13 de maio de 2022

Manutenção de máquina de lavar: veja 5 dicas

A boa gestão de um imóvel envolve o cuidado com os eletrodomésticos. Dessa forma, é importante se atentar à manutenção de máquina de lavar

A gestão de um imóvel envolve diversos processos, que vão desde o pagamento de contas mensais até o cuidado com eletrodomésticos. Nesse segundo aspecto, a manutenção de máquina de lavar merece atenção, já que o item, além de essencial, é caro.

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas quanto à manutenção de máquina de lavar, uma vez que o eletrodoméstico é complexo e, na maioria dos casos, os cuidados necessários são desconhecidos.

Para que a manutenção de máquina de lavar não seja um problema para você, o Blog da Arbo preparou esse guia completo, no qual você vai conferir:

Máquina de lavar: cinco dicas para uma boa manutenção

A manutenção preventiva é indispensável para que qualquer equipamento atenda suas expectativas e continue funcionando perfeitamente por muito tempo. Por isso, é importante ter alguns cuidados desde o momento da compra.

1. Leia o manual de instruções após a compra e sempre que tiver dúvidas

É comum que, após comprar uma máquina de lavar, as pessoas se sintam ansiosas e queiram instalá-la imediatamente. Existem, também, casos em que a loja responsável pela venda do eletrodoméstico designa um profissional para realizar a instalação.

Seja qual for a sua situação, é importante estar atento às informações trazidas pelo manual de instruções do produto, que é comumente esquecido pelos consumidores após a compra.

É no manual que constam todas as especificações do eletrodoméstico, além de indicações para o bom cuidado e para a boa manutenção de máquina de lavar. Por isso, antes de instalar e de começar a utilizar o produto, analise as informações.

Preste atenção, principalmente, aos pontos que dizem respeito às características e aos limites do equipamento. Verifique, ainda, o modo de usar e, em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento.

Essas atitudes podem evitar que sua máquina de lavar sofra danos em pouco tempo devido ao uso indevido. Fique atento!

2. Instale a máquina de lavar do modo e no local correto

Casas e apartamentos pequenos têm, a cada dia mais, se tornado uma tendência no Brasil e no mundo. Isso porque imóveis com áreas modestas são mais procurados pelos consumidores, que buscam locais práticos e de fácil manutenção.

Se esse for o seu caso, é possível que seu imóvel não conte com uma lavanderia propriamente dita. Dessa forma, será necessário instalar a máquina de lavar em outro cômodo, como na cozinha – o que ocorre em muitos apartamentos.

Seja qual for a situação, é importante estar atento às condições do local. O piso, por exemplo, deve ser plano, para que as instabilidades não ocorram e, caso ocorram, não provoquem danos sérios ao eletrodoméstico.

Além disso, é importante manter a máquina de lavar a uma distância considerável da parede, para que o eletrodoméstico consiga “respirar”. 

3. Fique atento à limpeza correta do eletrodoméstico

A limpeza é um dos aspectos mais importantes da manutenção de máquina de lavar. Isso porque ela é responsável por aumentar a vida útil do equipamento e, assim, deve ser realizada, no mínimo, uma vez por mês.

Veja o passo a passo para realizar a limpeza correta da máquina de lavar:

  • Ferva uma caneca de água e jogue a água já quente no compartimento de sabão – que também pode ser de amaciante e/ou de alvejante;
  • Posteriormente, é chegado o momento de realizar a autolimpeza, que deve seguir as especificações do manual de instruções. Na maioria dos casos, o processo envolve programar a máquina de lavar para funcionar no ciclo completo com o nível máximo de água. É importante que o eletrodoméstico esteja vazio e que, em seguida, a água seja descartada. Uma boa dica é utilizar a água para lavar a calçada ou o carro, por exemplo;
  • A limpeza da máquina de lavar envolve, também, a manutenção do filtro. Nesse aspecto, você deve limpar o filtro e o compartimento de sábado, de amaciante e/ou de alvejante também, pelo menos, uma vez por mês;
  • O filtro deve ser retirado para ser lavado com água e sabão;
  • Por fim, não se esqueça da limpeza externa da máquina de lavar, que deve ser realizada com cuidado para não danificar a estrutura e a estética do equipamento.

4. Respeite as limitações da máquina de lavar

Após ler o manual de instruções de sua máquina de lavar, você irá conhecer melhor o produto que comprou. As limitações do eletrodoméstico são pontos importantes, uma vez que demonstram a capacidade máxima de operação.

Dessa forma, na hora de lavar roupas, sapatos e até mesmo cobertores e edredons, é necessário respeitar a quantidade máxima de quilos. Isso faz com que o equipamento não fique sobrecarregado e, portanto, que funcione da maneira correta.

Alguns manuais de instruções abordam, ainda, a quantidade ideal de sabão, de amaciante e/ou de alvejante que deve ser utilizada nas lavagens. Dessa forma, não exagere nos produtos, já que o excesso, além de não contribuir para a limpeza das roupas, irá prejudicar o desempenho da máquina de lavar.

manutenção-de-máquina-de-lavar

5. Cuidados na hora de lavar as roupas

Por fim, mas não menos importante, é necessário ter cuidado na hora de lavar as roupas para proporcionar uma boa manutenção de máquina de lavar.

Nesse sentido, você deve verificar os bolsos de blusas e de calças e se certificar de que não há objetos prejudiciais para o eletrodoméstico. Retire moedas, chaves e outros itens que podem comprometer o funcionamento da máquina de lavar.

Outra dica importante é fechar os zíperes de peças de roupa, para que esses não arranhem as paredes da máquina de lavar.

Quer saber mais sobre o assunto? O vídeo Cuidados essenciais na manutenção em máquina de lavar, publicado no canal Refrimaq Dicas e Cursos, no YouTube, pode te ajudar. Veja:

Como aumentar a vida útil da máquina de lavar roupas?

Conforme mencionado acima, a máquina de lavar é um eletrodoméstico caro e, por isso, você deve se preocupar em aumentar a vida útil do produto. Isso é possível por meio da manutenção de máquina de lavar e, também, por meio de cuidados simples, como:

  • A máquina deve estar em um local plano, para que esteja nivelada e equilibrada. É possível, nesse caso, regular a altura dos pés do eletrodoméstico;
  • É importante não deixar a máquina de lavar vibrar e se mexer, já que isso prejudica sua atuação e compromete seu funcionamento, levando à diminuição da vida útil;
  • Após utilizar a máquina de lavar, deixe a tampa aberta por alguns minutos. Esse passo é importante para que o eletrodoméstico seque de forma natural;
  • Preste atenção nos pelos que podem entupir a máquina. Caso seu eletrodoméstico não possua um filtro específico para essa funcionalidade, você pode utilizar “catadores”;
  • A água utilizada para lavar roupas e demais itens deve ser de qualidade, uma vez que líquidos contaminados comprometem o funcionamento da máquina;
  • Sempre siga as recomendações do fabricante, que estão presentes no manual de instruções. 
manutenção-de-máquina-de-lavar

Bônus: como tirar o mau cheiro da máquina?

A manutenção de máquina de lavar envolve, principalmente, a correta limpeza do eletrodoméstico. Além disso, você aprendeu que, com atitudes simples do cotidiano, é possível aumentar a vida útil do produto – o que faz com que você economize muito dinheiro.

Para finalizar esse artigo, você irá aprender a resolver um dos principais problemas quando o assunto são máquinas de lavar roupa: o mau cheiro que se instala no eletrodoméstico após uma ou mais lavagens.

É provável que, caso você siga as indicações de limpeza apontadas acima, não existam problemas com mau cheiro. Contudo, é importante estar preparado para combatê-lo caso este apareça.

Na maioria dos casos em que a máquina de lavar apresenta mau cheiro, este provém do compartimento de sabão ou da borracha que veda a porta do eletrodoméstico. Se esse for o problema, é importante que você limpe essas partes minuciosamente, prioritariamente com água e sabão, apenas.

Outra possibilidade é o mau funcionamento do filtro. Se esse for o caso, a principal indicação é limpá-lo. Mais uma vez, é necessário conferir as informações indicadas no manual de instruções. 

O que você achou desse artigo?

Agora que você já sabe como realizar uma boa manutenção de máquina de lavar, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse artigo? As informações apresentadas no texto te ajudaram de alguma forma?

Use a caixa de comentários abaixo para escrever suas considerações sobre o conteúdo. Deixe, também, elogios, críticas construtivas e sugestões para os próximos artigos.

Para conferir textos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra conteúdos sobre mudança, decoração e, é claro, sobre a manutenção de outros eletrodomésticos. Clique aqui e saiba como cuidar corretamente de seu ar condicionado.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne artigos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e até mesmo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, visite o Portal da Arbo, que traz milhares de imóveis em centenas de cidades do Brasil. Utilize nossos filtros de busca para encontrar a casa ou o apartamento ideal para você e para sua família. Acesse!

Postagens relacionadas

Decoração-para-cozinha

9 ideias de decoração para cozinha

Uma cozinha bem decorada pode fazer toda a diferença para o estilo de uma casa. Confira neste texto algumas inspirações e ideias para aliar beleza e praticidade para esse ambiente  Apesar de a cozinha ser essencial em todas as casas, a decoração para elas muitas vezes é deixada de lado. Mas, se formos parar para […]

10 dicas para realizar mudanças residenciais

Você tem alguma dúvida quando o assunto são as mudanças residenciais? Não sabe por onde começar na hora de fazer a sua? Então confira as dez dicas que separamos para você e realize uma mudança tranquila e segura Em sua grande maioria, as mudanças residenciais representam a conquista de um sonho, que pode ser a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *