29 de março de 2024

Decoração arco-íris: conheça a tendência e saiba como aplicar

decoração-arco-iris

Já ouviu falar em decoração arco-íris? Se você é apaixonado por cores vivas e vibrantes, com certeza vai gostar desse tipo de décor!

Sabemos que o arco-íris é um dos fenômenos naturais mais bonitos e encantadores que existem, certo? Eles são formados quando o brilho do sol é refletido pela água (de chuva, riachos ou até gotículas). Utilizando esse conceito de muitas cores na decoração, que tal levar o arco-íris do céu para dentro da sua casa? Incrível não é?

Adorada por uns e evitada por outros, a decoração arco-íris é a opção perfeita para quem deseja completar a sua casa com alegria e personalidade. Independente se o seu estilo for minimalista ou exuberante, é possível criar uma harmonia de cores ideal para cada gosto.

Esse décor permite muitas variações, a partir de diferentes combinações de cores, assim como através da intensidade de cada cor usada nos cômodos. 

Gostou? Descubra agora como criar um visual colorido na sua casa com essas dicas!

Cuidados antes de aplicar a decoração arco-íris na sua casa

Antes de colocar todas as ideias desse incrível décor em prática, é legal você prestar atenção em alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração, para que a sua casa fique linda, elegante e super moderna. Confira os três pontos que separamos abaixo:

  1. Harmonia: para não errar na hora de combinar os itens e cores, o certo é escolher alguns tons que fiquem equilibrados e optar por objetos com base nos tons escolhidos. Nada de tentar criar uma decoração arco-íris sem harmonia, ok?
  2. Tonalidades: escolher a intensidade das cores é outro ponto importante no momento de decorar. Se você quer cores mais vivas, invista nessa intensidade. O que pode não ficar legal é misturar tons pastéis com neon e vibrante, já que isso causa desconforto só de olhar, então, muito cuidado! 
  3. Estilo marcante: antes de trocar tudo no cômodo, tenha certeza de que você quer seguir este estilo, já que a decoração vai ficar marcada e intensa!

Decoração arco-íris na parede 

Agora, para fugir da clássica combinação dos tons alegres com a mistura de branco ou bege, você pode ter uma parede preta, por exemplo, como base do ambiente, e em contraposição, uma outra parede com papel geométrico e colorido. O que acha?

Ou que tal uma parede com um lindo arco-íris desenhado? Só vai precisar de boas mãos de pintura e um pouquinho de paciência. Como o fenômeno tem formato arredondado, não se preocupe em fazer linhas retas. Mas tome cuidado para não deixar respingar as tintas e evitar manchas, ok? 

Porta colorida 

Se você ainda não tem vontade (ou coragem) de pintar uma parede toda, pode usar tintas coloridas na porta da entrada de casa ou do quarto, por exemplo. É uma alternativa divertida e diferente para a decoração. Outra ideia é pintar ao redor da porta. Você pode usar tintas para criar o efeito diretamente na parede, ou usar um painel. 

Nas prateleiras 

Uma forma simples de levar cor para qualquer ambiente é pintar prateleiras com as cores do arco-íris. Para fechar a decoração com chave de ouro, coloque objetos que tenham os mesmos tons das prateleiras, como por exemplo, vasos, quadros, ou livros. 

Quadros coloridos e objetos

A composição de quadros pode apresentar molduras e ilustrações bem coloridas, o suficiente para revitalizar o espaço. Que tal cores também nos móveis em diferentes tons de azul contrastando com a poltrona amarela?

Imagine um pequeno móvel, que serve de aparador e de estante para livros? Ele pode ser uma peça decorativa dentro do conceito usado. A capa de almofada com listras coloridas também pode causar um efeito muito legal, e que vale a pena apostar!

Decoração arco-íris  na escada 

Que tal pintar cada degrau de uma cor? A ideia é ótima para levar um pouco de alegria à área da escada, que costuma ser deixada de lado em alguns projetos de decoração.

Estante de livros

Uma maneira muito fácil e barata de ter um arco-íris em casa é organizando os livros por cor. A ordem de tons a ser seguida é roxo, azul escuro, azul claro, verde, amarelo, laranja e vermelho e rosa (ou o contrário). 

No muro do quintal 

Quer deixar a área externa da sua casa mais divertida? Pinte uma parede ou o muro com as cores do arco-íris. O local vai ficar ainda mais agradável para receber convidados e fazer um happy hour em casa. 

Como usar a decoração arco-íris na sala?

A sala é considerada o cartão de visita de uma residência! Por isso todos os detalhes devem ser voltados para ela, de modo que o equilíbrio e a beleza permaneçam juntos nesse local.

O sofá e a parede na cor branca podem ser a base neutra para a decoração na sala. Com isso, as cores mais alegres ficam para as mesinhas, enfeites, almofadas e quadros na parede. 

Uma ideia para transformar a sala bege em um ambiente com mais cor é trazer elementos como vermelho, amarelo, pink e turquesa, que predominam no ambiente, mas apenas em detalhes e itens decorativos, o que torna fácil a mudança de estilo caso você enjoe. 

E na sala de jantar?

Que tal aplicar um projeto na sala de jantar e deixar o ambiente moderno com itens de cores alegres e vivas? Na mesa redonda com tampo de vidro, use cadeiras de madeira em diferentes tons, como roxo, turquesa, azul e amarelo. 

Se você quer uma maneira fácil de transformar o ambiente das refeições, uma opção é pintar as cadeiras. A ideia aqui é usar uma mistura de tons para evidenciar a proposta.

Aposte na decoração arco-íris também na cozinha 

Vamos combinar que fica até mais animador cozinhar em um ambiente com cores vivas e alegres, não é mesmo?! O duo de cores – azul e roxo – pode ser um tom predominante e isso facilita para deixar um visual colorido, mas sem pecar pelo excesso. 

Para trazer um pouquinho mais de cor, vale usar uma toalha de mesa com tons próximos ou com um pouco mais de destaque. A sua cozinha colorida ainda pode compor uma decoração com azulejo hidráulico, o que já traz vida para o ambiente. Mas não é só por aí que fica a mistura de tons: as cores também podem estar na cortina e combinando com o branco dos armários para ganhar um destaque. 

Aplique a tendência também no quarto 

Para ter um resultado bem harmônico e moderno, faça uma mistura predominantemente nos tons de pink, alaranjado e amarelo. As cores vibrantes são bem alegres e valorizam o ambiente dos quartos. Para dar um pouco de contraste, o espaço ainda pode ser decorado com pontos na cor turquesa. 

Para estender a ideia para o quarto de casal, a proposta é ter um ambiente agradável sem  carregar demais. Para isso, almofadas coloridas na cama, poltrona amarela e quadrinhos decorativos vão criar um visual incrível! 

O papel de parede do quarto ao fundo ainda pode ter cores que se repetem na roupa de cama e nas almofadas. 

Pronto(a) para usar a decoração arco-íris aí na sua casa? Conte para nós o que você achou das dicas e encontre outras ideias incríveis que você só encontra aqui no Blog da Arbo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

casa-gatificada

Casa gatificada: seu pet com melhor qualidade de vida

Já ouviu falar do termo “casa gatificada” ? Se você nunca ouviu a expressão, mas é um “gateiro” de coração, esse texto é para você. Essa é uma tendência  que aposta em oferecer um ambiente mais apropriado para que o seu gato expresse seus comportamentos naturais. Quando o assunto é enriquecimento ambiental, é comum associar  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *