19 de abril de 2024

Como aplicar a harmonização de ambientes?

feng shui harmonização de ambientes

O Feng Shui, também conhecido como harmonização de ambientes, está relacionado à energia vital e pode transformar os ambientes de seu imóvel

Você já ouviu falar no termo Feng Shui? Esse é o nome dado à arte de fazer harmonização de ambientes, que tem o objetivo de promover melhor a energia vital tanto nas pessoas  quanto nos espaços físicos. Essa  técnica chinesa pode ser aplicada tanto em residências, como casas e apartamentos, quanto em espaços comerciais e empresas. 

Essa energia promovida é chamada de “chi”, que é influenciada pela disposição dos  móveis e objetos de modo que o conjunto deles e  o lugar onde você vive ou passa a maior parte do tempo fique com a sua cara. 

E tudo isso tem o intuito de tornar o ambiente saudável e de atrair boas energias, já que, com o Feng Shui, é possível trabalhar áreas da vida como família, amigos, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho. 

A técnica também traz benefícios para superar dificuldades, para transformar energias negativas em positivas, atrair prosperidade, conquistar equilíbrio e melhorar relacionamentos.

Você pode saber mais sobre o Feng Shui no vídeo O que é Feng Shui? Dicas de como aplicar, publicado no canal Viva Decora – Casa, Decoração e DIY, no YouTube:

Que tal apostar nessa antiga tradição para transformar seu lar em um refúgio agradável e colocar em prática a harmonização de ambientes? Continue a leitura, pois, nesse texto, você vai conferir:

Organize seu lar

Apesar de a técnica trazer resultados quando aplicada em outros lugares além da casa, nosso foco nesse artigo é a sua residência, já que é nela que você se conecta com a sua família e  amigos.

Além disso, esse é o local que se criam os hobbies, onde se constroem histórias por meio de objetos e é onde boa parte da vida acontece (e agora mais do que nunca).

Em tempos  de pandemia, todos nós estamos passando muito mais tempo dentro de casa, não é mesmo? Seja trabalhando em regime home office ou assistindo aulas remotas. 

Há, também, quem prefira ficar em casa apenas descansando e/ou curtindo momentos de lazer – e não há nada de errado nisso, é claro! E é por conta de todos esses motivos que é importante manter um clima saudável dentro de cada ambiente. 

Então vamos lá? O primeiro passo para começar a harmonização de ambientes é higienizar grandes superfícies (como pisos, paredes e forros) com frequência para eliminar a sujeira.

harmonização de ambientes e organização
A organização é fundamental para o processo de harmonização de ambientes

A organização dos itens deve complementar a limpeza, pois objetos espalhados pela casa impedem a circulação dessa energia. 

Com essa dica, é importante que você tenha uma rotina de cuidados com a casa, especialmente para manter as coisas em seus devidos lugares e para acabar com a bagunça.

Outra orientação importante é, de tempos em tempos, selecionar itens que não têm mais utilidade e doar esses objetos. É importante manter só o essencial, ou seja, aquilo que serve para alguma coisa dentro de casa – e essa não é uma tarefa muito difícil.

A harmonização de ambientes na prática

Seguindo algumas das orientações de Feng Shui, é possível transformar e harmonizar a energia da casa de um modo que mudará a sua vida inteira. 

Contudo, colocar tudo isso em prática no começo pode ser um pouco difícil, então, depois da limpeza e da organização, vamos às dicas de ouro que vão te ajudar nessa missão.

O hall de entrada deve ser sempre muito bem iluminado e limpo. Plantas em casa são essenciais para compor a decoração e os espelhos convidam a boa energia a entrar no lar. 

Se você é do tipo de pessoa que gosta  de fotos e de quadros nas paredes, pode se jogar com essa ideia nos corredores. Cores claras para esses itens são as mais indicadas e tapetes também são bem-vindos. 

Os quadros ajudam a circular a energia pela casa inteira, contribuindo muito com a harmonização de ambientes.

Como aplicar a harmonização de ambientes?

E o quarto? Como harmonizar?

Esse é um dos ambientes que mais merecem atenção, já que é um dos lugares mais frequentados da casa pelos moradores. 

Nesse cômodo, vale tudo: almofadas, roupas de cama, quadros e cortinas na decoração. Para garantir o conforto e o bem-estar, evite levar trabalho, material de estudo ou aparelhos eletrônicos para o quarto.

Quanto à sua cama, a dica a seguir é uma daquelas que devem ser seguidas à risca: o ideal é que a cabeceira da cama seja encostada na parede – mas que ela não tenha janela e nem faça divisa com o banheiro. 

Essa orientação é importante porque a janela traz sensação de insegurança e a parede com o banheiro pode drenar as boas energias.

harmonização de ambientes no quarto
A harmonização de ambientes deve ser aplicada nos quartos, uma vez que o cômodo é um dos mais visitados pelos moradores

Use cores específicas em cada cômodo para fazer a harmonização de ambientes

De acordo com o Feng Shui, é fundamental combinar cores levando em conta as intenções de cada lugar. 

Nos quartos, onde o foco é o relaxamento, recomenda-se o uso de tons suaves que transmitam tranquilidade e proporcionem boas noites de sono — como azul e verde em tons claros.

Também é comum o uso de nuances relacionadas a valores específicos ou desejos dos moradores. Uma pessoa que queira atrair fortuna, por exemplo, deve apostar em opções como laranja, vermelho e prata. 

São vários sentimentos e sensações que podem ser explorados, como os exemplos a seguir: 

  • Inspiração: amarelo; 
  • Estabilidade: marrom; 
  • Saúde e vitalidade: verde; 
  • Felicidade: cor-de-rosa; 
  • Sabedoria: roxo; e 
  • Paz: branco.

Os cinco elementos

Aplicar a harmonização de ambientes na sua decoração significa incluir cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, água e metal. 

De acordo com os chineses, cada elemento se associa a áreas específicas do corpo humano. Por isso, a técnica milenar busca alinhar essas unidades para encontrar o equilíbrio interior. E isso será refletido em cada ambiente da sua casa.

Saiba mais sobre cada um dos elementos:

Madeira: no simbolismo, a madeira significa início, crescimento e vida. Na decoração, o elemento aparece mais no uso das plantas. A forma é cilíndrica e a cor predominante é o verde.

Fogo: o elemento está relacionado à maturidade. Velas e luminárias são seus maiores representantes. A forma é triangular e a cor predominante é o vermelho.

Terra: a terra representa gravidade e base para o crescimento dos alimentos. É representada pelos objetos de cerâmica. A forma é quadrada e as cores predominantes são o amarelo e o marrom.

Água: o elemento está ligado à comunicação e ao sucesso, além de significar recolhimento e introspecção. Pode ser caracterizada na decoração com espelhos e vidros. As formas são sinuosas e as cores predominantes são o preto e azul-escuro.

Metal: o metal simboliza prosperidade e lembra meditação. Na harmonização de ambientes, se expressa em objetos feitos de metal e pedras, como granito e cristais. As formas mais usadas são a esférica e a oval. E as cores predominantes, por sua vez, são o branco e os tons pastéis.

plantas para a harmonização de ambientes
As plantas são elementos essenciais para a harmonização de ambientes

Plantas fazem toda a diferença

As plantas são muito importantes para a harmonização de ambientes. Isso porque elas são grandes aliadas do Feng Shui, pois purificam o ar e renovam as energias. 

A crença chinesa diz que devemos aproximar seres humanos da natureza, logo, nada melhor do que ter árvores no quintal e flores e plantas dentro de casa.

As plantas carregam boas energias e, quando colocadas perto da entrada, atraem proteção. Girassóis são usados na decoração para atrair riqueza. Objetos místicos como o sino dos ventos, fontes de água e mandalas servem como amuleto para chamar vibrações positivas.

Materiais como a madeira ou o bambu utilizam o poder do ar para produzir sons que estimulam a criatividade e a autoconfiança e podem estar presentes nessa decoração com a grande utilidade de colocar as plantas. 

Faça a harmonização de ambientes em escritórios e espaços de home office

Se a sua mesa do escritório ou do local de home office está lotada de livros e objetos, fique alerta. De acordo com a técnica milenar, a desorganização pode afetar a sua criatividade e produtividade. 

Com um espaço limpo e arejado, as ideias fluem melhor. Para dar um toque familiar ao ambiente, você pode colocar fotos e outras boas lembranças por perto, mas deve tomar cuidado para não se distrair com as imagens. 

Uma dica bem importante é deixar à vista algum objeto divertido que mexa com a criatividade. Se tiver livros em excesso, doe o que não lê mais e organize o restante por temas para facilitar a busca. 

E, como a praticidade também ajuda na organização, gavetas e portas devem ser fáceis de abrir. 

escritório home office
Aplicar a harmonização de ambientes no escritório ou no espaço de home office contribui para a produtividade

O que achou sobre as nossas dicas sobre a harmonização de ambientes? Já tem ideia de como aplicar essa técnica super legal hoje mesmo na sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir mais conteúdos sobre decoração, organização e limpeza. Preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Crédito imobiliário: tudo o que você precisa saber antes da negociação

Crédito imobiliário: tudo o que você precisa saber antes da negociação

Quer comprar uma casa ou um apartamento e precisa entender melhor sobre o crédito imobiliário? Confira as informações De acordo com dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor da construção civil cresceu, aproximadamente, 5,6% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o trimestre anterior. Isso mostra que, mesmo na pandemia, […]

Casa sustentável: saiba como adaptar seu imóvel

Casa sustentável: saiba como adaptar seu imóvel

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência crescente e, por isso, muitos têm optado por montar uma casa sustentável. Você conhece o conceito? Nesse texto você confere todas as informações sobre o tema A cada dia que passa, as discussões a respeito dos cuidados com o meio ambiente ganham mais relevância. A proteção […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *