21 de maio de 2022

Plantas frutíferas para apartamento: conheça as espécies

plantas-frutiferas-para-apartamento

Será que dá para comer fruta do pé mesmo morando em apartamento? Dá sim! Ter essas plantas frutíferas para apartamento é um sonho de muita gente, mas é importante entender um pouco mais dos processos para que a sua plantinha cresça saudável e te dê muitos frutos! 

Hoje, mesmo morando em um local pequeno, é possível se dar o prazer de consumir uma fruta produzida por você. As espécies mais comuns são a jabuticabeira, o limoeiro e a pitangueira, que se adaptam bem aos vasos. 

Mas para ter plantas frutíferas para apartamento na varanda ou terraço, são necessários certos cuidados. Por isso, separamos algumas dicas e variedades de espécies para vasos. Está preparado (a) para colher fruta do pé? Então, vamos lá!

Cuidados com as plantas frutíferas para apartamento 

Apesar de não serem difíceis de cuidar, as plantas frutíferas exigem alguns zelos específicos que contribuem no desempenho dos frutos, desde o vaso ⏤ tanto o tamanho, quanto o material ⏤ até o local onde essa planta deve ficar. São pequenas diretrizes para que sua árvore seja mais saudável e dê excelentes frutos.

Seguindo os passos que iremos mostrar neste artigo, você pode ter uma verdadeira floresta dentro de casa, adequando sua decoração ao Urban Jungle.

Como cuidar das plantas frutíferas em vasos?

O primeiro cuidado que você deve se atentar no cultivo de plantas frutíferas para apartamento é o vaso, pois o tamanho e o material dele podem interferir no desenvolvimento da planta. Em recipientes menores, a planta não consegue se desenvolver, por isso o tamanho do vaso indicado é de, no mínimo, 50 cm de altura e de diâmetro. Claro que depende da espécie, mas no geral, esse tamanho vai ser o suficiente para promover o bom crescimento da sua árvore.

Os materiais para vaso são diversos, e os mais comuns de encontrar são: cerâmica, cimento e plástico. Esse último mantém a umidade no interior por mais tempo, enquanto a cerâmica e o cimento são porosos, e assim precisam de regas mais frequentes. Entendeu?

Outra dica sobre os vasos é sempre escolher modelos que auxiliem na drenagem da planta. Recipientes com furos na base ajudam o escoamento da água e, quando adicionados a algumas etapas no plantio, como manta drenante, argila expandida e cascalhos, garantem uma planta mais saudável. 

Rega, adubação e poda

É importante dizer que cada planta possui uma necessidade de água específica. Dependendo da espécie, algumas podem ser regadas todo dia, ou duas vezes na semana. Mas essa rotina sempre vai variar nas estações marcantes ⏤ no inverno, diminuindo a frequência, e no verão aumentando as regas.  

Outro cuidado que garante o crescimento saudável de plantas frutíferas para apartamento  é a adubação, que pode ser realizada com adubos caseiros feitos com restos orgânicos ou adubos específicos comprados. Não importa qual o processo escolhido, mas conforme a planta crescer você deve colher os frutos e  fazer a reposição dos nutrientes.

A poda de limpeza é outra tarefa essencial que deve ser parte da rotina de cuidados com as suas verdinhas, pois além de moldar a árvore para o espaço disponível, traz muitos benéficos  para a saúde da planta, já que tira os ramos secos e atacados por pragas e doenças.

Caso você queira saber mais sobre como utilizar outros tipos de plantas para seu apartamento, acesse esse post.

O Canal Cantinho de Casa dá várias dicas de cultivo de plantas frutíferas em casa. Veja esse vídeo do cana disponível no YouTube:

Onde você pode colocar as plantas frutíferas para apartamento? 

As plantas frutíferas são espécies que exigem uma determinada luminosidade para que elas se adaptem e cresçam de forma saudável. O recomendado é que elas estejam em um ambiente onde recebam radiação solar direta por quatro a seis horas diárias.

Assim, quando pensamos em locais adequados dentro de apartamentos para essas plantas, o ideal seria um terraço, uma varanda ou uma sacada, e caso não tenha nenhum espaço desse tipo, tentar colocá-las próximas a uma janela com boa incidência solar. Isso é fácil, não é?

Ficar bem pertinho de aberturas também é bom para as plantinhas, pois o espaço permite uma boa circulação de ar. Coloque a sua planta nesses ambientes e garanta que ela receba boa iluminação e fique em um espaço arejado, assim ela fica sadia e dá bons frutos. 

E quais são as melhores espécies de plantas frutíferas para apartamento? Continue por aqui e descubra! E se você quiser dicas de como introduzir plantas ornamentais na decoração, acesse esse post!

Melhores espécies para você ter em seu apartamento 

1. Pitanga

Ornamental, rústica e fácil de cultivar. A pitangueira é uma espécie de planta frutífera muito usada no paisagismo, principalmente para a arborização de terraços. O vaso deve ser de tamanho generoso, pois a planta cresce até dois metros. 

A pitangueira gosta de banhos de sol constantes e precisa ser regada todos os dias, para florescer e dar deliciosos frutos avermelhados. Saiba que você receberá visitas especiais: por ter um perfume doce, ela é adorada por passarinhos. 

2. Jabuticaba

Quando plantada diretamente no solo, a jabuticabeira pode alcançar até os 10 metros. Porém, quando em vasos, ela pode chega até os dois metros. Assim como a pitangueira, precisa de um vaso grande, com profundidade média de 50 cm. 

É uma frutífera ornamental que resiste bem às geadas. Apesar disso, a jabuticabeira gosta de sol e precisa de regas diárias, principalmente no verão, mantendo a terra sempre fresca. 

3. Limão

Essa é uma das plantas frutíferas para apartamento mais fáceis de manter e cultivar, mas é preciso cuidado, pois há espinhos no caule. Para o plantio em vaso, é necessário que o recipiente tenha capacidade para até 100 litros. 

Como todas as  plantas frutíferas em vasos, também demanda regas e banhos de sol periódicos. Limoeiros gostam de água de uma a duas vezes por semana, mas sem deixar   o solo ficar encharcado. A floração começa dois anos após o plantio, seguida pela frutificação.

4. Amora

Lambuzar os dedos com amora faz você voltar aos tempos de infância, acertei? Versátil e flexível, a amoreira é uma planta frutífera que se adapta a qualquer tipo de solo. Requer podas frequentes quando fica sob a sombra, pois seus galhos tendem a buscar luz. É sensível em relação a umidade, por isso, a indicação é regá-la duas vezes por semana. 

amoras-no-apartamento
Amoras são excelentes frutas que podem ajudar em sua saúde!

5. Acerola

A aceroleira pode atingir cerca de 2 metros de altura. É capaz de florescer e frutificar sob diferentes condições climáticas, várias vezes ao ano. 

Seu plantio pode ser feito em qualquer estação, com exceção do inverno. Essa  árvore frutífera  requer bastante água e calor, por isso deve ficar em local bem iluminado com luz natural e precisa de terra bem drenada. Dependendo das condições do plantio e do clima, você vai ver os primeiros frutos a partir de oito meses. 

6. Laranja Kinkan

Essa espécie de plantas frutíferas para apartamento rende laranjas um pouco menores, mas seu desenvolvimento é igual ao de qualquer outra laranjeira cultivada em casa.

Conhecida também como kumquat, é de origem chinesa e pode chegar a três metros de altura em vasos. A terra precisa ser bem drenada e, para isso, você pode adicionar cascalhos sob o solo para filtrar a água corretamente e preservar as raízes. A laranjeira kinkan também gosta de bastante luminosidade, sendo ideal colocá-la em espaços bem abertos. 

7. Morango

Usado nas mais variadas receitas, o morango é um fruto muito consumido. O interessante dessa planta frutífera em vaso  é que ela pode ser usada como forração com outra espécie, pois os frutos pendem para fora do recipiente. 

Uma sugestão é cultivá-la junto a jabuticabeira. Para colher bons frutos, ela precisa receber o sol da manhã ou da tarde e estar em terra úmida, mas sem encharcar. Combinado?

plantas-frutíferas-para-apartamento
Quem nunca sonhou em ter morangos fresquinhos disponíveis em casa?

8. Araçazeiro

Já ouviu falar no araçazeiro? É uma espécie natural da Mata Atlântica e do Planalto Meridional, fácil de cultivar e que possibilita o plantio em vasos, com sabor que se assemelha muito ao da goiaba. 

Quando plantada em vasos, a árvore pode chegar a dois metros de altura e, para um melhor desenvolvimento da espécie, escolha vasos com profundidade de até 50 cm.

Exige adubação no período do inverno e deve ser regada com moderação, de duas a três vezes na semana. Esta é uma espécie nativa, das mais diferentes que você pode ter em seu apartamento. Que tal?

Agora que você aprendeu tudo sobre plantas frutíferas para apartamento, desde como cuidar até as melhores espécies, chegou a hora de colocar a mão na massa (ou melhor na terra) e cultivar esse hábito muito gostoso e saudável em sua rotina!

Para mais dicas e informações, visite sempre o nosso Blog da Arbo! Veja também como cultivar plantas em seu quarto!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

primeira-casa

O que você deve saber para comprar a primeira casa

Investir em um imóvel é um passo importante na vida de muitos brasileiros. Por isso, antes de comprar uma casa, é necessário estar atento a todas as informações da negociação e do mercado Se você deseja investir em um imóvel e decidiu que está na hora de comprar sua primeira casa, precisa se preparar para […]

quartos-decorados

Quartos decorados: veja 7 ideias para se inspirar

Quando você for decorar sua casa, preste muita atenção aos quartos, principal ambiente para o descanso. Para você fazer um ótimo trabalho, nós trouxemos algumas dicas para quartos decorados.  Quartos decorados e organizados são essenciais para se ter boas noites de sono. Pode não parecer, mas, quando temos um quarto sem muita personalidade, que reflete […]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *