13 de junho de 2024

Como aplicar a harmonização de ambientes?

feng shui harmonização de ambientes

O Feng Shui, também conhecido como harmonização de ambientes, está relacionado à energia vital e pode transformar os ambientes de seu imóvel

Você já ouviu falar no termo Feng Shui? Esse é o nome dado à arte de fazer harmonização de ambientes, que tem o objetivo de promover melhor a energia vital tanto nas pessoas  quanto nos espaços físicos. Essa  técnica chinesa pode ser aplicada tanto em residências, como casas e apartamentos, quanto em espaços comerciais e empresas. 

Essa energia promovida é chamada de “chi”, que é influenciada pela disposição dos  móveis e objetos de modo que o conjunto deles e  o lugar onde você vive ou passa a maior parte do tempo fique com a sua cara. 

E tudo isso tem o intuito de tornar o ambiente saudável e de atrair boas energias, já que, com o Feng Shui, é possível trabalhar áreas da vida como família, amigos, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho. 

A técnica também traz benefícios para superar dificuldades, para transformar energias negativas em positivas, atrair prosperidade, conquistar equilíbrio e melhorar relacionamentos.

Você pode saber mais sobre o Feng Shui no vídeo O que é Feng Shui? Dicas de como aplicar, publicado no canal Viva Decora – Casa, Decoração e DIY, no YouTube:

Que tal apostar nessa antiga tradição para transformar seu lar em um refúgio agradável e colocar em prática a harmonização de ambientes? Continue a leitura, pois, nesse texto, você vai conferir:

Organize seu lar

Apesar de a técnica trazer resultados quando aplicada em outros lugares além da casa, nosso foco nesse artigo é a sua residência, já que é nela que você se conecta com a sua família e  amigos.

Além disso, esse é o local que se criam os hobbies, onde se constroem histórias por meio de objetos e é onde boa parte da vida acontece (e agora mais do que nunca).

Em tempos  de pandemia, todos nós estamos passando muito mais tempo dentro de casa, não é mesmo? Seja trabalhando em regime home office ou assistindo aulas remotas. 

Há, também, quem prefira ficar em casa apenas descansando e/ou curtindo momentos de lazer – e não há nada de errado nisso, é claro! E é por conta de todos esses motivos que é importante manter um clima saudável dentro de cada ambiente. 

Então vamos lá? O primeiro passo para começar a harmonização de ambientes é higienizar grandes superfícies (como pisos, paredes e forros) com frequência para eliminar a sujeira.

harmonização de ambientes e organização
A organização é fundamental para o processo de harmonização de ambientes

A organização dos itens deve complementar a limpeza, pois objetos espalhados pela casa impedem a circulação dessa energia. 

Com essa dica, é importante que você tenha uma rotina de cuidados com a casa, especialmente para manter as coisas em seus devidos lugares e para acabar com a bagunça.

Outra orientação importante é, de tempos em tempos, selecionar itens que não têm mais utilidade e doar esses objetos. É importante manter só o essencial, ou seja, aquilo que serve para alguma coisa dentro de casa – e essa não é uma tarefa muito difícil.

A harmonização de ambientes na prática

Seguindo algumas das orientações de Feng Shui, é possível transformar e harmonizar a energia da casa de um modo que mudará a sua vida inteira. 

Contudo, colocar tudo isso em prática no começo pode ser um pouco difícil, então, depois da limpeza e da organização, vamos às dicas de ouro que vão te ajudar nessa missão.

O hall de entrada deve ser sempre muito bem iluminado e limpo. Plantas em casa são essenciais para compor a decoração e os espelhos convidam a boa energia a entrar no lar. 

Se você é do tipo de pessoa que gosta  de fotos e de quadros nas paredes, pode se jogar com essa ideia nos corredores. Cores claras para esses itens são as mais indicadas e tapetes também são bem-vindos. 

Os quadros ajudam a circular a energia pela casa inteira, contribuindo muito com a harmonização de ambientes.

Como aplicar a harmonização de ambientes?

E o quarto? Como harmonizar?

Esse é um dos ambientes que mais merecem atenção, já que é um dos lugares mais frequentados da casa pelos moradores. 

Nesse cômodo, vale tudo: almofadas, roupas de cama, quadros e cortinas na decoração. Para garantir o conforto e o bem-estar, evite levar trabalho, material de estudo ou aparelhos eletrônicos para o quarto.

Quanto à sua cama, a dica a seguir é uma daquelas que devem ser seguidas à risca: o ideal é que a cabeceira da cama seja encostada na parede – mas que ela não tenha janela e nem faça divisa com o banheiro. 

Essa orientação é importante porque a janela traz sensação de insegurança e a parede com o banheiro pode drenar as boas energias.

harmonização de ambientes no quarto
A harmonização de ambientes deve ser aplicada nos quartos, uma vez que o cômodo é um dos mais visitados pelos moradores

Use cores específicas em cada cômodo para fazer a harmonização de ambientes

De acordo com o Feng Shui, é fundamental combinar cores levando em conta as intenções de cada lugar. 

Nos quartos, onde o foco é o relaxamento, recomenda-se o uso de tons suaves que transmitam tranquilidade e proporcionem boas noites de sono — como azul e verde em tons claros.

Também é comum o uso de nuances relacionadas a valores específicos ou desejos dos moradores. Uma pessoa que queira atrair fortuna, por exemplo, deve apostar em opções como laranja, vermelho e prata. 

São vários sentimentos e sensações que podem ser explorados, como os exemplos a seguir: 

  • Inspiração: amarelo; 
  • Estabilidade: marrom; 
  • Saúde e vitalidade: verde; 
  • Felicidade: cor-de-rosa; 
  • Sabedoria: roxo; e 
  • Paz: branco.

Os cinco elementos

Aplicar a harmonização de ambientes na sua decoração significa incluir cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, água e metal. 

De acordo com os chineses, cada elemento se associa a áreas específicas do corpo humano. Por isso, a técnica milenar busca alinhar essas unidades para encontrar o equilíbrio interior. E isso será refletido em cada ambiente da sua casa.

Saiba mais sobre cada um dos elementos:

Madeira: no simbolismo, a madeira significa início, crescimento e vida. Na decoração, o elemento aparece mais no uso das plantas. A forma é cilíndrica e a cor predominante é o verde.

Fogo: o elemento está relacionado à maturidade. Velas e luminárias são seus maiores representantes. A forma é triangular e a cor predominante é o vermelho.

Terra: a terra representa gravidade e base para o crescimento dos alimentos. É representada pelos objetos de cerâmica. A forma é quadrada e as cores predominantes são o amarelo e o marrom.

Água: o elemento está ligado à comunicação e ao sucesso, além de significar recolhimento e introspecção. Pode ser caracterizada na decoração com espelhos e vidros. As formas são sinuosas e as cores predominantes são o preto e azul-escuro.

Metal: o metal simboliza prosperidade e lembra meditação. Na harmonização de ambientes, se expressa em objetos feitos de metal e pedras, como granito e cristais. As formas mais usadas são a esférica e a oval. E as cores predominantes, por sua vez, são o branco e os tons pastéis.

plantas para a harmonização de ambientes
As plantas são elementos essenciais para a harmonização de ambientes

Plantas fazem toda a diferença

As plantas são muito importantes para a harmonização de ambientes. Isso porque elas são grandes aliadas do Feng Shui, pois purificam o ar e renovam as energias. 

A crença chinesa diz que devemos aproximar seres humanos da natureza, logo, nada melhor do que ter árvores no quintal e flores e plantas dentro de casa.

As plantas carregam boas energias e, quando colocadas perto da entrada, atraem proteção. Girassóis são usados na decoração para atrair riqueza. Objetos místicos como o sino dos ventos, fontes de água e mandalas servem como amuleto para chamar vibrações positivas.

Materiais como a madeira ou o bambu utilizam o poder do ar para produzir sons que estimulam a criatividade e a autoconfiança e podem estar presentes nessa decoração com a grande utilidade de colocar as plantas. 

Faça a harmonização de ambientes em escritórios e espaços de home office

Se a sua mesa do escritório ou do local de home office está lotada de livros e objetos, fique alerta. De acordo com a técnica milenar, a desorganização pode afetar a sua criatividade e produtividade. 

Com um espaço limpo e arejado, as ideias fluem melhor. Para dar um toque familiar ao ambiente, você pode colocar fotos e outras boas lembranças por perto, mas deve tomar cuidado para não se distrair com as imagens. 

Uma dica bem importante é deixar à vista algum objeto divertido que mexa com a criatividade. Se tiver livros em excesso, doe o que não lê mais e organize o restante por temas para facilitar a busca. 

E, como a praticidade também ajuda na organização, gavetas e portas devem ser fáceis de abrir. 

escritório home office
Aplicar a harmonização de ambientes no escritório ou no espaço de home office contribui para a produtividade

O que achou sobre as nossas dicas sobre a harmonização de ambientes? Já tem ideia de como aplicar essa técnica super legal hoje mesmo na sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir mais conteúdos sobre decoração, organização e limpeza. Preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

qual a diferença entre consórcio e financiamento

Saiba a diferença entre consórcio e financiamento

Está em dúvida sobre qual a diferença entre consórcio e financiamento? Confira tudo sobre essas modalidades de crédito. A decisão de comprar uma casa ou um apartamento é sempre acompanhada de muitas incertezas. Por se tratar de um bem de alto valor e que interfere em vários aspectos de nossas vidas, é necessário entender muito […]

empréstimo-de-imóvel

Como usar seu imóvel para conseguir empréstimo?

Colocar um imóvel como garantia de um empréstimo pode ser uma alternativa positiva para se conseguir boas condições de pagamento. Mas antes de tomar essa decisão é preciso entender como a modalidade de crédito funciona. O empréstimo com garantia de imóvel, ou home equity, é uma linha de crédito que vem se popularizando devido aos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *