22 de janeiro de 2022

O que verificar antes da entrega das chaves imóvel?

entrega-das-chaves

Antes de realizar a entrega das chaves de um imóvel, é necessário verificar alguns pontos importantes. Confira quais são eles neste texto. 

Entregar um imovél é quase tão complicado quanto entrar nele. São muitas etapas e processos que você deve prestar atenção na hora da entrega de chaves. É muito comum, por esse acúmulo de tarefas, algumas pessoas se perderem e acabarem esquecendo de pontos importantes. 

Além dos passos tradicionais, existem alguns outros que não são lembrados com frequência, mas tem a mesma importância para que a sua entrega de chaves seja tranquila e sem imprevistos. 

No texto a seguir, vamos listar algumas delas para você. Então, se você está nessa fase e quer saber mais sobre o assunto, venha conhecer tudo o que você precisa verificar antes da entrega das chaves do seu imóvel. 

Entrega de chaves: o que verificar? 

Todo imóvel passa por vistoria durante os trâmites de locação e venda. Esse processo tem como objetivo documentar as condições de habitabilidade de uma casa ou apartamento. Dessa forma, as partes envolvidas no negócio estabelecem uma relação de confiança e estabelecem com clareza seus direitos e deveres, evitando problemas futuros. 

O profissional responsável pela vistoria do imóvel deve ser qualificado, pois o laudo sem embasamento técnico pode ter a legalidade contestada em uma disputa jurídica. Por isso, é essencial que o técnico tenha formação específica, podendo também fazer parte do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, o IBAPE.

Mas é importante deixar claro que cabe ao ocupante atual do imóvel verificar alguns detalhes antes dessa fase para deixar tudo em ordem. Essa é uma maneira de evitar prejuízos com reparos para o novo morador Abaixo, vamos listar alguns detalhes. 

Verifique a condição da rede elétrica 

Depois de alguns anos de uso, é normal que a rede elétrica de um imóvel sofra alguns desgastes. Então, antes de fazer a vistoria propriamente dita, faça alguns testes simples que vão te dar pistas sobre as condições das redes elétricas do imóvel. 

Por exemplo, leve uma lâmpada para testar bocais e interruptores. Um carregador de celular é suficiente para ver se as tomadas estão funcionando. Olhe atentamente em busca de sinais que indiquem problemas elétricos, como fios expostos e retorcidos. No banheiro, veja se a fiação do chuveiro está bem protegida.

Verifique a condição dos fios-terra, essenciais para evitar danos em caso de quedas de raios. Verifique também se os extintores de incêndio estão em bom estado, caso existam. Aproveite para verificar a caixa de disjuntores e veja se ela tem algum indício de ferrugem.

Essas etapas são  testes simples que você pode fazer sozinho sem problemas. Mas, lembre-se: caso sinta necessidade de manutenção, chame um técnico responsável. Ele vai te auxiliar em quais são os melhores passos para dar em seguida. 

Antes da entrega das chaves, verifique a rede hidráulica

Outro ponto importante para pensar antes da entrega das chaves, é em relação a rede hidráulica. Faça uma lista dos cômodos e vá um por um. Para testar os encanamentos, abra torneiras, chuveiros e registros. Preste atenção à cor da água – se ela estiver turva, significa que a tubulação precisa de manutenção. Além disso, procure por possíveis goteiras e vazamentos nos cômodos. 

Verifique as pias para garantir que não há sinais de entupimento nas pias da cozinha. No banheiro, acione a descarga e observe a vazão da água. Veja também se as louças e metais estão bem conservados.

Isso vai te ajudar a, caso sinta necessidade, chamar um profissional que seja da sua confiança para solucionar eventuais problemas. 

Examine paredes, piso e teto

Vivendo em um ambiente por muitos meses ou anos, é normal que algumas imperfeições passem despercebidas. Por isso, também é importante procurar por rachaduras nas paredes e passar a mão nelas para identificar ondulações ou pintura estufada. 

Manchas, principalmente perto do teto ou do chão, indicam a possibilidade de infiltrações. Olhe atentamente os azulejos em busca de defeitos no assentamento. Tudo isso, caso não seja reparado a tempo, será cobrado na vistoria. 

Existe uma boa técnica para testar superfícies. Com um cabo de vassoura,  bata no chão e preste atenção ao som – um ruído oco indica que a cerâmica não está bem assentada e pode descolar. Repita o mesmo procedimento em paredes, por exemplo. Verifique ainda a existência de buracos e riscos. 

Observe portas, janelas e vidros

Abra e feche todas as portas para analisar o estado das fechaduras, maçanetas e chaves. Esses são materiais que se desgastam com muita facilidade conforme os anos se passam. Elas precisam trancar e abrir sem muito esforço. 

Para as janelas, a mesma coisa. Verifique se elas abrem e fecham com facilidade e aproveite para conferir o estado das vidraças – rachaduras e estilhaços podem comprometer a segurança. Se o imóvel já inclui alguma mobília, como armários ou estantes, teste portas e gavetas. 

Essas são dicas simples, mas que poucas pessoas lembram de fazer antes da vistoria. Geralmente, o resultado disso é prejuízo. Lembre-se de tirar fotos e anotar tudo que for relevante para garantir que o local esteja em perfeitas condições para os novos moradores.

Entrega de chaves: quais são os pontos que a vistoria vai verificar? 

Agora que já te explicamos alguns pontos para você verificar antes da entrega das chaves, vamos te explicar quais são os demais pontos que a vistoria vai verificar em seu imóvel. 

Pintura

  • A pintura de todas as paredes que ficam expostas à chuva e ao sol.
  • Manchas que podem indicar possíveis infiltrações.
  • Os azulejos e pisos estão padronizados no banheiro e cozinha. 
  • Se as paredes estão planas e regulares. 

Portas e janelas

  • Trincos, fechaduras e maçanetas devem funcionar corretamente.
  • Fique atento se todas as chaves correspondem às portas. 
  • Se não há esforço ao abrir e fechar portas e janelas.
  • Observe se existem manchas ou irregularidades em esquadrilhas e vidros. 

Sistema elétrico

  • Fios expostos.
  • Teste tomadas, interruptores, chuveiros e campainhas.
  • Se atente ao quadro de força e em caso de apartamentos, aos extintores. 
  • Casos de fiação antiga.

Fachada 

  • A segurança e estado de portões, portas e janelas. 
  • Se existirem portões elétricos, estão funcionando corretamente.

Sistema hidráulico

  • Testes de torneiras de todos os cômodos para ver se há vazamento.
  • Avaliação do funcionamento de registros.
  • Estado de ralos e canos.

Você gostou dessas dicas?

Agora você já sabe os cuidados necessários para a entrega das chaves, deixe sua opinião sobre essa publicação na caixa de comentários abaixo e nos conte a dica que mais te chamou a atenção.

No Blog da Arbo você também encontra outros conteúdos, como o que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel, 6 cuidados ao comprar um apartamento na planta e dicas de leitura para quem deseja se aprofundar no mercado imobiliário.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em questões do dia a dia. Alguns dos temas abordados são: a emissão da segunda via de contas, os melhores provedores de internet nas principais cidades e a troca de titularidade de serviços essenciais. Visite e descomplique o seu cotidiano com as orientações.

Não deixei de visitar o Portal da Arbo Imóveis. Nele, você encontra as melhores opções de casas, apartamentos e outros tipos de propriedades que estão localizados em diversas cidades do Brasil. O que você está esperando para morar com comodidade e com qualidade de vida? Veja agora mesmo!

Postagens relacionadas

madeira-plástica

Madeira plástica: saiba o que é e como usar

Já ouviu falar de madeira plástica? Ela é feita com materiais reciclados e parece bastante com a madeira natural, saiba mais neste post! Por ser um material leve, barato e fácil de usar, a madeira plástica tem muitos benefícios! Você sabia, por exemplo, que ela pode ser usada em diferentes tipos de projetos, tanto para […]

Cozinha americana: como montar na sua casa

Investir em ambientes integrados e funcionais deixa sua casa mais moderna. Veja o que é necessário para ter uma bela cozinha americana! A cozinha americana é uma das tendências de arquitetura e decoração mais procuradas na atualidade. Com foco em integração e funcionalidade, ela é perfeita para otimizar os espaços em casas e apartamentos de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *