como o escandinavo, bem como aprende a organizar seu imóvel após a mudança. Além disso, esse artigo traz todas as informações necessárias para a decoração de sua casa ou apartamento.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que traz conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas.

E, para encontrar imóveis, acesse o Portal da Arbo. Lá você pode utilizar filtros de busca exclusivos e pesquisar a casa ou o apartamento perfeito.

Postagens relacionadas

inquilino-inadimplente

Inquilino inadimplente: saiba como resolver conflitos

Se você tem imóveis alugados, é fundamental saber como agir em casos de inquilino inadimplente. Veja como lidar com esse problema! Lidar com o inquilino inadimplente é um grande entrave para quem aluga imóveis. Contudo, a legislação prevê alguns mecanismos para auxiliar na resolução de conflitos. Cabe ao proprietário agir com cautela para não deixar […]

casa-verde-e-amarela

Casa Verde e Amarela: conheça o programa

Lançado em 2020, o programa habitacional Casa Verde e Amarela é uma nova possibilidade de realizar o sonho da casa própria no Brasil O novo programa habitacional Casa Verde e Amarela é uma novidade e, por este motivo, ainda pode causar dúvidas em muitas pessoas que estão à procura de um novo lar ou simplesmente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *