27 de setembro de 2021

Decoração campestre: saiba tudo sobre esse estilo

decoração campestre

Quer levar um visual com todo o frescor da natureza para sua casa? Veja aqui algumas dicas para aplicar a decoração campestre! 

A pureza e a leveza do campo podem estar presentes em qualquer lugar. Com a decoração campestre, você transporta ao menos um pouquinho do clima fresco das fazendas para o seu lar. Esse estilo é uma excelente alternativa para quem quer um visual diferenciado e muito acolhedor. 

E neste post do Blog da Arbo, vamos explicar o que você precisa saber para implementar o estilo campestre. Você verá suas características essenciais, algumas recomendações para aplicar em cada cômodo e dicas para planejar a decoração da sua casa. Confira!

O que é a decoração campestre?

O nome “campestre” remete à elementos relacionados com a vida rural e é exatamente essa a abordagem desse estilo decorativo. Contudo, ele é perfeitamente aplicável a imóveis urbanos e ajuda a levar um pouquinho do clima das fazendas para as casas e apartamentos das grandes cidades.

A decoração campestre guarda alguma relação com a decoração rústica, que também se aproveita de elementos da natureza para compor um visual confortável e acolhedor. A madeira é um dos recursos mais explorados. 

Contudo, há alguns aspectos que distanciam esses dois estilos. Para começar, a decoração campestre tem uma pegada mais leve que a rústica, ou seja, o acabamento dos móveis é mais delicado e o visual como um todo prioriza linhas mais simples e cores claras, puxando referências dos estilos romântico e provençal.

Princípios básicos da decoração campestre

Princípios da decoração campestre

Agora, vamos abordar alguns aspectos essenciais que caracterizam a decoração campestre. Veja o que ter em mente na hora de escolher cada item:

Elementos de madeira

A madeira é o principal material de uma decoração campestre. Além dos móveis, ela pode predominar nos revestimentos da parede e do piso, dando um toque de elegância. Nesse caso, é possível usar pisos de taco ou materiais que a imitam, como o carpete madeira, o vinílico e o laminado.

A única contraindicação para o taco é em ambientes mais úmidos, como os banheiros e a cozinha, em que o piso ficaria escorregadio. 

Móveis com visual antigo

Assim como a decoração romântica, o estilo campestre usa móveis com visual de coisa antiga. Mesas de madeira bem longas em com muitas cadeiras são ideais para receber os amigos em casa. Coloque uma bela toalha com estampa florida para complementar.

A mesa também pode ser enfeitada com um aparador ou uma cristaleira, onde estará a louça de visual delicado. Nas paredes da cozinha, coloque alguns ganchos e pendure xícaras, bules e panelas de cobre. Aliás, um papel de parede com estampa de flores também cai muito bem.

Cores

As cores de uma decoração campestre costumam remeter à natureza. Por isso, use tons terrosos ou verdes bem claros, que lembram as árvores. Essas cores podem aparecer em diversos elementos do ambiente, enquanto as paredes recebem variações bem claras de azul, verde e cinza, além do próprio branco. 

O vermelho também é uma cor que aparece muito na decoração campestre, fazendo um belo contraste com as paredes claras e se destacando em alguns pontos com tijolos aparentes. Detalhes em vermelho no piso também caem muito bem.

Plantas

É claro que as plantas cumprem papel fundamental em uma decoração campestre. Se sua casa tem pouca entrada para luz natural, é bom optar por espécies que não precisem tanto dela. O Blog da Arbo já tem um post sobre os principais tipos de plantas utilizadas na decoração. 

Como aplicar esse estilo?

Agora, vamos ver como os princípios da decoração campestre podem ser aplicados em diferentes cômodos da sua casa:

Sala de jantar e cozinha campestre

sala de jarntar com estilo campestre

Já mencionamos anteriormente como a mesa de jantar e seus ornamentos ajudam a compor um visual campestre. A mesa de madeira, com um visual bem tradicional e acompanhada de cadeiras em vime dará um toque bem charmoso ao espaço. Contudo, você pode variar e usar mesas e cadeiras com estrutura de ferro e formas bem caprichadas, com muitas curvas. 

As toalhas de mesa com desenhos baseados em riscas e listras se encaixam perfeitamente nesse estilo.. Para complementar, invista em tapetes e cortinas que seguem esse tipo de padrão. Outra alternativa, como já dissemos, são os desenhos de flores, que se destacam bastante em um visual geral mais neutro. 

Sala de estar campestre

sala de estar

Na sala, os tecidos estampados são protagonistas, tanto nos sofás e almofadas, quanto nas cortinas e tapetes. Mais uma vez, os padrões florais são muito bem vindos, mas você também pode usar estampas de animais. Prefira sempre os tons pastéis com alguns toques de cores como vermelho e laranja para não deixar o visual carregado demais.

Quarto campestre

estlio campestre

Nos quartos, os móveis de madeira são essenciais. Os objetos decorativos precisam trazer a natureza para dentro do ambiente, deixando-o bem acolhedor. Por isso, pense em vasos de plantas posicionados nos cantos ou perto das janelas, sempre com espécies que não demandam muita luz direta para se manterem saudáveis. 

Como planejar a decoração da sua casa

Para caprichar na decoração da sua casa, é necessário se atentar a diversos aspectos que vão desde o planejamento do espaço até a escolha de cada item. Os detalhes fazem toda a diferença, por isso, este tópico traz um passo a passo para criar um visual único para seu lar.

Tire as medidas do cômodo

Antes de escolher os modelos dos móveis, as cores das paredes ou qualquer outro item de decoração campestre, você precisa ter a perfeita noção do espaço em que vai trabalhar. Por isso, pegue uma trena e faça a medição de todo o ambiente que pretende decorar. Anote a altura do pé-direito e o comprimento das paredes.

A mobília precisa ser proporcional ao tamanho do cômodo, por isso, é importante considerar também o tamanho e a posição das portas e das janelas. Enquanto estiver fazendo a medição, você já conseguirá imaginar algumas alternativas interessantes.

Escolha um estilo decorativo

A escolha dos móveis e de todos os demais elementos também será guiada pelo estilo decorativo que você mais gosta. Para resumir, o ideal é que o visual do seu lar seja a representação da sua identidade. 

Isso pode ser refletido por vários aspectos, como a paleta de cores, o posicionamento e o estilo dos móveis, os recursos de iluminação e a maneira como os cômodos são divididos.

Busque referências

O passo seguinte é buscar referências visuais para se inspirar. Hoje é muito fácil encontrar conteúdos com dicas de decoração e muitas imagens. Depois de identificar o estilo decorativo que mais agrada, é só procurar por informações sobre ele para entender como implementá-lo.

Vamos supor que você tenha se interessado pela decoração minimalista, que é ideal para quem quer praticidade e funcionalidade. É interessante saber que um de seus componentes essenciais é o uso de cores neutras, como o branco, o preto e o bege. Além disso, os móveis priorizam as linhas retas e a economia de espaço, valorizando ambientes pequenos. 

Faça esboços

Pensando na melhor maneira de posicionar a mobília, ter uma representação visual de como o cômodo ficará depois de pronto vai ajudar bastante. Felizmente, não é necessário ser um expert dos desenhos para fazer isso, já que hoje temos muitos apps que ajudam a fazer isso.

O MagicPlan, por exemplo, permite escanear plantas de casas que já existem com o seu celular, incluir virtualmente diversos elementos e até estimar custos de eventuais obras. Já o Houzz é um app que possibilita criar a planta e procurar móveis e objetos decorativos.

Estabeleça um orçamento

A próxima etapa é estabelecer um orçamento, ou seja, procurar lojas especializadas e pesquisar o custo dos elementos que você gostaria de utilizar na sua decoração de interiores. Obviamente, você vai encontrar uma infinidade de possibilidades com preços e padrões de qualidade distintos. 

Portanto, sua tarefa é definir prioridades: quais itens demandam um investimento maior? Será que algum elemento pode ser deixado de lado para viabilizar outro? É o momento de filtrar o que vale mais a pena e, claro, o que cabe no seu bolso.

Reaproveite o que tem em casa

Reutilizar móveis e itens de decoração que você já tem é uma excelente maneira de reduzir custos. Pode ser que vários elementos se encaixem perfeitamente no estilo campestre e só precisem de um ou outro ajuste. Além disso, por que não dar um toque personalizado com algo feito por conta própria?

Seguindo essas dicas, você conseguirá excelentes resultados ao implementar a decoração campestre na sua casa. Para conferir mais conteúdos desse tipo, basta se inscrever na nossa newsletter gratuita. Você vai receber a cada semana uma série de conteúdos exclusivos do Blog da Arbo sobre seus temas favoritos. É só preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Ilha Gourmet

Descubra o que é ilha gourmet e como inseri-la

A ilha gourmet é um dos elementos mais úteis que você pode ter em sua cozinha. Saiba como escolher o melhor modelo para cada necessidade. A ilha gourmet está entre as principais tendências de decoração da atualidade. Bonitas e versáteis, elas deixam sua cozinha muito mais elegante e agrega uma série de benefícios em termos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *