28 de abril de 2024

Como controlar o estresse e a ansiedade na hora da mudança de cidade

mudança-de-cidade

Quando estamos vivendo uma situação que nos causa estresse e ansiedade é importante direcionar nossos esforços na busca por alternativas e apoio. Este é o caso quando planejamos uma mudança de cidade. Seguindo algumas dicas é possível controlar esse dilema, e fazer dessa tarefa algo mais leve e menos estressante. 

Não há como negar que um novo começo, uma nova oportunidade de fazer tudo novo, de ser feliz, e especialmente de conhecer uma nova cidade é algo empolgante, não é?  E que involuntariamente gera sentimentos de insegurança e impaciência, afinal, sempre ficamos naquela: o que será que nos espera neste novo lugar?

Acompanhe neste post algumas dicas que vão ajudar você e a sua família, se for o caso, a reduzir o estresse em situações de mudança de cidade. Mas fique atento, pois para isso, é preciso envolver todos que fazem parte dessa rotina, como já diz o ditado: a união faz a força!

Gerencie o seu tempo

Como controlar o estresse e a ansiedade na hora da mudança de cidade

Você pode não acreditar, mas um dos fatores que mais estressam as pessoas em uma mudança de cidade é a gestão de tempo. Isso é o que indica uma pesquisa feita pela empresa de móveis estadunidense Article, que se juntou à companhia de pesquisa de mercado OnePoll para desvendar essa questão. Por incrível que pareça, o item que mais estressa as pessoas durante a mudança pode ser evitado de forma simples: gestão de tempo. 

Nesta pesquisa mais de 2 mil pessoas foram entrevistadas e 45% delas afirmaram que deixar o empacotamento dos objetos para a última hora é o que gera mais ansiedade. Mesmo assim, as pessoas continuam colocando os itens nas caixas poucos dias antes do caminhão chegar. 

Outro ponto que estressa chega a ser mais complicado: 37% dos entrevistados afirmaram que perdem a paciência quando percebem que seus móveis não têm tamanho adequado para o novo lar. Outros fatores que se destacaram foram a falta de dinheiro para investir em mobiliário novo e o trabalho de fazer todo o processo sozinho, sendo que 36% das pessoas afirmaram que encarou sua última mudança sem ajuda.

Mas afinal, o que é necessário para mudar de cidade?

Esta é a primeira pergunta que  você deve se fazer antes de pensar no planejamento. Avaliar os objetivos da mudança e quanto tempo você vai ficar na cidade é um dos pontapés iniciais para começar com o cronograma. 

Além disso, essa organização pode mudar conforme cada realidade, por exemplo: você mora sozinha ou com outras pessoas? Vai mudar por questões profissionais, acadêmicas, familiares ou apenas por um desejo de novos ares? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de tomar essa decisão. Confira as dicas abaixo que separamos para cada um dos casos.

Em família: Envolva todos os familiares

Vamos começar com a dica de reunir todos os membros da casa em um só objetivo. Não há como negar que um dos momentos de mais estresse durante uma mudança é o dia de levar tudo para o novo lar, ainda mais, se esta nova casa não for na mesma cidade em que a família mora. 

E é nesse momento que os adultos da família devem se revezar para cuidar das crianças e evitar que elas fiquem agitadas e atrapalhem a organização. Caso seja necessário, deixe os filhos em outro local para que tudo fique pronto. Com certeza, será uma grande ajuda para reduzir o estresse de todos durante a mudança de cidade.

Mudar sozinho: planejamento é tudo

Caso a decisão de morar em outro local seja só, não se desespere! Mas, antes de empacotar a mudança é importante ter uma visão sobre o que a nova cidade tem a oferecer, quais são seus pontos fortes e quais as deficiências ela apresenta. Com uma boa pesquisa é possível encontrar informações úteis sobre o que a cidade escolhida tem de melhor e quais são seus pontos fracos.

Outro ponto é saber onde você vai morar, será sozinho ou compartilhado? Existe uma ampla oferta de studios, kitnets, flats e apartamentos compartilhados que você pode escolher de acordo com o seu estilo de vida. 

Se for uma mudança a longo prazo, pense em investir em um lugar só seu para que você se sinta ainda mais à vontade no seu novo lar. Também é possível optar por não levar nada da sua antiga casa ou contratar um frete para os seus móveis, já que sem filhos, serão menos itens para a mudança. 

Planeje-se financeiramente 

Como controlar o estresse e a ansiedade na hora da mudança de cidade

Independente se você for mudar sozinho ou com outras pessoas, do ponto de vista financeiro, é essencial analisar sua situação e estimar qual será o seu custo de vida. Para não ter problemas com a mudança de cidade, é importante que a forma como você vive seja compatível com seu orçamento, considerando que na cidade de destino é bem provável que novas despesas apareçam.

A dica é colocar no papel todos os gastos que você terá, e considere também gastos extras, já que podem ocorrer imprevistos. Estudar e entender o custo de vida é também importante para evitar surpresas ao começar a sua nova jornada após a mudança. Por isso considere:

  • Vou gastar mais com a alimentação?
  • Vou usar transporte público ou preciso de um carro? Gastos com carro tendem a encarecer o custo de vida;
  • Quanto vou gastar com aluguel, condomínio, internet, luz e água?
  • Quanto custa a educação na nova cidade? Vou precisar me deslocar para a escola das crianças ou minha universidade? Estudar longe de casa acaba aumentando o custo de vida. 

Faça uma lista com antecedência 

Não importa se você possui ainda alguns meses antes de sair, isso não significa que é necessário esperar até uma semana antes de se mudar para começar a se preparar. Por isso, faça uma lista elencando todas as suas tarefas que precisam ser feitas antes da mudança de cidade. Conforme você for cumprindo as obrigações, vai riscando elas da lista, e seguindo para as próximas. 

Encaixote só o que é necessário 

Como controlar o estresse e a ansiedade na hora da mudança de cidade

Quando começar a organizar os seus pertences, é importante limpar a sua casa de todos as coisas antigas, indesejadas ou desnecessárias,  antes da mudança, isso pode economizar tempo e estresse, e também dinheiro!

Ao doar, reciclar ou jogar fora coisas de que não precisa mais, você está reduzindo a quantidade de coisas que precisa levar. Quanto menos coisas você tiver, menos horas a equipe de mudança precisará, talvez até mesmo nem precise de uma equipe de mudança.

O que achou destas dicas sobre como controlar o estresse e a ansiedade na hora da mudança de cidade? Viva este momento de modo organizado e tranquilo, e faça deste período um recomeço de coisas boas! Acompanhe sempre as melhores dicas aqui, no Blog da Arbo.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

decoração de lavanderia dicas

Decoração de lavanderia: descubra tudo!

Você gosta de decorar vários cômodos da sua casa? Já pensou em fazer uma decoração de lavanderia? Sim, isso é possível, e nós vamos provar! Decorar ambientes pequenos se tornou uma necessidade hoje em dia, tendo em vista os projetos de apartamentos com áreas cada vez menores. Nesses casos, a lavanderia geralmente é um dos […]

decoração com cordas

Descubra como inserir a decoração com cordas

Pensa em fazer uma decoração com cordas no seu lar, mas não sabe como? Confira todos os detalhes neste artigo.  A cada ano que passa, são criadas novas tendências de decoração para os lares. E, atualmente, uma das principais é seguir um estilo com a pegada mais sustentável, repleto de elementos e cores que dão […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *