18 de outubro de 2021

Quando fazer mudança é uma boa escolha?

fazer-mudanca

Está pensando em fazer mudança mais não sabe se é a hora certa? Esse texto pode te ajudar a decidir.

Escolher a hora certa para fazer mudança não é uma tarefa fácil. Isso porque sempre temos muitos fatores para pensar e levar em consideração.

Além disso, também há vários motivos diferentes que podem levar uma pessoa a levar no assunto. Profissional, familiar ou financeiro. Cada um deles apresenta as suas particularidades e os seus prós e contras. Para começar a te ajudar na decisão de fazer mudança agora ou não, vamos destrinchar as peculiaridades destes motivos. 

Crescimento profissional 

Muitas pessoas decidem mudar de cidade ou de bairro por conta de oportunidades profissionais. Esse é um dos melhores motivos para decidir fazer uma mudança. Já que, realmente, algumas cidades e bairros oferecem mais oportunidades profissionais do que outros. E, quanto mais perto das oportunidades você estiver, mais fácil será aproveitá-las. 

Crescimento familiar 

Outro fator que pode indicar que é hora de procurar um novo lugar para morar é o crescimento familiar. Quando um casal decide morar junto ou com a chegada de um filho, principalmente. É um excelente momento para procurar um imóvel maior, com mais dormitórios e uma estrutura mais robusta. É nestes momentos também que o casal busca comprar o seu primeiro imóvel. O que, sem dúvida, é um grande passo na vida de qualquer pessoa. 

Está procurando imóveis e não sabe por onde começar? Conheça o Portal da Arbo. As melhores oportunidades imobiliárias da internet. 

fazer-mudanca

Qualidade de vida, segurança e comodidade

Às vezes, pode ser que a sua vida profissional e familiar estejam estáveis, mas o seu lar ainda não esteja oferecendo tudo o que você precisa para ter qualidade de vida e comodidade. 

Isso é muito comum. Infelizmente, no Brasil, não são todos os bairros que oferecem segurança, opções de lazer e estrutura para os seus moradores. Por isso, muitas pessoas buscam essas características em um novo lugar. 

Fazer mudança: o que levar em consideração? 

fazer-mudanca

Agora que você já sabe alguns dos motivos mais comuns para fazer mudança, chegou a hora de anotar o que levar em consideração para procurar um novo imóvel para morar. Além da localização, a estrutura do imóvel e as facilidades no seu dia a dia também são fatores que podem fazer toda a diferença para você e para a sua família. 

Confira abaixo alguns fatores: 

Estabeleça com clareza quais são os seus objetivos ao fazer mudança

Como mostramos acima, se você vai fazer mudança de casa ou apartamento, é por conta de um motivo. Analise bem os seus porquês para depois pensar qual é o tipo de imóvel ideal para você neste momento. Os erros nesta fase são muito comuns. 

Por exemplo, um casal, recém-casado, procura um imóvel que fique perto do trabalho deles, mas acabam alugando um apartamento muito grande, com vários dormitórios e espaços de lazer, mas longe do trabalho. Esse casal rapidamente irá se arrepender de mudar para este local. Pois não era esse o objetivo principal deles. 

Hoje em dia, é muito simples fazer buscas avançadas de imóveis na internet. Em alguns portais imobiliários você pode fazer filtros como cidades, bairros, metragem, quantidade de dormitórios, faixa de preço, etc. Dessa forma você pode, rapidamente, ver o que está disponível com as características ideais para você no momento. 

Quer fazer essa busca pelo imóvel perfeito agora? Clique aqui. 

A localização é essencial

Independente do seu objetivo, uma boa localização sempre vai ajudar no seu dia a dia. Seja por estar em uma região com mais acessos a outras áreas da cidade, perto do trabalho ou das escolas dos filhos. É sempre importante entender qual é o momento da sua vida antes de escolher qual será o seu próximo bairro.

Até porque, ninguém gosta de escolher aquela casa (ou apartamento) dos sonhos e descobrir em poucos dias que a vizinhança é barulhenta e não tem a estrutura necessária para atender as tarefas básicas do dia a dia. 

Uma dica interessante sobre essa questão é visitar a sua nova rua, antes de mudar, em diferentes horários do dia. Dessa forma, você pode verificar os ruídos, segurança e movimentação durante todo o dia. 

Outro fator importante são os comércios. Pode ser uma ótima ideia verificar se existem supermercados, hospitais, centros comerciais e farmácias por perto. Isso facilita demais a vida no cotidiano. 

Verifique a valorização da sua nova região

Assim como os imóveis, as diferentes regiões da cidade também passam por processos de valorização e desvalorização. Isso ocorre por conta da mudança da própria dinâmica de vida das cidades. 

Por exemplo, se na sua cidade as maiores empresas, comércios e áreas de lazer ficam localizadas mais próximas dos bairros centrais. Esses serão os locais mais valorizados. 

Essa valorização impacta diretamente no preço dos imóveis e dos aluguéis nestas regiões. O ideal é você procurar por bairros que vão valorizar no futuro. Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro e pode ver o seu patrimônio valorizar muito no futuro. 

Avalie com detalhes os imóveis 

Se você já decidiu que é hora de mudar, estabeleça o tipo de casa ideal e a localização perfeita, chegou o momento de avaliar os imóveis. 

Essa etapa deve ser feita com muito cuidado. Afinal, trata-se da sua casa nos próximos anos ou, caso você opte por comprar, de seu bem para a vida inteira. 

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

Mas, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, visite seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. 

Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, pode ser uma boa ideia levar uma trena e anotar tudo. 

Além disso, pode ser que a sua nova casa precise de alguns reparos para se adequar a sua realidade. Realizando essa visita minuciosa, você pode já anotar tudo que será necessário para que seja perfeito no dia da mudança.

É uma ótima maneira também de ir se familiarizando com o seu novo bairro, vizinhos, conhecendo o trânsito, transporte público e as novas paisagens que farão parte do seu dia a dia. É um ótimo programa para quem está de mudança. 

Dicas para fazer mudança de casa de forma planejada 

Todas as pessoas que já participaram de alguma mudança de casa sabem o quanto o processo é trabalhoso. Desde pensar nos detalhes financeiros da mudança, arrumar e empacotar os seus pertences, fazer limpeza da casa, contratar uma empresa responsável até pensar no melhor trajeto e, claro, organizar tudo no novo lar.

Para finalizar as nossas dicas, que tal uma lista rápida com algumas dicas para quem vai fazer mudança? 

Confira abaixo: 

Faça um bom planejamento financeiro. 

Esse é um dos principais fatores a se considerar na hora de se comprometer com a compra de um imóvel ou com o contrato de aluguel. É essencial, por exemplo, que você faça uma boa reserva financeira para o caso de imprevistos. Além disso, não se esqueça que qualquer mudança traz gastos extras como transporte, documentação, taxas e impostos. Coloque isso nas suas contas. 

Pesquisa vai ser a sua grande aliada

A busca por uma imóvel novo não é rápida. Pelo contrário. Exige tempo e dedicação. A pressa vai apenas te levar para caminhos para os quais você vai se arrepender no futuro. Por isso, tenha paciência. Visite os imóveis que mais gostar, faça projeções e siga um cronograma rígido de qualidade antes de fechar negócio. 

Não faça tudo sozinho

Fazer mudança é uma tarefa complicada. Por isso, caso você já tenha escolhido o seu imóvel e realizado todas as etapas preliminares, conte com a ajuda de profissionais especializados para as próximas fases. Desde o corretor até a transportadora. Todas essas pessoas podem te ajudar a fazer uma mudança de casa de forma mais tranquila, segura e (acredite) barata.  

Leia mais sobre o assunto: Como organizar mudança: veja 5 dicas

O que você achou das dicas sobre quando fazer mudança é uma boa escolha?  

Seguindo todas elas, você não vai errar na hora de fazer a sua mudança. Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no blog da Arbo. Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns. Como organizar a casa após a mudança?

Para dúvidas do cotidiano, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família

Postagens relacionadas

vizinho barulhento

Vizinho barulhento: saiba como proceder

Ter um vizinho barulhento pode transformar o dia a dia em um caos, né? Descubra o que você pode fazer para lidar com essa situação!  Festas, som alto, barulho de furadeiras o dia todo e outros incômodos que podem estragar um dia ou até uma noite. Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Sem […]

Confira 5 dicas para realizar a vistoria de apartamento

Se você vai alugar um imóvel, precisa visitá-lo antes de assinar o contrato de locação. Nesse momento, é importante realizar uma vistoria de apartamento completa A compra ou o aluguel de um imóvel é sempre um momento importante na vida de uma pessoa. Isso porque a ação representa uma mudança bastante significativa. Para que tudo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *