25 de abril de 2024

Estilo Navy: como utilizar essa tendência?

decoração-navy

Leia neste artigo algumas dicas para utilizar a tendência decorativa Navy em sua casa e ter ambientes mais confortáveis e alinhados com suas necessidades

Se você gosta de praia e mar e desse clima que só a natureza tem, com certeza vai amar o estilo navy! Ele é um clássico, bastante versátil e uma grande tendência para 2022, pode apostar! Com o navy, você vai trazer a decoração da praia direto para dentro da sua casa! Já pensou que incrível?

E esse lindo modelo de decoração não é só para quem mora no litoral ou em ambientes como esses, pelo contrário: ele aparece cada vez mais para quem leva a vida em grandes capitais ou cidades do interior, sabia?

Neste texto, você vai aprender como montar esse tipo de decoração na sua casa ou apartamento, e além disso tem dicas, ideias e também as variações que só esse estilo pode ter, para você deixar tudo bem bonito! E aí, está pronto para embarcar e navegar nesse mar? Mas antes de começar, que tal entender melhor um pouco sobre esse estilo?

O que é o estilo Navy?

O termo não é brasileiro, ele é emprestado do inglês e tem origem na Califórnia, nos Estados Unidos, uma cidade litorânea com uma característica única: as casas ficam bem perto da praia! 

Navy significa “marinha” em português e, no caso da decoração, significa trazer características do mar para dentro de casa. Esse estilo de design de interiores se inspira naquele cenário maravilhoso que tem a calmaria da vastidão do mar, sabe? O céu azul, as ondas, as palmeiras e o pé descalço na areia da praia. Já sentiu a brisa do mar daí, não é? Quem não gosta?

Agora que você já sabe o que é, que tal conhecer mais sobre esse tipo de decoração?

Quais são as cores do estilo navy?

Claro que a decoração da sua casa pode (e deve) ter a sua cara e também a sua marca, estilo ou personalidade! Mas, para caracterizar o estilo navy, você precisa colocar alguns elementos típicos, que vão deixar o espaço aconchegante e com a pegada marinha. 

Além disso, escolher a paleta de cores faz toda a diferença! Esse, aliás, é um ponto bem importante do estilo navy, não esqueça! Por isso, saiba que as cores mais presentes nesse estilo são as da marinha: azul marinho, branco e vermelho.

Mas, não é só isso, tem outras cores que combinam com essa paleta básica, principalmente os tons mais neutros, como o bege, o nude, o gelo, além de areia, cinza e palha, que são algumas das possibilidades que você pode usar. Essa é uma composição que vai representar os mais diversos temas do litoral, certo? Por isso, não deixe de usar na sua decoração!

O que não pode faltar no estilo Navy?

Para a sua casa ficar linda e decorada no estilo navy, você também precisa investir em alguns componentes e objetos importantes, essenciais para caracterizar os ambientes. Tudo que tem uma relação direta com a praia (é tudo mesmo!), é muito bem vindo nesse tipo de decoração, ok?

Por isso, além das cores destacadas, invista em acessórios em formato de estrelas do mar, conchinhas, âncoras, bandeiras, barcos e peixes: estes são excelentes objetos para você deixar a casa com o décor de estilo navy. Outra característica marcante são os móveis feitos com fibras trançadas, muito indicados para criar espaços com essa tendência.

Ah e também não podem faltar estampas de listras, flâmulas e os clássicos lemes (os volantes de navio), que são outros artigos que formam a lista de objetos e acessórios para montar a decoração de estilo navy. 

Esses objetos também podem aparecer em formato de estampas, por exemplo, num quadro, no lençol da cama, no tapete de entrada ou da sala, nas almofadas, pratos, toalha de banho, toalha de cozinha, entre muitos outros. 

Acessórios listrados também entram na lista: branco e vermelho, e azul e branco, por exemplo: são ótimas ideias para a decoração estilo navy ficar um sucesso! E aí, já começou a imaginar como vai ficar cada cômodo da casa? Então veja dicas para cada um deles no tópico abaixo!

O estilo navy em cada ambiente da casa

Se o plano é montar o maior  número  de cômodos da casa no estilo navy, isso não vai ser uma tarefa difícil! Para isso, você vai precisar pensar em cada espaço de forma única, e aqui vão algumas dicas para te ajudar: na sala de estar, use diferentes tons de azul em todos os objetos que estão no local, almofadas, tapete, luminária, cortinas e até móveis.

Enquanto que o sofá pode ter uma cor neutra, como preto, bege ou palha, as cortinas e demais objetos de tecido podem ser todos de tons de azul. Assim, você cria uma composição no estilo navy e ainda deixa o ambiente leve e bem harmonizado. Que tal?

Outra dica é misturar mobílias com tonalidades de madeira ou fabricada com materiais trançados. Esse aspecto rústico combina com a característica dos barcos; e para preencher o resto do local, use as cores e acessórios típicos do estilo navy, vai ficar perfeito e ainda deixar o espaço cheio de vida. Aposte nessa ideia!

Quarto e cozinha estilo navy

No quarto, uma ótima ideia para deixar o ambiente todo com cara de praia e mar é colocar roupas de cama com as tonalidades do estilo navy. Depois disso, brincar com as paredes, inserindo lemes, quadros, estrelas do mar e outros objetos típicos.

Já na cozinha, você pode apostar em uma paleta de cor neutra para os móveis e colorir o ambiente com a decoração estilo navy: colocando objetos decorativos nas paredes brancas, como peixes, âncoras, conchas, e por aí vai. Outra possibilidade para deixar o lugar ainda mais característico, é trabalhar balcões, mesa de refeições e até armários, com móveis de madeira, material que ajuda a transmitir a sensação do mar.

Estilo Navy contemporâneo

E não é só um modelo único e tradicional que faz parte da decoração estilo navy: a tendência ganhou corpo e novas possibilidades! Hoje existe também o estilo navy contemporâneo, que mantém a tradição navy, mas soma de tons verdes e cinzas, além do uso de móveis mais ousados e até vintages. A ideia é misturar o clássico do náutico com um aspecto mais urbano. Que tal? Você se identificou?

Dicas bônus para o estilo navy

Trazer esse estilo de decor para dentro de casa não é algo só para quem mora na praia, como já dissemos, não é mesmo? Então, além dos estilos navy tradicional e contemporâneo, outra dica dos profissionais da área é usar bastante superfícies acolchoadas e macias, que lembram a tranquilidade e a calmaria do mar. Ou seja, esse estilo além de bonito, é aconchegante e super confortável!

E não se esqueça: não adianta encher o ambiente de objetos típicos, como estrelas do mar e âncoras, e deixar de lado a paleta de cores tradicional (azul, branco e vermelho), combinado?

O mais legal e interessante desse estilo é que ele pode ser misturado com muitos materiais! Ah, e você também pode ousar, por quê não? Você pode mesclar o clássico com o contemporâneo! Mas como? É simples: basta colocar o rústico, o ferro envelhecido e as fibras naturais junto com outros objetos mais modernos, claro, sem perder a essência do estilo. 

Também vale aproveitar coisas que você já tem em casa e estão guardadas, com memória afetiva! Essa mistura funciona muito bem e, sem dúvidas, vai criar um estilo único na sua casa! 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

o que é hipoteca brasil

O que é hipoteca e para que serve?

Uma das principais dúvidas de quem busca linhas de crédito imobiliário no Brasil é entender o que é hipoteca. Mais comum nos Estados Unidos, a modalidade é uma alternativa para quem deseja contratar um empréstimo e pagar juros menores Se você está buscando uma linha de crédito imobiliário, já deve ter se deparado com o […]

fazer-mudanca

Quando fazer mudança é uma boa escolha?

Está pensando em fazer mudança mais não sabe se é a hora certa? Esse texto pode te ajudar a decidir. Escolher a hora certa para fazer mudança não é uma tarefa fácil. Isso porque sempre temos muitos fatores para pensar e levar em consideração. Além disso, também há vários motivos diferentes que podem levar uma […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *