25 de junho de 2022

O que é um flat? Saiba aqui!

o-que-é-um-flat

Você já ouviu falar sobre os flats? Se quer saber mais sobre esse tipo de imóvel, fique com a gente e continue a leitura!

Decidir o tipo de imóvel ideal para morar nem sempre é uma tarefa fácil e muita gente não sabe que as opções não se resumem apenas a uma casa ou um apartamento.

Você sabia que um flat pode ser uma boa escolha em alguns casos? É por isso que hoje vamos contar o que é esse tipo de moradia, seus benefícios e muito mais!

Você já deve ter ouvido falar sobre apartamento flat, não é? Mas este tipo de imóvel costuma gerar muitas dúvidas em relação a como funciona e as diferenças comparado a outras opções disponíveis no mercado imobiliário.

Se você tem dúvidas em relação a isso, e está procurando lugares para morar e precisa tomar uma decisão o quanto antes, este post vai te ajudar e muito! Confira todas as dicas que a Arbo selecionou especialmente para você sobre o assunto. Vamos lá?!

O que é um flat?

O conceito flat é usado no Brasil há pelo menos 30 anos para um estilo de  empreendimento imobiliário de apartamentos que variam em níveis de conforto e serviços. O flat também pode ser conhecido como apart-hotel, e é um imóvel um pouco maior do que um quarto de hotel. 

Os flats são aconchegantes e uma ótima opção para você dependendo de suas necessidades

Geralmente, um flat conta com uma cozinha pequena, que faz com que aquela ideia de hotel fique um pouco longe Assim, as pessoas que escolhem  esse estilo se sentem mais aconchegadas, e podem preparar as próprias refeições. Mas ao mesmo tempo, essa opção oferece ao seu morador serviços de hotéis, como limpeza diária, refeições, lavanderia, entre outros, que são cobrados na taxa de condomínio. 

Alguns flats  dispõem até mesmo serviços diferentes, como personal trainer e massagem. Mas, como nem tudo são flores, esses imóveis mais personalizados costumam ter um custo mais alto, mas que não se comparam a uma diária de hotel, por exemplo.

Viver em um flat pode ser interessante para quem mora sozinho e/ou para quem busca uma vida prática e com comodidades. Profissionais que viajam bastante a trabalho também costumam gostar , pois podem usufruir dos serviços no estilo hoteleiro sem perder a sensação de ter um lar, o que é ótimo, não é mesmo?

Os flats variam em tamanho e disposição de cômodos. Existem alguns de um dormitório, que têm em torno de 25 m² à 65 m² úteis. Os flats de 25 m², geralmente, estão no molde suíte mais uma cozinha pequena. 

Existem aqueles de dois dormitórios, com cerca de 65 m² úteis, com uma cozinha e um banheiro. São raros, mas também existem imóveis desse tipo que podem chegar a 120 m², com dois ou três dormitórios e coberturas maiores.

Qual a diferença entre flat e apartamento?

A principal diferença entre flat e apartamento está nas comodidades oferecidas por edifícios de flats que, como mencionamos anteriormente, seguem a linha de serviços dos hotéis. De modo geral, o apartamento padrão pode ser mais espaçoso, já que o flat costuma ser apenas um pouco maior do que um quarto de hotel, porque no geral possui cozinha. 

Os flats tem a característica de poderem ser equipados com cozinhas

Além disso, um apartamento geralmente tem área de lazer mais limitada. Ao contrário de um flat,  onde é comum que o morador tenha acesso à piscina, academia, sauna, salão de jogos e outros espaços.

Para decidir entre um flat ou apartamento, é necessário saber o que você precisa. Se você não tem muito tempo para cuidar de uma casa e está buscando algo mais temporário, então o flat pode ser a melhor opção. Mas, se você prefere um imóvel com mais espaço e tem tempo para administrar sua casa, melhor optar por um apartamento padrão. Certo?

É possível comprar um flat ou somente alugar?

Sim, você pode comprar um flat, seja para morar, alugar ou investir. Para entender como funciona comprar um imóvel assim, é importante saber que eles são regidos pelas normas hoteleiras. Isso o torna uma opção vantajosa financeiramente, pois permite que o proprietário more no imóvel e, nos dias em que não estiver na cidade, por exemplo, alugue por temporada.

O apartamento flat pode ser disponibilizado para aluguel através do sistema de administração hoteleira (chamado de ‘pool’), ou de forma particular (chamado de ‘fora do pool’), que é quando o proprietário se encarrega do aluguel.

Vantagens de morar em um flat

São muitas as vantagens de morar em um flat, que vão além do conceito tradicional. Dê uma olhadinha no que separamos de benefícios abaixo! 

1- Segurança

Um flat conta com segurança 24 horas, o que permite o monitoramento dos apartamentos, e garante tranquilidade aos hóspedes, com a liberdade de ir e vir sem se preocupar com horários. . Quem busca uma moradia segura encontra no flat a proteção necessária, com câmeras na entrada e um atendente na portaria que controla a circulação de pessoas.

2- Limpeza e manutenção

Você é uma daquelas pessoas que não gostam do trabalho doméstico? Então, essa é a alternativa perfeita. É uma boa opção principalmente para aqueles que não têm tempo para nada. Quem decide morar em um flat pode contar com alguns serviços, desde o acesso a uma lavanderia simples até a limpeza completa do espaço.

3- Facilidades de locação

Geralmente, o pagamento mensal é feito na entrada e depois cobrado normalmente, mês a mês, como um aluguel qualquer. Mas não há necessidade de caução ou outra garantia, diferente do processo de alugar um apartamento convencional, que só quem já passou pelo processo, sabe como é!

Para pessoas que precisam de um local com urgência, o flat pode ser ideal, lembrando sempre que os custos são mais caros  em razão dessa praticidade. Apesar disso, só de não ter certas exigências, como apresentar fiadores, renda, comprovante de residência e demais documentos, pode valer muito a pena investir em uma moradia sem grandes burocracias, concorda?

4- Networking

O flat também pode ser um bom local para servir como ponto de encontro profissional. Você pode aproveitar sua estadia para interagir com os usuários. O convívio social é mais leve visto que o flat não conta com a formalidade de um quarto de hotel.

5- Conforto

Para quem está em busca de tranquilidade e conforto, alugar um  flat é uma boa escolha. Imagine só, após um dia agitado de trabalho, você chegar em casa e encontrar tudo limpo e organizado? Um sonho não é? Se estiver com fome, é só solicitar a refeição desejada, sem precisar ir para a cozinha, e aproveitar a TV a cabo para assistir aquele bom filme.

Ah.. e geralmente, no condomínio estão inclusos os serviços de camareira, lavanderia, restaurante, porteiro 24 horas, área de lazer, TV a cabo e até manobrista. Essas praticidades são um grande conforto para o morador.

6- Localização

A localização é muito importante, seja para quem vai residir por um período longo, ou temporariamente. Para quem não conhece a cidade ou os pontos estratégicos, a escolha central pode facilitar a locomoção e o acesso a comércios. Mas vale pesquisar ao máximo antes de definir onde ficar, ok?

Os flats possuem a tendência de serem muito parecidos entre si

O que avaliar antes de alugar ou comprar um flat?

Um flat deve oferecer mais vantagens do que desvantagens. Quem opta por esse tipo de moradia está em busca de eficiência e praticidade, e por isso investe um valor às vezes mais alto. É essencial observar bem todos os critérios, avaliar se estão de acordo com as suas expectativas, solicitar fotos e detalhes, se necessário, e claro visitar o local, para só então alugar ou comprar o espaço. 

Essas dicas do que é um flat e como ele funciona na prática ajudaram na sua escolha? Conte aqui para nós e aproveite para ver outros conteúdos super interessantes que estão aqui no nosso Blog da Arbo!

E não deixe de acessar o site da Arbo para encontrar os imóveis perfeito para você!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

plantas-de-sombra

Plantas de sombra para você ter em sua casa

Quem gosta de decoração sabe que a moda e as tendências mudam o tempo todo. Porém, se tem algo que sempre está em moda são as plantas de sombra para dentro de casa. Seja qual for o estilo ou arquitetura, um belo vaso repleto de verde sempre traz mais beleza e elegância ao lar! Além […]

contrato-de-locacao-comercial

O que saber sobre o contrato de locação comercial

Está procurando por locação de ponto comercial? Confira esse texto com algumas dicas para você O contrato de locação comercial tem algumas diferenças em relação aos residenciais. Isso ocorre porque, no geral, ao locar um imóvel com fins comerciais, o empresário necessita de uma proteção diferente da pessoa física que realiza a locação de uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *