20 de abril de 2024

Descubra 5 dicas de organização para sua casa

dicas de organização

Quer deixar sua casa mais prática e funcional? Veja aqui algumas dicas de organização que vão transformar o seu lar e a sua rotina!

Uma casa bem organizada traz vários benefícios. Além de ficar mais bonita, ela aumenta a sensação de bem estar dos moradores e ainda deixa a rotina muito mais fácil. Por isso, reunimos neste post algumas dicas de organização essenciais e que podem ser aplicadas em qualquer lugar.

Ao aplicá-las, você perceberá que um ambiente limpo e bem planejado também favorece a criatividade e abre muitas possibilidades de decoração. O resultado será um espaço muito mais confortável e convidativo. As orientações deste artigo foram divididas da seguinte forma:

1. Dê um jeito no que não serve mais

Se você sente que sua casa continua desorganizada mesmo se esforçando muito para mantê-la limpa, é sinal de que você tem muita coisa sobrando. Na verdade, é extremamente normal guardarmos certos objetos por muito tempo achando que eles serão úteis algum dia.

Então, a primeira das nossas dicas de organização é começar olhando para esses itens e pensar se realmente vale a pena mantê-los. 

As roupas estão entre os itens que a gente mais acumula sem perceber. Você provavelmente já deve ter dado uma olhada no guarda-roupa alguma vez e encontrado uma peça que já nem lembrava. Quando esse tipo de coisa acontece, existem muitas formas de liberar espaço.

Uma delas é a reciclagem de roupas, que muita gente nem sabe que existe. Algumas empresas recolhem roupas antigas para descartá-las de forma sustentável. Os tecidos são transformados em fios que podem ser aplicados novamente como matéria-prima na fabricação de novas peças. 

Outra alternativa interessante e que ainda ajuda outras pessoas é a doação. Os objetos que estão sobrando na sua casa podem ser extremamente úteis para alguém. Tomando novamente as roupas como exemplo, que tal fazer uma boa ação e encaminhar as peças para instituições de caridade?

E se você está precisando de uma grana extra, pode até oferecer os itens que não usa mais para venda. Existem muitos sites especializados nisso e grupos de redes sociais onde é bem fácil encontrar gente interessada em comprar produtos usados.

2. Aproveite melhor os espaços

Dicas para organizar a casa

O excesso de itens acaba poluindo o campo de visão, mesmo que tentemos deixá-los bem arrumadinhos. Para resolver isso, o ideal é manter visível apenas o que realmente faz sentido. Afinal, com a tendência de utilizar móveis cada vez menores, temos que ser mais seletivos na hora de adquirir algum objeto decorativo.

Outro ponto importante é definir locais fixos para guardar cada objeto, principalmente para aqueles que são usados com muita frequência. Além disso, é bom assumir o hábito de guardar os objetos logo após o uso – e sempre naquele local pré-determinado. 

Por exemplo, se você foi até a cozinha e usou um copo ou um prato, é mais fácil lavá-lo e guardá-lo na hora do que esperar para lavar um monte de louça depois. Se você tem crianças em casa, ensine-as desde cedo a guardar os brinquedos em uma caixa em vez de deixá-los espalhados pelo chão.

Os locais fixos para cada objeto devem ser determinados de acordo com a frequência de utilização. Na cozinha, por exemplo, procure deixar os itens que você usa menos nas prateleiras mais altas ou mais para o fundo dos armários. Os mais importantes devem estar mais próximos para facilitar o acesso. 

3. Desenvolva uma rotina de organização

Organização doméstica

Essa é uma das dicas de organização mais importantes, afinal, não adianta fazer uma boa organização de vez em nunca. A consistência é indispensável e é muito mais fácil dividir o trabalho em etapas do que tentar resolver de uma vez só o que ficou se acumulando por longos períodos.

Estabeleça uma rotina que envolva todos os moradores e determine algumas tarefas para cada um. É interessante dividir essas obrigações entre diárias, semanais, quinzenais e mensais. Além disso, evite exagerar nas exigências, afinal, o objetivo de manter as coisas limpas e organizadas é trazer tranquilidade, e não ser mais uma fonte de estresse.

4. Utilize acessórios de organização

Há muitas ferramentas disponíveis para auxiliar na organização da casa e que, em muitos casos, ainda servem para melhorar a decoração do ambiente. Entre as mais utilizadas, podemos destacar as seguintes:

Nichos e prateleiras

Além de serem bons recursos de organização, nichos e prateleiras são perfeitos para compor uma decoração criativa. É possível utilizar nichos modulares para construir uma estante personalizada para a sala e guardar livros, revistas ou itens de coleção. Já as prateleiras são úteis para o escritório, aproveitando os espaços das paredes para deixar a mesa de trabalho mais livre.

Móveis funcionais

Os móveis funcionais são excelentes opções para quem quer modernidade e praticidade. Cada vez mais fáceis de encontrar nas lojas, esse tipo de mobília atende mais de uma função e ajuda a economizar espaço. 

Além das funções práticas, os móveis funcionais também dão um toque diferenciado na decoração. Você encontrará modelos para todos os estilos decorativos e para imóveis de todos os tamanhos. O mais importante é que, além de trazerem um visual sofisticado, eles também sejam resistentes. 

Organizador de gavetas

Dicas de organização doméstica

O organizador de gavetas faz todos os itens ficarem em pequenos compartimentos. Ele é perfeito para guardar meias e gravatas, por exemplo. Uma das maiores vantagens de usar isso é que você consegue identificar cada item rapidamente e não perde tempo procurando. Você encontrará organizadores no formato de caixa e de pano.

Organizadores de cabos

Todo mundo que trabalha com computador em casa ou tem vários equipamentos eletrônicos em um cômodo só deve ficar incomodado com a quantidade de fios pendurados. Os cabos das tomadas, dos carregadores de celular, da internet, do mouse, do teclado, do monitor e tantos outros formam um emaranhado bem irritante e difícil de esconder.

Mas existem muitas maneiras de organizar esses cabos para facilitar o acesso a eles ou simplesmente deixar o local mais bonito e fácil de limpar. Esse vídeo do canal Organize sem Frescuras mostra várias formas bem práticas de fazer isso:

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras estão disponíveis em uma grande variedade de modelos e tamanhos. Versáteis, elas se adaptam muito bem a qualquer cômodo. Na sala, elas podem ficar sobre a mesa de centro ou uma estante. No quarto, ajudam a organizar e enfeitar cômodas, prateleiras e mesas de cabeceira.

Faça você mesmo

Reaproveitar coisas antigas para criar novos objetos está na moda. Você vai encontrar na internet inúmeros tutoriais ensinando a fazer todo tipo de objeto a partir de caixas de papelão, palitos de sorvete, garrafas de plástico e outros itens que, normalmente, muitos de nós só vemos como lixo.

Este vídeo da Dany Martines traz algumas boas ideias de organizadores que você pode colocar em prática agora mesmo sem dificuldades:

5. Transforme essas dicas de organização em hábitos

Provavelmente, o primeiro esforço para colocar nossas dicas de organização em prática vai ser um pouco trabalhoso. Entretanto, é muito importante focar no benefício que isso traz no longo prazo para não desanimar. O senso de disciplina é o que mantém nossa motivação ao longo do tempo.

Um bom argumento para nos fazer refletir é que todas as grandes conquistas são alcançadas a partir de pequenas vitórias que acumulamos a cada dia. São elas que nos fazem ficar mais confiantes e, conforme os resultados positivos aparecem, ficamos mais empolgados para manter o que está dando certo.

Depois de um tempo, quando, aquelas velhas falhas que geram desordem podem até tentar voltar, mas aprender a driblar esses momentos faz parte do processo. No fim das contas, você verá que a persistência é recompensada com a satisfação de ver sua casa bem organizada. Quando você menos esperar, aquilo que era tão complicado já terá se tornado um hábito.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de organização. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue no Blog da Arbo e confira nosso post com tudo que você precisa saber para organizar sua casa. Nele nós abordamos os tópicos deste post com mais profundidade e ainda damos dicas específicas para cada cômodo. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bairro-universitario

Bairro universitário: veja vantagens e desvantagens

Se você vai se mudar de cidade e planeja encontrar um imóvel em um bairro universitário, precisa conhecer a rotina do local. É comum que, ao ingressar no ensino superior, muitos estudantes se mudem de cidade. Isso porque, muitas vezes, as universidades estão localizadas a uma distância considerável e o aluno se vê diante de […]

cozinha-colorida

Cozinha colorida: saiba como inserir a tendência

A cozinha colorida é uma das principais tendências decorativas da atualidade. Para garantir um ambiente harmônico e confortável, é preciso estar atento aos tons e aos itens que vão compor o cômodo Com a ideia de recebermos amigos ou mesmo aproveitar nossa casa de uma forma mais aconchegante, a cozinha foi elevada ao status de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *