25 de setembro de 2021

O que verificar antes da entrega das chaves imóvel?

entrega-das-chaves

Antes de realizar a entrega das chaves de um imóvel, é necessário verificar alguns pontos importantes. Confira quais são eles neste texto. 

Entregar um imovél é quase tão complicado quanto entrar nele. São muitas etapas e processos que você deve prestar atenção na hora da entrega de chaves. É muito comum, por esse acúmulo de tarefas, algumas pessoas se perderem e acabarem esquecendo de pontos importantes. 

Além dos passos tradicionais, existem alguns outros que não são lembrados com frequência, mas tem a mesma importância para que a sua entrega de chaves seja tranquila e sem imprevistos. 

No texto a seguir, vamos listar algumas delas para você. Então, se você está nessa fase e quer saber mais sobre o assunto, venha conhecer tudo o que você precisa verificar antes da entrega das chaves do seu imóvel. 

Entrega de chaves: o que verificar? 

Todo imóvel passa por vistoria durante os trâmites de locação e venda. Esse processo tem como objetivo documentar as condições de habitabilidade de uma casa ou apartamento. Dessa forma, as partes envolvidas no negócio estabelecem uma relação de confiança e estabelecem com clareza seus direitos e deveres, evitando problemas futuros. 

O profissional responsável pela vistoria do imóvel deve ser qualificado, pois o laudo sem embasamento técnico pode ter a legalidade contestada em uma disputa jurídica. Por isso, é essencial que o técnico tenha formação específica, podendo também fazer parte do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, o IBAPE.

Mas é importante deixar claro que cabe ao ocupante atual do imóvel verificar alguns detalhes antes dessa fase para deixar tudo em ordem. Essa é uma maneira de evitar prejuízos com reparos para o novo morador Abaixo, vamos listar alguns detalhes. 

Verifique a condição da rede elétrica 

Depois de alguns anos de uso, é normal que a rede elétrica de um imóvel sofra alguns desgastes. Então, antes de fazer a vistoria propriamente dita, faça alguns testes simples que vão te dar pistas sobre as condições das redes elétricas do imóvel. 

Por exemplo, leve uma lâmpada para testar bocais e interruptores. Um carregador de celular é suficiente para ver se as tomadas estão funcionando. Olhe atentamente em busca de sinais que indiquem problemas elétricos, como fios expostos e retorcidos. No banheiro, veja se a fiação do chuveiro está bem protegida.

Verifique a condição dos fios-terra, essenciais para evitar danos em caso de quedas de raios. Verifique também se os extintores de incêndio estão em bom estado, caso existam. Aproveite para verificar a caixa de disjuntores e veja se ela tem algum indício de ferrugem.

Essas etapas são  testes simples que você pode fazer sozinho sem problemas. Mas, lembre-se: caso sinta necessidade de manutenção, chame um técnico responsável. Ele vai te auxiliar em quais são os melhores passos para dar em seguida. 

Antes da entrega das chaves, verifique a rede hidráulica

Outro ponto importante para pensar antes da entrega das chaves, é em relação a rede hidráulica. Faça uma lista dos cômodos e vá um por um. Para testar os encanamentos, abra torneiras, chuveiros e registros. Preste atenção à cor da água – se ela estiver turva, significa que a tubulação precisa de manutenção. Além disso, procure por possíveis goteiras e vazamentos nos cômodos. 

Verifique as pias para garantir que não há sinais de entupimento nas pias da cozinha. No banheiro, acione a descarga e observe a vazão da água. Veja também se as louças e metais estão bem conservados.

Isso vai te ajudar a, caso sinta necessidade, chamar um profissional que seja da sua confiança para solucionar eventuais problemas. 

Examine paredes, piso e teto

Vivendo em um ambiente por muitos meses ou anos, é normal que algumas imperfeições passem despercebidas. Por isso, também é importante procurar por rachaduras nas paredes e passar a mão nelas para identificar ondulações ou pintura estufada. 

Manchas, principalmente perto do teto ou do chão, indicam a possibilidade de infiltrações. Olhe atentamente os azulejos em busca de defeitos no assentamento. Tudo isso, caso não seja reparado a tempo, será cobrado na vistoria. 

Existe uma boa técnica para testar superfícies. Com um cabo de vassoura,  bata no chão e preste atenção ao som – um ruído oco indica que a cerâmica não está bem assentada e pode descolar. Repita o mesmo procedimento em paredes, por exemplo. Verifique ainda a existência de buracos e riscos. 

Observe portas, janelas e vidros

Abra e feche todas as portas para analisar o estado das fechaduras, maçanetas e chaves. Esses são materiais que se desgastam com muita facilidade conforme os anos se passam. Elas precisam trancar e abrir sem muito esforço. 

Para as janelas, a mesma coisa. Verifique se elas abrem e fecham com facilidade e aproveite para conferir o estado das vidraças – rachaduras e estilhaços podem comprometer a segurança. Se o imóvel já inclui alguma mobília, como armários ou estantes, teste portas e gavetas. 

Essas são dicas simples, mas que poucas pessoas lembram de fazer antes da vistoria. Geralmente, o resultado disso é prejuízo. Lembre-se de tirar fotos e anotar tudo que for relevante para garantir que o local esteja em perfeitas condições para os novos moradores.

Entrega de chaves: quais são os pontos que a vistoria vai verificar? 

Agora que já te explicamos alguns pontos para você verificar antes da entrega das chaves, vamos te explicar quais são os demais pontos que a vistoria vai verificar em seu imóvel. 

Pintura

  • A pintura de todas as paredes que ficam expostas à chuva e ao sol.
  • Manchas que podem indicar possíveis infiltrações.
  • Os azulejos e pisos estão padronizados no banheiro e cozinha. 
  • Se as paredes estão planas e regulares. 

Portas e janelas

  • Trincos, fechaduras e maçanetas devem funcionar corretamente.
  • Fique atento se todas as chaves correspondem às portas. 
  • Se não há esforço ao abrir e fechar portas e janelas.
  • Observe se existem manchas ou irregularidades em esquadrilhas e vidros. 

Sistema elétrico

  • Fios expostos.
  • Teste tomadas, interruptores, chuveiros e campainhas.
  • Se atente ao quadro de força e em caso de apartamentos, aos extintores. 
  • Casos de fiação antiga.

Fachada 

  • A segurança e estado de portões, portas e janelas. 
  • Se existirem portões elétricos, estão funcionando corretamente.

Sistema hidráulico

  • Testes de torneiras de todos os cômodos para ver se há vazamento.
  • Avaliação do funcionamento de registros.
  • Estado de ralos e canos.

Você gostou dessas dicas?

Agora você já sabe os cuidados necessários para a entrega das chaves, deixe sua opinião sobre essa publicação na caixa de comentários abaixo e nos conte a dica que mais te chamou a atenção.

No Blog da Arbo você também encontra outros conteúdos, como o que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel, 6 cuidados ao comprar um apartamento na planta e dicas de leitura para quem deseja se aprofundar no mercado imobiliário.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em questões do dia a dia. Alguns dos temas abordados são: a emissão da segunda via de contas, os melhores provedores de internet nas principais cidades e a troca de titularidade de serviços essenciais. Visite e descomplique o seu cotidiano com as orientações.

Não deixei de visitar o Portal da Arbo Imóveis. Nele, você encontra as melhores opções de casas, apartamentos e outros tipos de propriedades que estão localizados em diversas cidades do Brasil. O que você está esperando para morar com comodidade e com qualidade de vida? Veja agora mesmo!

Postagens relacionadas

Proprietário: o que saber para alugar seu imóvel

Você é proprietário de um imóvel e quer alugá-lo? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a alugar seu imóvel de forma simples. 1- Evite mudanças radicais sem planejamento Sabe aquela reforma que na hora parece ser uma ótima ideia? Pense sempre muito bem! Integrar dois quartos, pintar as paredes de cores chamativas ou fazer […]

empréstimo-de-imóvel

Como usar seu imóvel para conseguir empréstimo?

Colocar um imóvel como garantia de um empréstimo pode ser uma alternativa positiva para se conseguir boas condições de pagamento. Mas antes de tomar essa decisão é preciso entender como a modalidade de crédito funciona. O empréstimo com garantia de imóvel, ou home equity, é uma linha de crédito que vem se popularizando devido aos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *