13 de maio de 2022

Isolamento acústico: como aplicar em seu imóvel?

isolamento acústico casa apartamento

O isolamento acústico é essencial para a qualidade de vida dos moradores de apartamentos. Neste texto você vai conferir como deixar seu imóvel à prova de barulhos externos

Morar em apartamento tem muitas vantagens, como a comodidade, a praticidade e a segurança. Entretanto, se não existir isolamento acústico, nada disso compensa. Às vezes, barulhos externos podem acabar com a tranquilidade e com o conforto de quem escolheu esse tipo de moradia.

O barulho em excesso gera mau humor, dificuldades para dormir e para se concentrar, o que causa até mesmo alguns problemas de saúde com o passar do tempo. Não é por acaso que os ruídos inconvenientes são um dos principais problemas em apartamentos.

Para quem mora perto de centro comerciais, ou de vias muito movimentadas, ruídos como buzinas, aglomerações de pessoas, crianças brincando em parques ou obras são inevitáveis. 

Contudo, acalme-se: para lidar com esses barulhos externos não é preciso se mudar, mas sim providenciar um isolamento acústico, que é uma intervenção feita no seu próprio apartamento para reduzir os incômodos externos. 

Quer saber mais sobre o tema? Então confira este texto, elaborado pelo Blog da Arbo, que, com certeza, vai te ajudar. Veja o que você vai encontrar aqui:

Afinal, o que é isolamento acústico?

O isolamento acústico consiste na capacidade de alguns materiais de bloquear o som ou ruído de diferentes lugares. Como o próprio nome já diz, ele isola o barulho externo, deixando ambientes mais silenciosos e, com isso, proporciona mais conforto e qualidade de vida aos moradores. 

Antigas casas de madeira tinham menos recursos, mas os imóveis de alvenaria possibilitam o uso de materiais que impedem a transposição do som de forma mais segura e descomplicada.

Contudo, antes de instalar um isolamento acústico, é importante entender como o som se propaga e de quais ruídos você quer se livrar. 

isolamento acústico barulhos externos
O isolamento acústico é uma excelente alternativa para quem tem problemas com barulhos externos

De forma simples, o som passa não só através das paredes, mas também por frestas ou superfícies mais finas como vidros e janelas.

Se o seu problema é um ruído aéreo, como, por exemplo, de avião, de vozes, de trânsito ou de construções, isolamentos feitos com barreiras pesadas como paredes e divisórias grossas são ideais. 

Ou seja, a dica de ouro é: antes de instalar um isolamento acústico considere todos os pontos de sua casa por onde o barulho pode entrar. 

Além disso, tente perceber quais são os principais ruídos que mais te incomodam, pois, assim, ficará mais fácil definir qual estratégia de isolamento acústico funcionará melhor em seu imóvel.

Onde fazer o isolamento acústico?

O isolamento acústico pode ser feito em qualquer espaço da sua casa, seja na cozinha, que fica mais próxima à rua, no home office ou no seu cantinho de estudos que necessita de um ambiente silencioso, no quarto ou, ainda, na sala de estar.

É normal, por exemplo, que pessoas que moram em regiões centrais optem por se livrar do barulho do comércio e das avenidas colocando isolamento acústico nas janelas, com uma camada extra de proteção.

Dessa forma, famílias com crianças ou pessoas idosas escolhem essa medida para ter mais sossego quando estão em suas casas.

materiais para isolamento acústico
O isolamento acústico pode ser realizado com diversos materiais

Materiais que podem ser usados

Muitos materiais podem ser usados para fazer o isolamento acústico de um apartamento. Eles englobam diversos pontos de entrada de sons e podem se adaptar a diversos orçamentos.

Drywall com lã de vidro ou de rocha

A técnica do drywall usa placas de espessura média, peso leve e que garantem boa vedação acústica. Normalmente, esses materiais são combinados com lãs de vidro ou de rocha para aumentar o poder de isolamento.

Isolante acústico

Já ouviu falar sobre isolantes acústicos? Eles são muito versáteis e sua aplicação vai do chão ao teto do imóvel. Os isolantes acústicos são um tipo de manta acústica fina ou de um painel de fita isolante. 

Esses materiais garantem a vedação de pequenos ou grandes espaços e podem ser aplicados  junto com outros materiais, como o drywall, por exemplo. 

Os isolantes acústicos são uma ótima opção, pois não demandam perfurações no imóvel e não precisam da ajuda de um profissional especializado para a aplicação.

Janela antirruído

A janela antirruído é, definitivamente, uma excelente solução de isolamento acústico. Isso porque a vedação ocorre desde o entorno, no batente da janela, usando materiais grossos e pesados para interromper a propagação do som. 

Os objetos para essa opção também são diversos, podendo ir desde o PVC até o aço. 

O vidro usado nas janelas antirruídos também é diferente. Eles são mais grossos, acima de 8mm, podendo chegar até 24mm dependendo da necessidade de aplicação. No entanto, lembre-se: quanto maior a espessura do vidro, maior será o seu custo.

isolamento acústico espuma
A espuma acústica é uma das principais formas de montar o isolamento acústico

Porta antirruído

As portas antirruído também são ótimas opções de isolamento acústico, uma vez que garantem privacidade e silêncio ao ambiente e são geralmente feitas de madeira maciças. 

Pelo valor mais alto, elas costumam ser instaladas na entrada dos apartamentos, reduzindo os ruídos causados por pessoas transitando por corredores e áreas comuns.

Espuma acústica

A espuma acústica é muito utilizada no isolamento de estúdios. Elas são leves placas de espuma que absorvem o som interno, evitando, nesse caso, a saída de barulhos do ambiente. 

Essa opção é ideal para quem trabalha com música ou produção de vídeos e áudios e não deseja incomodar os vizinhos.

Dicas caseiras de como fazer um isolamento acústico

Você sabia que um simples tapete pode ajudar a amenizar o barulho que vem do vizinho? Isso mesmo! Isso porque o tecido tem a capacidade de absorver os sons, portanto, quanto mais grosso, melhor.

Existem, ainda, outras dicas simples que podem te ajudar a elaborar o isolamento acústico de seu imóvel. Veja:

Espalhe quadros pelas paredes e use papel de parede 

Outra dica é colocar quadros com molduras largas nas paredes, pois o objeto também contribui para a redução da emissão de sons. 

Já o papel e o adesivo de parede funcionam como filtro para reduzir o barulho entre os imóveis, principalmente se tiverem uma espessura mais grossa. 

E no mercado existem muitas opções bem estilosas tanto de papéis de parede quanto de adesivos. Além de deixarem uma decoração muito mais moderna, eles ainda podem te ajudar a promover um isolamento acústico caseiro.

Ter uma cabeceira na cama pode ajudar no isolamento acústico do imóvel

Use cabeceira na cama

Se o barulho que tanto te incomoda vem do quarto ao lado do seu apartamento, você pode trocar a cabeceira da sua cama por uma mais robusta, de preferência com acabamento de tecido, que ajuda a barrar o som externo. 

Outras soluções práticas para ajudar no isolamento do som

Trocar os móveis de lugar também é uma boa solução para montar o isolamento acústico de seu imóvel. Neste caso, o objetivo é colocar móveis maiores e mais espessos justamente na fonte de barulho e longe das pessoas.

Você pode, por exemplo, afastar as camas das janelas para evitar o contato direto com o som. Além disso, também é possível colocar uma estante ou guarda-roupa em paredes onde o outro lado é compartilhado com o vizinho.

Procure pensar não somente em abafar os ruídos, mas também em limitar o barulho que você reproduz e evitar que ele chegue até o apartamento ao lado.

Usar carpete nos pisos beneficia o isolamento acústico de apartamentos

Use carpetes

Sabe aquele som chato de passos no andar de cima? Ou até mesmo o barulho dos seus passos que afeta o andar de baixo? Um bom carpete pode ajudar a diminuir esse problema e promover um bom isolamento acústico .

Por ser uma peça mais grossa, os carpetes têm o poder de isolar o barulho causado e evitar desavenças entre os vizinhos. Assim, você gasta menos e contribui com a harmonia dentro do prédio.

Não se esqueça do piso!

Outra opção bem válida para isolar o som é investir no piso do apartamento. Se é possível gastar mais dinheiro com essa parte, considere os pisos vinílicos e emborrachados, que são mais duros e densos. 

Materiais mais frios como esses produzem menos eco e o incômodo é menor, mesmo que o investimento seja mais alto nesse caso.

Quer saber mais sobre como montar um isolamento acústico em seu apartamento? Então o que acha de assistir ao vídeo Fim do barulho – Isolamento acústico na sua casa ou apartamento, publicado no canal Planarq Campos/Ralph Dias, no YouTube?! Confira:

Está preparado para fazer o isolamento acústico agora? Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muita informação para o seu dia a dia. Continue a navegar pelo site e confira!

Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

vida-sustentavel

Como ter uma vida sustentável

Criar hábitos mais sustentáveis no dia a dia pode ajudar na preservação ambiental, além de trazer mais qualidade de vida. Mas, você sabe como é um estilo de vida sustentável? Sabe das ações e dos hábitos que você precisa colocar em prática para mudar a realidade de hoje? Além de consumir de forma responsável, você […]

tipos de copo como usar

Tipos de copo: quais você deve ter em seu imóvel?

Se você está de mudança, deve saber que existem diversos tipos de copo. Neste texto você vai conhecer quais precisa ter em sua nova casa Nada melhor do que receber os amigos em casa, organizar uma noite de pizza ou só curtir um filme na companhia de pessoas especiais, não é mesmo?! E para tudo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *