20 de abril de 2024

Pintura de prédio: como é realizada?

pintura de prédio

Quer mudar o visual do seu condomínio? Veja o que é necessário para realizar pintura de prédio e dar aquela repaginada!

Você sabia que pintar a fachada de um prédio é mais simples do que parece? Hoje em dia existem bons profissionais e empresas especializadas que fazem a pintura de prédio, com qualidade, eficiência e segurança.

Neste post você vai saber:

Quais são as partes da fachada do prédio?

Não é apenas a parte da frente ou as áreas externas que formam a fachada de um edifício, seja comercial ou residencial. Para você não errar, aqui vai uma dica: a fachada é composta por tudo aquilo que fica visível na área externa e interna do imóvel. 

Pode ser tanto a frente, laterais e fundo do prédio (área externa) ou corredores, hall de entrada, elevadores, escadas, portas dos apartamentos, garagem e espaços de convívio comum (área interna). 

Agora que você sabe disso, para começar a pintura de prédio é preciso adotar algumas ações práticas. Você sabe quais são? Então veja abaixo!

Regras para a pintura de prédio

Em geral, cada condomínio tem as suas próprias regras sobre a pintura de prédio. Essas normas indicam o cuidado que deve ser tomado em cada espaço, como a padronização dos ambientes como o uso dos materiais, acabamentos, cores e tudo que foi usado na construção e decoração do condomínio.  

É por esse motivo que a pintura de prédio deve respeitar o padrão de cores indicado no memorial descritivo do prédio ou nos registros do projeto arquitetônico. Atente-se a isso, combinado?

Preciso falar com o síndico do prédio antes?

É sim necessário conversar com o síndico antes de realizar a pintura no local. E mais que isso: o síndico precisa chamar uma assembleia para apresentar a proposta e os orçamentos de custo do serviço. A maioria simples dos presentes (a metade + 1 pessoa), deve votar a favor da proposta para que ela seja aprovada.

Já se a ideia é trocar a atual cor do prédio, é preciso da aprovação de um número maior de moradores. Nesse caso, de pelo menos dois terços de todos os moradores, incluindo quem não pôde comparecer à reunião.

Comunique todos os moradores das etapas da pintura

pintura de prédio

Não deixe para avisar os moradores do prédio de última hora. Se isso acontecer, é importante ligar para cada apartamento e verificar se estão todos sabendo da pintura do prédio, ok?

A comunicação com os moradores deve ser feita com antecedência para garantir que eles protejam seus carros, deixem as janelas fechadas para evitar manchas e sujeira, além de retirar objetos, plantas e outros pertences das sacadas.

Para uma comunicação mais eficiente, uma dica é colocar avisos nos elevadores e murais, e enviar e-mails e/ou mensagens em grupos de moradores com todas as informações: as etapas da obra e as áreas do prédio que serão reformadas. 

No dia da obra, você também pode interfonar para cada moradia para reforçar o recado. É melhor exagerar nos recados do que resolver problemas depois, concorda?

De quanto em quanto tempo preciso fazer a pintura de prédio?

O tempo entre uma pintura de prédio e outra depende de alguns fatores. Há municípios, como São Paulo, por exemplo, que têm leis especiais sobre a pintura de edifícios: a Lei nº 10.518/88 obriga todos os condomínios da cidade a realizarem a lavagem ou a pintura da fachada a cada 5 anos. 

Em cidades que não possuem leis sobre o tema, não existe uma periodicidade adequada. Nesse caso, é preciso considerar a situação de cada edifício. A pintura de prédio deve ocorrer sempre que houver alguma necessidade, problema ou dano. Por exemplo, em casos de infiltrações, descascamento da tinta, fissuras e/ou trincas, aumento de bolhas, descoloramento, entre outros danos da ação do tempo.

Esses problemas são causados por diversos fatores, sendo os principais: a qualidade da tinta, a espessura da tinta aplicada e a intensidade da exposição ao tempo. 

Pode reparar, por exemplo, que as fachadas onde bate mais sol, estragam com maior facilidade, por isso precisam de mais cuidado e acompanhamento constante. 

Quais são os cuidados na hora de fazer a pintura?

O síndico precisa ter bastante cuidado na hora de realizar a obra de pintura do prédio. A primeira coisa a se fazer é contratar uma empresa ou um profissional especializado nesse tipo de serviço. O profissional vai realizar um estudo da área, medir o tamanho do imóvel, verificar necessidades e verificar tudo que precisa ser feito. Esta etapa é fundamental para o sucesso da obra, certo?

Além de atenção na hora de contratar um prestador de serviços, o síndico deve saber quem vai fazer a fiscalização da pintura. Esta etapa é importante para evitar acidentes e transtornos. 

Geralmente, as empresas já disponibilizam ou indicam um profissional para trabalhar nesta função. O ideal é que o síndico ou outro funcionário do prédio não realizem este trabalho, pois ele exige conhecimentos técnicos específicos, além do uso de equipamentos de proteção (EPIs). 

Além de acompanhar o trabalho e garantir que todos usem os equipamentos de proteção, este profissional é responsável por garantir o que foi acordado e se o contrato está sendo cumprido de forma correta, de acordo com os tipos de materiais combinados para a obra.

Outra função do síndico na hora de realizar a pintura de prédio é checar se existem mais licenças para realizar a obra e se a empresa contratada cumpre com a Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35), que trata de trabalhos executados em altura.

É bastante atividade para fazer, não é mesmo? Por isso é muito importante anotar todas as etapas, acompanhar de perto a realização da pintura e contratar profissionais qualificados para executar o serviço!

Qual é a melhor tinta para fazer a pintura de prédio?

Muitas vezes não é possível escolher o tipo de tinta que vai ser usado para a obra de pintura, por conta do orçamento limitado. Apesar disso, é muito importante prestar atenção na qualidade do material. 

Tintas da linha premium costumam trazer resultados melhores e mais duradouros. Caso a empresa que você contratou fique responsável pela compra de material, é preciso indicar no contrato o produto e todas as outras exigências. Não se esqueça disso, ok?

Qual é a melhor época para fazer a pintura de prédio?

A época mais indicada para realizar serviços de pintura vai depender de onde a cidade está localizada. Mas, para qualquer cidade, a dica é uma só: o trabalho tem melhores resultados e é mais indicado em períodos sem chuva ou com menor possibilidade de chuviscos.

E como posso tratar as rachaduras do prédio antes de fazer a pintura?

Esse é um tema bastante comum em construções de alvenaria e que levanta muitas dúvidas sobre qual é a melhor forma de resolver. Se as rachaduras estiverem muito evidentes, é recomendado tratar do problema antes de fazer a pintura do prédio. 

Se as fissuras nas paredes e teto estiverem visíveis e sem muitos buracos, é indicado refazer o revestimento. Mas, se o problema estiver presente nos elementos estruturais do prédio (como pilares ou divisórias), a recomendação é procurar o serviço de um profissional para fazer a avaliação dos riscos.  

Esse é um assunto muito sério e merece total atenção do síndico e dos moradores do condomínio, pois colocam em risco todos os condôminos. 

Quer mais conteúdos com dicas para cuidar bem do seu imóvel? Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo e receba nossos conteúdos toda semana no seu email. É só preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

casa-com-escritório

Saiba por que investir em uma casa com escritório

 Sabia que ter uma casa com escritório pode ser o caminho para você otimizar a sua rotina de trabalho e produtividade? Sim, isso mesmo! Com o distanciamento social imposto pelo novo coronavírus, ficou claro a importância de ter um espaço em casa reservado para as atividades profissionais, concorda? É cada vez mais comum encontrar profissões […]

financiamento-de-imóveis

Financiamento de imóveis: o que saber em 2021

O financiamento de imóveis é uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos. Mas, será que, em 2021, continuará sendo uma boa opção? É isso que tentamos responder neste texto.  Ter a sua casa própria ainda é o maior sonho para muitos brasileiros. Mas não é qualquer um que pode pagar por um imóvel […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *