29 de março de 2024

Qual a importância da vista da janela de sua casa?

vista-da-janela

Mais do que contribuir com a fachada de um lar, a vista da janela tem a função de garantir que o interior fique bem iluminado, arejado e acolhedor. 

A janela é um item que pode facilmente valorizar um projeto arquitetônico e transformar a visão do “mundo” para quem olha por ela todos os dias, afinal, a paisagem de fora é  vista em uma “tela gigante”, e a luz do sol que entra por ela  deixa tudo mais vivo e aconchegante.. chega até ser meio poético, não é?

E saber a importância dessa arquitetura que vai além de uma mera estrutura de decoração mas também é importante para bons resultados, é algo essencial. Afinal, é preciso unir beleza, conforto e saúde em todos os planejamentos da sua casa, concorda?

Quer aprender mais sobre esse assunto? Então confira este conteúdo especial que a Arbo preparou para você !

A vista da janela de cada cômodo: como escolher?

Qual a importância da vista da janela de sua casa?

A escolha da janela para os cômodos da casa é muito importante, pois vai influenciar o controle de luz, segurança, passagem de ar, entre outros pontos que variam de acordo com a necessidade de cada ambiente. Antes de instalar qualquer coisa, é necessário observar também o projeto arquitetônico, a facilidade de limpeza e como o material escolhido vai complementar a decoração. 

A janela certa é aquela que está dentro do projeto decorativo, para tomar a decisão certa é preciso observar o tamanho, design e material do qual será feito. Há passos que devem ser observados ao comprar uma janela, como por exemplo se ela vai ou não favorecer a iluminação do local, e se ela vai proporcionar uma boa ventilação no local.

E como saber qual é a janela ideal para cada um dos ambientes do imóvel? Para te ajudar a não errar na hora de escolher esse item tão importante, veja as dicas abaixo!

Quarto

Para o quarto, uma das primeiras coisas que você deve levar em conta para escolher a vista da janela ideal é a ventilação, pois é fundamental que o ar consiga circular bem no cômodo durante o dia.

Além disso, também é importante que ela tenha proteção total contra a luz, pois assim, os moradores terão uma noite de sono muito melhor e não vão acordar com o sol “batendo na cara” de manhã, o que causa um grande incômodo, especialmente nos finais de semana, vamos concordar! 

Uma ótima alternativa para isso são as janelas feitas em alumínio com persianas integradas. Elas proporcionam um bom controle da luz e ainda permitem a entrada de ar no ambiente, sendo ideais para os quartos.

Sala 

Este é um dos maiores cômodos da casa. Por esse motivo, muitas entradas de esquadrias nesse ambiente são bem grandes. Para ter uma  vista da janela  perfeita ela precisa trazer uma boa ventilação, que passe por todo ambiente, e um ótimo controle de iluminação.

Um modelo de janela muito usado  nesse cômodo são as de alumínios de correr, pois, além desse estilo trazer mais segurança, permitindo que se instale grades nelas, também podem ter folhas de vidro e venezianas.

Cozinha

A cozinha é um cômodo utilizado diariamente para o preparo de alimentos, tanto durante o dia como durante à noite, por isso, a iluminação é fundamental. 

Escolha janelas que permitam o máximo de claridade natural e menos  luz artificial. Aposte em janelas basculantes, pois, além de iluminar super bem, também trazem um controle de ventilação por meio de uma alavanca lateral.

Banheiro

Em muitas casas este é o menor ambiente, mas de qualquer forma, o banheiro também precisa de bastante ventilação. Pensando nisso, ao invés de grandes janelas, como nos quartos e salas, você pode escolher uma menor, como os modelos projetantes (Maxim-ar) – que possuem aberturas verticais para fora, proporcionando assim uma boa entrada e circulação de ar no ambiente. Que tal? 

Vista da janela: outros tipos de modelos

Já falamos que a escolha de uma janela vai além da decoração, pois uma opção errada pode afetar a sensação da casa dentro e fora, além  de que as janelas interferem na segurança e na privacidade da casa.

Depois de dar uma opção para cada um dos cômodos, vamos te apresentar também diferentes modelos que podem ser úteis para o seu lar, uma vez que cada espaço é diferente.

Janela simples ou dupla?

O modelo de janela simples ou dupla é ideal para ambientes pequenos e apartamentos. 

Como a janela é a peça responsável por trazer luz e ventilação para a casa, esse modelo deixará qualquer ambiente com ar moderno e funcional.

Janela de correr

Já trouxemos ela aqui, e esse modelo é o preferido de quem mora em um local que tem muito vento ou que gosta que a ventilação não seja tão presente dentro de casa. 

A regra para uma janela é a seguinte: se o ambiente é abafado, prefira as janelas maiores, com boa abertura e sem cobertura de metal. E se o local for muito ventilado, considere as menores.

Janela casament

Já a janela casement é especial para uma casa que precisa de atenção maior para o estilo decorativo, e em relação à dimensão do espaço e a privacidade que o ambiente demanda.

Janela Tilt Turn e Hopper

Este modelo é um clássico e dá um toque moderno e sofisticado ao ambiente. A janela tilt turn, muito parecida com a janela hopper, é de estilo europeu, versátil e de fácil manuseio, pois ela abre na lateral.

Vista da janela: outras características importantes

Qual a importância da vista da janela de sua casa?

Depois de definir qual é a janela ideal para cada cômodo da sua casa, e conhecer mais sobre outros modelos, é fundamental que você preste atenção em características como: se há pinturas contra corrosão, qualidade dos acessórios, espessura dos produtos e resistência.

É importante lembrar que o alumínio é um dos materiais ideais para as esquadrias, pois, além da resistência, ele é reconhecido pela durabilidade, versatilidade, leveza e acabamentos mais sofisticados. Além disso, elas costumam ter um custo mais baixo, além de que precisam de pouca manutenção. 

No caso das opções em PVC, esses modelos têm um custo-benefício razoável, associado à eficiência energética. Um ponto negativo é que elas costumam ser fabricadas na cor branca, o que exige gasto com pintura. 

Já, em relação às janelas de madeira, elas são sempre as mais elegantes e sofisticadas, mas têm um investimento mais alto e precisam de cuidados diários.

Este conteúdo te ajudou a entender mais sobre o tema? Fique sempre ligado em todas as dicas que trazemos aqui para você no Blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Aprenda a calcular a amortização de financiamento

Aprenda a calcular a amortização de financiamento

A amortização de financiamento é um ponto que merece atenção dos contratantes. Por isso, nesse texto, você irá aprender a calcular a taxa A aquisição de bens nem sempre pode ser feita mediante o pagamento à vista. Isso porque muitas pessoas não possuem o montante integral para realizar a compra. No entanto, nesses casos, os […]

ambientes-integrados

Ambientes integrados: saiba como delimitar os espaços

Se você quer criar ambientes integrados em sua casa, deve saber como delimitar os espaços da forma correta. Fique com a gente para conferir as melhores dicas! Um conceito aberto com ambientes integrados pode ser muito requisitado nas casas pela sensação de amplitude de espaço que pode causar. Entretanto, pode ser difícil delimitar os ambientes […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *