27 de abril de 2024

Morar sozinha ou morar com amigas: o que vale mais a pena?

Morar sozinha ou morar com amigas: o que vale mais a pena?

A ideia de morar com amigas pode surgir por conta de muitos motivos, seja para dividir as despesas e deixar o custo de vida mais leve, ou pela necessidade de ter uma companhia no dia a dia. Esta é uma experiência única e que precisa ser decidida com calma.

Se você está vivendo uma fase em sua vida onde esse dilema está presente, e a dúvida entre morar com alguém, ou morar sozinha, está fazendo você perder noites de sono, nós da Arbo selecionamos neste post alguns prós e contras que vão te ajudar a encontrar uma solução e saber qual é a melhor escolha a ser feita!

Vale ressaltar que, antes de qualquer decisão ser tomada,  é sempre importante avaliar suas necessidades principais, pois, dependendo de cada realidade este contexto pode mudar, ou seja, as ideias que vamos compartilhar por aqui, não são definitivas, elas podem mudar conforme cada caso. 

E uma dica de ouro antes de começar é: converse com quem já passou por esta experiência. Isso mesmo, todo mundo conhece uma amiga ou um amigo que já compartilhou um espaço com outras pessoas, e ela pode ser a sua melhor fonte de informações, não se esqueça disso, tudo bem?

Vantagens de morar com amigas

Morar sozinha ou morar com amigas: o que vale mais a pena?

Ter amigas é muito bom, concorda? Poder compartilhar momentos bons, contar segredos, desabafar, receber um abraço apertado em um dia ruim, ouvir conselhos que só elas sabem dar, e gargalhar até perder o fôlego. 

De fato, a amizade é um dos relacionamentos mais importantes que podemos construir ao longo da vida, afinal, nossos amigos são aquelas pessoas que nós escolhemos para ter por perto, sem pressão, sem interesses. 

Mas e quando a escolha de morar com amigas, ao invés de ser um sonho, se torna um desafio e junto com ele aparecem as incertezas se essa é realmente a melhor decisão para tomar? Calma! Nós vamos te dar bons motivos que vão te ajudar a tomar sua decisão e entender se esse estilo de moradia é para o seu perfil.

Sempre ter companhia 

Uma das coisas boas e dos grandes benefícios de morar com outras pessoas é sempre ter alguém por perto para te ajudar. Se essa moradora for uma amiga próxima então, melhor ainda! 

Poder dividir os momentos mais corriqueiros da vida como tomar café da manhã, preparar as refeições, assistir a filmes e séries, conversar, entre outras atividades comuns do dia a dia, é uma das principais vantagens em adotar esse perfil de moradia, pois você terá a companhia de uma pessoa que você gosta e confia.

Dividir as despesas mensais

Morar sozinha ou morar com amigas: o que vale mais a pena?

Sem sombra de dúvidas compartilhar uma casa, ou apartamento, também significa dividir as contas, as despesas mensais. Afinal, com um custo de vida cada vez mais alto e itens básicos como alimentação, moradia, energia elétrica, internet, etc.. cada vez mais caros, ter uma outra pessoa, ou outras pessoas, para ajudar a pagar os  gastos mensais  também está entre as principais vantagens de morar com amigas.

Só para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que oito em cada dez pessoas que moram sozinhas (79%) não se planejam financeiramente para viverem dessa forma e 34% afirmam que este perfil de vida contribuiu para que elas extrapolem o orçamento mensal. E a pesquisa ainda divulgou que a justificativa de metade desses moradores  é o fato de não ter ninguém para dividir as contas (49%).

Separação das tarefas domésticas

Fazer faxina é sempre um árduo trabalho, porém, extremamente necessário, afinal, ninguém gosta de viver em um ambiente sujo, não é? E se todas as tarefas domésticas da casa forem divididas por igual para cada um dos moradores? Esse trabalho acaba ficando mais leve e a limpeza que levaria horas para acabar, vai acabar rapidinho!

Se todas seguirem o que for acordado, essa pode ser uma vantagem incrível. Afinal, não será só você responsável por limpar a casa. Com organização, regras claras e respeito entre todos, o local estará sempre em ordem, sem que os afazeres domésticos sobrecarreguem um ou outro. Mas, assim como as despesas, esta vantagem pode virar um problema se algum dos moradores não colaborar como deve.

Vantagens em morar sozinha 

Depois de pontuar os benefícios e coisas boas de dividir a rotina e morar com amigas, precisamos falar da parte boa de poder estar sozinha, pois é preciso avaliar os dois lados da moeda, ok? . Vamos lá!

Fazer tudo nos seus horários

Não tem como negar que uma das grandes vantagens de morar sozinha é ter a liberdade e independência de fazer os próprios horários. Ou seja, dormir e acordar a hora que quiser, sem se preocupar em atrapalhar alguém, chegar tarde sem tomar cuidado com barulho e o sono de  outros moradores, receber qualquer pessoa e em qualquer momento que quiser e achar conveniente, enfim, ser de fato a “dona do pedaço”.

Ter privacidade 

Esse é um ponto que muita gente sente falta quando compartilha uma casa com outras pessoas. Se você morou por muito tempo na casa dos seus pais, ou ainda vive nela, entende muito bem a importância disso, não é? E quando se mora só, não há o que possa interferir na sua privacidade, e isso pode ser muito significativo para você. 

Sem bagunça alheia

Morar sozinha ou morar com amigas: o que vale mais a pena?

Cada pessoa tem um modo ser. Existem aquelas que são bastante cuidadosas com a limpeza do ambiente, já outras nem vão ligar para isso. Mas, se você for morar com amigas, saiba que não tem como fugir dessa tarefa. Mesmo que você não se preocupe, se esforce para manter tudo arrumado. A desordem pode tornar a casa um caos e bagunçar a amizade também.

E se você for a bagunceira da casa, certamente haverá conflitos que você terá que resolver com as outras moradoras do local. Se isso for te incomodar e você não está preparada para mudar seu estilo, a opção de morar sozinha pode fazer mais sentido para você. 

Brigas

Com o passar do tempo, assim como acontece ao morar com familiares, você vai perceber que nem tudo é comum entre vocês, apesar de serem amigas, vocês são pessoas diferentes, que alguns gostos, manias e princípios não são os mesmos, e várias situações do dia a dia podem virar atritos. 

Isso é normal, mas se acabar se tornando um peso, e as discussões se intensificarem cada vez mais, será  o momento de você decidir o que é melhor, e evitar que a amizade acabe. 

Nosso post te ajudou nessa escolha tão importante? Conte para nós aqui nos comentários e não perca os próximos conteúdos do Blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

revestimentos de pedras naturais

Revestimentos de pedras naturais: quais são?

Confira em detalhes os principais benefícios dos revestimentos de pedras naturais, além das opções mais procuradas para revestir imóveis – casas, apartamentos e escritórios Se você chegou a este artigo, muito provavelmente está escolhendo materiais para uma reforma ou uma construção, certo? Um dos itens que tem ganhado cada vez mais espaço em projetos com […]

como-calcular-IPTU

Como calcular IPTU durante a locação?

Muitas vezes existe a possibilidade do inquilino ter que arcar com algumas despesas adicionais. Para evitar dúvidas, nós vamos ensinar como calcular IPTU durante o processo de locação. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto brasileiro voltado a propriedades construídas em uma zona urbana. Todos os anos ele é cobrado de proprietários […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *