29 de outubro de 2021

Vale a pena morar em sítio? 7 motivos para dizer sim!

morar em sitio

Nada de barulho, nem trânsito, só ar puro e muito espaço para você e sua família. Veja  algumas boas razões para querer morar em sítio!

Se as gerações anteriores, de nossos pais e avós, queriam muito sair das áreas rurais para as cidades, hoje observamos o movimento inverso. Em busca de uma vida mais tranquila e descomplicada, muita gente quer partir para o campo. Mas o que torna essa opção tão atrativa? Será que vale mesmo a pena morar em sítio?

Neste post do Blog da Arbo, reunimos 7 bons motivos para te ajudar a refletir sobre o tema. Anteriormente, já fizemos outro artigo falando sobre as vantagens de morar na cidade. Esperamos que eles te ajudem a tomar a melhor decisão. Agora, veja por quê a vida em regiões rurais pode ser interessante.

  1. Fuga do ritmo frenético da cidade
  2. Tranquilidade e descanso
  3. Mais privacidade
  4. Muito espaço para aproveitar
  5. Contato com a natureza
  6. Mais economia
  7. Chance de renda extra

1. Fuga do ritmo frenético da cidade

Barulho, muita gente andando para lá e para cá, trânsito frenético… Sim, nós sabemos que muita gente ama o ritmo acelerado das grandes cidades, apesar dos problemas que todos conhecemos. Contudo, há uma fase da vida em que a gente só quer fugir de tudo isso. E é aí que a vontade de morar longe do tumulto bate forte.

Hoje em dia, com a ascensão do trabalho remoto, isso ficou mais fácil do que era antes. Muitas empresas adaptaram suas rotinas para permitir que certas funções sejam feitas à distância, sem a necessidade de estar no escritório todos os dias. Se você está entre as pessoas que passaram de vez para o home office, comprar um sítio pode fazer muito sentido.

2. Tranquilidade e descanso

Para quem se acostumou com a cidade, pode ser que a adaptação ao campo leve um tempo, já que certas rotinas precisam ser alteradas. As idas ao supermercado, por exemplo, ficam menos frequentes, pois vale mais a pena fazer compras maiores para durar mais tempo. 

Fora esses detalhes do dia a dia, é fato que morar em sítio traz muito mais tranquilidade. A vida já não tem aquela pressa que marca a rotina dos centros urbanos e a ansiedade diminui. Com cada vez mais gente procurando formas de focar no que realmente importa, o ritmo da vida no campo pode ser o que você precisa para se reencontrar consigo mesmo.

3. Mais privacidade

Vivemos em uma época na qual a privacidade é cada vez mais escassa. Afinal, com a ascensão das redes sociais, expor a vida pessoal virou moda, quase uma obrigação. Contudo, muita gente gostaria de ficar fora dessa “realidade virtual” e ter um tempo longe de tudo. 

Por isso, morar em sítio acaba sendo uma ótima opção. É a garantia de ter um espaço distante dos olhares alheios e sem a pressão de ver e ser visto a cada segundo. Você teria mais liberdade para viver sua vida sem a preocupação de incomodar os vizinhos.

4. Muito espaço para aproveitar 

Os imóveis urbanos estão ficando cada vez menores. Em São Paulo, por exemplo, o tamanho médio dos apartamentos diminuiu 27% entre 2009 e 2019, de 55,7 metros quadrados para 33,2 metros quadrados. 

Embora os apartamentos compactos sejam muito populares, especialmente entre quem está começando a vida, chega uma hora em que as pessoas querem mais. E espaço é o que não falta quando se mora em um sítio. É bom para quem tem família grande ou gosta de receber amigos e familiares em casa.

5. Contato com a natureza

A busca por mais contato com a natureza vem crescendo nas últimas décadas. As pessoas querem ver mais árvores em menos paredes de concreto quando olham seu entorno. É por isso que muitos empreendimentos procuram investir em jardins elaborados e belos pomares dentro dos condomínios.

Mesmo assim, para quem gosta de natureza, nada se iguala ao prazer de acordar pela manhã e ver uma bela paisagem rural. Quem mora em sítio desfruta disso todos os dias: o ar puro, o canto dos pássaros, o céu limpo e muito mais.

6. Mais economia

Para quem vai morar no campo, o aumento na qualidade de vida é acompanhado pela possibilidade de economizar bastante. Você pode não ter notado, é possível comprar lotes muito maiores em áreas rurais do que em áreas urbanas, e com preços bem mais baixos.

Além disso, há muitas outras maneiras de dar um alívio no bolso, como produzir seu próprio alimento. Você pode ter um sítio com hortas e pomares para garantir frutas e verduras fresquinhas todo dia sem depender das promoções do supermercado. E esse trabalho ainda pode render uma graninha, como veremos no próximo tópico.  

7. Chance de renda extra

Além de proporcionar economia, morar em um sítio pode trazer muitas oportunidades de renda extra. Afinal, você pode expandir sua horta ou sua criação de animais para vender. Também vale destacar que, mesmo que você não queira morar em tempo integral no sítio ou cuidar pessoalmente da produção, é possível alugar espaço para produtores.

Outra alternativa é alugar o sítio como espaço de festas, especialmente se ele tiver comodidades como piscina e churrasqueira. Essa atividade ficou bem mais fácil graças aos vários sites especializados em locação por temporada ou datas específicas.

Este vídeo do canal 500 Pratas fala sobre a diferença entre morar na cidade e morar no sítio:

E aí, você gostaria de morar em sítio ou já morou em um? Fala sobre suas experiências nos comentários!

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

casa-verde-e-amarela

Casa Verde e Amarela: conheça o programa

Lançado em 2020, o programa habitacional Casa Verde e Amarela é uma nova possibilidade de realizar o sonho da casa própria no Brasil O novo programa habitacional Casa Verde e Amarela é uma novidade e, por este motivo, ainda pode causar dúvidas em muitas pessoas que estão à procura de um novo lar ou simplesmente […]

moradia estudantil

Moradia estudantil: veja os principais tipos

Entrou na universidade e está buscando uma moradia estudantil? Conheça as diferenças entre viver em repúblicas ou pensionatos e morar sozinho!  A entrada na universidade é um momento de mudanças repentinas na vida de muitos jovens. É a hora de sair de casa, ficar longe da família e ir em busca de um sonho em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *