22 de julho de 2021

Paletes de madeira: como utilizar?

paletes de madeira para a decoração

Os paletes de madeira são materiais versáteis que podem ser utilizados em diversos móveis e itens de decoração. Confira as dicas para inseri-los em seu imóvel

A madeira é um dos materiais mais tradicionais usados na hora de produzir móveis, mas é necessário destacar que os excessos podem causar grandes problemas para o meio ambiente. Dessa forma, os itens feitos com paletes de madeira estão cada vez mais populares, tanto por aplicarem o conceito de sustentabilidade quanto por serem materiais versáteis.

Usar paletes de madeira na decoração do seu imóvel é uma forma de reciclar o material, economizando dinheiro com certos objetos e reutilizando essas estruturas de madeira de forma a criar um decor mais sustentável

Além disso, você pode construir tudo ao seu gosto e ter a certeza de que as suas criações serão únicas. 

É possível criar diversas mobílias diferentes com paletes de madeira, mas é importante pensar nele como uma fornecedora de material, podendo desmontar ou adaptar a peça conforme seu objetivo. 

Com os paletes, você pode criar camas, mesas, estantes e até mesmo um painel para sala onde você vai colocar a televisão. É possível, ainda, fazer uma decoração de festa.

Se você nunca pensou em incorporar os paletes de madeira à sua casa, não tem problema. O Blog da Arbo separou as ideias mais conhecidas (e outras nem tanto) para você escolher uma que combine com o seu estilo e com a decoração que você tem em mente. 

Continue a leitura, pois, nesse texto, você vai conferir:

Decoração com paletes de madeira para o quarto

Na decoração para quarto, você tem a opção de usar os paletes tanto como base para a cama quanto como cabeceira. 

Para um ambiente mais rústico, por exemplo, é necessário que você mantenha o palete ao natural. Agora, se você quer uma vibe mais moderna e divertida, tem a opção de pintar o objeto com sua cor preferida. 

No quarto, também é interessante usar uma cabeceira ou uma base de cama com o material. Uma boa ideia é fazer uma cama suspensa com base em paletes de madeira. Se você não tiver muita habilidade, não se esqueça de contratar um profissional. Assim, você evita qualquer acidente.

Ah, e se você quer ousar um pouco mais, a sua cama com base de paletes pode ganhar rodinhas, o que torna mais fácil movê-la quando for necessário.

paletes de madeira na decoração de quarto
Os paletes de madeira podem ser utilizados para construir camas e outros móveis dos quartos

Sofá de paletes

Em um sofá o conforto é essencial, não é mesmo? As almofadas são os itens que completam e ajudam na composição do conjunto. 

A flexibilidade que os paletes proporcionam permite fazer vários tipos de sofás, de vários tamanhos e cores e eles ainda podem se encaixar em qualquer tipo de ambiente ou decoração. 

A ideia é buscar paletes de madeira que sejam mais estreitos e compridos e colocar assentos almofadados por cima. Para o conforto, uma dica é encostar o sofá na parede para ajudar com o apoio para as costas. 

Com a mesma dica da cama, colocar rodinhas com trava no sofá também pode ser uma boa ideia e faz com que o palete não fique diretamente em contato com o chão e molhe, por exemplo.

Decoração com paletes para o jardim

Usar essa tendência no seu jardim também é muito legal, porque o material rústico entra em sintonia com a natureza e com o ambiente em volta. A decoração com os paletes de madeira pode ser feita, principalmente, por meio de móveis, que deixam o visual bonito e confortável.

Você pode compor essa decoração criando bancos e mesas de centro feitas de paletes de madeira. Assim como o sofá, vale investir em almofadas de assento para garantir o conforto. Essa é, também, uma ótima opção para um café, almoço ou jantar ao ar livre.

E se, por acaso, ter uma horta no jardim for um sonho – mesmo que seja em um apartamento -, você já deve saber que existe muito a necessidade de um apoio e suporte para as mudas, e um bom palete serve perfeitamente para essa função. O truque é colocá-lo ‘invertido’, isso é, com a parte de cima na parede.

paletes de madeira na decoraão de jardim
Bancos de paletes de madeira são ótimas opções para a decoração de jardim

Decoração com paletes de madeira nas paredes

Além do jardim, a decoração com paletes na parede pode ser feita em outros cômodos da casa

Para um ambiente mais rústico, por exemplo, você pode criar uma estante de paletes e colocar nela porta-retratos, criando uma aparência bonita e delicada. 

Com certeza qualquer ambiente de uma casa ganha mais vida e um toque todo especial com o bom uso dos paletes de madeira. 

E é importante que você saiba que é possível adaptar o palete para qualquer função, inclusive para criar uma escrivaninha – usando uma estrutura como a base e a outra como a parte de apoio onde ficam o computador, os cadernos e outros itens.

É possível fazer mesas com paletes?

Já que é possível montar uma escrivaninha com paletes de madeira, é claro que essas estruturas também podem ser adaptadas para montar uma mesa – completa. Você pode usar cavaletes para mantê-la no lugar e pintar as vigas de cores diferentes para um efeito divertido.

A mesa de jantar pode ser feita com um ou dois paletes, dependendo do tamanho do seu cômodo. Com os pés de paletes ou ferro, a mesa pode ser o centro de muitos eventos para amigos e familiares.

E não é só mesas para jantar não, viu?!  Imagine uma mesa de escritório bem diferenciada feita de paletes?!  

Nesse caso, as pernas podem ser feitas com a madeira dos paletes para auxiliar na sustentação do peso e, também, podem ser usados outros tipos de pernas, como ferro, plástico, e cavaletes, dependendo da sua criatividade. 

mesas de paletes de madeira
Mesas de jantar e de centro podem ser feitas a partir de paletes de madeira

Decoração de festa com paletes de madeira

A decoração de festa com paletes é uma verdadeira tendência, principalmente agora com a onda de casamentos simples, menores e mais intimistas por conta da pandemia, já que grandes aglomerações dos eventos mais tradicionais não são recomendadas e permitidas.

Nessas cerimônias, os itens costumam ser de decoração rústica. Assim, fica muito legal montar a mesa de doces usando os paletes, pois estes criam um ambiente campestre e romântico. 

Por outro lado, se você quer fazer algo mais requintado, também é possível. Contudo, para isso, é interessante colocar um tampo de vidro no palete ou, se você preferir, pode pintá-lo.

banner e-book casa e decoração

Para uma festa temática, como uma festa junina, é muito interessante fazer a decoração com paletes de madeira. Já pensou em fazer uma barraquinha de pipoca com eles? Fica muito charmoso!

Você pode conferir mais dicas de como utilizar os paletes de madeira na decoração de seu imóvel no vídeo 20 ideias com pallet, publicado no canal Eduardo Wizard, no YouTube:

Por que reutilizar o palete é uma atitude sustentável?

Para contribuir com o meio ambiente, é necessário reaproveitar materiais e dar a eles uma nova utilidade. Os paletes permitem que essa atitude seja colocada em prática. 

Entretanto, para isso, é importante saber a procedência dos paletes, pois podem ter sido utilizados para transporte de agrotóxicos ou outros produtos nocivos à saúde. 

Se você estiver em dúvida, é melhor evitar colocá-los no quarto das crianças ou em um móvel onde você guarda alimentos, por exemplo.

Os paletes de madeira geralmente são tratados contra insetos e isso pode ter sido realizado de duas maneiras: com química (quando há a sigla DB – e você deve evitá-los ao máximo) ou com tratamento térmico (com a sigla HT), que são os mais seguros.

A madeira usada em grande parte é de eucalipto ou pinus e, antes de o material ser reaproveitado, é necessário lixá-lo e tratá-lo contra pragas, fungos e bactérias. Hoje, felizmente, já existem produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos, sem produtos tóxicos.

A madeira, quando não está impermeabilizada, absorve a umidade e acaba entortando ou até mesmo apodrecendo. Então, antes de fazer sua decoração, tome todos esses cuidados.

decoração sustentável
Utilizar os paletes de madeira na decoração de casa é uma atitude sustentável

Continue a acompanhar o Blog da Arbo para conferir mais conteúdos sobre decoração – e, ainda, organização, manutenção e, é claro, mercado imobiliário. 

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

loading…

Postagens relacionadas

cortinas-para-sala-de-jantar

Saiba como escolher cortinas para sala de jantar

Está procurando por cortinas para sala de jantar? Nesse texto você confere os modelos mais usados.  As cortinas para sala de jantar podem fazer verdadeiros milagres quando o assunto é decoração. Além de acrescentar muito ao visual do ambiente, esse item cumpre papéis essenciais, como controlar a luminosidade e proteger a integridade de móveis ou […]

Casa sustentável: saiba como adaptar seu imóvel

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência crescente e, por isso, muitos têm optado por montar uma casa sustentável. Você conhece o conceito? Nesse texto você confere todas as informações sobre o tema A cada dia que passa, as discussões a respeito dos cuidados com o meio ambiente ganham mais relevância. A proteção […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *