25 de abril de 2024

Saiba como realizar a manutenção de fogão

manutenção de fogão

Não sabe por onde começar ou quais cuidados tomar para realizar a manutenção de fogão? Confira neste texto tudo o que você precisa saber para fazer da forma correta.

Utilizado desde tarefas simples, como ferver a água de manhã para passar um café, até algumas mais elaboradas, como preparar um jantar especial para a família, o fogão é um item fundamental na rotina de milhões de pessoas. Além de promover mais praticidade e higiene na hora de preparar os alimentos, esse eletrodoméstico traz sofisticação e muita personalidade para a sua cozinha.

Embora o gás obtido a partir de carvão já fosse utilizado para a iluminação pública em 1810, foi só em 1826 que o inglês James Sharp, diretor adjunto da Northampton Gas Company, patenteou o primeiro modelo de fogão a gás. Fascinado pela limpeza e economia possibilitadas pela invenção, o chef de cozinha francês Alexis Benoist Soyer acabou sendo o responsável pela popularização do fogão, utilizando-o em seu restaurante.

Atualmente, a indústria busca cada vez mais formas de reinventar o aparelho, oferecendo ao público consumidor novas ferramentas que deixem seu uso ainda mais prático.

Tipos de fogão

manutenção de fogão

Existem muitos tipos e modelos de fogão disponíveis no mercado para serem considerados na hora de escolher o aparelho ideal para a sua casa. Durante o processo de compra, além de procurar uma opção que caiba no seu bolso, você deve atentar-se ao tamanho do eletrodoméstico, verificar se ele atende às suas necessidades e pesquisar como é feita a manutenção de fogão adequada para o modelo escolhido.

Fogão de piso

Prático e eficaz, esse é o fogão tradicional, encontrado facilmente em qualquer cozinha brasileira. Além do forno, existem modelos de diversos tamanhos e com diferentes funcionalidades.

Fogão de embutir

Ideal para cozinhas que apostam em um design mais leve ou dispõem de menos espaço, o fogão de embutir é instalado juntamente à bancada e, por isso, dá uma sensação de unidade e minimalismo à cozinha. 

Fogão com dois fornos

Se você é do tipo que prepara pratos mais elaborados e adora experimentar receitas diferentes, um forno pode ser pouco. Para solucionar esse problema, existe o fogão com dois fornos, que traz a possibilidade de ter dois compartimentos com duas temperaturas distintas, permitindo o preparo de duas receitas diferentes ao mesmo tempo.

Cooktop

Enquanto o fogão possui mesa (a parte superior, com as bocas) e forno embutidos, o cooktop possui apenas a mesa. Esse aparelho dá um ar mais moderno aos fogões e só pode ser instalado em cozinhas planejadas ou que contem com um balcão específico para o modelo.

Instalando o fogão: alguns cuidados indispensáveis

Todo cuidado é pouco para realizar corretamente a instalação ou manutenção de fogão. De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o fogão é o produto com o maior índice de ocorrência de acidentes domésticos, responsável por 15% dos registros.

Para evitar problemas durante a instalação do seu fogão, é preciso seguir algumas recomendações. Em primeiro lugar, é necessário verificar se a parte elétrica do aparelho está em bom estado de conservação. O mais recomendável é chamar um eletricista, que saberá verificar a situação da rede elétrica corretamente. Lembre-se de examinar a tomada e não utilizar extensões ou outros acessórios para ligar seu aparelho.

Cada fogão deve ser instalado da forma correta, a fim de evitar vazamentos de gás. O modelo de piso precisa de uma distância mínima de 10 cm entre a parede e as partes laterais, como os balcões da pia ou dos armários.

O fogão de botijão exige algumas peças à parte para sua instalação, como a válvula reguladora de pressão de gás e 2,75 kPa, chave de fenda, braçadeiras de metal com parafusos e a tradicional mangueira plástica de PVC, marcada com tarja amarela e selo do Inmetro. Todos os itens utilizados devem estar dentro do prazo de validade e, para garantir uma instalação mais segura, recomenda-se pedir ajuda profissional.

Como fazer a manutenção de fogão com segurança

manutenção de fogão

Já dizia o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”. Por mais complicado que seja, o processo de manutenção de fogão é essencial para prolongar a vida útil do seu aparelho e garantir que ele continue funcionando sem qualquer problema. Além disso, estamos falando de um eletrodoméstico que utiliza material inflamável como combustível. Logo, a manutenção de fogão também é uma questão de segurança, tanto do usuário quanto do imóvel.

O acendimento automático está entre as partes técnicas do fogão que apresentam problemas com mais facilidade. Caso seu aparelho esteja com falhas no acendimento automático, é preciso verificar algumas questões.

Em primeiro lugar, verifique se a peça de alumínio do acendedor está devidamente higienizada. Se houver alguma crosta de sujeira, você deve retirá-la e fazer a limpeza adequadamente.

Não é esse o problema? Nessa situação, é a vez de inspecionar a vela do equipamento: veja se ela tem algum dano, como aquele causado pela ferrugem. Se a causa da falha no acendedor for essa, a melhor solução é trocar a vela por uma nova. Para isso, você deve contar com o auxílio de um profissional especializado, capaz de realizar a manutenção de fogão da melhor forma.

Outro fator técnico que demanda uma atenção especial é a mangueira do fogão. Ela deve ser trocada de cinco em cinco anos, para garantir o seu bom funcionamento e proteger a segurança de todos os moradores da casa e dos imóveis próximos. Do contrário, esse equipamento torna-se responsável por vazamentos que podem ser fatais.

Além disso, é essencial manter a mangueira bem lavada, utilizando água e sabão neutro para realizar a higienização da peça. O sabão neutro é recomendado por afastar qualquer possibilidade de riscos ou danos. Mas cuidado: para evitar acidentes graves, é essencial desligar o fogão da tomada antes de dar início ao processo.

A dica é evitar o acúmulo de sujeira

Já deu para perceber que o acúmulo de gordura, poeira, restos de alimentos e outros tipos de sujeira é responsável por grande parte dos problemas no seu fogão, não é mesmo? Por isso, a melhor maneira de evitar esse problema é por meio da limpeza regular.

A manutenção de fogão cotidiana através da limpeza pode prolongar o tempo de uso do aparelho. Esse processo está relacionado a dois tipos de higienização: aquela realizada logo após o uso, para resolver problemas pontuais, e a limpeza geral, que deve ser feita semanalmente.

Para evitar a corrosão das peças do seu fogão, é preciso trocar a esponja de aço por um pano macio, com detergente neutro. Dessa forma, é possível realizar uma limpeza cuidadosa e sem provocar riscos no fogão. No caso da capa do queimador da boca do aparelho, é permitido realizar a limpeza com esponja de aço, mas recomenda-se substituir o detergente por sabão em barra, a fim de dar mais brilho para a peça.

Além disso, na hora de fazer a manutenção de fogão, é fundamental limpar a saída de gás das bocas com uma agulha de fogão. Esse acessório é facilmente encontrado em lojas de artigos de cozinha ou supermercados e é responsável por garantir que as chamas fiquem azuis, adiando a necessidade de conserto do equipamento.

No entanto, se você não tiver certeza sobre o problema ou caso ele exija algo além de uma limpeza, como no caso mencionado da troca de vela, não tenha vergonha em chamar um profissional capacitado e com experiência para realizar o serviço.

Embora seja preciso pagar pelo atendimento de um técnico, uma manutenção de fogão bem feita pode ter impacto positivo no seu bolso, afinal, consertando adequadamente o problema, você aumenta a durabilidade do fogão e diminui o risco de precisar comprar um aparelho novo.

Tentar consertar o fogão ou qualquer outro eletrodoméstico sozinho pode danificar definitivamente o aparelho ou encarecer o conserto. Além disso, o trabalho profissional é responsável por gerar mais segurança para você e sua casa.

Viu como é fácil realizar a manutenção de fogão?

manutenção de fogão

Agora que você chegou ao final do texto, nós esperamos que tenha ficado claro como é simples realizar a manutenção de fogão com segurança. A maioria dos casos pode ser resolvida com uma boa limpeza. Mas, caso o problema seja um pouco mais complicado, não hesite e procure a ajuda de um profissional.

Aqui no Blog da Arbo, você encontra todas as dicas para o seu lar. São diversos conteúdos voltados para garantir que você more em um lugar confortável, seguro e com a sua cara. Quer dicas de decoração? Você pode conferir as principais tendências para 2021.

Conheça também a Central de Ajuda da Arbo, o lugar que reúne conteúdos que ajudam a resolver aqueles probleminhas básicos que aparecem no dia a dia. Você pode ver, por exemplo, as situações que podem causar uma restrição no CPF.

E não deixe de visitar também o nosso Portal da Arbo, com diversas opções de casas e apartamentos incríveis por todo o Brasil. Acesse agora mesmo e confira!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

organização de guarda-roupa

Organização de guarda-roupa: confira 5 segredos

Quer saber como realizar uma organização de guarda-roupa de uma forma rápida e fácil? Confira esses 5 segredos.  A desorganização pode ser um grande desafio para o dia a dia. Além de dificultar a execução de tarefas que, com organização, poderiam ser feitas com facilidade, também é um dos grandes causadores de estresses entre os […]

manutenção no aluguel de apartamento

Aluguel de apartamento: quem faz a manutenção?

O aluguel de apartamento exige cuidados básicos de manutenção. Entenda o que a legislação diz sobre as responsabilidades de inquilinos e proprietários. As relações entre inquilinos e proprietários durante o aluguel de apartamento é regulamentada pela lei 8.245/1991, conhecida como lei do inquilinato. É a partir dela que os contratos de locação são formulados, mas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *